Borderlands 3

Borderlands 3 é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela Gearbox Software e publicado pela 2K Games. É a sequência de Borderlands 2 (2012) e o quarto título principal da série Borderlands. Foi lançado em 13 de setembro de 2019 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Uma versão para Google Stadia está previsto para ser lançado mais tarde.

Experimente todas as armas

Um dos grandes atrativos do recém-lançado game é a possibilidade de usar armas únicas, que não se repetem em design e atributos. Você vai ter uma quantidade homérica de opções de equipamentos entre as já conhecidas categorias, como pistolas, submetralhadoras, escopetas e rifles de precisão.

Com tantas opções e variações de loot, o ideal é coletar todos os itens que aparecerem na tela e experimentá-los nas batalhas. Nem sempre uma arma com raridade elevada e alto nível de qualidade vai se adequar ao seu estilo de jogo, portanto testar todas elas no início da aventura é definitivamente uma boa ideia.

Venda o seu lixo

Procure vender todos as armas, granadas e escudos que não forem mais relevantes ao seu personagem nas máquinas de vendas espalhadas pelo mapas, independente da região. Caso a sua bolsa fique completamente cheia, sem espaço para novos itens, não em hesite em deixar para trás os objetos de menor valor.

Muitos dos bons itens do jogo podem ser obtidos com o dinheiro padrão ou Eridium – uma moeda valiosa para adquirir itens raríssimos no mercado negro -, então é interessante tentar encher o bolso logo no início para adquirir equipamentos melhores posteriormente.

Fique atento ao dano elemental

O dano elemental das armas é tão importante quanto os atributos de dano, cadência de tiro e nível de qualidade do equipamento. Assim como nos jogos anteriores, os inimigos e chefes são vulneráveis a certos tipos de elementos, então é essencial que você tenha ao menos uma arma de cada elemento guardada na mochila.

Você consegue saber se o inimigo é vulnerável ou resistente ao elemento atual pelos números de dano que forem indicados na tela. Fique sempre de olho nas estatísticas de dano crítico, pois isso vai dizer muita coisa na hora de escolher o armamento ideal para vencer uma custosa batalha.

Viaje rápido para acelerar o progresso

O recurso de viagem rápida em Borderlands 3 foi remodelado e agora permite viajar a partir de qualquer lugar do mapa para locais já descobertos, inclusive para áreas de outros planetas pelo Santuário III. A grande vantagem disso é que você não terá mais que ir do ponto A ao B o tempo todo e, assim, ganhará tempo para se dedicar às atividades sem que o ritmo seja quebrado.

Lembre-se de que você consegue viajar rápido a qualquer momento utilizando o mapa pelo dispositivo ECHO, que está acessível a partir do menu de pausa.

Vá de carona

Em Borderlands 3, o protagonista acaba dependendo muito mais dos veículos pelo fato de os mapas serem bem maiores em relação aos três últimos games. Explorar o mapa a pé de ponta a ponta, por exemplo, é um mergulho na monotonia, visto que nem todos os trechos são habitados e pode não haver munição suficiente no meio do deserto caso apareça um grupo de bandidos pelo caminho. Sempre que possível, vá de carona.

Certifique-se de desbloquear as estações de Pega-Carona no começo do jornada para facilitar a travessia. Você também pode personalizar os veículos do jeito que bem entender ao roubar carangas alheias e levá-las à estação de Pega-Carona mais próxima. Dessa forma, o modelo do inimigo ficará registrado em sua lista de carros.

Evolua o Caça-Arcas

Por se tratar de um shooter com características de RPG, Borderlands 3 traz um profundo sistema de personalização que permite moldar personagens de forma única. As quatro opções de heróis trazem três árvores distintas de habilidades, sendo que cada uma delas é voltada a um tipo de combate.

À medida que o personagem sobe de nível, novos pontos de habilidade são desbloqueados para serem usados nas árvores de atributos. Fique atento quando for distribuir os pontos entre as habilidades, já que depois você terá que conviver com essas escolhas por toda a aventura. Evite, por exemplo, atribuir pontos em furtividade se a sua intenção é focar em uma abordagem mais agressiva.

Na mesma aba de habilidades, o game oferece um sistema de mod de classes. A partir dele, você pode atribuir peças de equipamentos para garantir novas técnicas e assim melhorar os status de ataque, defesa e regeneração, por exemplo. Pressione o menu de pausa, acesse as habilidades e assegure que todos os espaços de mods estão devidamente preenchidos.

Jogue com os amigos

Borderlands 3 é excelente para quem se contenta com a experiência de lobo solitário, ou seja, para quem gosta de curtir a história sozinho. No entanto, jogar com os amigos eleva a experiência a um outro patamar, que torna a jogatina muito mais dinâmica e convidativa. Além de facilitar a conclusão das missões, o modo cooperativo vai, de certa forma, ajudá-lo a evoluir mais rápido.

Se você não tiver amigos na mesma plataforma, saiba que o jogo tem um ótimo sistema de matchmaking para colocá-lo na partida de jogadores desconhecidos com níveis similares. Há, ainda, a opção de escolher se o loot será compartilhado entre os usuários do mesmo grupo ou se cada um terá o seu próprio baú. Seja novato na franquia ou jogador veterano, ambos podem usufruir do modo online da melhor maneira.

Explore os cenários e mantenha o estoque cheio

Dando continuidade ao formato estabelecido nos últimos jogos, há uma grande ênfase na exploração de cenários em Borderlands 3. O jogo vai incentivá-lo o tempo todo a vasculhar cada centímetro dos cenários em busca de armas novas e munição, já que todos os cantos estão recheados de baús e objetos de interação.

Ao invés de comprar munição nas máquinas de vendas, procure dedicar sua atenção a analisar os cenários de forma minuciosa. Para não correr o risco de ficar sem munição durante um combate decisivo, acostume-se a carregar mais de um tipo de arma na mochila, pois o herói armazena todo tipo de bala na bolsa, e não somente munição para suas armas ativas.

Faça missões paralelas

Um dos elementos centrais da jogabilidade de Borderlands é o sistema de nível de seus personagens – aplicado tanto ao jogador quanto aos seus inimigos.

Por isso, é essencial ficar sempre de olho no nível dos inimigos ao seu redor, já que todos personagens vão ficando cada vez mais poderosos conforme a história do jogo avança.

Uma das formas de garantir que seu Vault Hunter será sempre páreo para os desafios da campanha é cumprir não só missões de história, mas também side quests.

Espalhadas por todo o mundo do jogo, são elas que vão garantir ao jogador a experiência extra necessária para acompanhar a evolução de inimigos – além, é claro, de trazer recompensas únicas que você não encontraria durante a campanha.

Troque de armas com frequência

Com milhares de armas disponíveis, Borderlands também traz um sistema de níveis para todos os equipamentos do jogo: de escopetas a escudos, um personagem só pode equipar um item novo se estiver, pelo menos, no mesmo nível que ele.

Por isso, o desapego é parte essencial da jogabilidade de Borderlands. É normal ter um estilo favorito de arma, escudo ou granada, mas é importante saber também a hora de jogá-lo ou jogá-la fora e trocá-la por uma nova.

Fique de olho nas armas encontradas pelo jogo e troque-as por algo novo sempre que sentir que os inimigos estão ficando resistentes demais.

Saiba o score da sua arma

Uma das formas de comparar armas de modo simplificado em Borderlands 3 é saber de cabeça os escores de suas armas – o número no canto superior esquerdo da cartela da arma que ranqueia ela de acordo com seus status.

Quanto maior, melhor. Então, de forma geral, se você encontrar uma arma que tenha um score maior que o da sua, trocar a antiga pela nova pode ser uma boa ideia.

Carregue um arsenal diversificado

Além de ter milhares de armas de diferentes fabricantes e configurações, Borderlands 3 conta com seis categorias diferentes de armamento: pistolas, rifles, fuzis de precisão, escopetas, submetralhadoras e lança-mísseis.

Cada uma dessas categorias, é claro, utiliza seu próprio tipo de munição.

Por isso, o ideal é que o jogador carregue armas de diferentes tipos em seus quatro slots de equipamento – já que seu Vault Hunter terá assim mais munição para gastar com suas armas, ao invés de usar um mesmo tipo de munição com duas armas diferentes, mas do mesmo tipo.

Use danos elementais

Mais um detalhe sobre as armas de Borderlands é que muitas delas trazem algum tipo de dano elemental – que, é claro, garantem bônus de dano contra alguns tipos de inimigos.

Inimigos orgânicos – com barra de vida vermelha – tomam dano extra de armas de fogo. inimigos robóticos – com vida amarela – tomam dano extra de armas corrosivas; e inimigos com escudo – vida azul – tomam dano extra de armas elétricas.

Fora estes, temos também o dano de gelo, originalmente introduzido em Borderlands: Pre-Sequel, que não dá muito dano extra, mas permite imobilizar ou desacelerar alguns inimigos.

Radiação = OP

Substituto do antigo dano do tipo slag, o dano elemental radioativo é uma das grandes adições de Borderlands 3 – além de ser completamente quebrado.

Além do dano normal, qualquer arma radioativa dará dano extra por segundo ao inimigo e fará com que ele exploda logo após sua morte – dando dano extra em área e contaminando outros inimigos com radiação. Use e abuse.

Modos de tiro alternativos

Novidade de Borderlands 3, algumas das armas do jogo agora possuem modos de tiro alternativo – ampliando ainda mais as possibilidades do arsenal do seu Vault Hunter

Não esqueça de testá-los durante o combate e busque utilizar armas complementares – como, por exemplo, armas Maliwan que carregam dois tipos elementais diferentes em uma arma só.

Armas por e-mail

Um detalhe um tanto quanto escondido de Borderlands 3, dentro da aba “Social” do jogo, é o sistema de “e-mail” que permite o envio e troca de armas entre jogadores.

Além disso, no entanto, o sistema também conta com uma espécie de “clube de fidelidade” das fabricantes de armas do universo de Borderlands: quanto mais um jogador utilizar armas de uma fabricante específica, mais armas de presente ganhará por “e-mail”.

Por isso, não esqueça de checar essa aba do jogo com frequência para saber se recebeu algum equipamento extra de presente durante a aventura.

Mude as skills de seu Vault Hunter

Não são só as armas de Borderlands 3 que podem ser mudadas a qualquer hora: as skills também. Espalhadas pelo jogo, é possível encontrar várias estações de customização do personagem, que servem tanto para mudar a skin de seu Vault Hunter quanto as habilidades dele.

Com três árvores de habilidades disponíveis, o ideal é testar diferentes possibilidades com seu personagem antes de descobrir aquela que é sua favorita.

Em Boss Fights, deixe sempre inimigos vivos ao redor

Essa pode parecer contra-intuitiva, mas Borderlands tem um motivo para incluir uma grande quantidade de inimigos fracos junto com toda luta contra chefões: a mecânica Second Wind – que permite ao Vault Hunter “reviver” em uma curta janela de tempo após ser derrubado por um inimigo caso consiga matar outro inimigo a tempo.

Com chefões com várias fases espalhados pelo jogo, é importante deixar sempre um ou outro inimigo fraco durante a batalha para servir de ferramenta para ativar o Second Wind – e, assim, garantir que seu Vault Hunter não seja derrotado no finalzinho de uma longa batalha contra um boss.

Sempre verifique se há modos alternativos de disparo

Um novo recurso do Borderlands 3 é a adição de modos alternativos de tiro para várias armas no arsenal de pilhagem do jogo, mas pode ser fácil esquecer de fazer o melhor uso possível ou sentir completamente a falta deles. Sempre que você equipar uma nova arma, verifique a descrição do jogo no seu inventário para descobrir se ela possui modos de disparo alternativos e o que cada um deles faz…

Você poderá alternar entre os dois modos a qualquer momento usando o D-Pad, mas alterne sabiamente. Se um rifle sniper tiver danos por choque e corrosivos, por exemplo, certifique-se de usar o primeiro contra tipos de inimigos robóticos e o último contra quaisquer inimigos com escudos, pois esses elementos diferentes funcionam melhor contra seus respectivos materiais. Fique de olho, mude com sabedoria e com frequência, e você verá que o combate de Borderlands 3 é muito mais fácil de gerenciar.

Faça sua pesquisa para criar personagens

Como é costume em Borderlands, cada um dos quatro Caçadores de Vault jogáveis ​​em Borderlands 3 possui uma triagem de árvores de habilidades que podem ser investidas e personalizadas à medida que você as eleva durante a campanha. No entanto, a Gearbox já colocou online todas as árvores de habilidades de Vault Hunter em seu site, e a comunidade de Borderlands já trabalhou para descobrir as melhores e mais legais construções para cada herói, reunindo-as em um mega thread para sua leitura em Reddit.

Por exemplo, confira Dual Salamander Moze, que coloca total ênfase na produção de dano do personagem para aqueles com um estilo de jogo ‘atirar primeiro, fazer perguntas depois’. Como alternativa, há o Perma Invisible Crit Fl4K; uma compilação para a nova classe Hunter de Borderlands 3, que é sobre furtividade e subterfúgios, ideal para atiradores de elite, pois essencialmente permite que os jogadores permaneçam invisíveis o maior tempo possível enquanto recebem alguns golpes críticos muito pesados. Portanto, antes mesmo de entrar no Borderlands 3, dê uma olhada on-line (ou em nossos próprios guias de árvores de habilidades abaixo), encontre uma construção certa para você e comece a investir esses pontos de vantagem corretamente.

Borderlands 3 Zane árvore de habilidades

Borderlands 3 Amara árvore de habilidades

Borderlansd 3 FL4K árvore de habilidades

Borderlands 3 Moze árvore de habilidades

Faça uso dos ambientes destrutíveis

Não é que Borderlands tenha sido um jogo de tiro de qualquer maneira, mas vale lembrar que certos objetos e ambientes em Borderlands 3 podem ser atingidos ou destruídos completamente com balas e explosivos, deixando os inimigos com menos lugares para se esconder.

Obviamente, o inverso dessa destrutibilidade é que seu Caçador de Cofre também terá espaços menos viáveis ​​para recuperação, pois os inimigos serão tão bons em destruir a sua cobertura quanto a deles. Com isso em mente, é melhor manter-se móvel em Borderlands 3, com posições ofensivas avançadas, muitas vezes, a melhor estratégia de combate, mas se um determinado inimigo obcecado por cobertura estiver começando a acabar com você, um simples lóbulo de granada será rápido trabalho de sua defesa.

Apimente a cooperação com o modo de co-opetição

A Gearbox fez uma grande música e dançou sobre o fato de que o instanciamento de saque agora está separado entre os jogadores durante a cooperação em Borderlands 3, o que significa que você não precisará compartilhar itens com amigos e estranhos (online ou em tela dividida local), enquanto A escala de nível também garante que os Caçadores de Cofre menos experientes possam se unir a amigos mais adiante, sem ter que se preocupar em ficar sobrecarregados.

No entanto, se você deseja adicionar uma vantagem competitiva à sua confraternização em Borderlands, ou simplesmente deseja manter as coisas à moda antiga, é possível desativar o instanciamento de pilhagem e a escala de nível no menu principal do jogo com o Modo de Coopetição. Você estará lutando entre si pelas melhores armas de Borderlands 3, e qualquer Caçador de Vault que não consiga acompanhar o progresso de seus amigos terá uma batalha árdua nos combates sobreviventes, mas se você quiser um pequeno desafio extra no seu multiplayer sessões, fique à vontade para ativá-lo assim que quiser.

Barris elementares não se perfuram

O mecanismo de jogo de Borderlands foi aprimorado com um novo conjunto de simulações de física para Borderlands 3, o que significa que inimigos e itens se espalham pelo ambiente como ervas daninhas capturadas em uma tempestade de areia Pandorana. Para você, o importante TLDR é que os Caçadores de Vault agora podem perfurar barris explosivos em inimigos de longe, enviando-lhes um presente explosivo que, infelizmente, não termina em sorrisos.

Tudo o que você precisa fazer é aproximar-se de um barril antes que ele queime, enfrentar a direção que você está buscando e dar uma boa batidinha com o botão corpo a corpo, antes de observar os fogos de artifício. É uma ótima maneira de diminuir a distância de um inimigo particularmente difícil ou causar algum dano sério na área de efeito se você ficar sem granadas. Mais uma vez, porém, tenha cuidado para que essa tática não (literalmente) exploda na sua cara por engano.

Não ignore seus desafios de tripulação

Outro novo recurso que amplia ainda mais o conteúdo do Borderlands 3 é o Crew Missions, que é essencialmente a resposta da Gearbox aos itens colecionáveis ​​contextualizados, encontrados na forma de Typhon Logs, peças Claptrap e muito mais. É simples; complete todos os objetivos listados da missão de tripulação em uma única zona e você será recompensado com itens e equipamentos únicos.

Você pode acompanhar facilmente cada missão da tripulação a partir da seção de mapas do seu menu, mas a maioria dos itens colecionáveis ​​necessários aparecerá organicamente à medida que você avança na campanha e em várias missões secundárias em cada área. É apenas um caso simples de manter o controle de cada um à medida que avança por uma zona, mas não avance para o próximo planeta antes de envolvê-los, pois as recompensas valem o esforço.

Recupere itens perdidos do Santuário 3

Tomando uma nota do manual de Destiny, um certo número de itens de Borderlands 3 que acidentalmente passam por você no calor da ação será devolvido à seção de itens perdidos de sua sede a bordo do Sanctuary 3.

Abra a máquina e você poderá recuperar as armas que você deixou para trás disponíveis para equipar, completamente grátis. Visite a loja de Marcus no Santuário 3 para comprar SDUs que aumentam o tamanho do inventário para itens perdidos, permitindo recuperar mais armas da máquina por vez.

Recarregue sua munição instantaneamente com o clique de um botão

Embora a munição seja escassa em Borderlands 3, haverá várias vezes em que você precisará maximizar essas revistas, seja para se preparar para uma próxima briga de chefes ou simplesmente porque você está começando a ficar um pouco gatilho demais com a sua nova arma favorita.

As máquinas de venda automática da Marcus Munitions são frequentemente salpicadas por zonas exatamente por esse motivo, e – ao contrário dos jogos anteriores de Borderlands – essas paradas de píer permitem maximizar sua munição sem precisar procurar suas mercadorias. Basta pressionar o botão “Recarregar munição” quando estiver de frente para a máquina, e ela instantaneamente armazenará você … por uma pequena taxa, é claro.

Sempre complete os objetivos do bônus

Várias missões em Borderlands 3, incluindo missões secundárias externas à campanha, oferecerão objetivos de bônus opcionais que adicionam uma camada extra de desafio às suas missões na galáxia. Você pode ser solicitado a atirar em um chefe inimigo na parte traseira, por exemplo, ou matar uma certa quantidade de skags com armas explosivas.

Embora possam parecer caixas de seleção triviais para concretizar uma missão, a conclusão desses objetivos de bônus fornecerá recompensas extras ao concluir a missão, algumas das quais vêm na forma de armas raras que você não poderá encontrar em nenhum outro lugar, em topo de XP extra para subir de nível. Não os ignore.

Obtenha itens lendários com códigos de turno Borderlands 3

Os Códigos de Mudança de Borderlands são chaves digitais que podem ser usadas para desbloquear cosméticos e armas lendários em quase todos os jogos da franquia até agora, e Borderlands 3 não está excluído. Você encontrará um Baú de Ouro na sua base do Santuário 3, por exemplo, que garante conter itens épicos no mínimo, mas só pode ser aberto com o uso de Chaves de Ouro únicas (adquiridas através dos códigos Shift resgatados).

Felizmente, a Gearbox é bastante liberal quando se trata de distribuí-las, tanto como brindes nas mídias sociais quanto através de várias promoções on-line, e a maioria delas também não tem prazo de validade. Você pode conferir nossa lista completa de chaves atualmente válidas com o nosso guia para os códigos Borderlands Shift 2019 e resgatá-las na seção Social do menu principal do jogo.

Referências:

GameMe, The Enemy, wikipedia. techtudo.

Deixe seu comentário: