Bloodstained: Ritual of the Night

Bloodstained: Ritual of the Night é umvideogame de Metroidvania desenvolvido pela ArtPlay e publicado pela 505 Games . O desenvolvimento do jogo foi liderado pelo ex-produtor da série Castlevania , Koji Igarashi , e é considerado um sucessor espiritual da série. Bloodstained foi lançado para Microsoft Windows , Nintendo Switch , PlayStation 4 e Xbox One em junho de 2019.

Igarashi concebeu o jogo após sua partida da Konami em 2014, motivado por vários pedidos de fãs para ele fazer outro jogo do tipo Metroidvania . Ele usou a plataforma de crowdfunding Kickstarter para demonstrar às potenciais agências de financiamento a demanda pelo jogo em 2015, que captou com sucesso mais de US $ 5,5 milhões de patrocinadores, tornando-o uma das campanhas de videogame mais financiadas na plataforma. Um jogo complementar ao estilo retrô, Bloodstained: Curse of the Moon , foi desenvolvido pela Inti Creates e lançado em maio de 2018.

Lembre de onde precisa voltar

Bloodstained Ritual of the Night é um jogo do tipo Metroidvania, ou seja, inspirado em Super Metroid e Castlevania Symphony of the Night. Assim, o jogo revela aos poucos seu mapa, conforme você explora novas locações. A graça do jogo é ir e voltar entre os mesmos locais quando você já tiver poderes suficientes para descobrir todos os segredos de cada área, então não estranhe quando inevitavelmente esbarrar com obstáculos intransponíveis, saltos impossíveis e portas trancadas.

Nessas horas, tire uma foto da tela, anote a localização do beco sem saída em um papel, ou simplesmente decore os pontos para os quais precisará retornar mais tarde, pois mais adiante na campanha você conseguirá os poderes que precisa para superar a tela em questão. Normalmente você será recompensado por retornar e resolver esses enigmas com loot valioso, ou até mesmo com um novo poder que permitirá destrancar outras tantas áreas posteriormente.

Salve sempre seu progresso

Diferente da maioria dos jogos da atualidade, Bloodstained: Ritual of the Night não possui um sistema de salvamento automático, então é preciso gravar manualmente o seu progresso para não correr o risco de perder tudo que você conquistou ao longo da aventura. Felizmente, há dezenas de pontos onde é possível gravar em segurança.

O salvamento é feito em pequenas salas indicadas com ícones vermelhos no mapa do jogo. Basta apertar para cima no direcional em frente ao sofá da sala para sentar e gravar o seu progresso. Faça isso sempre, já que salvar também recarrega sua energia e magia automaticamente.

Pegue dicas com a Dominique

Logo no começo do jogo, após superar os desafios do tutorial que se passa em um navio, você chegará à cidade, e os personagens se estabelecerão em Arvantville, seu porto seguro para comprar itens e realizar melhorias de equipamento e habilidades. Depois de derrotar o segundo chefe do jogo, Zangetsu, retorne à base e fale com Dominique, a loira.

Quando não tiver certeza do que precisa fazer para prosseguir na campanha, Dominique dará valiosas dicas sobre qual é a próxima área do castelo que deve ser explorada. Assim, você não precisa mais ficar encalhado sem saber para onde andar ou o que fazer para ver o resto da aventura.

Colha muitos Fragmentos

Ao derrotar inimigos em combate, aleatoriamente você pode receber fragmentos de Cristais, que servem para melhorar atributos ou desferir ataques especiais. Quanto mais Fragmentos você tiver, mais forte serão seus efeitos, então vale a pena acumular bastante e passar alguns minutos fazendo grinding de materiais.

Logo no começo da campanha, vale a pena destruir vários inimigos do tipo Barbatos, porque eles concedem Fragmentos da magia Flechas Verdadeiras. Concentre seus esforços em matar o máximo possível de oponentes. Veja na dica seguinte o melhor ponto para fazer isso rapidamente e sem esforço.

Use bem a alquimia e os materiais

O melhor ponto para farmar poderes é logo na entrada do castelo, próximo à primeira sala de salvamento de progresso. Passe alguns minutos apenas matando Barbatos, e então recarregue sua vida e magia na sala de salvamento sempre que for necessário. Veja no mapa abaixo o local mais indicado para fazer isso:

Se não tiver paciência para tanto grinding, também é possível aprimorar seus Fragmentos falando com Johannes, o mestre da Alquimia, que incrementará os Fragmentos em troca de itens do seu inventário. Basta selecionar a aba “Aprimorar Fragmentos” em seu menu de conversa, assim que interagir com ele. Clique em “Desmontar” para transformar seus itens encalhados em novos recursos, e depois em “Prepara” para usá-los e gerar novos poderes.

Como obter uma arma poderosa cedo

Logo após passar por Arvantville e estabelecer seu porto seguro na vila, passe pela cidade e vá em direção ao castelo principal do jogo. Quando chegar a uma ponte, ao invés de baixá-la para entrar no castelo, vá para baixo dela para acessar uma passagem secreta. Desça e vá para a esquerda para encontrar um baú atrás da parede secreta contendo uma moeda 8-bit, que pode ser usada na loja do Johannes em sua base.

Fale com Johannes e abra seu inventário com todas as opções de compras na aba “Produzir”. A moeda 8-bit pode ser utilizada como moeda de troca por uma das poderosas armas na parte mais baixa do inventário, o que garante uma grande vantagem durante os duelos. Escolha a arma que preferir, mas escolha com sabedoria, já que moedas de 8-bit são muito raras, escassas e limitadas.

Ative o portal de Arantville

Logo que sair do tutorial no barco, você chegará na cidade de Arantville, devastada pelos demônios e com alguns poucos sobreviventes. Assim que conversar com alguns NPCs, poderá partir para o castelo, mas há algo a fazer antes.

Arantville funciona como uma base de operações para a protagonista Miriam em “Bloodstained”, onde é possível criar novas armas, comprar itens consumíveis e até completar missões secundárias. Mesmo nos momentos em que você estiver nos confins do castelo, será preciso voltar aqui para reabastecer o estoque e melhorar os equipamentos.

Para não precisar refazer todo o caminho de volta à cidade ou ter que gastar pedras, ative o portal de Arantville, que fica mais escondido do que deveria.

Assim que sair da mansão, repare nas plataformas do telhado da primeira casa a frente, com alguns demônios arremessando ossos. Mate os demônios e suba pelas plataformas para alcançar o telhado da mansão de Arantville, que dá acesso a uma sala secreta.

Agora o portal está aberto e você poderá viajar para ele sempre que quiser.

Conheça os NPCs de Arantville

Ainda sobre Arantville, é importante conhecer o que cada NPC faz na cidade, desde aqueles que vendem itens até os que te dão missões paralelas, que, no geral, são pouco inspiradas, mas rendem bons itens.

A Dominique é a vendedora de itens. Com ela você pode comprar armas, poções, equipamentos diversos e vender itens e fragmentos. Ela também dá algumas dicas sobre que caminho seguir no castelo. Ficou perdido? Volte até ela.

A senhorinha simpática ao lado da Dominique é a Susie. Ela sempre está em busca de alguma comida específica, que precisa ser fabricada com ingredientes diversos. Em troca, ela dará bons equipamentos e armas.

O Johannes é o alquimista da equipe e vai criar os itens e equipamentos que você precisa para vencer os demônios do castelo. Fale com ele também para melhorar os seus fragmentos ou destruir algum item que não usa mais em troca de recursos.

Existem dois NPCs do lado de fora da mansão, em direção ao barco. O primeiro é o Harry, que planta as sementes que você encontrar. É o melhor jeito de conseguir arroz e batatas, por exemplo.

Já a pobre Abigail está sempre de luto por conta dos mortos no vilarejo. Ela pede itens e equipamentos específicos para se lembrar dos falecidos. Em troca, ela entrega equipamentos ainda melhores.

Por último temos a Lindsay, que fornece as missões secundárias do jogo. Ela é puro ódio e vingança e sempre vai pedir para que você mate demônios específicos para vingar algum morador que foi morto.

Mantenha o estoque de poções em dia

Poções são muito importantes em “Bloodstained: Ritual of the Night”, mesmo nos níveis de dificuldade mais acessíveis. Isso porque os chefes do jogo são cascudos e dão muito trabalho.

A primeira dica é não gastar as poções pelo caminho e guardá-las para os chefes, já que seu estoque é limitado e não é possível fabricá-las fora de Arantville. Por isso, gastá-las antes dos inimigos mais fortes é uma péssima escolha.

Para fabricar poções, você precisa dos itens dos demônios mais fracos do jogo, a Membrana Pequena dos morcegos e o Osso Derretido do demônio chamado Morte Óssea. Colete vários deles sempre que puder.

O problema é que as poções normais curam muito pouco. Para melhorá-las, use quatro poções comuns para criar uma melhor com o Johannes. Lembrando que apenas cinco delas podem ser carregadas por vez no inventário.

Armas possuem atributos únicos e ataques especiais

As armas do jogo possuem diversos atributos, que são bons ou ruins contra tipos diferentes de demônios. A primeira dica aqui é sempre visitar a lista de demônios no menu, que mostra a fraqueza de cada um deles, e então escolher a melhor arma para usar naquela região do castelo.

Além disso, cada arma possui um ataque especial, que custa mana e causa um dano maior e efeitos diferentes no campo de batalha. Para descobrir o efeito da sua arma, você deve ler os livros espalhados pelo castelo, que mostram a combinação de botões que precisa ser executada para ativá-los. Também é possível tentar jogar várias combinações de botões até acertar, o que vai desbloquear o texto do ataque no seu menu.

Paredes escondem segredos

Várias paredes nas salas do castelo não são o que parecem. Sempre que tiver a chance, dê algumas pancadas nas paredes mais suspeitas. Elas escondem itens e também salas secretas com equipamentos raros. Existe até mesmo uma conquista para quando você achar a sua primeira parede quebrável.

Tesouros azuis regeneram

Os tesouros azuis contêm materiais para criação de itens e armas via alquimia. O detalhe é que eles regeneram o conteúdo após um tempo. Se você encontrar um tesouro com algum material raro que precisar, marque ele no mapa para voltar mais tarde e coletar o material novamente.

Portas dizem muito

As portas do jogo têm diversos significados. Algumas bem óbvias, como as trancadas por chaves, outras bem mais importantes, como essa da imagem, que indica que um chefe está na próxima sala.

Mais do que dizer que existe um chefe aí, você deve entender que também existe uma sala para salvar o jogo e que fica bem próxima desse local. Antes de se arriscar contra o inimigo poderoso, procure a sala de salvar para recuperar a vida, assegurar que não vai perder tempo de jogo se morrer e criar um ponto de partida para tentar de novo caso morra para o chefe.

Pule para atacar

Pular é essencial no combate de “Bloodstained: Ritual of Night”, principalmente porque ele permite o uso de armas poderosas, mas lentas. Isso graças a uma mecânica que permite atacar duas vezes em sequência se você acertar um golpe no ar e em seguida atacar quando encostar os pés no chão, use e abuse disso se for jogar com espadas de duas mãos.

Além desse uso poderoso, o pulo também permite ir para as costas do oponente, especialmente após liberar o pulo duplo. Fazer isso no momento em que um inimigo for soltar uma magia vai dar uma vantagem para sair como vencedor do duelo.

Como fazer o final verdadeiro no Bloodstained: Ritual of the Night

Como chegar ao final verdadeiro

Primeiro você precisará encontrar e derrotar o chefe Artefato (Craftwork), que fica localizado na Catedral Dien Cécht (Dian Cecht Cathedral). Ao fazer isso você receberá o cristal (shard) Artefato (Craftwork), que pode ser descrito como uma enorme mão que será utilizada para levantar alguns objetos.

O próximo passo será obter o cristal Inverter (Invert), que como o próprio nome deixa claro, servirá para inverter a gravidade. Para conseguí-lo você terá que derrotar o chefe Orobas, que se encontra na Caverna Infernal (Inferno Cave). O problema é que para chegar lá, antes você terá que conseguir a Mergulho Profundo (Deep Sinker), uma habilidade que lhe permitirá afundar na água. Para ter acesso a ela derrote Alfred, que está no topo de uma torre em Deserto Escondido (Hidden Desert) e depois entre na sala que está logo abaixo dele — e que antes estava bloqueada.

Depois disso você precisará seguir até a Torre dos Dragões Gêmeos (Tower of Twin Dragons), aquele local onde enfrentou um dragão de duas cabeças. Ao chegar lá, posicione-se no lado esquerdo da torre e utilize a habilidade Inverter. Após a tela ficar de cabeça para baixo, tome cuidado com os espinhos, abra o baú e pegue a Corpete de Égides (Aegis Plate). Com esta armadura você poderá andar sobre espinhos sem sofrer dano.

Com todos os itens em mãos, chega a hora de rumar para o Estúdio de Magia Oriental (Oriental Sorcery Lab). Localizada sobre a área inicial do castelo, nela você precisará usar a armadura citada acima e após várias salas, encontrará novamente o Zangetsu, aquele samurai que demonstrou interesse em derrotar o mal que vem ameaçando o mundo. Depois de uma conversa, ele lhe presenteará com a sua espada, a Zangetsuto.

Volte então para a sala de Gebel e com a misteriosa espada equipada, evite ao máximo atacar o vilão. Após algum tempo você notará que a lua mudou de cor e neste momento desfira um golpe nela. Terminada a cena não-interativa, você precisará rumar para o Jardim do Silêncio (Garden of Silence) e na sala localizada logo acima daquela em que encontramos a carruagem, será preciso atacar novamente a lua vermelha.

Ao entrar no portal que se abrirá, você será levado para uma área bem extensa, repleta de inimigos gigantes. Continue avançado até chegar a uma área congelada, a Tumba Glacial (Glacial Tomb). Lá você precisará derrotar um chefe que lhe dará a habilidade Brecha Dimensional (Dimension Shift). Continue progredindo até encontrar uma sala bloqueada por uma parede e ao atravessá-la utilizando o cristal que acabou de receber, prepare-se para encarar os dois chefes finais do Bloodstained: Ritual of the Night.

Porém, não pense que isso é tudo o que o jogo tem a oferecer. Abaixo explicarei como encontrar dois desafios que não são obrigatórios, mas que lhe dará uma grande satisfação (e alguns bons itens) ao serem concluídos. Contudo, nem pense em encará-los antes de ter evoluído bastante a protagonista e conseguido algumas armas bem poderosas.

A área 8-bit

Use o portal para chegar ao Salão do Ocaso e ao sair, continue subindo pelas salas até chegar ao topo. Lá golpeie o teto e siga para a esquerda, para depois destruir a parede e assim chegar a outra sala secreta. Lá você encontrará um quadro com a pintura do game designer Koji Igarashi, assim como uma estante cheia de livros. Basta interagir com ela para ser levado a um lugar onde os gráficos remetem à era 8-bit.

Porém, não se deixe iludir com a aparente fragilidade dos inimigos. Bastante resistentes aos golpes e capazes de nos causar grandes danos, os monstros aqui são ameaças muito maiores do que boa parte do que encontramos no castelo normal e o chefe final poderá se mostrar um grande problema.

Saiba no entanto que nesta espécie de fase secreta é o único lugar onde poderemos obter alguns cristais e que ao derrotar o demônio final, você ganhará o livro Pesadelo 8-Bits (8-bit Nightmare), que poderá ser utilizado em conjunto com outros itens na confecção de algumas armas bastante poderosas.

A luta contra O.D.

Sabe aquele vampiro que você encontra em uma biblioteca em Ex Machina Librarium (Livre Ex Machina)? Pois além de lhe emprestar alguns livros que lhes garantirão algumas vantagens, ele também pode ser enfrentado e para conseguir isso, você terá que fazer o seguinte:

Visitar pelo menos 99% do mapa.

Ir até a biblioteca de O.D. e pegar emprestado o livro Tomo da Conquista  (Tome of Conquest). Repare que ele insistirá para que você o devolva.

Viaje até o portal que se encontra na Tumba Glacial.

Entre na sala que está a esquerda e encare o personagem.

Por ser considerado um conteúdo “pós-game”, O.D. é um chefe bastante difícil e por isso é altamente recomendado que você esteja usando os seus melhores equipamentos, além de vários itens de cura. Se quiser mais uma dica, tente enfrentá-lo com a tela invertida, pois assim vários dos seus golpes não o acertarão e foi assim que consegui derrotá-lo.

Após vencer O.D. você ganhará o cristal Paralisar (Standstill), que lhe permitirá parar o tempo e ainda melhor, se você visitá-lo novamente na biblioteca, o vampiro deixará que pegue de uma só vez TODOS os livros que ele possui.

Referências:

Meio Bit, Uol, Techtudo, Wikipedia.

Deixe seu comentário: