1HitGames

Persona 4 Arena Ultimax

Persona 4 Arena Ultimax é um videogame de luta co-desenvolvido pela Atlus e Arc System Works. Foi lançado para arcades em 2013 e para PlayStation 3 e Xbox 360 em 2014 pela Atlus no Japão e na América do Norte e pela Sega na Europa. Versões para Microsoft Windows, Nintendo Switch e PlayStation 4 foram lançadas pela Sega em março de 2022.

Uma sequência direta de Persona 4 Arena, o jogo é um spin-off da série Persona, parte do Megami Tensei maiorfranquia. A jogabilidade segue as convenções padrão dos jogos de luta, com partidas entre dois personagens com movimentos individuais e habilidades especiais descartáveis. O enredo é contado através de segmentos de romance visual .

Não pratique todos os personagens

Pode parecer contraproducente no começo, mas muitos jogadores de Persona 4 Arena Ultimax descobriram que um jogador não deve praticar muito em cada personagem. Isso ocorre porque cada personagem é muito diferente um do outro em termos de estilo de jogo.

Um jogador deve brincar um pouco e depois encontrar um personagem para se manter pelo resto do jogo. Eles vão querer conhecer esse personagem por dentro e por fora ; todas as pequenas peculiaridades e especialidades desse personagem, que não se transferem para nenhum outro personagem.

Aprenda movimentos ofensivos básicos

Pode parecer óbvio no começo, mas a maioria dos jogadores não conhece movimentos básicos de ataque, como combos simples ou sequências mais longas. Isso pode atrapalhar a melhora no jogo, pois há muitas mecânicas únicas com as quais um jogador precisa se acostumar.

É melhor conhecer a sensação dos controles ao jogar Persona 4 Arena Ultimax, juntamente com pelo menos aprender movimentos básicos de ataque. Tocar rapidamente em um botão específico, por exemplo , permitirá que um jogador faça Auto Combos, o que pode ser ótimo para suavizar o oponente.

Lembre-se de usar a Persona

A Persona será uma das maiores armas que um jogador tem em seu arsenal. É ativado depois de usar as entradas C e D, embora a convocação de Personas ocupe parte do Persona Gage do jogador (que reabastece com o tempo).

Normalmente, os ataques de Persona são de longo alcance e usados ​​para acabar com o oponente. É bom salvar esses ataques até que o oponente esteja com pouca saúde e, em seguida, dar a eles um ataque de ataques Persona para matá-los e vencer a partida. Ou, eles podem ser usados ​​para manter o inimigo à distância.

Não use um D-Pad

É óbvio que um jogador vai querer jogar com um controle em Persona 4 Arena Ultimax . Para a maioria dos jogadores, usar um controle é melhor e é considerado por muitos como melhor para jogos de luta.

No entanto, um jogador também deve se lembrar de não usar o D-Pad enquanto estiver jogando. O analógico é considerado mais suave para o movimento e parece mais responsivo quando se trata de correr ou sair do caminho dos ataques de um oponente. Claro, porém, um jogador pode ter uma preferência pessoal para usar o D-Pad.

Lembre-se de que cada personagem joga diferente

É possível que um jogador queira se ramificar para outro personagem ou dois, além do principal ao qual ele estava aderindo. Não é incomum alguém ter um lutador “principal” e mais alguns que não jogam com tanta frequência.

Como tal, não vale a pena que cada personagem jogue de forma diferente; levará algum tempo para se acostumar com o novo personagem , se um jogador estiver usando seu personagem principal por um tempo. Talvez um personagem corra um pouco mais rápido, ou seus jabs atinjam um pouco mais forte, e assim por diante.

Aproveite os atalhos enquanto aprende o jogo

Não vamos medir palavras. Há muitas mecânicas para acompanhar no P4AU. É quase como se você combinasse todos os jogos de luta já feitos em um. Existem combos em cadeia e movimentos EX , que lembram as mecânicas Darkstalkers , Burst e Roman Cancel semelhantes a Guilty Gear , e super cancels semelhantes aos títulos mais recentes de King Of Fighters . Isso é um monte de técnicas para aprender!

Portanto, quando você começar a aprender o jogo, recomendamos usar seus atalhos. O recurso de combinação P, uma mecânica de combinação automática , é excelente para entrar no fluxo da luta imediatamente. Além disso, o recurso S Hold é uma excelente ferramenta para iniciantes em jogos de luta que não estão acostumados com a entrada de joystick necessária para movimentos especiais.

Também recomendamos enfrentar uma IA menos desafiadora ao pegar o jogo pela primeira vez. Mesmo para jogadores experientes de jogos de luta, o P4AU é incrivelmente rápido. Portanto, você precisará de tempo para se acostumar com o ritmo rápido do jogo.

Então, como o Persona 5 sugere, “tome seu tempo”. Você se divertirá muito mais entrando na mecânica do P4AU em vez de se sobrecarregar com os vários aspectos de seu sistema de combate imediatamente.

Remapear seus controles para uma operação mais suave

Depois de trabalhar no modo de lição do P4AU, você perceberá que muitos comandos básicos exigem o pressionamento de dois ou até três botões simultaneamente . Por exemplo, Ações Furiosas , Cancelamentos One-More , Bursts , Throws e Skill Boosts requerem várias entradas de botão de face.

Embora essas ações sejam menos complicadas com um bastão de luta, elas podem se tornar uma verdadeira dor ao jogar com um pad . Além disso, os joy-cons do Nintendo Switch são incrivelmente frustrantes para entradas simultâneas de botões de face.

Felizmente, essas entradas podem ser mapeadas para outros botões em seu controlador. No entanto, a configuração de botão padrão no jogo relega os botões de gatilho para funções de treinamento, como gravar e jogar. Além disso, Burst e One-More Cancel são atribuídos aos botões do polegar.

Por sua vez, a configuração de botões não é ideal para jogadores de pad. É incrivelmente frustrante, considerando que as entradas de arremesso e ataque total não têm mapeamento de botões, o que é uma oportunidade desperdiçada. Além disso, o mapeamento de Cancelamentos de Burst e One-More para os thumbsticks introduz a possibilidade de cancelamentos não intencionais.

Recomendamos remapear suas entradas de vários botões no menu de configuração de botões, independentemente de sua preferência pessoal. Fazer isso tornará a execução das várias mecânicas do jogo muito mais acessível.

Use ações evasivas para confundir os oponentes

Uma das mecânicas mais úteis no P4AU são as Ações Evasivas. Tecnicamente, esquivas no chão, realizadas com A e C simultaneamente, são os únicos movimentos rotulados como “Ações evasivas” no jogo. No entanto, neste caso, também estamos agrupando Hops (down + AC) e Aerial Turns (AC no ar) nesta categoria.

Esquivas no chão são uma maneira fantástica de evitar ataques inimigos e viajar rapidamente pelo campo de jogo. No entanto, eles não podem se esquivar de projéteis como faria em outros jogos de luta, então tenha isso em mente ao empregá-los. Resumindo, as esquivas no solo são perfeitas para cruzamentos e um pouco menos ideais para aproximações.

Os lúpulos são excelentes porque permitem que você se aproxime de um oponente sem deixá-lo vulnerável a ataques antiaéreos. Se você quiser romper um oponente orientado para a defesa, pegá-lo desprevenido com um pulo é excelente.

Por último, uma técnica muito mais avançada, Aerial Turns, é uma mecânica eficaz de cross-up. Aerial Turns permite que você gire no meio do salto, o que é excelente para atacar um oponente por trás.

No entanto, fazer uma curva aérea bem-sucedida que leve a um ataque pela retaguarda é arriscado e um recurso muito mais condicional. Portanto, recomendamos esperar para misturar as curvas aéreas até se sentir confortável com as outras mecânicas do P4AU.

Certifique-se de entender como as habilidades e os medidores específicos do personagem funcionam

A lista de P4AU é tão colorida e diversificada quanto você se lembra de seus jogos originais. Muitos desses personagens têm medidores e recursos adicionais que você precisará rastrear em batalha – geralmente, esses medidores fazem referência a traços de personagens específicos.

Por exemplo, Junpei Iori tem uma mecânica interessante com tema de beisebol que rastreia golpes, bolas, saídas e corridas. Acertar um oponente com seu ataque B ganhará um acerto básico, errar ele lhe dará um golpe e acertar um oponente guardado contará como uma bola. Além disso, como Inferno Homer , habilidades específicas de SP contam como um home run.

Então, se você marcar dez corridas com Junpei, você ativará a habilidade Victory Cry SP, aumentando suas estatísticas e tornando os acertos de base menos difíceis de acertar.

Se você considerar que Junpei pode causar dano se ele ativar Victory Cry ou não, conhecer sua mecânica de beisebol pode parecer relativamente inconsequente. No entanto, outros personagens em P4AU têm medidores que são muito mais prejudiciais em combate.

Por exemplo, Aigis tem um número limitado de balas disponíveis para habilidades de 7ª geração Gatling Blast e 7ª geração de canhão Vulcan. Como resultado, ambas as habilidades se tornam ineficazes depois que ela fica sem munição. Além disso, essas balas só podem recarregar através do Extreme Orgia Mode, uma habilidade Awakened SP com muitos pré-requisitos. Portanto, você deve acompanhar o uso de balas de Aigis na batalha.

Lembre-se de quais habilidades usam HP para evitar enfraquecer seu personagem

Ataques e habilidades que custam HP são recursos exclusivos de um jogo de luta. No entanto, esse tipo de ataque é muito mais comum em RPGs. Por exemplo, muitos ataques na série Persona principal custam HP. Portanto, a inclusão de habilidades de custeio HP no P4AU faz sentido.

Não há muitas técnicas que exigem HP em P4AU. No entanto, as duas técnicas que o fazem são muito significativas. Ação Furiosa, um ataque de repulsão que aumenta a distância entre você e seu inimigo, é um deles. A outra mecânica que consome HP é a capacidade de super cancelar.

Você não precisa se preocupar muito com o efeito da Ação Furiosa em seu HP, pois é uma técnica de Ave Maria mais específica. Felizmente, você não o usará com muita frequência, a menos que fique preso em um ataque implacável do seu oponente.

No entanto, super cancels são muito mais comuns. Afinal, você terá um tempo mais gerenciável conectando uma habilidade de SP se você prender seu oponente em uma habilidade comum primeiro.

Lembre-se de que o combo P termina em um super cancelamento se seu lutador tiver SP suficiente para ativar uma habilidade de SP. Portanto, cada combo P que você buscar até a conclusão tirará seu HP. Esse tipo de uso de HP pode aumentar rapidamente durante a rodada de uma partida.

Reserve um tempo para selecionar seu principal

Grande parte do seu tempo em Persona 4 Arena Ultimax será gasto para se sentir confortável com seu personagem principal, aprendendo seus prós e contras e do que eles são capazes. Para fazer isso, você pode ter que percorrer toda a lista de mais de 20 personagens para encontrar alguém que combine com seu estilo pessoal.

É recomendável que você faça isso primeiro antes de investir muito no jogo, pois cada personagem é totalmente único, e as coisas que você aprende com um personagem não necessariamente serão transferidas para um personagem diferente.

Depois de encontrar o seu principal, você poderá entender melhor os muitos sistemas do jogo no que se refere ao personagem específico que você escolheu.

Fique confortável com o bloqueio

Se Persona 4 Arena Ultimax é o seu ponto de entrada para jogos de luta, você pode estar por trás do resto do pacote no que diz respeito ao conhecimento sobre entradas de jogos de luta. Se este é você, vou poupar-lhe alguns problemas logo de cara: segure para bloquear.

“Voltar” é em relação ao seu personagem, então se estiver virado para a direita, você segurará a esquerda no D-pad e vice-versa.

Reter é o seu bloqueio de posição neutra, que o protegerá de ataques altos. Para bloquear ataques baixos, você manterá pressionado o botão para baixo no D-pad.

Você poderá bloquear a maioria dos ataques, mas há alguns ataques que não podem ser bloqueados. Para esses ataques, você terá que sair do caminho rapidamente para evitar esse dano. Você saberá quando um ataque não bloqueado está chegando quando seu personagem tiver dois pontos de exclamação sobre a cabeça enquanto seu oponente finaliza seu ataque.

Opções ofensivas

Persona 4 Arena Ultimax é um jogo bastante complexo, com muitas mecânicas e sistemas funcionando e jogando uns contra os outros o tempo todo.

A princípio, você não deve ficar muito sobrecarregado com tudo o que acontece na tela. Com o tempo, você começará a entender tudo e como lidar com certas mecânicas.

Para começar, você deve conhecer algumas opções ofensivas básicas. Estes vão colocar o seu pé na porta e permitir que você seja competitivo enquanto ainda está aprendendo.

Primeiro, você tem seus ataques normais A e B (os botões reais para eles dependerão da sua plataforma). Os ataques A são fracos e rápidos, e os ataques B são fortes, mas lentos. Se você tocar em A rapidamente, poderá fazer Auto Combos.

Se você pressionar A+B em um estado neutro, você fará um ataque All-Out Rush. Você também pode esmagar A + B durante o ataque para acertos extras.

Se você segurar o D-pad e pressionar A+B, você fará um ataque de varredura que derrubará os inimigos.

Use sua personalidade

Não seria um jogo de Persona sem os guerreiros espirituais titulares para ajudá-lo nas lutas, e felizmente Persona 4 Arena Ultimax faz um excelente uso de Personas.

Cada personagem tem acesso a ataques de Persona e eles estão vinculados às suas entradas C e D. Você pode usar esses ataques a qualquer momento, mas eles usam seu Persona Gauge. Quando este medidor ficar sem uso ou quando sua Persona sofrer dano, você precisará esperar que ele seja reabastecido antes de poder usá-lo novamente.

Cada Persona e seus usos são tão diferentes quanto os próprios personagens, mas os ataques de Persona são tipicamente de longo alcance e usados ​​para manter seu oponente à distância.

Utilize o modo de desafio

O jogo tem um modo de lição e um modo de treinamento para ensinar o básico do jogo e como as coisas funcionam. Estes são incrivelmente úteis para novos jogadores, e eu recomendo passar por eles pelo menos uma vez.

Mas, por causa de seu nome, muitos pularão o Modo Desafio, pensando que é apenas para profissionais. Este não é o caso. O modo de desafio pode ser tão útil para ajudá-lo a se tornar proficiente quanto o modo de lição e treinamento. Pense nisso como o nível três do seu treinamento.

Referências:

Magic Game World, The Gamer, Game Rant, wikipedia.

Luta, Nintendo Switch, PC, PS4 Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑