Balan Wonderworld

Balan Wonderworld é um jogo de plataforma de 2021 co-desenvolvido pela Arzest e asubsidiária da Square Enix, Balan Company, e publicado pela Square Enix. Assumindo o papel das crianças Leo Craig ou Emma Cole, guiado por um ser mágico chamado Balan, o jogador explora doze mundos com o tema dos corações de indivíduos problemáticos. A jogabilidade segue o protagonista escolhido enquanto ele explora os níveis da caixa de areia, coletando itens para avançar para outras áreas e usando uma variedade de poderes desbloqueados usando roupas temáticas.

O jogo é o projeto de estreia da Balan Company, uma subsidiária da Square Enix liderada pelo criador de Sonic the Hedgehog e Nights into Dreams, Yuji Naka. O desenvolvimento começou em 2018 como a primeira colaboração de Naka com o artista Naoto Ohshima desde Sonic Adventure (1998). A estética era baseada no teatro musical, e Naka estudou a jornada do herói ao criar o rascunho da história. O cenário foi escrito pelo romancista Soushi Kawasaki. A música, composta por Ryo Yamazaki e Hironori Anazawa, emula partituras musicais e inclui vocais de artistas do West End, como Laura Pitt-Pulford. As cenas foram criadas por Trabalhos visuais.

Balan Wonderworld foi lançado para Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X / S em 26 de março de 2021. O jogo recebeu críticas geralmente negativas e teve um desempenho comercial inferior. A Square Enix também publicou uma novelização de Kawasaki.

Gameplay 

Balan Wonderworld é um jogo de plataforma onde os jogadores assumem o papel de Leo Craig ou Emma Cole, duas crianças atraídas para o reino mágico de Wonderworld por um ser chamado Balan. O jogo se desenrola em doze áreas de vários níveis chamadas capítulos. No início do jogo, apenas o primeiro capítulo está disponível, mas coletar itens chamados Balan Statues em cada área irá desbloquear novos capítulos. Dentro de cada capítulo, Leo ou Emma devem navegar por um ambiente de caixa de areia, procurando áreas para itens colecionáveis ​​e resolvendo quebra-cabeças para avançar até o final do nível. Colecionáveis ​​incluem estátuas de Balan e objetos cristalinos chamados Drops.

Durante a exploração, inimigos chamados Negati aparecerão e atacarão o personagem do jogador. Cada capítulo termina com uma batalha de chefe com o tema do ambiente e da narrativa do capítulo. Receber dano ou cair da borda do ambiente faz com que a fantasia equipada desapareça. Se o personagem for atingido sem roupa, ele será expulso do Capítulo. O jogo usa dificuldade adaptativa, ajustando o número e os tipos de inimigos com base no desempenho do jogador, tanto no playthrough inicial quanto no retorno dos estágios.

Enquanto explora, Leo ou Emma encontram fantasias do elenco de cada capítulo desbloqueado de cristais usando chaves colecionáveis. Os trajes concedem habilidades como pairar, navegar por caminhos e perigos específicos ou lutar contra inimigos. Quando não estão vestindo uma fantasia, as únicas ações disponíveis de Leo e Emma são pular e movimentos básicos. 80 trajes estão espalhados pelos palcos, alguns deles em locais secretos. Apenas três fantasias podem ser realizadas por vez; quando os jogadores adquirem uma quarta, a fantasia que ela substitui é enviada para um banco de roupas que pode ser acessado nos pontos de verificação. O jogo usa um esquema de controle simples, dois botões são usados ​​para alternar entre as roupas, enquanto outras ações além do movimento básico são mapeadas para todos os outros botões.

Os minijogos podem ser desbloqueados e jogados dentro de cada capítulo usando trajes especiais, como um desafio com tema de futebol. Um minijogo recorrente ativado ao encontrar uma cartola em níveis é Balan’s Bout. Assumindo o papel de Balan, os jogadores se envolvem em uma série de eventos em tempo rápido, combinando as poses de Balan com o pressionamento de botões. O desempenho é classificado, com o melhor desempenho recompensando uma estátua de Balan na primeira conclusão e multiplica o total de queda atual. Os capítulos também podem ser reproduzidos em modo multijogador local cooperativo para dois jogadores. Assumindo os papéis de Leo e Emma respectivamente, os jogadores podem combinar habilidades de fantasia para simplificar quebra-cabeças e abrir novos caminhos potenciais através dos níveis.

O mundo central do jogo é a Ilha de Tims, uma ilha flutuante habitada pelas criaturas titulares que acessa os Capítulos. No hub, os jogadores podem alimentar criaturas chamadas Tims com Drops coletados em níveis, mudando suas cores e, consequentemente, suas habilidades; por exemplo, os Tims vermelhos ajudam nas lutas, enquanto os Tims rosa recuperam itens ocultos. Os ovos de Tim podem ser encontrados em capítulos, aumentando o número de Tims no hub. Ao pegar um Tim, o jogador pode levá-lo ao palco. Uma construção especial é a Torre de Tims, que é cultivada usando mecanismos acionados pelos Tims. Depois de completar o jogo, uma nova terceira fase é desbloqueada para cada capítulo, apresentando ambientes mais difíceis e novos trajes.

Explore cuidadosamente para encontrar estátuas

As fases têm até oito estátuas de Balan para encontrar. Alguns deles estão abertos – em cima de uma caixa, por exemplo – mas outros estão escondidos de forma muito mais inteligente.

Vá devagar e explore minuciosamente cada estágio. Se você vir uma área que parece que deveria ser capaz de alcançá-la, provavelmente conseguirá com a fantasia certa. Falando nisso…

Os trajes coletados são armazenados no camarim

Não se esqueça de que você pode usar o vestiário para (rufar de tambores, por favor … ) trocar de roupa – você pode fazer isso sempre que chegar a um ponto de controle.

Para acessar o vestiário, fique na plataforma do hub por alguns segundos até que as portas apareçam (você também pode manter o botão de ação pressionado para que apareçam mais rapidamente). O vestiário é a entrada na extrema esquerda – marcada por orelhas de coelho.

Você pode carregar até três fantasias por vez, e cada vez que você pega uma nova, a que ela substitui é enviada para cá. Portanto, lembre-se – se você acidentalmente perder uma fantasia que deseja usar, você sempre pode recuperá-la.

Você pode usar uma plataforma de checkpoint para viajar rapidamente para outros níveis ou para a Ilha de Tims

Então, o que as outras portas que aparecem no hub do ponto de verificação fazem? Você pode usá-los para mudar para um nível diferente dentro do mesmo mundo – o outro Ato ou o Chefe!

Você também pode usar o hub do ponto de verificação para retornar instantaneamente à Ilha de Tims – essa é a porta útilmente marcada por… bem, um Tim.

Eles são uma forma útil de se locomover rapidamente por lugares que você já visitou.

Obtenha uma classificação de ouro na luta de Balan para ganhar uma estátua

Nem todas as estátuas Balan estão escondidas ao redor do nível. Alguns só podem ser obtidos em minijogos. Então, se você encontrar um chapéu dourado, pegue-o para começar a Balan’s Bout.

Neste desafio, o maestro voará destruindo obstáculos … ou pelo menos o farão com a sua ajuda. Quando Balan e sombra se alinharem perfeitamente, pressione o botão – se o seu tempo for perfeito, você obterá uma classificação Excelente (e uma animação incrível).

Pegue todos os Excelentes e sua recompensa será uma estátua novinha em folha! Além disso, um merecido sentimento de autossatisfação.

Você não precisa completar os níveis novamente para salvar Colecionáveis

Quando você repete um nível, todos os novos itens colecionáveis ​​que encontrar serão salvos automaticamente quando você os obtiver.

Digamos, por exemplo, que você perdeu uma estátua e volte ao nível para pegá-la. Sem problemas – uma vez que você localize aquele pedaço indescritível de Balan bling, você pode retornar imediatamente para a Ilha de Tims (através do menu ou de um ponto de verificação) – não há necessidade de recompletar todo o nível novamente.

A menos que você queira, é claro.

A dificuldade muda com base no seu nível de habilidade

Você sabia que o BALAN WONDERWORLD ajusta automaticamente a dificuldade do jogo com base no seu nível de habilidade?

Os tipos de Negati que aparecem – assim como seu número – mudam para tornar o jogo mais fácil ou mais desafiador, conforme necessário.

Ao concluir uma fase, você receberá um selo, que indica o nível de dificuldade que acabou de experimentar. Por exemplo, um selo vermelho indica a dificuldade mais desafiadora – bom trabalho se você vê isso!

Mesmo se você revisitar um estágio que já concluiu com uma classificação elevada, poderá descobrir que a composição do Negati mudou. Você pode até encontrar alguns muito especiais…

O trabalho em equipe faz o sonho funcionar em cooperação

 Conecte um segundo controlador e pressione qualquer botão para experimentar o modo de 2 jogadores.

Jogar dessa maneira é trabalho em equipe. Você terá que ficar perto e ajudar um ao outro a superar os obstáculos, em vez de se distanciarem muito.

Experimente como as diferentes habilidades do traje podem funcionar juntas – algumas até permitem que você faça movimentos especiais de combinação. Você pode descobrir que eles abrem rotas inteiramente novas através dos níveis.

Tims têm habilidades especiais dependendo de sua cor

Você será acompanhado em sua aventura por alguns Tims – esses patifes barulhentos são tão úteis quanto adoráveis.

Tims de cores diferentes têm habilidades diferentes. Por exemplo, os Tims vermelhos são úteis para atacar, enquanto os Tims rosa podem farejar itens ocultos.

Quanto mais Tims você tiver, melhor, por isso é importante criar muitos tipos diferentes. Mantenha os olhos abertos para os ovos enquanto explora os mundos.

Comece a moer

Alguns trajes em Balan Wonderworld são infinitamente mais úteis do que outros. Como tal, será muito melhor ter estoques maiores de. Sempre que você é atingido ou cai de um nível enquanto usa uma fantasia, você perde o controle. É uma pena perder uma fantasia valiosa que você não tem muitas, mas você atenuará o problema identificando quais fantasias são as melhores polivalentes e quais você mais precisa. Por exemplo, pode ser irritante ser atacado por um bando de inimigos quando sua fantasia só pode pular e nada mais.

Mas os trajes baseados em ataque geralmente não conseguem pular, o que significa que sua mobilidade simplesmente não é suficiente para se locomover facilmente. Isso é atenuado por trajes como o Aero Acrobat, que tem mobilidade normal, mas elimina facilmente a maioria dos inimigos normais por meio de seu ataque homing. Trajes baseados em movimento, como Air Cat e Frost Fairy, também serão boas escolhas para ter pilhas altas. Tudo o que você precisa fazer é ir até os spawns de cristal, pegar algumas chaves e depois pegar seus cristais. Os cristais reaparecem após cerca de um minuto. Como você já tem um deles em seu inventário, faça com que eles fiquem em seu terceiro espaço e você imediatamente adicionará um extra ao seu guarda-roupa. A Fada do Gelo sozinha pode ajudá-lo a passar por uma grande parte do jogo.

Contanto que você possa alcançar

Ocasionalmente, você verá estátuas no Balan Wonderworld que estão fora de alcance ou são arriscadas de agarrar. Mas fantasias de ataque físico podem agarrar estátuas e joias simplesmente ao tocá-las. O traje Pumpkin Puncher, por exemplo, tem um alcance notavelmente longo e pode ser usado para perfurar itens à distância. Da mesma forma, alguns trajes de mobilidade são tão úteis que você pode chegar aos troféus com muito mais facilidade depois de encontrá-los. Como exemplo, o Capítulo 2-2 tem estátuas em lugares altos que podem ser difíceis de alcançar. Você pode chegar até eles da maneira mais difícil ou simplesmente usar o Air Cat para ir direto até eles.

Não toque no stick analógico ao sair dos espelhos

Aprendi da maneira mais difícil. Depois de sair de um portal de espelho, é fácil cair para a morte e perder uma fantasia devido ao quão perto você chega das bordas. Portanto, tire o polegar do controle remoto assim que seu personagem passar por um portal. Dessa forma, você não terá que incorrer em perdas desnecessárias.

Leva três

As batalhas contra chefes no Balan Wonderworld são fáceis. Muito, muito fácil. Mas o desafio não é simplesmente vencê-los. Cada chefe tem três maneiras de ser ferido e a única maneira de obter as três estátuas é ferindo-as de todas as três maneiras. Cada arena de chefes tem duas fantasias, que devem te dar uma dica do que exatamente precisa ser feito para ferir chefes de maneiras específicas. Além disso, é seguro experimentar porque as fantasias reaparecem.

Não se preocupe com joias

As joias estão em todos os níveis do Balan Wonderworld. Se você for como eu, você tenta coletar tudo porque eles são provavelmente super importantes para a conclusão ou alguma bobagem desse tipo. Mas as joias neste jogo não são. Eles são usados ​​apenas para Tims, então não há razão para sair do seu caminho para obtê-los. Especialmente porque eles reaparecem indefinidamente quando você sai de um nível. Mesmo se você decidir que quer uma tonelada deles, é fácil obtê-los.

Não se esqueça dos ovos de arco-íris

Há uma estátua cinza de Tim no centro que só pode ser ativada com ovos de arco-íris. Você pode encontrar isso de duas maneiras. A primeira é encontrar a estátua cinza escondida de Tim em cada nível. Ao se aproximar, você obtém um ovo. Mas os outros são muito mais fáceis de encontrar. Basta repetir um nível até o fim depois de vencê-lo. A primeira vez que você fizer isso, você obterá um ovo de arco-íris para cada nível.

Isso é tudo para as nossas dicas do Balan Wonderworld. Há muitas coisas para se manter em mente, mas você aprenderá o jeito rapidamente. Tudo que você precisa fazer é encontrar força de vontade para ignorar os Balan Bouts, porque eu nem me importo com a conclusão, cara. Na verdade, porém, nunca mais quero olhar para outra daquelas coisas chatas novamente.

Como desbloquear a fantasia do lançador

Cada uma das plataformas em que Balan Wonderworld está disponível tem um traje exclusivo gratuito que você pode desbloquear. Para desbloquear a roupa exclusiva do Launcher, você deve jogar a demonstração do jogo em qualquer plataforma em que pretende comprar o jogo completo. Assim que tiver o jogo completo, o traje do Launcher será adicionado à seção de estrelas do seu guarda-roupa. As balas disparadas da fantasia do Launcher podem derrotar inimigos e destruir blocos, faz exatamente o mesmo em todas as plataformas, só terá uma cor diferente dependendo da plataforma.

Como desbloquear o minigame Balan Bout

Nem todas as estátuas em Balan Wonderland podem ser encontradas ao redor do nível, algumas podem ser obtidas apenas jogando o minigame Balan Bout. Para acessar este minijogo, você deve primeiro encontrar um chapéu dourado, depois de coletá-lo, você iniciará o Balan’s Bout. Este minigame é direto, você só precisa voar destruindo obstáculos. Basta pressionar o botão quando Balaan e Shadow se alinharem e se o seu tempo for perfeito para a duração do minigame, você receberá uma classificação Excelente que o recompensará com uma estátua.

Reaparecimento de chaves e cristais

Não se preocupe se você perder uma fantasia porque algo infeliz aconteceu, como você foi atingido por um Negati ou caiu de um penhasco. A razão pela qual você não deve se preocupar é que as chaves e os trajes reaparecem depois de um pequeno período de tempo, então se você os perder, você simplesmente terá que voltar atrás e pegar o que perdeu. É recomendável que, à medida que avança no jogo, você colete algumas cópias das fantasias e as armazene em seu guarda-roupa, para que você sempre tenha acesso a elas e nunca precise voltar atrás delas.

Alimente seus Tims

Certifique-se de cuidar dos Tims que encontrar, alimentando-os com todas as gotas coloridas que você coletar no País das Maravilhas de Balan. Na Ilha de Tims existem manchas coloridas e se você deixar cair as gotas de cor correspondentes nessas áreas, então seus companheiros peludos os comerão você os ajudará a crescer, o que então lhes dará novos atributos e possivelmente mudará sua cor para dar-lhes uma habilidade totalmente diferente.

Referências:

Square Enix, Super Cheats, PC Invasion, wikipedia.

Deixe seu comentário: