Sony desativa a PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP

As versões web da PlayStation Store para PlayStation 3 (PS3), PS Vita e PSP foram desativadas pela Sony neste fim de semana, o que impossibilita a compra de games antigos por meio de celular ou PC. Depois disso, os usuários não poderão adquirir materiais digitais para esses sistemas, incluindo jogos e adições. Isso se aplica à versão da Web do PlayStation Store e da loja sobre os próprios consoles.

O fechamento das lojas digitais implicará no fim de diversas atividades essenciais dos consoles antigos: você não poderá comprar jogos ou DLCs (dentro e fora dos jogos), além de temas e ícones de perfil estarem também barrados. Finalmente, o resgate de gift cards para fundos na carteira digital também será impedido – qualquer valor que você tenha resgatado antes do fim permanecerá disponível, mas apenas para o PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5).

📷 Sony desativa a PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP | The Enemy

Desligar o PlayStation Store no PlayStation 3 e PlayStation Portable ocorrerá em 2 de julho de 2021 e no PlayStation Vita – 27 de agosto. Depois disso, os usuários não poderão adquirir materiais digitais para esses sistemas, incluindo jogos e adições. Isso se aplica à versão da Web do PlayStation Store e da loja sobre os próprios consoles.

É digno de nota que, no PlayStation Portable Access ao PlayStation Store foi desativado em 2016, mas os jogos para o console poderiam ser comprados em sistemas compatíveis, como PlayStation 3 e PlayStation Vita.

📷 Sony desativa a PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP | Meu Xbox

Algumas funções, porém, permanecerão online mesmo depois das lojas fecharem. Qualquer conteúdo que você já tenha adquirido antes poderá ter seu download refeito.

O resgate de jogos via código, vouchers de assinatura da PlayStation Network e refazer o download de jogos adquiridos gratuitamente (mediante assinatura ativa) do serviço pago também continuarão sendo feitos normalmente.

📷 Sony desativa a PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP | Avalanche Notícias

A página também toca em um ponto interessante e, felizmente, de forma positiva: qualquer título “cross buy”, ou seja, que você tenha adquirido no PS3, mas que possa ser rodado no PS4 ou PS5, poderá ser utilizado nos dois consoles mais recentes. Mesmo que você não tenha nenhum dos dois neste momento, você pode guardar o jogo em sua biblioteca para baixá-los depois.

Se alguém, por um acaso, ainda tiver saldo em suas contas, ele permanecerá disponível para quando o usuário decidir migrar para o PS4 ou PS5.

📷 Sony desativa a PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP | O Povo

Jogos multiplayer, por enquanto, continuarão funcionando normalmente, ao menos os que ainda estão no ar. Estes games costumam ter servidores independentes e cabe a cada produtora decidir o tempo que ainda permanecerão online.

Referências:

Techtudo, Avalache Notícias, Olhar Digital, Tecnoblog.

Deixe seu comentário: