1HitGames

Pesquise

Streamlabs é acusada de plagio

OBS e Lightstream acusaram a Streamlabs de copiar elementos usados por ambas as marcas, ou seja, plagio. Alegaram que copiaram as descrições e o design de um dos sites.

Para quem não sabe, a Streamlabs é um software de transmissão ao vivo que roda na nuvem e foi criado a partir do código aberto do OBS, que também é um software de gravação e transmissão ao vivo gratuito.

A Lightstream, fornecedora de um serviço semelhante, mas que também funciona nos PS4 e PS5, reclamou que o material promocional da Streamlabs é uma cópia de seu site.

📷 Streamlabs é acusada de plagio | Diglogs

“Ei, posso copiar sua lição de casa? Sim, apenas mude um pouco para que não fique óbvio que você mudou ”, reclamou a empresa, zombando da situação. Além dos textos de descrição da ferramenta serem quase idênticos, o mesmo layout é usado, apenas as imagens são diferentes – Lightstream no twitter.

Embora a versão básica do Streamlabs seja gratuita, a marca também oferece serviços pagos, tendo fechado parcerias com a Twitch e o streamer Pokimane ao longo da história.

Depois da acusação, a Streamlabs emitiu um comunicado dizendo que retiraria o “OBS” de seu nome, alegando que “cometeu um erro” e que a empresa havia usado o texto do site da Lightstream como “texto substituto que entrou em produção por engano”. 

📷 Streamlabs é acusada de plagio | Twitter

No entanto, nem todos ficaram convencidos, com alguns usuários perguntando por que o Streamlabs fez pequenos ajustes, como alterar os nomes nas avaliações dos usuários, se a intenção nunca foi ir ao ar.

A decisão da Streamlabs de retirar “OBS” de seu nome veio na sequência de um tweet público dos criadores originais do software de código aberto OBS. O tweet da OBS afirma que a Streamlabs entrou em contato antes de seu lançamento para perguntar sobre a inclusão de “OBS” em seu título de software. 

📷 Streamlabs é acusada de plagio | Twitter

Ex-funcionários da Streamlabs também se manifestaram , alegando que as práticas de trabalho da empresa eram antiéticas em um longo tópico no Twitter. Alguns afirmam que funcionários foram demitidos por se manifestar contra as práticas, incluindo uma situação em que um deles foi supostamente encerrado imediatamente após Twitch Con “por ‘ser teimoso’ em torná-lo acessível para cadeiras de rodas”. 

Outro ex-funcionário alegou que uma situação em que os usuários estavam inadvertidamente sendo cobrados pelo serviço premium Streamlabs + não foi resolvida propositalmente “por causa de quanto gerou”.

📷 Streamlabs é acusada de plagio | OM Mercato

Alguns streamers exigiram uma resposta do Streamlabs, ameaçando puxar seu apoio para o serviço, prometendo “nunca usar o Streamlabs novamente” se a situação permanecer sem solução. 

Em publicação no Twitter a equipe reforçou “Assumimos a responsabilidade por nossas ações e apoiaremos a comunidade.” 

📷 Comunicado | Twitter

Referências:

Somag News, Polygon, PC Gamer, The Enemy.

Extras Tags:, , , , , , ,

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.