1HitGames

Hardspace: Shipbreaker 

Hardspace: Shipbreaker é um videogame de simulação de ação e aventura desenvolvido pela Blackbird Interactive e publicado pela Focus Entertainment. No jogo, que combina elementos de simulação e jogos de aventura, o jogador explora e desmonta naves abandonadas em busca de materiais úteis, ao mesmo tempo em que aborda as questões de relações trabalhistas dentro de seu empregador. O jogo foi lançado no Windows via acesso antecipado em junho de 2020 e foi lançado na íntegra em maio de 2022. O jogo recebeu críticas geralmente positivas após o lançamento.

Não se preocupe com a dívida

Logo de cara em Hardspace: Shipbreaker, você está sobrecarregado com uma dívida colossal. Mais de um bilhão em custos, apenas para aceitar o trabalho. É uma ótima maneira de dar a todos os adultos que jogam ansiedade instantânea. Fique calmo. Embora você tenha o objetivo de pagar a dívida e realmente começar a ganhar dinheiro em seu trabalho, objetivos adicionais se abrem em capítulos posteriores que são muito mais fáceis de se sentir otimistas do que cavar o caminho para sair de uma montanha de dívidas e lembretes diários disso.

Não seja mão de vaca

Novamente, Hardspace: Shipbreaker realmente empurra o lado financeiro das coisas na sua cara, mas assim como você não deve se preocupar com a dívida incapacitante, você também não deve ter medo de gastar seu dinheiro. Sua vida é mais valiosa do que isso. Literalmente, suas mortes vão acumular muito mais custos do que se você talvez reabastecer seu oxigênio e amarras antes que eles se esgotem criticamente. É tentador tentar beliscar cada centavo, mas há uma linha tênue entre parcimonioso e tolo no espaço.

Vá devagar

Quanto mais rápido você tentar trabalhar no Hardspace: Shipbreaker, mais rápido você provavelmente morrerá. Abrir um navio sem primeiro despressurizá-lo pode resultar em ser arremessado contra uma parede. Enrole algo muito rápido e vai quebrar seu visor (uma dica adicional é tocar no botão do carretel em vez de segurá-lo para evitar que um item ganhe muita velocidade. Empurre os limites do seu suprimento de oxigênio e você verá como a cor azul parece em você. Voe de um lado para o outro de forma muito imprudente e em breve você poderá conhecer o pânico de tentar se livrar da atração do processador. Há muitos perigos a serem observados, e apressar-se é a pior maneira de descobrir o que eles são.

É uma boa ideia fazer uma busca exploratória do navio antes de começar a cortar. Despressurize suas seções, encontre onde estão todos os tanques de combustível, lave os canos e verifique se tem reator. É mais fácil trabalhar quando você sabe que tudo está seguro. Puxe aquele reator, descarte com segurança os tanques de combustível e certifique-se de que um feixe de corte errante não o enviará a uma caminhada espacial mais longa do que o esperado.

Segure firme

Cada ação tem uma reação igual e oposta, o que significa que é muito fácil ser jogado em gravidade zero. A despressurização explosiva e o desacoplamento de peças podem levar sua pequena massa a ser esmagada ou batida.

Você tem dois botões que trazem suas mãos agarradas . Por padrão, estes são X e Z. Usando suas luvas, você pode agarrar objetos muito maiores do que você para evitar ser jogado no vácuo do espaço. Também pode ser útil adicionar à sua massa quando você deseja obter algo muito maior para mover. Às vezes, os propulsores não são suficientes para mantê-lo estável.

Observe que seu personagem é destro, portanto, se você quiser continuar trabalhando com suas ferramentas, precisará segurá-lo com a mão esquerda.

Não deixe as principais recompensas intocadas

Tecnicamente, não há penalidade real por retirar de um navio suas partes mais caras e descartar o resto. Você pode simplesmente iniciar um novo dia de trabalho e selecionar um navio diferente para separar. No entanto, você perderá as recompensas de nível superior. Os primeiros marcos na desconstrução de navios são bem simples de fazer, desde que você coloque a sucata na lixeira certa. No entanto, para obter as últimas recompensas, você precisa ter cuidado com o que é destruído.

Isso é especialmente importante, pois a última e a penúltima recompensa são as mais valiosas. É a maior quantidade de XP e geralmente vem com um kit de reparo bônus. Lembra quando eu disse que sua dívida não é importante? O progresso no Hardspace: Shipbreaker é amplamente baseado no seu nível, então sugar cada pedacinho de experiência de cada navio é mais importante do que valor. Lembre-se disso da próxima vez que quiser cortar custos e enfiar tudo no processador.

Naves estão cheios de consumíveis

Depois de obter as guloseimas externas óbvias de um navio – como naceles e antenas – é hora de entrar. Mas você não precisa começar a cortar imediatamente! Faça um balanço das mercadorias soltas primeiro. Quero dizer literalmente: os navios geralmente estão cheios de itens consumíveis que você pode coletar e usar na hora. Isso inclui recipientes de combustível, oxigênio e kits de reparo. Os dois primeiros são consumidos imediatamente, aumentando seus suprimentos, enquanto os kits são adicionados ao seu estoque existente. Há também registros de dados com um pouco de história para você ouvir. Basta chegar perto e pressionar a tecla F por padrão para coletar qualquer um deles. Embora provavelmente valha a pena deixar O2 e combustível por aí até precisar de um reabastecimento. Só tome cuidado para não incendiá-los!

Interiores são pontos fracos

O recurso Splitsaw em seu cortador existe por um motivo: cortar furos abertos. Isso permite que você alcance pontos de salvamento e junção inacessíveis que conectam partes intactas de um navio. No entanto, a tocha de plasma não funciona em todos os lugares. O casco externo de cada navio parece impermeável ao calor… O  interior , no entanto, não possui tais defesas. Se você quiser entrar nas entranhas de um navio, basta entrar primeiro pela câmara de ar (e passar pela ladainha da pressão do ar) e começar a cortar por dentro.

A pressão não é igual

A despressurização dos navios é essencial. Se você não fizer isso, você vai ser arremessado de um lado para o outro, ficar inconsciente ou simplesmente explodir. Isso é perigoso (e caro) em Hardspace: Shipbreaker . Então, o jogo ensina você a despressurizar os navios bem cedo. O que  não diz é que os cockpits têm sua própria pressão de ar independente. Se você entrar em um navio e apenas despressurizar o cockpit – sem fazer a cabine principal primeiro – você ficará com o rosto cheio de detritos. Use o painel na cabine principal, primeiro, a menos que queira manter a cabine separada por algum motivo.

Anteparas contêm tesouros deliciosos

Então você entrou na nave. Você pegou todos os consumíveis (ou os deixou de lado para mais tarde) e despressurizou adequadamente. Excelente! Agora é hora de abrir caminho para a antepara. Estes são quase sempre realmente ocos. E eles estão cheios de pontos fracos estruturais que você precisa acertar, bem como itens valiosos. Se você está lutando para encontrar uma célula de energia para concluir aquela ordem de trabalho irritante, por exemplo, é aqui que você as encontra: dentro dos ossos da própria nave.

Acerte os conectores primeiro

Usando seu scanner irá revelar todos os pontos importantes em um navio. As atualizações posteriores fornecem ainda mais informações para ajudá-lo a priorizar o que você precisa. À direita do salto, no entanto, você pode ver junções amarelas brilhantes. Estes têm prioridade máxima! Esses pontos de conexão não valem nada – ao contrário de peças do casco e da eletrônica. Você é totalmente livre para apenas desintegrá-los usando o Stinger de sua pistola de solda. Fazer isso geralmente irá separar pedaços bonitos e limpos do navio para você salvar imediatamente. Isso tem o efeito duplamente útil de muitas vezes também abrir áreas “ocultas”.

Vermelho significa ir

Talvez este seja bastante óbvio, mas caso você tenha esquecido, a mira do seu cortador realmente muda de cor quando você está no alcance de um ponto de corte válido. Especificamente, ele muda de cinza para vermelho. Isso é útil para lhe dizer quando parar seus propulsores ao se aproximar de tal ponto.

Infelizmente, não parece haver uma opção daltônica em Hardspace: Shipbreaker ainda. Portanto, jogadores com dificuldade em ver a mudança podem ter que improvisar um pouco mais. Embora você sempre possa confiar no modo stinger do seu cortador para dizer quando estiver  fora do alcance se tentar disparar de muito longe.

Não sinta o calor

Olhe para o canto inferior direito da tela quando você tiver o cortador equipado em algum momento. Você deve ver um pequeno medidor que simplesmente diz “Cutter Temp”. A temperatura geral do seu pequeno laser também é visível observando o bico – onde o feixe sai. Quanto mais você usa o cortador, mais quente fica e mais vermelho fica o bico. Eventualmente, ele vai superaquecer e literalmente incendiar seu personagem. Nesse ponto o jogo deve explicar que isso é… você sabe… uma coisa ruim. Melhor não deixar isso acontecer, no entanto. Apenas fique de olho na mudança de cor também, para que você não precise observar constantemente o medidor!

Puxe seu peso

“As cordas são suas amigas.” Claro. Isso é verdade, e o jogo se esforça para lembrá-lo disso. No entanto, a arma de agarrar normal em Hardspace: Shipbreaker não deve ser ignorada. Ele tem alguns recursos úteis que o jogo realmente não explica. A primeira é que, além do “empurrar”, existe também uma mecânica de “puxar”. Basta clicar com o botão direito do mouse enquanto estiver conectado a algo para aproximá-lo de você! Isso é muito útil para alinhar tiros enquanto você enterra detritos em um dos três buracos de salvamento em seu estaleiro.

Também é  útil para acelerar o movimento. Se você usar a função de puxar enquanto estiver conectado a algo imóvel (digamos, sua base), o efeito acelerará consideravelmente seu movimento. Isso é ótimo para voltar ao terminal, onde você pode carregar oxigênio e combustível ou consertar um buraco em seu traje. Apenas lembre-se de pisar no freio!

Não vá dormir

Falando do terminal, não deixe de conferir. Você pode encerrar manualmente um de seus dias de trabalho inserindo sua base inicial. Isso reabastecerá seu oxigênio e tal, claro, mas também diminuirá o tempo total que você tem para salvar um determinado navio. Em vez disso, basta acessar o terminal da loja (que na maioria das vezes passa despercebido durante o tutorial, por algum motivo). É a tela do computador com um holograma de chave inglesa grande e brilhante sobre ela. E venderá O2, kits de reparo, conserto de roupas e combustível. Custa créditos, mas não muitos. E mais tempo para concluir as ordens de serviço é mais valioso do que dinheiro.

Obtenha a atualização O2

O oxigênio não parece grande coisa no início em Hardspace: Shipbreaker . É a única coisa que você obtém mais cada vez que descansa. Sem mencionar que você pode comprar mais no terminal da estação, reabastecer com latas ou subsistir de uma cabine pressurizada! Mas  também é a dor mais constante na sua bunda durante o corte. O O2 se esgota mais rápido do que qualquer outro recurso, e voltar à base é uma grande perda de tempo (para não mencionar tedioso). Obter oxigênio atualizado antecipadamente tornará seu tempo espacial  muito mais suave.

O dano não desaparece

A propósito, mesmo que o oxigênio seja reabastecido toda vez que você descansa, isso não significa que qualquer outra coisa o faça. A durabilidade do equipamento e o combustível permaneceram drenados entre os dias de trabalho. Você precisa preencher ambos pagando pelo combustível e gastando pacotes de reparo em seu equipamento. Para reiterar, esses pacotes de reparo podem ser encontrados (de graça) dentro de navios… às vezes. Se acabar e não encontrar mais, você precisa comprá-los na loja.

Referências:

Fanbyte, Game Spot, Wikipedia.

PC Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑