Factorio

Factorio é um jogo eletrônico de construção, gestão e estratégia. O jogo começou a ser desenvolvido em 2012 pela empresa Wube Software, sediada em Praga. O jogo foi lançado em modelo de acesso antecipado em 2016, e seu lançamento completo aconteceu em 14 de agosto de 2020, para Linux, Mac OS, Microsoft Windows. Além das vendas em acesso antecipado, uma campanha de arrecadamento de fundos foi realizada pelo Indiegogo em 2013 para financiar o jogo.

Jogabilidade

Factorio é um jogo de construção e gerenciamento com foco na coleta e no processamento de recursos, com elementos de estratégia em tempo real e sobrevivência. Jogadores utilizam recursos para automatizar partes de suas linhas de produção, assim podendo pesquisar máquinas e tecnologias mais avançadas, que em torno permitem automação ainda mais avançada. A versão atual do jogo é formalmente “vencida” ao se lançar um foguete espacial, o que requer a pesquisa de boa parte das tecnologias disponíveis. Entretanto, o jogo possui um mundo aberto, e é possível continuar jogando por tempo indeterminado após esse objetivo ser completado.

Defina para o modo pacífico para um início mais fácil

Embora você possa ser o único humano em todo o planeta em Factorio, certamente não é a única coisa viva. Criaturas indígenas chamadas Mordedores começarão a atacá-lo conforme sua fábrica cresce e começa a poluir sua casa – e podem tornar a vida muito difícil para você, especialmente no início do jogo, antes de você ter as defesas adequadas configuradas.

Se você está apenas começando com Factorio, recomendamos que configure seu primeiro mundo para o Modo Pacífico nas opções de jogo. Isso significa que os mordedores não o atacarão até que você os ataque pela primeira vez. Isso dá a você muito mais espaço para respirar para expandir sua fábrica e se preparar com algumas armas e defesas básicas antes de ir e começar uma luta com o ninho de Biter mais próximo.

Seu objetivo final é construir e lançar um foguete, mas esse é um projeto muito grande para ser realizado em uma única etapa. O que estamos falando quando dizemos “gols” é o próximo pequeno passo que você pode dar para desenvolver sua fábrica, de preferência algo que você possa completar nos próximos vinte minutos ou talvez na sessão de jogo atual.

Não tenha medo de espalhar as coisas

Um erro fundamental que os novos jogadores de Factorio cometem quando começam sua primeira fábrica é que eles não distribuem as coisas o suficiente. Os mundos Factorio são incrivelmente grandes e você sempre tem espaço mais do que suficiente para separar os módulos de fundição dos remendos de mineração e deixar muito espaço para correias e melhorias posteriores em sua fábrica.

Surgem problemas se você construir sua fábrica muito compacta: frequentemente, você terá que desconstruir muito mais do que o necessário para fazer uma simples mudança em uma parte de sua fábrica. Portanto, não tenha medo de espalhar as coisas.

Use os dois lados dos cintos

Os cintos são coisas maravilhosas na Factorio. Eles são incrivelmente versáteis e você pode usá-los para fazer quase tudo o que quiser quando se trata de enviar quantidades exatas de recursos em pedidos exatos para posições exatas.

Mas, por enquanto, vamos começar com uma lição poderosa sobre cintos que os iniciantes podem não ter percebido: você pode usar cada lado de um cinto para transportar diferentes tipos de recursos. Por exemplo, se você deseja colocar um módulo de fundição de ferro em funcionamento, pode alimentá-lo com uma única correia transportando minério de ferro à esquerda e carvão à direita, em vez de ter que usar duas correias separadas para cada recurso.

Conheça as proporções mais úteis

Para tornar as fábricas mais eficientes possíveis e ficar perpetuamente livre de gargalos de recursos, você precisará comprometer pelo menos algumas proporções de Factorio úteis para a memória. Vou listar alguns abaixo:

Os cintos vermelhos e azuis são 2x e 3x mais rápidos do que os amarelos, respectivamente.

São necessários 30 exercícios elétricos de mineração para preencher completamente um cinturão amarelo com minério (excluindo o urânio).

São necessários 48 fornos de pedra (ou 24 fornos de aço) para fundir um cinturão amarelo inteiro de minério.

A proporção ideal para energia a vapor é: 1 bomba offshore para 20 caldeiras e 40 motores a vapor.

A proporção ideal para energia solar é: 25 painéis solares para 21 acumuladores.

A proporção ideal para craqueamento de óleo é: 20 Processamento de óleo avançado para 5 craqueamento de óleo pesado para 17 craqueamento de óleo leve (mas simplificar a proporção para 8/2/7 funcionará bem o suficiente para a maioria das implementações).

Certifique-se de que você tem energia suficiente antes de iniciar um novo projeto

Ao longo de muitas centenas de horas jogando Factorio, percebi que novos projetos tendem a ser divididos em fases menores, e a primeira fase de quase todos os novos projetos deve garantir que você tenha energia suficiente para acomodar suas próximas compilações.

A grande maioria de sua fábrica requer energia para funcionar. Existem várias fontes de energia possíveis – algumas renováveis, outras não renováveis. Nosso guia de energia Factorio contém tudo que você precisa saber sobre esses diferentes tipos de energia e como garantir que sua produção de energia sempre exceda sua demanda de energia.

Arranje um veículo o mais rápido possível

Você sabe como, ao longo da história, certas invenções e descobertas impulsionaram a civilização em uma ordem de magnitude a cada vez? Bem, Factorio é o mesmo – e o primeiro salto verdadeiro em minha mente vem quando você obtém seu primeiro veículo.

Tradicionalmente, seu primeiro veículo será um carro simples. Mas este carro imediatamente permite que você viaje distâncias imensas muito mais rápido do que você jamais poderia fazer antes. Ele permite que você expanda sua fábrica com mais rapidez e lide com as ameaças do Biter. Conseguir seu primeiro carro é o ponto em que eu diria que o primeiro jogo do Factorio termina e o meio do jogo começa; e, portanto, encorajaria você a correr em direção a essa meta o mais rápido possível.

Conforme sua fábrica cresce, considere construir um ônibus principal e um shopping

A comunidade Factorio teve tantas ideias brilhantes ao longo dos anos que a Factorio está no Early Access. Entre essas ideias, as principais são o ônibus principal e o shopping, que ajudarão a melhorar drasticamente a eficiência de sua fábrica à medida que você avança para o meio do jogo.

Um ônibus principal é um grande conjunto ordenado de linhas de cintura que transportam vários recursos básicos em uma única direção. Seu objetivo é tornar muito fácil para você expandir sua fábrica, utilizando seu ônibus principal para recursos facilmente acessíveis.

Um shopping é uma seção de sua fábrica dedicada à construção automatizada de vários itens usados ​​com frequência, como cintos, aplicadores, mineradores e muito mais.

A construção de um ônibus principal e um shopping é um aspecto fundamental do meio do jogo da Factorio, e algo que você deve planejar com antecedência (em termos de espaço e disponibilidade de itens) quando estiver configurando sua fábrica pela primeira vez.

Não fique complacente com os ninhos do Biter

Mordedores são rápidos, cruéis, abundantes e mais do que capazes de estragar completamente seus planos se você não os tratar com o devido respeito. E isso é verdade para praticamente todas as fases de um jogo Factorio, porque com o passar do tempo, os Mordedores não apenas se expandirão e estabelecerão novos ninhos, mas também evoluirão para tipos muito mais fortes.

Você precisará evoluir com eles para defender sua fábrica das ameaças que os Mordedores representam. E não fique complacente nos momentos em que você está à frente da curva. Você pode ter descoberto que circular ninhos em seu carro e atirar granadas pela janela é uma ótima maneira de lidar com Mordedores por enquanto, mas logo eles ficarão fortes demais para essa tática, e a menos que você tome cuidado. serei oprimido. Tenha cuidado com os mordedores. A sério.

Aprenda a usar trens

Mencionei a potência dos trens antes, ao falar sobre veículos na dica nº 8, mas os trens são uma ferramenta tão poderosa em sua fábrica que preciso transformá-la em uma dica dedicada. Há muito que você pode fazer com os trens – isso não só permite que você viaje grandes distâncias da maneira mais rápida possível, mas, uma vez que você entenda o suficiente sobre os sistemas de trem, poderá criar redes de vagões que transportam recursos automaticamente por toda a sua fábrica .

Se você deseja descobrir como usar trens para melhorar drasticamente a eficiência de sua fábrica, não procure além do nosso guia de trens Factorio.

Aprenda as funções ocultas de objetos básicos

O Factorio está repleto de pequenos recursos e funções avançados de objetos básicos que você pode não perceber ou entender a princípio. Mas eles são indispensáveis ​​em certas situações para tornar sua vida mais fácil.

Aqui estão alguns exemplos: você sabia que pode clicar no X vermelho dentro de um baú e, em seguida, clicar em um dos slots de armazenamento do baú para limitar o quanto esse baú pode ser preenchido automaticamente? Ou que você pode clicar em um divisor de esteira e priorizar a pista esquerda ou direita para entrada e saída, e até mesmo fazer com que o divisor priorize um tipo específico de item?

Experimente clicar em diferentes estruturas do dia a dia no Factorio e brincar com o que é oferecido em sua IU. Você pode encontrar um novo recurso interessante que torna a vida mais fácil para você ao projetar e otimizar suas fábricas.

Bots de construção realmente valem a pena

Os robôs de construção são robôs que seguem o jogador, fornecendo-lhes recursos e criando plantas que eles colocam. Usar esses bots úteis renderá a qualquer jogador um grande aumento na eficiência e tornará a construção da fábrica dos sonhos uma meta alcançável.

Eles podem parecer caros, mas trabalhar para eles lentamente permitirá que muitos jogadores aumentem drasticamente a velocidade de expansão, bem como cortar árvores para liberar espaço extra. Quando o jogador médio do Factorio tiver acesso aos bots, eles parecerão relativamente baratos.

Use a tecla Alt

Aprender a usar a tecla Alt tornará a experiência de qualquer pessoa com o Factorio muito melhor. Essa chave permite uma sobreposição sobre máquinas específicas, informando aos jogadores exatamente o que estão segurando, produzindo ou construindo. Factorio, assim como outros grandes jogos de simulador, oferece benefícios para os jogadores que reservam um tempo para planejar cuidadosamente suas ações.

Essa chave tornará a fábrica muito mais organizada e as cadeias de abastecimento muito mais óbvias. Os montadores mostrarão seus produtos, os fornos mostrarão seus lingotes e os jogadores poderão facilmente ver quais materiais são necessários e onde. Aqueles que ficarem no topo de tudo isso serão capazes de manter as máquinas funcionando e produzindo aqueles pacotes científicos cruciais.

Jogue com a fila de pesquisa ativada

A Fila de Pesquisa permite que os jogadores coloquem tecnologias na fila para que nenhum tempo seja perdido escolhendo-as. Isso é ativado alterando as configurações de geração de mapa ou usando comandos do console. De qualquer forma, isso tornará a experiência Factorio de um novo jogador muito menos assustadora.

Isso fará com que o tempo passe mais rápido, o que, por extensão, pode talvez tornar a ação um pouco mais opressora. Ao mesmo tempo, porém, isso mais do que compensa, diminuindo as chances de invasores dominarem a fábrica de rápido crescimento. Isso dará aos jogadores muito mais tempo para reagir também, ajudando-os a avançar nas árvores tecnológicas, às vezes longas e intimidantes.

Não economize na defesa

Embora seja importante construir uma fábrica, também é crucial manter tudo o que já foi construído em funcionamento. Se os jogadores estão gostando do modo multijogador, isso pode ser atribuído a um dos jogadores.

Torres de canhão são a primeira linha de defesa e devem ser mantidas carregadas sempre que possível. A atualização para lasers assim que surgir a oportunidade dá a opção de converter eletricidade em potência defensiva. Os jogadores também não devem ter medo de sair e lutar contra os ninhos do Biter. Afinal, a melhor defesa é um bom ataque neste excelente simulador.

Use blueprints

Para jogadores que possuem esquemas sofisticados que desejam salvar, o Factorio tem uma solução fácil. Os projetos são uma maneira conveniente de armazenar e salvar layouts para montadores, fornos e qualquer outra coisa que o jogador médio do Factorio precise. Recursos inestimáveis ​​como esses ajudam a Factorio a superar outros jogos de simulador que costumam decepcionar.

Uma vez que o proprietário de uma fábrica pesquisando bots, ele também tornará sua vida muito mais fácil construindo automaticamente partes importantes da fábrica (que os jogadores colocam usando plantas).

Cápsulas venenosas destroem vermes

Usar cápsulas de veneno é uma maneira confiável de tirar torres (conhecidas como vermes) e garantir a segurança da fábrica. Os jogadores podem lançar essas cápsulas nos vermes e eles causarão danos ao longo do tempo até que o inimigo expire.

Os aspectos mais convenientes das cápsulas de veneno são que são baratas e podem ser criadas com rapidez e facilidade. Eles são, de longe, o meio mais eficaz de eliminar ninhos alienígenas hostis. No entanto, os jogadores que os usam devem ter cuidado para não ficar na nuvem, por razões óbvias.

Os baús de buffer facilitam a expansão

Os baús de buffer são essencialmente baús que são suportados por um dispositivo de inserção, permitindo aos jogadores pegar itens e usá-los antes sem retirá-los diretamente das máquinas. Os jogadores devem se certificar de não permitir que eles tomem uma grande quantidade, mas se implementados corretamente, eles tornarão a vida de qualquer jogador do Factorio muito mais fácil.

É um conceito semelhante ao apresentado em outros simuladores de gerenciamento de fábrica, como Satisfactory. Os jogadores com interesse na organização devem certificar-se de que o limite do buffer não é o mesmo para todos os materiais. O ferro, por exemplo, é muito mais abundante do que o urânio ou o aço.

Não tenha medo de crescer com recursos básicos

É sempre melhor começar a acumular estoques de itens básicos desde o início, para que uma fábrica não sofra as consequências de uma grande escassez de recursos. Ferro, cobre e carvão devem ser as maiores prioridades. Os jogadores devem sempre se certificar de que a fornalha e as áreas de mineração são grandes o suficiente; a produção seguirá em breve.

Também é vital lembrar que se uma área da fábrica entupir, por falta de um determinado recurso, logo seguirá todas as outras que requeiram esse recurso. Correr em prol do progresso nunca compensa. Como em Satisfatório , é melhor começar com muitos mineradores básicos. Todo o resto seguirá a partir daí.

Referências:

Rock paper shotgun, Game Rant, wikipedia.

Deixe seu comentário: