1HitGames

Nvidia anuncia RTX 3090 Ti

A Nvidia anuncia durante sua transmissão ao vivo CES 2022, a RTX 3090 Ti. Uma nova GPU topo de linha, após semanas de rumores e especulações. Ela não é só a placa de vídeo mais poderosa da linha RTX 30 com arquitetura Ampere, mas de todo o mercado.

Ela oferece 24 GB de GDDR6X e oferecerá a mesma quantidade de VRAM que a GPU RTX 3090, que possui 26 GB de VRAM, embora tenha VRAM mais rápido rodando a 21 Gbps, em vez da RTX 3090, que tem 26 GB de VRAM rodando a 19,5 Gbps.

📷 Nvidia anuncia RTX 3090 Ti | Reprodução

Alguns rumores relacionados ao novo lançamento da NVIDIA indicam que a placa requereria uma fonte de pelo menos 1000W com uma potência de design térmico de no mínimo 450W.

Foi incluiu também 40 teraflops na GPU, enquanto a versão clássica acompanha 36 teraflops. A placa também tem 78 teraflops para ray-tracing e 320 teraflops para IAs.

Os RT-teraflops, para ray tracing, são 78 e os Tensor-teraflops, fundamentais, para tecnologias como DLSS, são 320. Para efeito de comparação, a 3090 tinha 69,5 e 285 teraflops, respectivamente.

📷 Nvidia anuncia RTX 3090 Ti | Reprodução

A GeForce RTX 3050 também foi anunciada e de acordo com Jeff Fisher, baseada na arquitetura NVIDIA Ampere. A placa tem 8GB de memória GDDR6 e comporta os mais recentes jogos em ray-tracing a 60 quadros por segundo, tornando a tecnologia ray-tracing um pouco mais “acessível”.

Esteticamente, ela é quase indistinguível da tradicional GeForce RTX 3090, exceto pelo “Ti” em seu corpo. O design possui um compartimento triplo com dissipador de calor composto por duas ventoinhas.

📷 Nvidia anuncia RTX 3090 Ti | Tudo Celular

O lançamento oficial da RTX 3050, será em 27 de janeiro, custando a partir de 250 dólares (cerca de R$ 1.412 em conversão direta). Já a RTX 3090 Ti chega em breve, mas não teve data ou preço divulgados.

A partir do dia 1° de fevereiro, notebooks equipados com ambas as placas estarão disponíveis, mas vale lembrar que elas seguem sem previsão de lançamento no Brasil.

Além das placas de vídeo, a companhia revelou a 4ª geração da tecnologia MAX-Q, que com auxilio de Inteligência Artificial é capaz de otimizar diversos componentes de um notebook, como placa-mãe, bateria, display, CPU e GPU.

📷 Nvidia anuncia RTX 3090 Ti | Reprodução

Na teoria o conceito serve para equilibrar a eficiência da CPU. Com a otimização de consumo de energia, temperatura e performance, o sistema pode transferir a eficiência que estaria sendo gasta com a CPU para a placa de vídeo, tornando o desempenho final mais alto.

Todavia a NVIDIA não revelou muito mais sobre o recurso, deixando a possibilidade em aberto para os próximos meses.

Referências:

Show me Tech, Techtudo, Tudo Celular, The Enemy, IGN.

Extras Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑