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Darkest Dungeon II

Darkest Dungeon II é a sequência de Darkest Dungeon, foi lançado na Epic Games Store com acesso antecipado em 26 de outubro de 2021. O game está disponível para Microsoft Windows.

É uma viagem RPG roquelike dos infernos. Forme um grupo, equipe seu vagão e parta por um cenário decadente em uma última tentativa de impedir o apocalipse. Os maiores perigos que você enfrenta, no entanto, podem vir de dentro.

Assistir à Chama e alimentá-la regularmente

A Chama nas costas de sua diligência é um ícone sobrenatural de esperança. Ele concede benefícios quando está queimando intensamente e penalidades quando começa a diminuir. Dito isso, nenhuma dessas penalidades é muito punitiva – até o momento em que a Chama morre completamente. Quando isso acontecer, você será imediatamente atacado por frenéticos Cultistas, uma batalha difícil que também vem com toda uma gama de desvantagens colocadas em sua equipe. Mesmo se você sobreviver, você não receberá nada por isso, exceto uma chama extra de 40 restaurada, e a probabilidade é que você se recupere muito pior, com novo estresse, tensões e ferimentos para segurá-lo em lutas posteriores.

Por esse motivo, você deve sempre aproveitar a oportunidade para reacendê-lo em determinados momentos, geralmente através dos Encontros de Assistência na estrada, ou através de certos itens raros que podem ser encontrados e equipados em seus personagens. Você pode até aumentá-lo ligeiramente descartando itens de seu inventário. Se a Chama cair abaixo de 40, jogar combustível nela deve ser sua primeira prioridade. Falando nisso…

Planeje sua rota com vários passos à frente

Embora o quanto da rota antes de você seja revelado depende de sua rolagem de reconhecimento e das atualizações da diligência, você deve planejar adequadamente ao invés de apenas tomar cada escolha e caminho divergente conforme vier. Acertar várias versões do mesmo encontro pode deixá-lo cansado ou despreparado, ou você pode acabar em um cruzamento sem boas opções à sua frente.

Como regra, você deseja alternar entre vários tipos de encontros, dê a si mesmo o máximo de opções possível e tente evitar as estradas azuis sempre que lutar, pois elas terão uma chance muito alta de lançar emboscadas inimigas em seu caminho. Então, se você acabou de encontrar um cache de equipamentos ou alimentou a Chama em um Encontro de Assistência, é hora de girar e tentar um Encontro de Resistência para lutar contra alguns inimigos e diminuir a pontuação de Loathing da região.

O estresse é quase tão importante quanto a saúde

O estresse retorna como uma mecânica principal, mas funciona de maneira um pouco diferente agora. Os personagens ainda têm um “medidor de estresse” que pode ser aumentado ou diminuído por certos eventos, mas agora, quando ele atinge o máximo, eles sofrem um “colapso”. 

Um Meltdown, sem surpresa, é muito, muito ruim. O personagem fica imediatamente reduzido a vida baixa, sofre grande dano no relacionamento com todos os outros no grupo e pode sofrer de peculiaridades negativas. O medidor de estresse é reiniciado nesse ponto, então um personagem pode sofrer vários derretimentos na mesma área, ou até mesmo na mesma batalha. Tome precauções para garantir que isso não aconteça, como estocar láudano ou colocar um bufão na equipe.

Manter um bom relacionamento com os itens da pousada e o trabalho em equipe

As relações entre personagens individuais são agora uma mecânica principal, substituindo a mecânica de insanidade do jogo anterior. Ações realizadas dentro e fora do combate podem ter Afinidade positiva ou negativa entre dois personagens, fazendo com que se gostem mais ou menos. Você pode verificar esses relacionamentos nas telas dos personagens, mas quando os personagens alcançam um certo nível de qualquer maneira, eles ganham um relacionamento positivo aleatório – inseparável, respeitoso ou até amoroso – ou um negativo, como ser odioso ou suspeito.

Esses relacionamentos ajudam ou atrapalham muito, pois efetivamente provocam buffs aleatórios, penalidades ou até comportamentos durante o combate. Dois personagens próximos podem curar um ao outro de graça ou adicionar dano a seus ataques, enquanto personagens em desacordo tropeçarão um no outro, causarão dano por estresse com insultos ou até mesmo impedirão que se curem se não confiarem neles. Conseqüentemente, uma equipe de melhores amigos é uma força poderosa, enquanto um grupo de personagens malévolos muito provavelmente fracassará.

Esses relacionamentos não são gravados em pedra – bons relacionamentos ainda podem entrar em colapso enquanto os ruins podem ser curados, mas descobrimos que é muito mais fácil para relacionamentos ruins crescerem organicamente, especialmente quando os personagens começam a ter colapsos. Curar e melhorar um ao outro podem fornecer afinidade positiva, mas é bastante aleatório quando você está em campo e seu controle é limitado. É quando você está se recuperando em uma pousada que você pode fazer muito mais, usando itens especiais da pousada, como uísque ou baralhos de cartas para promover o espírito de equipe. Construa laços o máximo que puder aqui para mitigar os danos que ocorrerão quando você se aventurar novamente.

Verifique a estatística de Resistência a Golpes Mortais nos inimigos

É um ponto menor que pode causar muita irritação aos novos jogadores – segure um inimigo para verificar sua estatística de Resistência a Golpes Mortais, a pequena caveira vermelha embaixo. Se for qualquer coisa diferente de uma colisão, o inimigo tem a mesma habilidade “Porta da Morte” que seus personagens e não necessariamente morrerá quando reduzido a 0 pontos de vida. Quanto maior o número, maior a probabilidade de sobreviverem. A maioria dos inimigos não tem pontuação de Golpe Mortal e cairão imediatamente ao sofrer dano, mas inimigos maiores e maiores com mais HP tendem a ser mais duráveis ​​em todos os aspectos. 

Os cronômetros de batalha são uma bênção mista

Como mencionado antes, ao cruzar os caminhos marcados como irregulares e azuis, você pode ser emboscado por inimigos que configuram bloqueios, forçando-o a um confronto. Essas batalhas são únicas de uma maneira específica – elas terminam automaticamente em cinco rodadas. Isso é bom ou ruim dependendo das circunstâncias, já que você não receberá nenhuma recompensa se a batalha terminar assim. Então, se você está ganhando e só resta um inimigo, apenas para o tempo passar, a coisa toda é uma lavagem e você sai com nada além do estresse e lesões que sofre. 

No entanto, pode funcionar de outra maneira também. Se você está realmente lutando e acha que seu time pode ser eliminado, você pode jogar puramente defensivamente com cura e buffs, efetivamente apenas aguentando as cinco rodadas até que você possa escapar.

Sempre procure os santuários dos heróis

Um local especial marcado com um sino no mapa, os santuários dos heróis fornecem uma história de fundo e conhecimento sobre um herói de sua escolha dentro do grupo. Às vezes, eles serão um pequeno quebra-cabeça ou batalha de sua história que você joga (não se preocupe, isso não os afeta quando você deixa a área), mas quando você sair, eles terão desbloqueado um novo tipo de ataque, não apenas para o resto da corrida, mas para o resto do jogo! É um aumento de poder permanente e, embora os personagens só possam ter uma certa quantidade de ataques preparados a qualquer momento, você pode alternar entre eles quando estiver fora de combate. Além disso, alguns dos melhores ataques do jogo são obtidos através de Hero Shrines.

Equipe sua Stagecoach com troncos de armazenamento e outras atualizações de aumento de estoque

Você pode atualizar e modificar sua Stagecoach no Wainwright, uma loja NPC especial encontrada sempre que você chega a uma pousada. As atualizações são trazidas de lojas ou encontradas durante as viagens e fazem várias coisas dependendo da atualização em si: aumentar as chances de reconhecimento, criar itens enquanto você viaja ou até mesmo impedir que seus heróis discutam.

No entanto, a coisa mais importante que pode fazer é aumentar o tamanho do seu inventário. Isso geralmente é feito com Troncos de Armazenamento, que aumentam o estoque em 4 cada, mas também há itens que aumentam o empilhamento de Relíquias, Alimentos ou outros itens para maior eficiência de armazenamento. Sem essas atualizações, você acabará jogando fora muito do que encontrar, fazendo com que muitos dos encontros mal valham o esforço.

Ferver, sangrar e queimar os maiores inimigos brutos

Certos inimigos em Darkest Dungeon 2 são claramente feitos para serem tanques, gigantes enormes que ocupam vários espaços e têm dezenas de pontos de vida, para não mencionar os fortes escores de Resistência a Golpes Mortais que tornam a finalização deles incrivelmente difícil. Ao acumular um monte de condições DOT (Damage Over Time) neles desde o início, sua saúde irá se esvair rapidamente durante a luta, e cada condição diferente tem uma chance de ser um Golpe Mortal quando eles eventualmente forem reduzidos a nenhuma saúde.

Situações ruins tendem a piorar rapidamente

É uma verdade fundamental do Darkest Dungeon 2 – qualquer coisa que dê um pouco de errado pode piorar, já que todos os efeitos ruins tendem a se ligar uns aos outros. Perder a saúde causa estresse. O estresse leva a colapsos. O colapso leva a relacionamentos danificados, o que leva a todos os tipos de penalidades que aumentam a probabilidade de você perder mais saúde, até que um de seus personagens morra e tudo pareça desmoronar. É um verdadeiro efeito dominó, então tenha em mente que uma penalidade menor provavelmente se tornará uma grande penalidade em combate. Se você se sentir em desvantagem, evite o combate sempre que possível e tente chegar à pousada inteiro, onde poderá cuidar da recuperação.

Relacionamentos são tudo

Quando chove no Darkest Dungeon 2, transborda. O estresse aumenta o estresse, transformando-se em uma bola de neve em uma catástrofe ainda maior, com uma das consequências mais importantes sendo a dinâmica de grupo do seu grupo. Ações de combate, escolhas abertas e o sempre presente RNG contribuem para um medidor de relacionamento entre cada membro de seu partido. Quando atinge seu limite, positivo ou negativo, ele forma um vínculo entre os dois heróis em questão. 

Relacionamentos positivos incluem “Amoroso”, “Respeitoso” ou “Inseparável” e contribuem com buffs, assistências de combate e cura surpresa, novamente principalmente a mando de RNG. Eles são ótimos. Alguns dos relacionamentos negativos são “ressentidos”, “turbulentos” e “odiosos”. Isso resulta em efeitos de status negativos, bem como uma alta chance de ganho de estresse entre ambas as partes. Os relacionamentos positivos são frágeis, enquanto os relacionamentos negativos são muito difíceis de reverter. Se você notar o medidor de relacionamento negativo de dois heróis ficando alto, vale a pena diminuir seus níveis de estresse e procurar consumíveis para melhorar sua afinidade na próxima pousada.

Empurrar coisas com seu carrinho

Esses obstáculos quebráveis ​​na estrada? Corra direto sobre eles. Eles não prejudicam sua festa nem contribuem para o estresse. Mas eles têm uma chance de largar itens de combate e de pousada, principalmente comida. Coisas grátis, nessa economia de fim do mundo? Pegue.

Ainda assim, este não é Mario Kart. A carroça puxada por cavalos apresenta um certo atraso ao dirigir. Achei melhor usar o comando “avanço automático” tocando duas vezes em W e fazendo pequenos ajustes de direção com toques individuais nas teclas A / D.

Use seus itens! (E mantenha 1 slot de inventário aberto.)

Não há necessidade de ser precioso com os consumíveis em Darkest Dungeon 2. No mínimo, achei fácil me concentrar nas habilidades dos meus heróis e esquecer de usar itens de combate. É uma ação livre para usar um item em combate: seu herói ainda pode mover ou usar uma habilidade depois de usar um item como pomada curativa ou láudano. Achei Darkest Dungeon 2 muito generoso com consumíveis de combate e ainda mais com itens que só podem ser usados ​​em estalagens, então vale a pena usá-los com abandono. 

Além disso, o espaço do carro provavelmente será um prêmio para você durante a corrida. Eu recomendo manter pelo menos um slot de inventário aberto em todos os momentos, o que permitirá que você receba itens dos detritos da estrada mencionados acima. Se seu inventário estiver cheio, você não receberá esses itens grátis. 

O tema desesperado de Darkest Dungeon 2 fará você querer agrupar coisas como comida e dinheiro, mas como o narrador lembra em vários pontos, essas coisas não têm sentido se você não as usar. 

Compreenda o posicionamento

A linha de quatro personagens é uma assinatura do Darkest Dungeon. As habilidades e seus efeitos potenciais dependem tanto da posição do seu personagem quanto da do inimigo. Na captura de tela acima, você pode ver que tenho a habilidade “Hold the Line” do Homem de Armas selecionada. Os pontos amarelos indicam onde ele deve ser posicionado para ativar essa habilidade, e os pontos vermelhos indicam os locais na formação inimiga que ele pode mirar. Acima das habilidades, o respectivo tamanho das sementes indica a força geral do meu homem de armas. Você pode ver que a maioria de suas habilidades exigem que ele esteja nas três primeiras filas do meu grupo e afetam amplamente as duas primeiras filas da linha inimiga.

Dos personagens iniciais, Man-at-Arms pertence a uma de suas duas primeiras filas, o Highwayman à outra, enquanto o Grave Robber e o Plague Doctor devem formar sua linha de trás. O ideal é que seu grupo tenha um tanque, um curandeiro, dois causadores de danos e a capacidade de mirar em cada posição inimiga. Não seja como eu e tente trocar a Hellion pelo Grave Robber sem mudar mais nada. Aquela festa não conseguiu atingir bem a linha de fundo, e minha corrida terminou muito rapidamente.

Outro truque é perceber que alguns personagens, como o Highwayman, têm uma forte habilidade de abertura que os move na escalação. Liderando com o Duelista de Dismas, o Advance ativa contra-ataques quando ele é o próximo alvo e o move um espaço para frente. Portanto, colocá-lo de volta na terceira ou até quarta classificação como posição inicial é uma estratégia válida.

Mais DoTs, mais DoTs!

Habilidades de dano direto têm seu lugar em Darkest Dungeon 2, mas eu descobri que os efeitos de dano ao longo do tempo, como queimar, sangrar e praga, são essenciais para suas lutas mais difíceis. Os efeitos DoT também se acumulam, o que significa que você pode marcar um inimigo de alta prioridade com vários tokens de cada um para maximizar o dano. Graverobber e Plague Doctor começam com habilidades de praga, e o Highwayman tem um ataque de sangramento que é desbloqueado logo no início de sua progressão.

Os DoTs (que são acionados no início do turno de um inimigo) também ajudam a nocautear inimigos difíceis que ativaram o Death’s Door, a condição de baixo, mas não de fora.

Aprimore a habilidade de Onça de Prevenção do Médico da Peste

A progressão do personagem em Darkest Dungeon é chocantemente simples, em relação a outros RPGs. Seus heróis não ganham XP e sobem de nível. Em vez disso, certos encontros de combate oferecem “Pontos de Maestria”, um recurso compartilhado que você gasta em Pousadas. As habilidades de cada herói só podem ser atualizadas uma vez por corrida, aumentando sua eficácia numérica absoluta e oferecendo efeitos de bônus. Eu descobri que as atualizações do Mastery Point são muito mais transformadoras e essenciais para uma corrida bem-sucedida do que as bugigangas equipáveis ​​e, como tal, recomendo priorizar os Encontros de Resistência em seu mapa para ganhá-los. 

Com o estresse sendo o maior inimigo do jogo, tive muito sucesso usando o Mastery Point garantido no início de cada corrida para atualizar a habilidade “Onça de Prevenção” do Plague Doctor . Em seu estado atualizado, Onça da Prevenção irá curar um ponto de estresse e melhorar as defesas de todo o seu grupo de uma vez, expandindo suas opções de gerenciamento de estresse.

Tenha cuidado ao investir vários Pontos de Maestria no mesmo personagem – se eles morrerem, suas habilidades aprimoradas morrerão com eles. Personagens mortos são substituídos por um novo aventureiro na próxima estalagem, se você conseguir chegar lá.

Não seja odioso

Darkest Dungeon 2 usa dois metros para rastrear o estado geral do seu jogo, semelhante ao sistema Demons ‘Souls’ World Tendency. A tocha em seu carrinho é uma visão familiar do primeiro Darkest Dungeon. Sua força é medida em uma escala de zero a cem, começando no máximo após cada pousada e diminuindo conforme você avança. Em seu brilho máximo, a tocha confere bônus de combate ao seu grupo, com o equilíbrio mudando e, finalmente, inclinando-se a favor de seus inimigos à medida que escurece. A taxa de apagamento da tocha está diretamente ligada ao outro medidor: Repugnância. A aversão aumenta quando você chega à pousada no final de cada mundo e é mantida à distância ao superar os desafios de combate do inimigo marcados no mapa, como Resistência, Guarida e encontros de Cultistas. Adicionalmente, completar todas as três rodadas do desafio final do Guardian de cada mapa diminuirá significativamente o Loath. Com uma tocha mais forte e mais fraca, o combate sofre um aumento acentuado na dificuldade. Tive uma de minhas primeiras corridas sólidas prejudicada por ter uma pontuação muito alta no Loathing indo para uma área difícil.

Referências:

Fandom, PC Gamer, Games Radar, Steam.

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