1HitGames

13 Sentinels: Aegis Rim

13 Sentinels: Aegis Rim é um videogame de 2019 desenvolvido pela Vanillaware e publicado pela Atlus. Foi lançado para o PlayStation 4 no Japão em novembro de 2019 e mundialmente em setembro de 2020, com uma versão do Nintendo Switch lançada em abril de 2022. O jogo é dividido entre segmentos de aventura de rolagem lateral e batalhas de estratégia em tempo real (RTS), e segue treze estudantes do ensino médio em um Japão fictício dos anos 80 que são arrastados para uma guerra futurista entre mechas e Kaiju hostis em uma narrativa não linear .

O diretor e escritor George Kamitani concebeu o jogo em 2013 após a conclusão de Dragon’s Crown , originalmente lançando-o para uma linha de brinquedos. 13 Sentinels iniciou a produção dois anos depois, descartando o elemento da linha de brinquedos sob a Atlus. A produção provou ser um desafio para a Vanillaware, pois o estúdio lidou com a carga de trabalho e os desafios de desenvolvimento. Ao contrário dos trabalhos anteriores, Kamitani trabalhou sozinho no roteiro e entregou as tarefas de design de personagens para Yukiko Hirai e Emika Kida. Hitoshi Sakimoto e seu estúdio Basiscape, que cuidou da música dos jogos anteriores da Vanillaware, revisitaram seus papéis.

Originalmente programado para ser lançado em 2018 no PlayStation 4 e no PlayStation Vita, o jogo foi adiado para 2019 com o cancelamento da versão Vita. A localização em inglês da Atlus West se mostrou desafiadora devido à pandemia do COVID-19. Ele teve um início lento nas vendas após seu lançamento no Japão antes de superar as expectativas da Atlus, vendendo mais de 500.000 cópias em todo o mundo até novembro de 2021. A recepção da crítica foi geralmente positiva, com elogios à narrativa e design de arte, embora vários revisores culpou os segmentos RTS como a parte mais fraca do jogo.

Ajuste a dificuldade

Os elementos de romance visual de 13 Sentinels não fornecem nada que exija uma mudança na dificuldade do jogo. Para pessoas que não estão familiarizadas com jogos de estratégia, no entanto, é recomendado que comecem com os modos Normal ou Casual.

Todos os cenários de luta acontecem no modo Destruição do jogo. É uma mistura de estratégia em tempo real e técnicas de defesa de torre. Não é muito complexo, mas oferece alguns obstáculos inesperados, especialmente no Switch devido a atualizações exclusivas.

Interaja com todos e com tudo

13 Sentinels Aegis Rim é um romance visual com muitas conversas e interações. Ao clicar no botão X/B, você pode explorar cada local e conversar e/ou interagir com tudo.

Quando o jogador não está claro por que o enredo não está avançando, geralmente é porque o jogador negligenciou algo com o qual deve interagir. Alguns objetos requerem interação com o botão Triângulo/X, que será salvo na Nuvem de Pensamentos.

Use a Nuvem do Pensamento

Como indicado anteriormente, pressionar o botão Triângulo ou X no Switch interage com itens e eventos cruciais. A Nuvem de Pensamentos do protagonista armazena esses eventos ou comentários significativos, dependendo de com quem se falou. É uma técnica para o jogo empregar a voz interior de um personagem como mecânica de jogo.

Quando momentos e frases importantes forem salvos na Thought Cloud, o jogo informará ao usuário. Esses pensamentos internos são necessários para que o jogador atravesse o jogo e compreenda melhor os personagens, seus amigos e os eventos emocionais que estão se desenrolando ao seu redor.

Leia tudo

Com os Arquivos Misteriosos em 13 Sentinelas Aegis Rim, há muito material de leitura para desbloquear e consumir. Os Mystery Files servem como uma enciclopédia para os jogadores aprenderem sobre a narrativa do jogo e os principais eventos.

Esses Arquivos Misteriosos podem ser desbloqueados passando pela história do jogo ou usando Pontos Misteriosos para desbloqueá-los. Esses Pontos Misteriosos são obtidos no Modo Destruição do jogo por meio de lutas. No entanto, é preferível completar todas as seções da história do jogo antes de passar para os cenários de combate.

Atualize o Terminal

Há muitas atualizações para gastar Metachips em 13 Sentinels Aegis Rim , mas o Terminal deve sempre ser atualizado primeiro. O objetivo deve ser levar o Meta System ao nível 10 o mais rápido possível. Os jogadores poderão aumentar sua ampliação de metachip em 6 níveis como resultado disso.

Isso aumentará a quantidade de Metachips que o jogador recebe das vitórias de luta do Modo Destruição. O aumento do número de Metachips permitirá que os jogadores dediquem mais tempo a outras atualizações em 13 Sentinelas, como o armamento dos Sentinelas.

Poder através do jogo

13 Sentinels tem cerca de 35 horas de duração – e é um jogo que você vai querer dominar. A história em si é dividida em duas partes: o presente – isto é, os estágios da batalha – e o passado – isto é, o modo história. Se isso não fosse complexo o suficiente, existem 13 histórias de personagens para percorrer – mas você não pode passar por elas uma de cada vez. Em vez disso, você estará constantemente alternando entre todas as histórias dos personagens de uma maneira não linear. Embora você provavelmente consiga descobrir quando os eventos de cada personagem estão acontecendo em relação um ao outro, se você largar este jogo por algumas semanas e voltar, provavelmente ficará muito perdido – e terá que passe uma ou duas horas revendo várias cenas no visualizador da linha do tempo do jogo para recuperar o atraso.

Faça o máximo possível da história antes de fazer as batalhas

Quando o jogo começar, você alternará entre os prólogos e batalhas de vários personagens no presente. No entanto, uma vez feito o prólogo, você terá muito mais liberdade. Você pode passar para mais batalhas ou progredir nas histórias dos vários personagens.

Minha recomendação é fazer a história de cada personagem até que você não possa mais progredir. Em seguida, faça as próximas 5 batalhas antes de retornar ao modo história e repetir o processo. A razão para isso é que as batalhas acontecem cronologicamente após as histórias dos personagens. Embora as batalhas não sejam exatamente cheias de enredo, há cenas de enredo antes e depois de cada batalha que contêm spoilers para as cenas da história – e honestamente, as versões da história lidam com essas revelações muito melhor.

Leia os arquivos misteriosos que você desbloqueia

Completando batalhas, objetivos especiais e usando pontos misteriosos, você pode desbloquear arquivos misteriosos. Eles cobrem tudo, desde a tecnologia e os tipos de inimigos até os locais e a comida que nossos heróis encontram. Mas os que você deve desbloquear imediatamente são aqueles relacionados aos personagens – principais e secundários. Eles não apenas contêm detalhes sobre os personagens que você pode ter perdido, mas também são continuamente atualizados com informações novas e importantes à medida que a história avança.

Confira o visualizador da linha do tempo depois de vencer o jogo

Depois de vencer o jogo, você obtém um visualizador de linha do tempo atualizado. Não apenas permite que você veja toda a história e a história individual de cada personagem principal cronologicamente, mas também faz o mesmo para muitos dos personagens coadjuvantes. É super útil, especialmente em uma história que brinca com o tempo como 13 Sentinels .

Ah… e não se esqueça de conferir o final da linha do tempo completa para uma espécie de final extra secreto.

Você pode ignorar sua pontuação

No lado da batalha, você notará que tem duas coisas que acumula, pontuação e Meta Chips. A pontuação é útil para obter rank S, mas é o seguinte, você provavelmente não terá problemas para obter um rank S em todas as missões se fizer uma coisa simples: nunca clique no botão de recuperação na tela de carregamento da missão.

Basicamente, para cada duas batalhas em que um piloto luta, ele precisa ficar de fora. No entanto, como você tem 13 personagens para escolher, você sempre terá uma equipe completa para jogar. Claro, você precisará rotacionar seus personagens para ter uma equipe viável, mas se você nunca usar a recuperação, você cria um combo de pontuação insano que quase garante e rank S – bem, pelo menos se você seguir as outras dicas neste guia.

A pontuação também permite desbloquear arquivos misteriosos. Você obterá um ou dois pontos de desbloqueio por batalha naturalmente – embora com habilidades de terminal de aumento de pontuação você possa obter 20 por batalha. Para a maior parte do jogo, isso realmente não importa. No entanto, quando você está perto do final do jogo e desbloqueou todos os arquivos misteriosos possíveis, os pontos misteriosos se transformam em algo muito mais útil: Meta Chips.

Maximize seus Meta Chips antes de atualizar qualquer outra coisa

Embora a pontuação possa ser basicamente ignorada se você nunca redefinir seu medidor de combo recuperando, meta chips são vitais para você vencer as batalhas em primeiro lugar. Meta chips são a moeda usada para atualizar as estatísticas de seus sentinelas, atualizar seus ataques especiais e ensinar-lhes novos ataques especiais.

Você ganha algumas fichas apenas jogando a história, mas você obterá a maioria delas matando inimigos em batalha. Você pode aumentar o valor obtido atualizando a habilidade Meta Chip Magnification no terminal. Serão necessários cerca de 45.000 meta chips no total para atualizá-lo para o máximo (15.000 meta chips para atualizar para o nível 6 Meta-System e 30.000 para o nível 6 Meta Chip Magnification). Pode parecer muito no começo, mas é o presente que continua dando, então quanto mais cedo você fizer isso, melhor será. (E lembre-se que mesmo fazê-lo parcialmente aumenta massivamente os Meta Chips que você obtém, tornando mais fácil maximizar.)

Além disso, você realmente não precisará atualizar nenhuma arma para as primeiras batalhas – não se você se lembrar disso…

Sentinelas são suas melhores amigas

Juro, Iori e Ryoko pilotam sentinelas de segunda geração. Embora estas sejam as sentinelas do tipo “all-rounder”, você não as usará como nada além de fábricas para abrir torres automatizadas de canhão elétrico, curva após curva. Essas torres são a chave para a vitória e só ficam mais poderosas à medida que você as nivela – o que deve ser uma de suas principais prioridades.

Você sempre deve ter pelo menos um sentinela de segunda geração em cada batalha (a menos que os objetivos da missão especial não permitam). Conforme você avança no jogo, é melhor lançar Juro e Iori juntos. Então, quando eles estiverem em cooldown após duas batalhas, use Ryoko, pois ela tem a habilidade única de lançar 2 sentry guns de uma só vez, graças ao seu Hyper Condenser (que você deve desbloquear o mais rápido possível). Se puder, tente escalonar seu uso para que todos os 3 possam destruir o chefe juntos a cada cinco batalhas.

Para melhor efeito, quando estiver na defesa, coloque suas torres nos pontos cardeais ao redor do terminal. Feito isso, preencha os pontos intercardinais. Isso lhe dará cobertura máxima. Quando em missões ofensivas – ou seja, batalhas contra chefes – coloque as primeiras torres ao redor do terminal, mas depois comece a colocá-las em posições avançadas para que possam atingir o chefe. Apenas não os agrupe quando estiver no ataque, pois os chefes adoram seus ataques AOE ultra-poderosos que podem matar uma torre em um golpe.

Também deve ser notado que Renya, Shu, Megumi e Yuki podem lançar interceptadores autônomos. No entanto, embora úteis, eles não têm poder para as torres sentinelas – e honestamente, as sentinelas de quarta geração têm coisas mais úteis para fazer do que constantemente lançar interceptadores.

Nenji e Yuki são seus assassinos de chefes

Em muitos níveis, existem chefes, fábricas que bombeiam um fluxo interminável de unidades inimigas, ou ambos. Embora os railguns possam fazer o trabalho eventualmente, é muito mais fácil confiar nos mestres corpo a corpo: Nenji e Yuki.

Nenji, em sua sentinela de primeira geração, pode causar mais dano em um único turno do que qualquer outro personagem. Suas habilidades são construídas em torno do uso (e abuso) do Demolish Blade, que ignora a armadura e causa muito dano. Sua habilidade Hyper Condenser (que você deve desbloquear o mais rápido possível) fortalece o Demolish Blade ainda mais – o suficiente para que a maioria das fábricas caia em um único golpe. Mas no caso raro em que isso não é dano suficiente, ele pode liberar seu limitador para dobrar seu dano (e movimento) por um curto período de tempo. É realmente insano.

O único ponto fraco de Nenji é que seu mecha precisa usar estradas para chegar onde está indo. A sentinela de quarta geração de Yuki, por outro lado, não. Enquanto seu mecha voador deve ser para suporte, suas habilidades incluem Counter e Chobham armor – o que significa que ela não sofre dano de pequenos inimigos e os mata automaticamente quando eles tentam. Para os chefes, tudo o que ela precisa fazer é voar até eles e usar seus espinhos nas pernas. A maioria das fábricas será reduzida a um par desses ataques.

Keitaro e Tomi são seus assassinos de escudo

Eventualmente, os inimigos começam a construir torres de escudo que tornam todos os inimigos ao alcance muito mais difíceis de matar – mesmo o spam de torres de sentinela não será suficiente. Essas torres de escudo são geralmente posicionadas na parte de trás da formação inimiga. Claro, você pode enviar Yuki para eliminá-los, mas é meio que um desperdício de suas habilidades de ataque de alvo único.

A melhor opção são seus usuários de railgun. Em suas sentinelas de terceira geração, Keitaro e Tomi podem derrubar torres de escudo em quase qualquer lugar do mapa sem se mover usando suas armas de trilho. Mas o que os torna melhores do que o Natsuno é que seus canhões ferroviários são muito mais fortes. Miura tem acesso ao mega railgun que causa o dobro do dano por tiro. Tomi, por outro lado, tem um Hyper Condenser desbloqueável que lhe permite disparar dois tiros por turno. Claro, estes não apenas destroem torres de escudos – quase tudo, exceto fábricas, será derrubado em um único tiro. Portanto, eles são úteis em quase todas as situações.

Flares de defesa antiaérea são sua primeira e última linha de defesa

Todas as sentinelas de primeira geração podem usar sinalizadores de defesa antiaérea. Estes fazem duas coisas importantes: 1) destruir instantaneamente qualquer míssil que entre em sua área de efeito e 2) causar dano ao longo do tempo a inimigos voadores. Quanto mais você avança no jogo, mais importante é sempre ter uma camada de sinalizadores de defesa antiaérea sobre o terminal – assim como as torres/sentinelas que o cercam. Na verdade, existem algumas batalhas posteriores em que você pode querer que um sentinela de primeira geração (além de Nenji, pois ele tem coisas melhores para fazer) simplesmente acampe na base sem fazer nada além de acender sinalizadores e defender para restaurar o EP.

Não se esqueça de seus torpedos/mísseis de gravidade

Todas as sentinelas de quarta geração têm a capacidade de lançar mísseis de sinalização, mísseis de gravidade ou ambos. Os Torpedos Flare criam uma área ampla dentro da qual todos os inimigos recebem dano continuamente – sejam eles no chão ou no ar. Colocar um desses em um ponto de spawn inimigo tornará o trabalho de todos muito mais fácil. Gravity Missiles, por outro lado, fazem duas coisas: 1) param o movimento inimigo por um período limitado de tempo e 2) agrupam todos eles em um belo pacote para mísseis ou railguns.

Referências:

Joy Freak, Biggest in japan, Wikipedia.

Nintendo Switch, PS4 Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑