Project Zomboid

O Project Zomboid é um videogame de terror de sobrevivência de mundo aberto em desenvolvimento alfa pelo desenvolvedor independente britânico e canadense, The Indie Stone. O jogo se passa em um mundo pós-apocalíptico, infestado de zumbis, onde o jogador é desafiado a sobreviver o maior tempo possível antes de morrer inevitavelmente. Foi também um dos primeiros cinco jogos lançados na seção de financiamento alfa do portal de jogos Desura.

The Indie Stone foi sujeito a um revés de alto perfil dentro da comunidade de jogos indie após o roubo de dois laptops contendo o código do Projeto Zomboid. Desde então, o Projeto Zomboid apareceu no Steam Early Access para PC e continua o desenvolvimento até hoje. Project Zomboid é o primeiro jogo lançado comercialmente de The Indie Stone. Em outubro de 2018, o Build 40 foi lançado como estável e o próximo build estava em desenvolvimento. 

Gameplay 

O objetivo do Projeto Zomboid é sobreviver no condado fictício de Knox, dominado por zumbis, que foi colocado em quarentena pelo governo. O jogador precisa administrar coisas como fome, cansaço, dor e estabilidade mental para permanecer vivo. Para fazer isso, os jogadores devem procurar suprimentos para se manterem vivos por mais um dia, enquanto evitam os zumbis errantes. O jogo usa o tradicional estilo Romero de zumbis de movimento lento, embora alguns zumbis sejam mais rápidos do que outros.

O jogo em si apresenta dois modos de jogo: modo de sobrevivência e sandbox. No modo de sobrevivência, o jogador primeiro tem a tarefa de criar um personagem e, em seguida, sobreviver o maior tempo possível após o personagem surgir em uma das quatro cidades no Condado de Knox. Juntamente com outras cidades e pontos de interesse, o jogador tem a opção de começar o personagem em Muldraugh, Riverside, Rosewood ou West Point. O modo sandbox permite que os jogadores mudem várias mecânicas de jogo, como a velocidade e o número de zumbis que habitam o mundo, as condições climáticas e a disponibilidade de itens no mundo.

Além disso, o jogo apresenta um conjunto de cenários de ‘desafio’, que são únicos em comparação com a jogabilidade tradicional de sobrevivência. Isso inclui o último modo de espera, onde o jogador deve sobreviver contra ondas de zumbis ou um fluxo constante de zumbis, ganhando dinheiro por matar zumbis, que podem gastar em munição e armas. Ao criar um personagem, o jogador deve escolher uma profissão, cada uma com suas vantagens, e então escolher as características do personagem. Cada característica tem um valor de pontos atribuído a ela, positivo ou negativo, dependendo se é uma característica boa ou ruim. O jogador começa com 8 pontos de características disponíveis (se a ocupação desempregada for escolhida), que podem ser usados ​​para características positivas ou negativas. O jogador precisa de pelo menos 0 pontos para continuar e jogar o jogo.

Onde está a melhor base?

Todo mundo tem seus locais favoritos no Projeto Zomboid , mas às vezes pode ser intimidante encontrar uma base definitiva. Temos três sugestões para aqueles que ainda estão confusos sobre como enfrentar o apocalipse zumbi.

Twiggy’s é testado e comprovado. Localizado entre uma loja de armas, um mercado e árvores, você nunca ficará sem suprimentos enquanto estiver aqui. Se o seu estilo é segurança, a casa de fazenda na extremidade leste de Muldraugh é um ótimo local. Para aqueles que jogam em grupos, qualquer uma das igrejas de bom tamanho espalhadas pelo mapa funciona bem. Basta ter cuidado – prendê-los imediatamente pode ser complicado!

A agricultura é muito mais difícil do que parece

Todo bom jogo de sobrevivência de mundo aberto tem um sistema de cultivo, e o Projeto Zomboid não é diferente. O que nem sempre é aparente é a facilidade com que suas plantações podem sofrer a  influência de zumbis. Se um zumbi morrer perto de suas plantações, o sangue pode realmente infiltrar-se nas plantas e adoecê-las. Os zumbis também podem atravessar suas plantações, o que pode danificar as próprias plantas.

Para garantir que os zumbis não destruam todas as suas plantas, pratique um pouco de gerenciamento de espaço. Manter pequenos grupos de plantações separados por cerca de dois ou mais espaços é uma ótima maneira de garantir que, se um grupo ficar doente, o resto não será infectado.

O item mais importante do jogo

Você pode estar pensando que é uma arma, ou bandagens, ou mesmo comida. Mas na verdade são pregos! Eles são um item de artesanato usado em quase todas as receitas de carpintaria. Eles podem ser usados ​​principalmente para criar barricadas, que são essenciais para garantir que zumbis não destruam sua base.

As unhas também podem ser usadas para melhorar as armas. Se você tiver uma prancha ou um taco de beisebol pronto para usar, pode combiná-los com pregos para causar mais danos aos zumbis incômodos. Portanto, certifique-se de pegar todas as unhas que você vê. Você nunca sabe quando pode sair correndo no meio de um ataque!

O OUTRO item mais importante

As unhas não são o único objeto essencial. Eles podem ser usados ​​para uma outra coisa muito importante: pendurar lençóis. As folhas são cruciais puramente por sua versatilidade. Embora eles não possam fazer tanto quanto aqueles pregos confiáveis, eles podem ser usados ​​para cobrir janelas. Embora isso não seja exatamente um obstáculo para zumbis, vai garantir que eles não o vejam.

Isso é especialmente importante enquanto você está dormindo, pois os zumbis podem passar a qualquer momento e fixar os olhos em sua forma vulnerável! Lençóis também podem ser usados ​​para fazer bandagens, que são muito importantes quando você acaba de sofrer danos durante um ataque de zumbis.

Não pegue tudo

Apesar da importância dos pregos e dos lençóis, talvez o mais importante seja não pegar até o último detalhe. Como qualquer jogo de sobrevivência, você tem um inventário limitado, embora este seja baseado no peso. Bolsas e mochilas são seus amigos aqui, mas às vezes você pode não encontrar bolsas úteis por um tempo no jogo.

Estar no topo da gestão de estoque é, portanto, um aspecto essencial da sobrevivência. Pegar todas aquelas armas legais pode parecer uma boa ideia no momento, mas mais tarde, quando você precisar desesperadamente de suprimentos ou bandagens, poderá se arrepender.

Os melhores lugares para se alimentar

Encontrar lugares para procurar alimentos no mapa extenso às vezes pode ser difícil de fazer, especialmente quando você está sendo perseguido por hordas de zumbis. Também não ajuda que essas áreas possam ser limitadas, e você possa vagar por um tempo sem ver nem esconder nem cabelo de suprimentos.

Nunca tema! O mapa acima feito por um jogador motivado do  Projeto Zomboid destaca todas as áreas possíveis de forrageamento no mapa do jogo em vermelho. O mapa também tem uma escala de 1: 1, por isso combina perfeitamente com as coordenadas do mapa do jogo. Feliz procura de comida!

Obtendo uma segunda base

Mas espere – não falamos sobre conseguir uma base singular antes? Essa base é importante, mas o mais importante é garantir que você tenha um backup. Sobreviver significa preparar o Plano B ou mesmo o Plano C, e o mesmo se aplica ao Projeto Zomboid .

Mesmo que você possa se apegar à sua base original, os zumbis podem expulsá-lo da cidade a qualquer momento. A última coisa que você quer é ficar preso no meio do nada, sem nenhum lugar para se esconder. Encontrar uma segunda base garantirá que você sempre tenha para onde ir se a primeira base for invadida.

Loot, loot, loot!

Embora isso possa parecer autoexplicativo, saquear todos os zumbis pode se tornar rapidamente opressor quando você é atacado por uma horda particularmente grande. Saquear pode ser um incômodo e seguir em frente pode parecer mais fácil quando você precisa escapar de uma situação rapidamente.

Mas ainda é importante ter certeza de saquear todos os corpos que puder – você nunca sabe o que pode encontrar! Os suprimentos podem ser difíceis de encontrar e, como dissemos antes, os pregos e os lençóis são importantes. Corpos são lugares onde você pode encontrar esses itens cruciais, especialmente quando você está preso em uma situação difícil!

Prepare-se para ler

Mas este não é um jogo de zumbi? Bem, no Projeto Zomboid , os livros são como você atualiza sua experiência em uma determinada habilidade, incluindo carpintaria ou coleta de alimentos. Cada livro de habilidade tem um nível diferente de cinco.

O que não é tão conhecido é que a leitura de um determinado livro de habilidade vai te dar um multiplicador pelas ações realizadas com aquela habilidade. Se você ler um livro para iniciantes sobre carpintaria e depois serrar madeira, ganhará 3 vezes a quantidade normal de XP! Intermediário lhe dará 5 vezes mais XP, Avançado 8 vezes, Especialista 12 vezes e Maestria 16 vezes. Vá lá e leia!

Abraçar a morte

A lição mais importante do Projeto Zomboid é aprender a abraçar o inevitável. Mesmo que o jogo enfatize a morte, ainda é uma coisa difícil de lidar quando você está começando ou quando investiu muito tempo. Morrer depois de colocar esforço em uma base, ou plantações, ou apenas a simples sobrevivência pode ser frustrante.

Mas essa é a diversão e o desafio do Projeto Zomboid: saber que você pode juntar as peças e começar uma nova aventura novamente. E cada vez que você reinicia, você fica melhor em sobreviver por mais e mais tempo. 

Bandagens

Um simples arranhão pode fazer com que você perca o molho da vida por todo o chão, então certifique-se de fazer bandagens com lençóis ou roupas. As feridas infectadas precisarão de algum desinfetante ou álcool para ajudar. Mordidas têm uma chance muito, MUITO alta de transformá-lo em um saco ambulante de feio, mas há uma chance muito pequena de você sobreviver a isso.

Água

Após 2 semanas, o fornecimento de energia e água foi interrompido, então geladeiras, freezers, luzes domésticas, televisores e torneiras perderão a função. Você pode colocar panelas ou tigelas do lado de fora para que coletem a água da chuva ou construir um coletor de chuva.

Cuidado com os sistemas de alarme doméstico

Se você arrombar uma casa com alarme, está basicamente tocando um sino de jantar muito alto e agudo. Se você é tão infeliz, corra. Esconder-se no andar de cima não é viável, pois os mortos-vivos vão invadir a casa, e eles também não podem morrer de fome. Você pode. Então fuja.

Você pode ver por uma janela e ser visto por uma janela com 2 barricadas

3 barricadas significa que você não pode ver fora dela, assim como 4. Quanto mais barricadas, mais tempo demoram para passar. No entanto, adicione um lençol à janela e você terá algumas cortinas opacas que impedem que eles o vejam. Especialmente importante se você estiver dormindo perto de uma janela.

Os móveis também podem ser usados ​​para bloquear escadas

Preocupado com os mortos-vivos chegando e se deliciando com seus pedaços saborosos enquanto você está cochilando? Deixe cair uma TV na frente das escadas e durma são e salvo. No entanto, nem sempre bloqueará as janelas. Se o objeto for uma mesa, por exemplo, eles podem passar pela janela e passar por cima dela. Portanto, use uma geladeira ou uma estante, qualquer coisa da mesma altura que você.

Vale a pena fazer corda com lençóis

Encontre uma base legal com um segundo andar, tenha 2 cordas à mão e um prego e você terá uma bela entrada e saída para sua base que aqueles malditos sacos de carne não podem usar.

Armas de destruição em massa

Todas as armas têm prós e contras. Um personagem sorrateiro pode preferir uma faca, pois ela permite mortes furtivas com 1 acerto, desde que o inimigo não tenha se virado e visto você. As facas são rápidas e podem matar em combate aberto se forem bem cronometradas, mas exigem que você coloque seu corpo mole bem perto de nossos amigos infectados e também conserte o meed com frequência. Os morcegos e machados têm um longo alcance e bom rebatimento, além de serem capazes de acertar vários inimigos, mas requerem ambas as mãos para usar corretamente. Você pode usar 1 mão, mas transforma uma possível morte de 1 hit em 4 hits. Armas de fogo são barulhentas, requerem munição e podem errar se seu personagem não tiver nenhuma habilidade de pontaria. E se você ficar sem munição? Você vai acabar no trato digestivo podre de um zumbi.

Modo caixa de areia

O modo sandbox é realmente mais útil do que alguns podem imaginar. Eu, por exemplo, estava farto de zumbis passando trôpegos e derrubando minhas barricadas em pedaços sem nenhuma razão além de me mandar embora. Isso tornava a construção de defesas contra-intuitiva, já que eles sairiam de seu caminho para bater em minhas preciosas cercas.

No entanto, isso pode ser desativado no modo sandbox, o que significa que, contanto que você não faça barulho excessivo e mantenha as janelas cobertas, você ficará sozinho. Se você for visto entrando na casa, movendo-se pela casa ou dormindo, no entanto, eles virão na porta.

Os desenvolvedores declararam que o modo Sandbox não existe para tornar o jogo mais fácil. Pode, se você desejar, mas não é esse o propósito. O modo de sobrevivência é baseado em suas ideias sobre a tradição de zumbis. No entanto, se você discordar de suas idéias, inicialize o modo Sandbox e ative ou desative o que desejar. Você pode essencialmente personalizar toda a sua experiência no Projeto Zomboid de acordo com sua preferência.

Referências:

Gameplay tips, The Gamer, wikipedia.

Deixe seu comentário: