Fallout Shelter

Fallout Shelter é um jogo eletrônico gratuito para jogar de gênero simulação para dispositivos portáteis desenvolvido pela Bethesda Game Studios, juntamente com a Behaviour Interactive, e publicado pela Bethesda Softwork. Sendo parte da série Fallout, o jogo foi lançado em todo o mundo para dispositivos iOS em 14 de junho de 2015, para dispositivos Android em 13 de agosto de 2015, para Microsoft Windows 10 em 14 de julho de 2016, Xbox One no dia 7 de fevereiro de 2017 e para Steam no dia 29 de Março de 2017, PlayStation 4 em 11 Junho de 2018. O jogo obriga o jogador a construir e gerenciar seu próprio Vault, um abrigo nuclear.

Desde seu lançamento, Fallout Shelter tem recebido críticas positivas em geral. Os críticos gostaram da extensão do jogo para o universo de Fallout, a jogabilidade principal e o seu estilo visual. Porém, as críticas comuns incluíam a falta de profundidade do jogo, o uso desnecessário de microtransações e a falta de um final. O jogo arrecadou US$ 5,1 milhões em vendas de microtransação nas duas primeiras semanas após seu lançamento.

Primeiros passos

Primeiro comece o jogo e não marque a opção Survival Mode, ela é como se fosse um nível de dificuldade maior, mais ameaças vão aparecer, seus recursos serão escassos e você não poderá reviver nenhum morador do abrigo, como você está começando agora, crie um abrigo, se acostume com o jogo e suas estratégias, não é vergonha alguma começar um abrigo, descontinuar ele e recomeçar um outro.

Então assume que este primeiro abrigo será somente para você entender as mecânicas e dinâmicas do jogo, depois você começa um novo.

Faça o tutorial, ele te ensina algumas coisas básicas, mas com certeza ele não explica tudo, por isso continue lendo.

Não construa mais do que o necessário

As principais construções no abrigo são aquelas que produzem:

Energia (Power Plant)

Água (Water Treatment Plant)

Comida (Cafeteria)

Sem isso os moradores não conseguem sobreviver, a energia é essencial para que as salas de água e comida funcionem, sem energia as salas não podem ser operadas, sem água as pessoas vão ser contaminadas pela radiação e sem comida.

Você sabe se um Dweller está com radiação quando percebe uma mancha vermelha em sua barra de energia, essa mancha impede que você use aquele espaço de energia para se recuperar com o kit de primeiros socorros.

Assim que possível, construa o mais rápido possível a sala do hospital e dos pacotes antirradiação, deixe espaço para expandir essas duas salas, elas são muito importantes.

Estratégia de arquitetura

Antes de começar a montar seu abrigo, planeje onde você vai colocar cada sala, saiba que é melhor você construir salas do mesmo tipo ao lado para que elas se unam e produzam mais.

SUPER DICA: Construa as salas de comida e água perto de uma sala de energia, quando a energia acaba, ela acaba para a sala mais longe da sala de energia, por isso construa as salas mais importantes perto da sala de energia.

É mais eficiente construir uma sala do tamanho 3 e depois upar ela, uma sala de tamanho 3 é feita quando você constrói 3 salas do mesmo nível do lado da outra, se elas forem do nível diferente elas ficaram separadas.

Não deixe o abrigo infestado de crianças

Deixá-los felizes é bom, ter uma população grande é bom, mas não exagere, tudo tem o seu tempo e se você tentar logo no começo ter uma grande população, você não vai conseguir mantê-la, primeiro porque no início os personagens estão nos primeiros níveis, quanto menor o nível, menos o personagem produz e se ele produz pouco, você não vai conseguir sustentar uma população grande.

Então lembre-se: No início tenha o mínimo de moradores, espere eles evoluírem para começar a expandir a população, assim eles conseguirão produzir mais e seus recursos não ficarão sobrecarregados, isso resulta em moradores felizes e produzindo mais ainda.

Fique de olho na barra de recursos

Pode ser que você já tenha entendido de cara, mas eu quando comecei não sabia muito bem quando construir novas salas de energia, água e comida. Na verdade, você deve prestar atenção na barra de recursos que fica logo acima, veja na foto:

Você tem que observar se a barra verde está próxima do balãozinho, se ela estiver próxima é sinal que você não precisa se preocupar em construir, veja na mesma imagem que eu também criei um marcador vermelho para mostrar onde a barrinha verde não pode ficar, se a sua estiver bem longe do balão, trate de construir novas salas para produzir mais.

Normalmente você irá precisar construir mais salas de energia do que de comida e água, para o indicador na imagem acima ficar assim eu tinha:

50 Dwellers

4 salas tamanho 3 de energia no máximo

1 sala tamanho 3 de energia no nível 2

2 salas tamanho 3 de água no máximo

2 salas tamanho 3 de comida no máximo

Dwellers

Dwellers, ou moradores, são os personagens que compõe o seu Vault e fazem as tarefas que você ordena. Cada Dwellers possuí e stats em S.P.E.C.I.A.L., que são as iniciais para:
Strength (Força)
Perception (Percepção)
Endurance (Resistência)
Charisma (Carisma)
Intelligence (Inteligência)
Agility (Agilidade)
Luck (Sorte)

A base do sucesso no jogo é ter dwellers com bons stats (o que você irá conseguir com o progresso do jogo, seja treinando eles ou usando roupas com atributos.

Como você pode ver, os S.P.E.C.I.A.L. de Christian Powell variam entre 1-2, exceto por Perception. No caso treinaram ele para que maximizasse a percepção. E o +2 e +5 em azul são os bônus que a roupa dá ao personagem.

Personagens podem e devem ser designados para salas, explorar a wastelands e sair em quests. Cada um desses atributos irá influenciar de um modo como, veja como:

STRENGTH

Vault: Força rege a geração de energia. Quando maior a força dos dwellers designados em uma Power Generator ou Nuclear Reactor, menor o tempo para se gerar energia.

Wastelands: Rege a quantidade de itens que as personagens podem carregar (coletados), como também a chance de abrir fechaduras (e aumentar os itens coletados).

Quests: Aumenta o dano da arma equipada.

Pode ser treinado na WEIGHT ROOM

Obs.: Se a força por 10+ (10 ou maior), a arma que ele estiver portando sempre dará o dano máximo.

PERCEPTION

Vault: Percepção rege a geração de água. Quando maior sua percepção dos dwellers designados em uma Water Treatment ou Water Purification, menor o tempo para se gerar água.

Wastelands: Ajuda o Dweller a encontra localizações para se explorar.

Quests: Faz com que o indicador de acerto crítico mova mais devagar.

Pode ser treinado na ARMORY

ENDURANCE

Vault: Maior a resistência, menor o tempo para a NUKA-COLA BOTTLER (última sala desbloqueada) criar comida e água. É o atributo designado para a STORAGE AREA (depósito).

Wastelands: Aumenta a resistência à radiação. Com 11+, fica imune.

Quests: Sem Aplicação

Esse atributo rege a vida do seu Dweller. Toda vez que ele sobe de level, ele ganha [2,5+(END*0,5)] pontos de vida. Para aumentar os pontos de vida dele, equipe algo que dê bônus em ENDurance já no lvl 1. Esses pontos de vidas ganhos não são retroativos.

Pode ser treinado na FITNESS ROOM

CHARISMA

Vault: Rege o RADIO STUDIO e o LIVING QUARTERS, aumentando a velocidade de recrutamento de moradores e aumentando a agilidade com que o personagem reproduz, respectivamente.

Wastelands: Aumenta a chance de sucesso quando encontra grupos ou pessoas civilizadas.

Quests: Aumenta a chance de uma resposta positiva em diálogos durante as quests, aumentando os itens recebidos.

Pode ser treinado na LOUNGE

INTELLIGENCE

Vault: Rege a eficiência em se criar Stimpaks (cura vida) e Rad-Aways (cura radiação).

Wastelands: Aumenta a chance de um sucesso em encontros com pessoas feridas como também ajuda a combater determinados inimigos.

Quests: Maior chance de encontrar Stimpaks e Rad-Aways.

Pode ser treinado na CLASSROOM

AGILITY

Vault: Afeta a produção de comida, em DINER e GARDEN rooms. Maior a agilidade, menor o tempo para produzir.

Wastelands: Determina o quão rápido o Dweller pode fugir de um encontro que deu errado. Quando mair rápido, menor o dano sofrido.

Quests: Não se aplica.

Determina o quão rápido se atira com a arma. Logo, maior a AGI, maior a frequência de uso da arma.

Pode ser treinado na ATHLETICS ROOM

LUCK

Vault: Determina o bônus de CAPS (dinheiro) quando se produz algum recurso. Também afeta a probabilidade de tentativa de RUSH de alguma sala (explicado mais para frente).

Wastelands: Aumenta a chance de encontrar itens, e a chance de encontrar itens melhores.

Quests: Aumenta a frequência com que um acerto crítico aparece.

Pode ser treinado na GAME ROOM

CONSTRUÇÕES

As construções em FallOut Shelter é uma medida do seu progresso. Entre elas existem as diversas; as de capacidade, que aumentam a capacidade de itens e/ou habitantes; as de produções de recursos, de itens e temas; uma específica para quests; e as de treinamento.

Algumas construções, quando colocadas uma do lado da outra, se iguais, irão se unir. É um efeito interessante para aumentar o número de habitantes trabalhando na mesma sala. Indo de 2 para 6 quando se junta 3 salas. Isso é ideal para invasões, já que será um maior número de habitantes se protegendo ao mesmo tempo.

Segue a lista de construções, assim como com quantos dwellers é desbloqueado, habilidade que rege a mesma (dá bônus pra ela), e custo para subir pro lvl 2 e lvl 3 (de apenas um unidade, lembrando que pode-se ter até 3 unidades iguais unidas para determinadas construções).

Planejar é preciso

Adicionar quartos é a primeira tarefa a se fazer. Mas ao construir, pense na estrutura da sua Vault. O posicionamento pode garantir um melhor desempenho e bônus para suas estações. Coloque dois quartos do mesmo tipo ao lado do outro (por exemplo, duas Power Station). Eles vão se unir em uma versão maior e mais eficiente.

Contudo, adicionar novos quartos exige uma produção maior de energia. Por isso, aproveite o bônus para economizar nas construções e maximizar a produção dentro da sua Vault, evitando assim que você consuma mais energia que seus habitantes possam produzir. Sempre que possível, faça um upgrade do quarto para produzir mais.

Treine seus habitantes

As habilidades dos habitantes da Vault são essenciais para melhorar sua produção e desempenho. Na tela de construção, você verá que cada quarto aparece listado com uma habilidade especifica. Isto significa que a produção necessita de habitantes que possuam mais pontos naquela característica. Pessoas com agilidade, por exemplo, são excelentes para trabalhar na cozinha, enquanto as que tem força devem ficar na Power Station.

Você pode ver os pontos de cada habitantes clicando em cima deles. Use quartos como o Weight room ou Athletics room para treina-los em habilidades especificas, principalmente em sorte (Luck). Isso permite que você use a opção “Rush”, para acelerar a produção, sem correr grandes riscos de falhar e acabar incendiando toda sua estação.

Complete objetivos e missões

Há muitas maneiras de ganhar Caps (dinheiro) e Lunchbox em Fallout Shelter, mas concluir objetivos é uma das mais eficientes. Durante o jogo você verá que existem vários mini-objetivos para completar, como enviar seu primeiro habitante para Wasteland ou conseguir determinada quantidade de energia. Foque nesses objetivos para obter dinheiro e principalmente Lunchboxes, que dão itens raros e novos tipos de habitantes.

As missões são uma das novidades da atualização 1.6 e também estão presentes na versão para PC. Elas se dividem em dois tipos, as que estão no Overseer Office e as aparecem aleatóriamente quando seus habiantes exploram a Wasteland. Completá-las garante boas recompensas, como equipamentos, dinheiros e a nova Nuka-Cola.

Não esqueça dos equipamentos

Antes de explorar a Wasteland ou levar seus habitantes para uma missão, é essencial equipá-los com armaduras, armas e itens de sobrevivência. Lembre-se de colocar “Radaways” e “Stimpacks” em seus inventário para as missões do Overseer Office.

É importante que eles estejam bem equipados também dentro da Vault para lidar com ameaças e invasões de Radroaches. Os habitantes também não usam itens sozinhos. Você deve ficar atento durante as missões para aplicar medicamentos na hora certa.

Dobre a mão de obra

Existem três maneiras de conseguir mais habitantes. A primeira delas é esperar que eles apareçam na porta da sua Vault. No entanto, isso nem sempre vai acontecer. Por isso há das outras maneiras de aumentar sua população e, consequentemente, a produção.

Coloque um homem e uma mulher nos “Living Quarters” para que eles tenham filhos. Construa também uma estação de rádio para avisar outras pessoas sobre a Vault. Contudo, fique atento a quantidade de recursos disponível para seus habitantes. Um surto populacional pode esgotar tudo em questão de minutos.

Guarde Nuka-Cola para as quests

A Nuka-Cola é outra novidades adicionada na atualização 1.6. Ela é uma bebida que pode ser adquirida de várias maneiras, seja completando missões ou comprando na loja com microtransações. Ela tem várias utilidades, desde criar itens até trazer seus habitantes mais rápido de volta da Wasteland.

Cada missão do jogo demora um certo tempo para começar, já que seus habitantes precisam atravessar a Wasteland antes de chegar ao local de inicio. A Nuka-Cola pode ser usada para cortar esse tempo, fazendo com que você termine a missão mais rápido.

Não encha o abrigo de sobreviventes

Durante boa parte do gameplay você estará focado em construir e ampliar seu abrigo nuclear. Essa é mesmo a premissa do jogo, então até aí tudo bem. O erro está em fazer isso sem cuidado. Aumentar os espaços do bunker desordenadamente fará com que mais sobreviventes venham bater a sua porta. E com eles pode vir uma superlotação.

Claro que o jogo não irá permitir que você tenha mais sobreviventes do que o abrigo comporta. No entanto é bem possível que você não tenha recursos para manter seus moradores plenamente satisfeitos com sua administração. Por isso não tem problema deixar alguns de fora por um tempo. Se você não colocá-los para dentro, eles ficarão lá parados até que você o faça.

Esteja sempre de olho em seus recursos

Em nenhum outro jogo de estratégia os recursos são tão importantes quanto em Fallout Shelter. Em primeiro lugar que nada funciona no seu abrigo sem energia. Por isso colocar seus sobreviventes para produzi-la de imediato é fundamental. Se puder aumentar a quantidade de salas e fundi-las, melhor ainda, já que a quantidade do recurso será dobrada.

A água, por sua vez, é importante para manter seus moradores saudáveis. Sem esse recurso, eles irão ingerir água com radiação, o que diminuirá seus pontos de vida e os fará morrer eventualmente. O mesmo podemos dizer da comida, visto que sem se alimentar os sobreviventes também ficarão doentes e ficarão gradualmente perto da morte.

Vale aqui a dica de manter as notificações do jogo ligadas. Elas lhe dirão quando a produção de um determinado recurso terminou, de modo que possa coletá-lo e permitir que seja produzido mais. Nesse jogo em específico, ficar longe pode fazer com que seu abrigo tenha problemas.

Faça tudo que o jogo mandar

Fallout Shelter é inteiramente gratuito. Ainda que haja a opção de realizar microtransações, elas não necessárias para que sua experiência no game seja completa. Mas para que isso aconteça, você precisará fazer tudo que o jogo mandar. Quests, missões diárias, pequenos desafios, tudo.

Dessa forma você poderá conseguir as caps, as tampinhas que são o dinheiro do jogo. As caps são utilizadas para aprimorar cômodos e para construir novas salas.

Porém mais importante do que elas são as lancheiras. As lancheiras são como baús de prêmios aleatórios. Dinheiro, armaduras, armas, habitantes: quase tudo pode surgir de uma lancheira. É uma maneira de estocar itens preciosos e que serão de grande ajuda em todos os desafios do game.

Não use o rush o tempo todo

O rush é a possibilidade de acelerar a produção de determinado recurso. Isso tanto pode ser maravilhoso como pode lhe trazer grandes problemas. É fácil ficar “viciado” em clicar no reloginho para que seus estoques de água, de comida e de energia voltem a se encher rapidamente.

Contudo haverá vezes em que fazer isso trará mais problemas do que soluções. Pode ser que o cômodo em questão entre em colapso e pegue fogo ou que uma infestação de baratas nojentas domine o abrigo. No começo do jogo, com menos sobreviventes no vault, pode ser que você não dê conta.

Portanto segure o dedinho nervoso e use o rush apenas quando o jogo indicar que é mesmo necessário.

Arme-se até os dentes

O mundo pós-apocalíptico de Fallout Shelter não é nada pacífico. O jogo não é apenas sobre se abrigar em um vault e esperar que as coisas ruins não aconteçam. Elas irão acontecer. Quase o tempo todo. E se armar é o mínimo que você pode fazer para sobreviver.

O problema é que não há muitas formas de encontrar armas e armaduras para os seus sobreviventes. Não dá para simplesmente criá-las em uma sala do vault. Portanto fique atento em primeiro lugar às lancheiras. As lunchboxes são a forma mais rápida de obter esse tipo de item.

A segunda maneira é explorando a Wasteland. Aqui será necessário um pouco de sorte, além de estratégia, já que você terá de escolher o sobrevivente mais preparado e equipado para essa missão. O bom é que dá para acompanhar sua jornada por meio de um diário. Se quiser, pode enviá-lo para o abrigo novamente sem que ela sofre qualquer dano extra.

Tenha em mente, ainda, que em Fallout Shelter existem saqueadores. Quando menos esperar eles conseguirão invadir seu abrigo. Se você estiver bem armado, isso não deverá ser um grande problema. Contudo não fique surpreso se pelo menos um dos seus moradores morrer. Isso é facilmente contornável, já que nesse game os sobreviventes são substituíveis.

Saia do abrigo e busque recursos

A experiência não estaria completa se você não pudesse sair do vault de vez em quando para explorar o mundo lá fora. Isso pode ser feito quando já possuir um número suficiente de moradores em seu abrigo. É preciso garantir que todos os serviços continuem funcionando perfeitamente. Além disso de nada vale mandar apenas uma pessoa explorar. Mande logo duas ou três.

Para garantir que elas sejam bem-sucedidas, é preciso que tenham armaduras e armamento. Por isso só envie para a Wasteland quem realmente estiver muito preparado para isso. E lembre-se: ainda assim é possível que você acabe perdendo alguns valentes soldados.

Mantenha seus sobreviventes felizes

A regra básica para manter os habitantes do seu Vault número XXX feliz é sempre colocá-lo para trabalhar naquilo que ele gosta. Isso depende dos atributos dele. Coloque um personagem com uma alta pontuação em força para trabalhar em um restaurante, que exige agilidade, e ele vai ficar insatisfeito rapidamente. Agora, se você colocá-lo para trabalhar em uma usina elétrica, que tem como atributo principal a força, e ele vai curtir o trampo sem nunca reclamar.

Isso também ajuda você a garantir que a produção de recursos em seu abrigo seja eficiente, então você acaba matando dois coelhos com uma cajadada só quando se preocupa com o bem-estar da sua população de sobreviventes. E por falar em recursos…

Referências:

Seu Game, Steamcommunity, Ligados game, Br Ing, Wikipedia, Techtudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.