Biomutant

Biomutant é um RPG de ação desenvolvido pelo desenvolvedor sueco Experiment 101 e publicado pela THQ Nordic. O jogo foi lançado em 25 de maio de 2021 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Com versões para PlayStation 5 e Xbox Series X / S lançadas posteriormente.

Gameplay 

Biomutant é um RPG de ação ambientado em um ambiente de mundo aberto e jogado de uma perspectiva de terceira pessoa em que o jogador assume o controle de um guerreiro mamífero em um mundo repleto de animais mutantes. Os jogadores primeiro personalizam seus personagens, incluindo comprimento, formato e espessura do corpo, pelo, presas e muitos outros atributos que podem ser ajustados e todos têm impacto direto nas estatísticas do personagem jogável durante o jogo. Um personagem mais espesso é mais pesado, o que o torna mais lento, mas por outro lado permite que ele cause e resista a mais danos. O sistema de combate combina ataques corpo a corpo com tiro de longo alcance. O jogador coleta peças ao longo do jogo e combina essas peças para criar uma arma. Cada parte tem seu próprio efeito nas estatísticas do produto final. O jogo apresenta uma variedade de afixos, incluindo criogênicos e elétricos, que são eficazes em batalhas. Quando uma parte criogênica é colocada em uma arma, os inimigos congelam ao serem atingidos. O jogador pode combinar o poder de várias armas, alternando entre diferentes armas durante o combate. O protagonista é capaz de se esquivar para a esquerda, direita e para trás, além de pular. Além de aumentar o nível do personagem jogável, o jogador também pode usar pontos de aumento de nível para fortalecer seus atributos ou para desbloquear novas combinações de ataque. Outra maneira de aprender novos movimentos é interagir com personagens específicos em cada área. A maioria dos movimentos é baseada em armas, que podem ser criadas usando o sistema de criação de armas do jogo. o jogador também pode usar pontos de aumento de nível para fortalecer seus atributos ou para desbloquear novas combinações de ataque. Outra maneira de aprender novos movimentos é interagir com personagens específicos em cada área. A maioria dos movimentos é baseada em armas, que podem ser criadas usando o sistema de criação de armas do jogo. o jogador também pode usar pontos de aumento de nível para fortalecer seus atributos ou para desbloquear novas combinações de ataque. Outra maneira de aprender novos movimentos é interagir com personagens específicos em cada área. A maioria dos movimentos é baseada em armas, que podem ser criadas usando o sistema de criação de armas do jogo.

Ao longo do jogo, os jogadores também podem alterar suas habilidades, aparências por mutações e partes bio-mecânicas do corpo, como anexar pernas robóticas, asas e garras que podem ser usadas para obter várias vantagens contra certos inimigos ou em determinados locais. Para atingir áreas específicas, o jogador deve trocar partes do corpo, equipar equipamentos adequados para aquela área ou obter veículos específicos, como um balão de ar ou jet skis. Desta forma, o jogador pode superar obstáculos introduzidos pelo seu entorno, como a disponibilidade limitada de oxigênio na Zona da Morte: ao usar uma máscara de gás ou um recipiente de oxigênio, o jogador pode se aventurar mais fundo na área e explorar novos lugares que não podem ser. alcançado sem quaisquer precauções, enquanto uma parte ainda maior da área pode ser alcançada através da obtenção de um mech. O mundo do jogo pode ser perfeitamente explorado pelo jogador a pé, voando ou usando um balão de ar, jet ski e mech. Ele também possui um sistema de clima dinâmico e ciclo dia-noite que afetam a jogabilidade e o comportamento do inimigo.

A história é baseada na missão e as linhas de missão são baseadas nos personagens. Certos personagens fornecerão as linhas de missão do jogador que emanam de sua área. Quanto mais o jogador interage com esse personagem, mais amplo se torna o arco dessa área específica.

Biomutant também possui um sistema Karma para personagens não jogáveis e um sistema companheiro para recrutar aliados para lutar e viajar ao lado do jogador. Dependendo das ações, interações e decisões tomadas pelo jogador ao longo de todo o jogo, as posturas dos personagens podem mudar, o que influencia a continuação da história à medida que os diálogos e as linhas da missão são alterados. A história é totalmente narrada. Conforme o tempo de jogo aumenta, o nível de narração diminui. Os jogadores também serão capazes de ajustar manualmente a frequência da narração.

Você pode diminuir a frequência da narração se estiver ficando irritante

A partir do segundo que você inicializa o jogo e o menu principal entra em cena, você ouvirá os tons suaves do narrador. Ele persiste durante todo o jogo, comentando sobre tudo, desde as aldeias que você descobre e os inimigos que você mata até a tradução dos NPCs. Acontece que ele pode ficar irritante depois de um tempo, assim como a linguagem aparentemente sem sentido e os gritos de guerra de amigos e inimigos ao seu redor. Vá para as configurações e você encontrará uma configuração de frequência para abaixar ambos na seção de áudio para um nível que você achar gerenciável.

Quando você tem que se aliar a uma tribo no início, sua escolha realmente não importa

Temos um guia dedicado às tribos Biomutantes com muito mais detalhes sobre o impacto de sua escolha, portanto, deixe esta dica servir essencialmente como um TL; DR. Você poderá escolher, próximo ao início do jogo, de qual tribo ficar do lado. Sem estragar nada, sua decisão não afeta muito a jogabilidade e qualquer coisa que tenha impacto é delineada na tela antes de você fazer a escolha. Não se preocupe em ser incapaz de reverter sua aura clara ou escura; o sistema de moralidade não o prende a um ou outro, então não é uma decisão tão séria quanto pode implicar.

É melhor se concentrar em melhorar sua resistência elemental em vez de encontrar a armadura elemental

Você encontrará várias zonas em Biomutant que são preenchidas com um elemento de um tipo ou outro, tornando-os aparentemente inacessíveis. Existem quatro no total; calor, frio, radiação e risco biológico. Cada uma tem uma missão secundária respectiva, na qual você pode embarcar para encontrar alguma armadura que lhe dê 100% de proteção contra esses elementos, mas essas missões geralmente estão a quilômetros de distância de onde você está, e a armadura em si é de nível muito baixo. Ao jogar, você receberá pontos de bio suficientes para que seja muito mais simples aumentar o nível de resistência a cada um. Além disso, quando você tem 50% + resistência, pode sobreviver por um período significativo de tempo em cada zona de qualquer maneira, então não se preocupe em priorizar a armadura.

Venda seu equipamento de alto nível por dinheiro e descarte o material inferior para obter recursos

Quando você tem um monte de equipamento indesejado que não vai usar, você tem duas opções do que fazer com ele: vendê-lo ou jogá-lo fora. Os recursos não são difíceis de encontrar em Biomutant, mas você não recebe muitos, então obter o suficiente para atualizar e fabricar armas para o nível máximo é uma tarefa árdua. É por isso que normalmente é melhor vender seu equipamento, pelo menos qualquer coisa que valha mais de 2.000, e depois descartar coisas abaixo desse valor. É importante notar que a raridade do item que você está descartando aparentemente não tem correlação com a quantidade de recursos que você recebe em troca, nem tem efeito sobre a quantidade de dinheiro que você receberá por vendê-lo.

Assim que tiver uma montaria, você pode evitar a maioria dos encontros de combate de mundo aberto

Você não tem que lutar contra todos os inimigos que você vê no mundo aberto. Ao menos não depois de ter uma montaria – você poderá passar por eles e eles perderão o interesse em você após alguns segundos. É útil saber se você deseja apenas chegar a um determinado local ou não precisa mais de triturar encontros. Os únicos inimigos com os quais isso não funcionará são, claro, aqueles que ficam em volta de um prédio que você precisa para entrar ou explorar, ou aqueles vinculados a missões.

Klonk Bonk e Turtle Strike são de longe os melhores golpes de super wung-fu

Quando você ativa o super wung-fu, você tem quatro ataques; Turtle Strike, Ground Slam, Rapid Shot e Klonk Bonk. Eles são todos úteis, mas Klonk Bonk e Turtle Strike são os únicos a serem usados ​​em uma luta. Klonk Bonk derruba os inimigos no chão como um golpe-a-toupeira e você pode matar alguns pequenos inimigos em um período de super wung-fu, não importa a saúde deles. O Turtle Strike, por outro lado, é ótimo para inimigos maiores porque diminui o tempo e permite que você obtenha uma carga de socos sem risco que causam sérios danos. Alterne entre os dois dependendo do inimigo contra o qual está enfrentando e você estará classificado.

Ki Spark é o melhor psi-poder se você atingir 30 luz de aura

Os poderes psi e a biogenética adicionam outra dimensão ao combate, mas alguns deles são mais frustrantes de tentar e realizar do que outros (estou olhando para você, Bile Vil). Ki Spark é absolutamente brilhante. Você precisa de 30 aura de luz para desbloqueá-lo, mas quando o fizer, você pode lidar de modo muito dano a vários inimigos ao mesmo tempo. Se você está se concentrando em um jogo de aura leve, economize seus pontos psi para desbloquear Ki Spark assim que puder.

Personalize, personalize, personalize!

Você deve criar seu personagem peludo dentro do jogo antes de mergulhar no jogo principal. As opções incluem a raça, o código genético e as resistências do seu personagem, bem como estéticas, como cores e estilos de pele. Alterar seu código genético aumenta ou diminui suas estatísticas básicas (vitalidade, força, resistência). As seis raças oferecem estatísticas e estilos visuais predefinidos, enquanto as cinco classes oferecem vantagens de jogo específicas para os mutantes.

Não se preocupe em construir o personagem perfeito desde o início, porque você ganhará pontos de experiência que aumentam as estatísticas conforme progride no jogo. Mesmo sua aparência inicial não importa muito, já que você terá a chance de alterá-la mais tarde no jogo. Biomutant tem tudo a ver com a escolha do jogador, o que significa que você não está preso a construções de personagens específicas. É bom ter uma ideia do tipo de personagem que você deseja, mas lembre-se de que você pode mudar as coisas a qualquer momento.

Dito isso, você deve se concentrar na classe de personagem do seu mutante. A aula de Comando concentra-se em combate à distância e com foco em armas; Sentinel tem tudo a ver com chegar perto e pessoalmente em ataques corpo a corpo; Saboteur se concentra em furtividade, evasão e acertos críticos; Psi-Freak lhe dá poderes psiônicos; e Dead-Eye é uma classe equilibrada e completa.

Sugerimos ir com o Sabotador, já que seu perk Critical Hit adiciona dano adicional a ataques corpo a corpo e de longo alcance. Sua agilidade extra também torna mais difícil para os inimigos acertar o alvo. Você ainda está livre para distribuir pontos de habilidade para quaisquer atributos que desejar conforme avança, mas a chance de acerto crítico e agilidade aumentadas lhe dão uma vantagem, especialmente durante batalhas difíceis com chefes.

Crie e atualize equipamentos e armas

O mundo pós-apocalíptico de Biomutant contém um tesouro de pilhagem. Você encontrará a maior parte dos saques (armaduras, armas, itens de saúde, etc.) na selva, mas também pode comprar itens de vendedores. Dada a abundância de saque, os vendedores são quase irrelevantes. Quase sempre você encontrará itens melhores sozinho do que em uma loja. No entanto, os fornecedores são bons para comprar material de artesanato.

Elaborar é um processo direto. Por exemplo, você pode trocar o cano de um rifle, pente de munição, mira e punho com variantes melhores. Contanto que você tenha os materiais de artesanato necessários para criar itens, você está pronto para continuar. Desmontar equipamentos indesejados também é uma ótima maneira de obter material de artesanato.

Mais tarde no jogo, você descobre bancos que permitem atualizar seu equipamento. Isso é especialmente útil se você aprendeu a usar armas específicas ou conjuntos de armaduras. Afinal, você quer percorrer o mundo com roupas feias simplesmente porque tem as melhores estatísticas? Bancadas de construção e atualização oferecem flexibilidade de construção, portanto, use ambas com a maior freqüência possível.

Permaneça flexível no combate

Você lutará contra mutantes e monstros com as muitas armas corpo-a-corpo e de longo alcance do jogo. Não importa suas ferramentas de destruição preferidas, siga estes princípios básicos para permanecer na luta por mais tempo.

Para começar, é aconselhável combinar ataques de longo e curto alcance. Disparar algumas rodadas para atordoar um inimigo e rapidamente seguir com um golpe de espada ou ataque de manopla cria um combo devastador. Você deseja permanecer móvel, pois os inimigos irão rapidamente oprimi-lo com seus números superiores. Strafing faz maravilhas, assim como esquiva. Contornar não apenas embota os ataques, mas também deixa os inimigos abertos a combos devastadores.

Biomutant não possui um recurso de bloqueio. Como resultado, você vai querer ficar de olho em onde o retículo de sua arma repousa, especialmente se você quiser focar os ataques em um único inimigo. Se você precisar se esquivar ou contra-atacar, você perderá o alvo completamente de vista. Portanto, é melhor se concentrar em um inimigo pelo maior tempo possível antes de ser forçado a se desvencilhar. Mais tarde, você terá acesso a ataques de área de efeito e habilidades que atenuam a estranheza inicial da batalha.

Além disso, pular e atirar durante o combate diminui o tempo brevemente. Isso lhe dá a oportunidade de alinhar os tiros e considerar os combos que deseja usar antes de pousar. O jogo não diz isso, mas é uma mecânica poderosa que você sempre deve utilizar. Os inimigos não jogam limpo e nem você deveria.

Desbloquear e utilizar estações de viagem rápida

É bom apreciar as belas paisagens do jogo, mas às vezes você simplesmente quer continuar com as missões e renunciar a longas viagens. É quando as estações de viagens rápidas entram em ação.

Você encontrará vários pontos de viagem rápida no mapa, e é do seu interesse interagir e desbloquear qualquer estação que encontrar. Eles podem não apenas acelerar viagens, mas também salvar sua vida. Ao contrário da maioria dos jogos, Biomutant permite uma viagem rápida, mesmo se você estiver no meio de um combate. Se você estiver sobrecarregado, use a viagem rápida para salvar sua pele peluda.

Por falar no assunto, use todas as montagens disponíveis. De criaturas parecidas com gazelas a robôs gigantes, as montarias ajudam você a contornar o mapa mais rápido. Todas as montagens se movem na mesma velocidade, o que significa que você pode selecionar uma com base em sua aparência e não em atributos básicos.

Complete missões paralelas

Você encontrará muitos personagens em cada um dos sete biomas do jogo, e a maioria deles precisa de sua ajuda. Aceitar as missões paralelas é uma ótima maneira de ganhar níveis e adquirir itens de pilhagem e de artesanato. Além disso, as missões secundárias são um método fantástico para aprender sobre o mundo e seus habitantes.

As missões secundárias também incluem estruturas interativas específicas. Por exemplo, relógios de sol levam a tesouros escondidos dentro de cavernas e redes de esgoto. Vaults, Storages e outros locais do Velho Mundo também abrigam seu quinhão de guloseimas. Há muito para ver lá fora, então certifique-se de verificar tudo; você nunca saberá o que encontrará.

Não se estresse em criar o personagem perfeito

Biomutant apresenta um sistema de criação de personagem em profundidade, mas a verdade é que você não deve se preocupar muito em criar o personagem perfeito. Você não está bloqueado para nada com base em suas escolhas, então você pode alterar seu personagem e suas estatísticas de praticamente todas as maneiras durante o jogo. Você pode até mesmo alterar sua aparência no Biomutant em alguns locais específicos.

A única coisa que importa é a sua escolha de classe, porque cada classe dá acesso a um conjunto exclusivo de vantagens. 

Também vale a pena aprender sobre o que as diferentes estatísticas realmente fazem. Por exemplo, um Intelecto superior, entre outras coisas, lhe dará mais movimentos ao tentar resolver quebra-cabeças de rotação.

Desbloqueie habilidades de movimento e viagem desde o início

Existem também várias criaturas que você pode domar e usar como montarias para ajudar a se locomover mais rápido. Todas as montagens terrestres têm a mesma velocidade, então apenas escolha a montagem que você mais gosta. Também existe uma montaria voadora que você pode desbloquear, e um dirigível inteiro que você pode invocar a qualquer momento após completar uma missão específica.

Experimente todos os diferentes tipos de armas

Existem alguns tipos diferentes de armas em Biomutant, e cada uma delas oferece um conjunto diferente de combos para usar em lutas. Você pode usar lâminas de uma ou duas mãos, pode empunhar duas vezes, pode usar martelos e maças de esmagamento maciço e pode usar simultaneamente várias armas de longo alcance, de pistolas e rifles a armas automáticas.

Além do mais, cada uma das seis tribos Biomutant tem sua própria arma de tribo única, e cada uma dessas armas vem com seu próprio estilo de combate e conjunto de combinação exclusivos. Portanto, certifique-se de completar as missões da tribo e desbloquear as diferentes armas da tribo para ver qual você mais gosta.

Acostume-se a esquivar, aparar e curar

Biomutant pode ser um jogo bastante desafiador. O combate demora um pouco para se acostumar, principalmente com muitos inimigos ao mesmo tempo; e muitos dos vilões também podem bater muito forte. Esquivar e aparar são habilidades muito importantes para aprender, e você precisará confiar em ambas, porque certos ataques não podem ser aparados.

Certos inimigos especiais também precisam de soluções específicas. Fique atento aos avisos sutis dos botões e eventos QTE enquanto luta contra inimigos interessantes. 

Você pode curar a qualquer momento abrindo o menu radial de consumíveis e selecionando o item de cura que deseja usar. Você pode fixar itens de cura específicos na roda de seu inventário (e como um aparte, você também pode fazer o mesmo com os menus radiais de armas). A cura é muito importante, especialmente quando se trata de inimigos perigosos com ataques difíceis de evitar, como a luta contra o chefe Porky Puff .

Ajuste as configurações para aumentar sua diversão com o jogo

Uma dica particularmente subestimada que posso dar é mergulhar nos menus de configurações do Biomutant e ajustar o jogo ao seu gosto. Você pode alterar a dificuldade a qualquer momento se as coisas estiverem ficando muito fáceis ou muito difíceis, por exemplo.

Outra coisa que você pode alterar é a voz do narrador. Se quiser diminuir a frequência do diálogo do narrador (ou removê-lo completamente), você também pode fazer isso.

Outra coisa que você pode fazer é vincular o modo Foto a uma tecla ou botão do controlador específico.

Aqueles caras com lanternas podem lustrar seu inseto

Conforme você explora, você pode ver uma ariranha … lêmure … coisa segurando uma lanterna. Esse cara, apelidado de “miragem”, é indiscutivelmente o NPC mais útil do jogo. Conversar com eles iniciará uma sequência de flashback, que permitirá que você escolha uma das quatro novas atualizações para seu companheiro de bug: um aumento de dano reutilizável, um pacote de saúde reutilizável, uma função de planador ou uma torre de busca automática. Se você vir essa criatura no horizonte, pare de fazer o que estiver fazendo e converse com ela. Você pode encontrar a criatura várias vezes, mas só pode escolher um upgrade de cada vez. (A torre é a melhor. O planador é o mais legal.)

Pacotes de saúde não são raros

Se você, como nós, seguir a regra clássica do jogo de nunca, nunca usar um kit de saúde ou poção a menos que seja absolutamente necessário, você morrerá muito. Lutas em Biomutant às vezes podem virar um centavo, então não tenha medo de usar seus pacotes de saúde. O jogo despeja literalmente centenas de itens de energia e saúde em você. Ao contrário do que a hora de abertura fará você acreditar, a maioria dos inimigos que você pilhar e os contêineres que você procura lhe darão algum tipo de item de cura, junto com outras coisas.

Referências:

Rock Paper Shotgun, PC Mag, Games Radar, wikipedia.

Deixe seu comentário: