1HitGames

One Piece Odyssey

One Piece Odyssey é um videogame RPG de 2023 desenvolvido pela ILCA e publicado pela Bandai Namco Entertainment. Parte da franquia One Piece, foi lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S em 13 de janeiro.

Jogabilidade

One Piece Odyssey é um RPG baseado em turnos no qual os jogadores controlam Monkey D. Luffy e os Piratas do Chapéu de Palha. Cada personagem jogável tem uma habilidade única de acordo com seus poderes, que são usados ​​para percorrer, coletar itens e resolver quebra-cabeças. Depois de enfrentar um inimigo no campo, o jogo passa para a tela de batalha, onde as ações dos personagens são controladas por meio de comandos de menu. O sistema de combate gira em torno do sistema “Scramble Area Battles”, onde as batalhas são divididas em várias áreas.

Os jogadores podem otimizar as posições dos membros do grupo entre as áreas para combater os oponentes. Em algumas batalhas, um elemento aleatório do sistema intitulado “Cena Dramática” coloca o jogador em situações inconvenientes jogando com as personalidades dos personagens, como Sanji sendo incapaz de atacar porque está cercado por mulheres, e superá-las rende maiores recompensas. Assim como em outros jogos do gênero, os membros do grupo ganham pontos de experiência após a batalha e sobem de nível assim que pontos suficientes são acumulados.

Subir de nível é sem intervenção

O XP que sua equipe ganha com as lutas os nivela automaticamente – você não distribui pontos de atualização nem nada, todas as estatísticas deles apenas aumentam. Além disso, toda a sua equipe ganha XP, independentemente de quem luta. Nem todos subirão de nível na mesma proporção, mas todos permanecerão próximos do mesmo nível.

E você sobe de nível rapidamente, ficando mais forte a cada nível, o que significa…

Você deve ativar a batalha automática e acelerar

Mencionamos isso em outro lugar, mas ativar a batalha automática e o aumento de velocidade melhorará muito sua experiência com o One Piece Odyssey . Essas configurações reduzem o tempo que você gastará classificando os menus para escolher exatamente como socar o vilão que está enfrentando.

Essas escolhas raramente importam, no entanto. Você vai subir de nível rápido o suficiente para ultrapassar quase todos os inimigos que enfrentar. Além disso, o Auto Battle AI é muito bom em seu trabalho e escolherá ataques, habilidades ou itens apropriados para cada luta. (Nós o usamos há horas – mesmo para lutas contra chefes – e não tivemos nenhum problema.)

Acelerar as batalhas significa que você pode voltar à história e à exploração mais rapidamente. Mas a exploração vem com uma ressalva.

Só é mundo aberto quando quer ser

Especialmente quando você está em episódios principais – missões da história principal do caminho crítico – você não tem permissão para explorar muito. Se você sair muito do caminho, será redefinido para um local mais “apropriado” e será lembrado de seguir o caminho.

Periodicamente, porém, o caminho da história principal se abrirá um pouco e você estará livre para explorar, procurar histórias secundárias (missões secundárias) e usar as habilidades de seus colegas de tripulação para encontrar itens ocultos no mundo. Mas…

Você não estará trocando de personagem com frequência

A maioria dos membros dos Chapéus de Palha tem uma habilidade especial de exploração – Usopp pode derrubar itens que estão fora de alcance, Nami pode encontrar sinos escondidos ao redor do mundo, Sanji encontra ingredientes de cozinha enterrados e Chopper pode se espremer em espaços menores do que qualquer outro.

O problema é que isso não vai acontecer com frequência. E quando isso acontecer, você receberá um comentário de um colega de tripulação ou uma solicitação para mudar para o personagem apropriado. Não cabe a você ser proativo sobre isso.

Na maioria das vezes, você ficará com Luffy – ele tem melhores habilidades de navegação e seus braços elásticos facilitam a coleta de objetos.

Os acampamentos são raros, então faça um estoque quando os encontrar

Ao percorrer o mundo de One Piece Odyssey , você ocasionalmente encontrará Camps. Estes são lugares onde sua tripulação pode acender uma fogueira e recarregar. Os acampamentos são onde você prepara refeições (geralmente itens de cura para usar durante a batalha) com Sanji, troca de roupas, cria Trick Balls com Usopp ou verifica a enciclopédia.

Você não encontrará acampamentos com tanta frequência quanto, digamos, pontos de economia, portanto, aproveite-os ao encontrá-los.

Não se esqueça de entregar seus objetivos

Cada Episódio Principal (missão da história principal) e História Secundária (missão secundária) tem uma série de Objetivos associados a ele. Você pode encontrar seus Objetivos atuais no menu de pausa na guia Objetivos — o segundo à direita.

A conclusão dos objetivos lhe dá recompensas, mas você não recebe a recompensa automaticamente. Em vez disso, você deve limpar os Objetivos manualmente por meio do menu. Qualquer Objetivo com a etiqueta “Recompensa Disponível” está pronto para ser entregue. Você pode até apertar triângulo/Y para entregar todos os Objetivos disponíveis de uma vez e coletar todas as recompensas.

Dinheiro não é objeto

Como piratas, você obviamente estará interessado em coletar dinheiro (sinos). E você o gastará em várias lojas que encontrará enquanto joga. Você encontrará sinos em alguns baús, enterrados no subsolo (com a habilidade Treasure Sensor de Nami) ou derrotando inimigos.

Cada luta rende alguns milhares de sinos – e você lutará muito. Ganhamos mais de 500.000 sinos em cerca de seis ou sete horas de jogo. Mas com a raridade das lojas e a rapidez com que a tripulação fica mais forte (veja o primeiro ponto acima), ainda não compramos nada. Todos os itens que usamos foram encontrados, recolhidos após as batalhas, cozidos ou fabricados. Todo esse dinheiro está apenas se acumulando.

Reviste seu equipamento periodicamente

Além de subir de nível, a outra maneira de melhorar as estatísticas de sua tripulação é com equipamentos. Você encontrará ou saqueará itens como joias ou anéis com bastante frequência (ou os receberá como recompensa por completar objetivos).

Na guia Equipamento do menu de pausa, você pode equipar esses itens em cada membro da tripulação. Há um pouco de Tetris aqui – cada personagem tem uma grade de quatro por quatro onde o equipamento vai, e cada peça de equipamento tem uma forma e tamanho diferentes.

Como você encontrará novos equipamentos com bastante frequência, não se esqueça de voltar à tela Equipamentos para ver se encontrou algo melhor recentemente.

Concentre-se na história principal (pelo menos até o capítulo 3)

One Piece Odyssey é uma mistura de áreas mais lineares e algumas zonas abertas onde você está livre para sair, lutar, subir de nível, fazer sidequests e apenas explorar. Embora possa parecer apropriado saciar seu lado aventureiro imediatamente, você deve conter esse entusiasmo pelo menos até chegar ao capítulo 4. Nesse ponto, você terá todas as ferramentas e personagens necessários para explorar completamente, bem como acertar o ponto principal onde a exploração começará a colher recompensas reais.

Aprenda o triângulo do poder

O sistema de combate em One Piece Odyssey é uma mistura de lutas JRPG normais baseadas em turnos e um triângulo de poder semelhante ao que você encontraria em um jogo Fire Emblem. Desta vez, o triângulo apresenta Poder, Técnica e Velocidade. O poder é mais eficaz contra a velocidade, a velocidade supera a técnica e a técnica supera o poder. Cada personagem (e inimigo) se encaixa em uma dessas três funções, então mire nos inimigos aos quais seu personagem pode causar mais dano para ser o mais eficaz.

Ouça sua tripulação

Enquanto você explora o mapa, outros membros dos Chapéus de Palha aparecerão de vez em quando para conversar um pouco. Não ignore isso como um simples texto de sabor. Na maioria das vezes, eles darão pequenas dicas ou pistas para encontrar itens ocultos, caminhos ou áreas a serem exploradas. Sanji geralmente aponta locais para coletar ingredientes de cozinha, Nami é habilidosa em encontrar dinheiro para saquear e Nico ajudará a descobrir peças de arqueologia.

Faça todas as cenas dramáticas para XP

Uma nova ruga nas batalhas são as Cenas Dramáticas que você pode escolher fazer ou não como objetivos de bônus opcionais. Estes podem ser diferentes dependendo da luta, mas sempre dão um grande aumento de XP que você certamente deve buscar sempre que possível. Isso pode incluir vencer uma luta em um único turno, usar um personagem específico para derrotar um inimigo ou até mesmo tornar a luta mais difícil ao fortalecer o inimigo.

Acelere e use a batalha automática

Finalmente, assim que você entrar no ritmo das coisas, as batalhas normais se tornarão triviais. Para evitar queimar, você pode fazer duas coisas. Primeiro, mude a velocidade de batalha para a configuração rápida para voar pelas animações de ataque legais, mas às vezes longas. Em segundo lugar, você pode ativar um modo de batalha automática selecionando-o no menu de táticas. Uma vez ligado, ele permanecerá ligado até que você o desligue manualmente, mesmo se você iniciar uma batalha de chefe, e não prestará atenção às Cenas Dramáticas. Você ainda deve prestar atenção ao usar a batalha automática por precaução, mas é bastante seguro continuar se você estiver voltando por uma área anterior cheia de inimigos fracos.

Referências:

Digital Trends, Polygon, Wikipedia.

PC, PS4, PS5, RPG, Xbox Series Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑