1HitGames

Chained Echoes

Chained Echoes é um videogame RPG de 2022 criado por Matthias Linda e publicado pela Deck13 Spotlight para Linux, macOS, Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

O jogo é inspirado nos clássicos jogos de RPG japoneses da década de 1990, apresentando combate por turnos, visuais no estilo de 16 bits e uma narrativa com vários personagens.

Linda foi influenciada por jogos como Xenogears, Terranigma, Secret of Mana, Suikoden 2, Breath of Fire, The Legend of Dragoon e Final Fantasy VI. O jogo foi elogiado por vários críticos por corresponder à qualidade de sua inspiração, ao mesmo tempo em que oferece avanços modernos.

Jogabilidade 

Chained Echoes é um videogame RPG com visuais no estilo de 16 bits e combate baseado em turnos. Ao contrário da maioria dos jogos de RPG mais antigos que apresentam encontros aleatórios, os inimigos são visíveis no mapa e desencadeiam encontros na mesma tela, semelhante ao Chrono Trigger.  As batalhas são baseadas em turnos e cada personagem do grupo do jogador tem um ataque padrão, várias habilidades especiais, itens e uma postura defensiva. Em combate, os membros do grupo usam ataques e habilidades que aumentam o medidor de “overdrive”, que atinge uma zona verde ideal onde as habilidades são mais eficazes. No entanto, o medidor de overdrive pode superaquecer e o grupo deve descarregar parte do excesso usando habilidades específicas, como defesas e “Ultra Moves”.

Chained Echoes se passa no continente de Valandis, na época de uma guerra multigeracional entre três reinos. Ao contrário de outros jogos de RPG, os personagens em Chained Echoes não sobem de nível, em vez disso, aumentam as habilidades automaticamente durante a batalha, com recompensas adicionais de pontos de habilidade. O jogador controlará um grupo de até 8 personagens. A duração estimada do jogo é de até 30 ou 40 horas.

Não tem sistema de nível tradicional

Apesar de se inspirar nos JRPGs clássicos do SNES, Chained Echoes não faz uso de um XP tradicional e sistema de progressão de personagem baseado em níveis. Em vez disso, os personagens podem se tornar mais poderosos obtendo Grimoire Shards. Obtidos principalmente ao vencer chefes, os Fragmentos de Grimório podem ser gastos em habilidades em 3 categorias: Ação, Passiva e Boosters de Estatísticas. É possível ter um total de 8 habilidades de ação e 5 habilidades passivas equipadas por personagem, sem limite para Stat Boosters.

Ambos os slots Action e Passive são divididos em seções “Character” e “Class”. As habilidades desbloqueadas pelo seu personagem podem ser equipadas em ambas as seções, enquanto as habilidades do Emblema de Classe só podem ser colocadas nos slots de “Classe” até atingirem o Nv. 3.

As habilidades equipadas ganham SP, o que fará com que subam de nível assim que o suficiente for obtido. Os personagens também obtêm SP diretamente, que também pode ser gasto para atualizar as habilidades. O pool de SP desse personagem é limitado a 999, então sempre vale a pena gastá-lo à medida que avança na história

Atualizações de equipamentos são extremamente importantes

Durante o primeiro ato de Chained Echoes , você terá acesso a melhorias de equipamentos e cristais. Ambos são incrivelmente importantes quando se trata de combate, sendo o primeiro uma maneira fácil de obter um aumento rápido de estatísticas antes de encontros difíceis. Armas e armaduras vêm em 10 classificações (marcadas por estrelas abaixo de seus nomes) e cada uma pode ser atualizada duas vezes. Um equipamento atualizado duas vezes geralmente é melhor do que um equipamento atualizado de nível superior. É por isso que você deve sempre pegar itens colecionáveis ​​e lutar contra inimigos quando possível – cada atualização ajuda.

Os cristais também são uma boa maneira de aumentar as estatísticas, mas exigem um pouco de sorte. Você obtém cristais de fontes de cristal vermelho em cada mapa. Estes podem ser encaixados em equipamentos, embora cada um tenha um determinado tamanho. O equipamento começa com 2 slots para cristais, com cada atualização adicionando 1 extra. As joias também podem ser combinadas, que é a única maneira de obter o Rank V ou versões superiores.

Existem alguns limites para combinar cristais:

O cristal base deve ter uma pureza de 1 ou mais (isso diminui em 1 cada vez que você combina outra gema nele)

O cristal do fusível deve ser do mesmo tipo da base (a classificação não importa)

O cristal fusível não deve ser um que já tenha sido combinado antes (isso é marcado por um asterisco)

Depois de obter os cristais desejados, eles podem ser encaixados na engrenagem. Equipar vários do mesmo tipo, seja na mesma peça de equipamento ou na arma e armadura do seu personagem, permitirá que você obtenha níveis mais altos desse efeito (ou seja, 2 gemas de nível III concederão o efeito de nível V geral).
É possível remover um cristal do equipamento também, embora isso mude sua pureza para 0 e dê a ele um tamanho muito maior do que antes (geralmente tamanho 3). Isso torna mais difícil reutilizar cristais de alto escalão em equipamentos posteriores.

Respeite o Medidor de Overdrive

Durante as batalhas, você deve sempre ficar de olho no medidor Overdrive. Mantê-lo no verde reduzirá pela metade o TP gasto em habilidades, permitindo que você permaneça na luta por mais tempo. Isso é especialmente útil no início, pois você não terá muitas maneiras fáceis de restaurar TP fora de certos itens. Além disso, a menos que você saiba que a luta terminará naquele turno, nunca deixe que ela chegue ao vermelho.

Embora isso possa parecer óbvio, há uma série de coisas que podem fazer com que o medidor de Overdrive fique vermelho rapidamente. Para começar, todas as curvas inimigas moverão o marcador Overdrive para a direita. Isso se aplica até mesmo a inimigos que podem agir duas vezes (ou até 3 vezes) por turno. Também é um problema para grandes encontros com inimigos, então às vezes pode ser melhor focar em 1 oponente, em vez de no dano do grupo.

Uma maneira de reduzir o Overdrive a níveis seguros que você pode ignorar são os itens “X Overdrive”. Eles contam como desencadeando o efeito Overdrive correto, o que é útil se você estiver executando poucos (ou nenhum) do tipo de habilidade correto.

Sempre trabalhe em direção aos objetivos no quadro de recompensas

Ao passar por cada cidade, área do mundo superior ou masmorra, sempre vale a pena fazer um desvio para encontrar itens e outras guloseimas. Baús vermelhos sempre terão algo bom – geralmente equipamentos ou itens-chave – embora os baús regulares sempre valham a pena por itens e dinheiro. Além disso, algumas áreas também possuem cavernas escondidas e tesouros enterrados.

Tudo isso está ligado ao Quadro de Recompensas, que dá dinheiro, SP e itens para completar cada objetivo. Existem objetivos para encontrar baús, tesouros enterrados ou apenas para visitar cada segmento de um mapa. No entanto, a principal atração do Quadro de Recompensas são os Estilhaços de Grimório extras e a Água Sagrada que você pode obter ao criar uma cadeia de objetivos concluídos. Grimoire Shards são especialmente úteis, pois não é possível triturar os níveis e podem permitir que você desbloqueie algumas habilidades poderosas mais cedo do que se apenas seguir a história.

No entanto, não se preocupe muito se achar que pode ter perdido alguma coisa em uma área. Assim que o ato II começar, você poderá encontrar o NPC Vesta do mapa-múndi, que está preso em uma pequena ilha no meio de Valandis. Uma vez resgatados, todos os baús restantes, cavernas escondidas ou tesouros enterrados na área atual serão mostrados no canto inferior direito da tela. 

Fragmentos de grimório e prioridades de habilidade

Grimoire Shards agem efetivamente para aumentar o nível de seus personagens em Chained Echoes. Você não preenche uma barra de experiência e obtém um aumento de estatísticas ou obtém novas habilidades dessa forma; em vez disso, você será recompensado com Grimoire Shards ao derrotar os chefes. Para cada chefe que você derrota, seus personagens ganham um Grimoire Shard para si mesmos, que você pode gastar no menu Skills.

À medida que você gasta Grimoire Shards, às vezes você recebe uma adição de bônus a várias estatísticas, o que reduz um pouco a necessidade de escolher aumentos de estatísticas simples.

No entanto, cada pequeno ponto conta em Chained Echoes, então você deve tomar cuidado para se espalhar uniformemente com suas habilidades.

Neste menu, você verá que pode gastar Fragmentos de Grimório em Habilidades de Batalha, Habilidades Passivas ou aumentos de estatísticas planas. Ter mais habilidades de batalha sempre será benéfico, pois oferece mais opções ofensivas ou defensivas em combate; enquanto os passivos envolverão habilidades que permitem causar mais dano a tipos específicos de inimigos, resistir a certos elementos, aumentar as taxas de esquiva e crítico e assim por diante.

No início do jogo, você enfrentará muitos inimigos do tipo Besta, Morto-vivo e Dragão, o que significa que provavelmente desejará investir nessas habilidades passivas de ‘Assassino’ para aumentar sua produção de dano. Você só pode equipar três habilidades passivas em cada personagem, que podem ser trocadas no menu de habilidades e, para qualquer habilidade subir de nível, elas precisam ser equipadas. Você obtém Fragmentos de Grimório suficientes ao longo do jogo para desbloquear todas as habilidades, então não se preocupe em ficar fora de uma habilidade.

Roube tudo o que puder

Um dos principais membros do grupo, Sienna, vem com a habilidade Pilfer. Usar isso permite que você roube um item de mobs e chefes aleatórios, algo que você vai querer aproveitar. Roubar pode recompensá-lo com novos equipamentos, materiais de atualização e itens de inimigos , dobrando efetivamente a quantidade de coisas que você pode obter de uma luta. Roubar de mini-chefes às vezes lhe dará uma pepita de cobre, que pode ser vendida por uma boa quantia.

Haverá um pequeno ícone de dica de ferramenta no menu de batalha informando se o inimigo que você selecionou pode ser roubado, para que você nunca perca uma vez com Pilfer. Se errar, você teve um pouco de azar. As taxas de roubo são surpreendentemente generosas em Chained Echoes, ao contrário de alguns outros JRPGs, valendo a pena gastar um ou dois turnos tentando roubar algo extra de seus inimigos. Assim como em Final Fantasy 9, roubar de chefes lhe dará grandes recompensas, mas nenhuma pode ser obtida apenas com roubo; servindo como uma forma de obter mais do mesmo material ou pegar uma peça de armadura mais cedo do que o normal.

Use Debuffs Elementais e Efeitos de Status em Combate

A menos que haja uma resistência específica a um debuff como veneno, cegueira, sono e assim por diante, você sempre infligirá o status se atacar um inimigo com ele. Desde o início do jogo, você terá acesso a veneno e sangramento, ambos extremamente poderosos para destruir inimigos poderosos. Há também um sistema de fraqueza elementar que permite causar dano extra se você explorá-lo.

Se um inimigo já tiver uma fraqueza para atirar, você pode adicionar o status de óleo a ele; fazer isso acumulará com a fraqueza elementar inata, aumentando ainda mais o dano. Este é um combo que você pode explorar extremamente cedo no jogo, graças ao ataque de infligir óleo de Glenn e aos ataques elementais de Lenne. O combate pode ser desafiador em Chained Echoes, então usar esses sistemas permite que você controle o fluxo da batalha um pouco melhor e lhe dê uma vantagem.

Quando atualizar suas armas

Antes de seu grupo deixar a primeira cidade de Farnsport, você primeiro desbloqueará a opção de atualizar armas, armaduras e joias de slot em seu equipamento para dar a eles estatísticas extras. Embora você deva combinar e encaixar gemas o máximo possível, evite atualizar a arma inicial de cada personagem neste momento. O jogo faz você atualizar a Espada de Ferro de Glenn para progredir na história, então você pode ficar tentado a fazer isso pelo resto de seus personagens.

Neste ponto, no entanto, você não deve atualizar nenhuma arma porque não apenas você pode encontrar uma nova para Sienna antes de partir , mas também encontrará armas muito melhores para o resto do seu grupo enquanto explora o mapa e obtém sua aventura começou. Ao não atualizar essas armas iniciais, você economizará materiais preciosos; quando você encontrar essas outras armas, é quando você deve atualizá-las.

Tente desbloquear todas as ofertas da loja

Se você jogou Final Fantasy 12, este sistema irá lembrá-lo das ofertas do Bazaar que se tornam disponíveis quando você vende ‘Loot’ para qualquer fornecedor. Qualquer coisa na seção Loot é usada apenas para ser vendida, então não se preocupe em se livrar de algo importante por acidente. Você pode vender outras coisas, mas apenas se precisar ganhar um pouco mais de dinheiro para comprar algo, caso contrário, recomendamos manter tudo o que for obtido.

Depois de vender os itens necessários para uma loja, você poderá comprar uma oferta que geralmente contém vários itens ou novos equipamentos. Cumprir e adicionar mais ofertas de loja é como você finalmente obtém acesso à melhor armadura do jogo, por isso é uma boa prática vender cada pedaço de pilhagem toda vez que chegar a um fornecedor, permitindo que você desbloqueie mais ofertas rapidamente.

Não é aconselhável comprar armas e armaduras normais

No final do dia, Chained Echoes é um JRPG. Isso significa que os itens novos e atraentes que você encontra nas lojas da cidade poderão ser obtidos abrindo baús de tesouro e explorando o mundo naturalmente. A única ressalva a isso é o equipamento que você obtém de Deals, que geralmente sempre será uma atualização.

O dinheiro pode ser escasso quando você começa, mas você pode vender todas as suas armas antigas de que não precisa mais para ganhar um pouco de dinheiro extra em uma pitada.

Você não precisa dessas armas antigas para nada, mas fique à vontade para mantê-las para fins de conclusão.

Não há nada pior do que jogar um JRPG e comprar uma nova arma apenas para encontrar outra ou uma atualização alguns minutos depois dentro de uma caverna opcional. Faça um favor a si mesmo e economize seus fundos para quaisquer materiais extras que você possa precisar, você descobrirá com mais frequência que precisa de um ou dois materiais a mais aqui e ali, em vez de equipamentos que encontrará naturalmente enquanto joga.

Isso também não se limita ao início do jogo. Você deve ter isso em mente toda vez que chegar a uma nova cidade e estiver ansioso por um novo equipamento – nove em cada dez vezes, você encontrará o mesmo equipamento sendo vendido ou algo melhor sem ter que gastar dinheiro de forma alguma.

O mais importantes

A maioria dos RPGs se concentra em aumentar os números gerais de HP e MP de seus personagens para sobreviver. Este é o oposto em Chained Echoes. Cada personagem tem habilidades de ação, habilidades passivas e reforços de estatísticas. Você vai querer se concentrar nas habilidades de ação em primeiro lugar. A principal razão para isso é que seu HP e MP (TP neste jogo) se regeneram totalmente após cada batalha sem o uso de poções/elixires. Em outras palavras, não há motivo para se preocupar ou economizar TP porque ele atingirá o máximo enquanto você sobreviver à batalha. Tente maximizar todas as habilidades de ação primeiro e depois vá para as passivas. Os boosters de estatísticas são menores e devem ser guardados para o final, a fim de obter a conquista de maximizar tudo. Concentrar-se em habilidades de ação também permite uma maior variedade de habilidades para ajudar com a próxima dica – medidor de Overdrive.

Medidor de Overdrive é a chave

O medidor de overdrive pode parecer uma reposição, mas é profundamente importante. Cada batalha mostra um medidor no canto superior esquerdo e no meio desse medidor está a seção de overdrive. Cada ataque aumenta ou diminui o medidor, e você vai querer gastar a maior parte (se não todo) dele em overdrive. Estar em overdrive concede a você maior ataque e defesa, por isso é fundamental. Se subir muito, ficará no vermelho e terá ataque e defesa diminuídos. Também haverá certos tipos de ataques que diminuem o medidor, enquanto o restante o aumenta. Defender sempre diminui o medidor. Você precisará planejar estrategicamente seus ataques e, às vezes, usar uma habilidade que não deseja / precisa usar naquele local para manter suas estatísticas altas e não sofrer muito dano.

Ultramovimentos

Durante a batalha, a Barra de Movimento Ultra se encherá lentamente. Uma vez cheio, um de seus personagens pode realizar um Ultra Move pressionando RT.

A Ultra Move Bar é preenchida automaticamente no início de uma batalha de chefe.

Referências:

App Trigger, Techraptor, The Gamer, Wikipedia.

Nintendo Switch, PC, PS4, RPG, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑