1HitGames

Nintendo Switch: iOS 16 terá suporte para Joy-Cons

A Apple realizou recentemente sua conferência anual de desenvolvedores (WWDC 2022) e, como de costume, o evento trouxe algumas novas atualizações sobre seus produtos e serviços.

O principal deles é o iOS 16, que será a mais nova versão do sistema operacional para iPhones e iPads. Embora não anunciado no site da Apple, o iOS 16 adicionará suporte nativo para os controles Joy-Con e Switch Pro Controller do Nintendo Switch.

📷 Nintendo Switch: iOS 16 suporte para Joy-Cons do Nintendo Switch | Divulgação

Para quem não está familiarizado, os Joy Cons são os controles que se encaixam nas laterais do console portátil Nintendo Switch. Eles podem ser usados, como um único controle, ou um único Joy Con pode ser usado como um controle para jogos mais básicos.

O recurso foi destacado por Riley Testut , o desenvolvedor por trás do emulador de videogame para iOS Delta. Ele compartilhou suas descobertas no Twitter, com uma captura de tela mostrando o controlador Switch Pro aparecendo no menu de configurações Bluetooth do iOS 16.

📷 Riley Testut, via Twitter | Reprodução

Testut disse que o iOS 16 suporta Joy-Cons únicos esquerdos ou direitos, ou ambos ao mesmo tempo como um controlador singular. Os usuários de iPhones e iPads com iOS 16 também poderão alternar dinamicamente entre o uso dos Joy-Cons. Apenas mantendo os botões de captura de tela e home por alguns segundos.

Além disso, Nat Brown, um gerente de engenharia na Apple, também confirmou suporte para os controles. A atualização também suporta os controladores 8Bitdo, BADA MOGA XP5-X Plus e Logitech F710 Gamepad.

Nintendo Switch: iOS 16

📷 Nintendo Switch: iOS 16 suporte para Joy-Cons do Nintendo Switch | Divulgação

Nao apenas os Joy-cons

A Apple regularmente adiciona suporte para controles de outros consoles em seus dispositivos. Em 2019, ela adicionou suporte para os controles do PS4 e Xbox One. Enquanto em abril de 2021, adicionou suporte para os controles do Xbox Series e DualSense.

Ainda não se sabe se outros controles do Switch, como os do NES, SNES, Mega Drive e N64, terão reconhecimento pelo iOS 16. Os iPhones também suportam os controladores PlayStation 5 DualSense e Xbox Series X. Desde o lançamento do iOS 14.5 em abril de 2021.

Os controladores podem ser personalizados no menu Bluetooth do aplicativo Configurações no iOS 16, que está disponível em versão beta para desenvolvedores a partir de hoje.

Nintendo Switch: iOS 16

📷 Nintendo Switch: iOS 16 suporte para Joy-Cons do Nintendo Switch | Divulgação

IOS 16

O iOS 16 foi anunciado como uma das muitas revelações da Apple WWDC 2022. Algumas outras funções de destaque que chegam incluem a opção de customizar a sua tela de bloqueio com widgets e editar ou até apagar uma mensagem.

O iOS 16 se tornará disponível com um beta público em julho, enquanto um lançamento oficial é esperado até dezembro. A novidade será compatível com iPhones, a partir do 8, e modelos mais novos, como por exemplo o iPhones XR e o iPhone 13.

Nintendo Switch: iOS 16

📷 iOS 16 novo sistema operacional da Apple | Divulgação

Vale apontar que, por enquanto, o iOS 16 ainda está em fase beta para desenvolvedores. Por isso esperam-se alguns bugs, e alguns usuários já relataram problemas para alternar entre Joy Con simples e combinados.

Referencias:
IGN BRASIL, Olhar Digital, The Verge, Mac Rumors.

Extras Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑