Xenoblade Chronicles X

Xenoblade Chronicles X, chamado no Japão de Xenoblade X (ゼノブレイドクロス Zenobureido Kurosu?), é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela Monolith Soft e publicado pela Nintendo. Foi lançado exclusivamente para o Wii U em abril de 2015 no Japão e em dezembro no resto do mundo. Ele faz parte da metassérie Xeno e é um sucessor espiritual de Xenoblade Chronicles de 2010, porém não possui nenhuma conexão narrativa com títulos anteriores. A jogabilidade tem navegação em um mundo aberto, missões paralelas relacionadas com personagens coadjuvantes e um sistema de batalha em tempo real.

A história se passa no desconhecido planeta Mira. A espécie humana escapou da destruição da Terra depois de uma guerra entre duas espécies alienígenas, porém poucas naves sobreviveram. Em uma dessas naves estava a colônia de Nova Los Angeles, que consegue escapar por pouco e cai no planeta Mira. O personagem principal é um avatar customizável que é resgatado da hibernação por uma mulher chamada Elma e recrutado como parte da BLADE, força que protege Nova Los Angeles e está em busca da Vida, uma parte da nave vital para sua sobrevivência, ao mesmo tempo que enfrenta os ataques dos alienígenas ganglions.

O desenvolvimento de Xenoblade Chronicles X começou logo depois da finalização de Xenoblade Chronicles. Vários membros da equipe original retornaram, como o diretor Koh Kojima, o diretor executivo e co-roteirista Tetsuya Takahashi, o co-roteirista Yuichiro Takeda, o produtor Shingo Kawabata e os artistas Kunihiko Tanaka e Kouichi Mugitani. A equipe enfrentou o desafio de criar um mundo vasto para ser explorado sob um orçamento limitado. A implementação de um modo multijogador online foi um problema pela inexperiência da equipe, forçando uma reescrita da história e mudança de protagonista. A música foi composta por Hiroyuki Sawano.

O jogo foi anunciado pela primeira vez em 2013 para ser lançado no ano seguinte, porém posteriormente foi adiado até 2015. A localização foi feita pela Nintendo Treehouse e 8-4, com mudanças de conteúdo sendo implementadas para seu lançamento ocidental. Xenoblade Chronicles X foi um sucesso comercial e foi muito bem recebido pela crítica, que elogiou a exploração, combate, gráficos e funções multijogador, porém criticaram sua narrativa e estrutura de missões. A motor de jogo e fundação estabelecidas no título foram depois empregados no próximo jogo da série Xeno, Xenoblade Chronicles 2 de 2017.

Jogabilidade

Xenoblade Chronicles X é um RPG eletrônico de ação em que o jogador controla um avatar customizável; é possível ajustar o gênero, características faciais, tamanho e características do corpo e voz do personagem. O avatar trabalha a partir da base central de Nova Los Angeles (NLA) e pode explorar os cinco continentes que formam o mundo aberto do planeta Mira, isto acompanhado por um grupo de companheiros. Missões são divididas em missões de história que avançam a narrativa principal, missões de afinidade que fortalecem os laços entre o avatar e seus companheiros, missões de pequena escala que tem como recompensa dinheiro e elementos adicionais e missões paralelas dadas pelos cidadãos de NLA. As missões acessíveis são limitadas a partir do quanto de Mira foi explorado, algo que está ligado a porcentagem de conclusão da narrativa principal. Finalizar missões e enfrentar inimigos concede ao jogador vários tipos de pontos de experiência; pontos normais aumentam a vida e estatísticas gerais do personagem, enquanto Pontos de Classe aumentam a determinada classe do avatar.

O avatar pode assumir diferentes papéis dentro da BLADE, cada uma das quais concede benefícios diferentes e específicos: desbravadores liberam o acesso a novos locais, interceptores defendem equipes de pesquisa de formas de vida hostis, devastadores por sua vez procuraramativamente por formas de vida hostis, recuperadores vão atrás de destroços da nave Baleia Branca, curadores exploraram novos locais e coletam dados para a BLADE, prospectores coletam recursos raros, abastecedores desenvolvem equipamentos e mediadores solucionam conflitos entre os habitantes de NLA. O avatar inicialmente explora Mira a pé, porém mais adiante no jogo adquire acesso a mechas transformáveis depois de realizar um conjunto específico de missões. Esses mechas, chamados de Skells, possuem um modo de caminhada bípede e também um modo de veículo. Cada Skell tem uma quantidade de combustível limitada, não podendo ser usado caso fique sem combustível, a menos que seja reabastecido. Os mechas ficam mantidos em um hangar especial na NLA, onde podem ser customizados e equipados com novas armas ou emprestados a outros membros do grupo. Existem três tipos de Skell, com qualidade de armadura e capacidade de combustível cada vez maiores, permitindo maior autonomia e eficiência em batalha. Os mechas também possuem um “seguro”, que pode ser usado para concertar e manter as máquinas em funcionamento. Vários modelos de Skells podem ser comprados e melhorados no decorrer do jogo.

Além dos inimigos normais oriundos da força antagonista, também é possível enfrentar as formas de vida nativas de Mira. Algumas criaturas são dóceis até serem atacadas, enquanto outros atacam ao visualizar o jogador. Cada personagem ataca automaticamente com seu conjunto designado de armas em um ritmo constante; cada membro da equipe possui pontos de vida e pontos de tensão, com um medidor de moral determinando sua eficiência em combate. A força do ataque varia dependendo da posição de cada personagem. Curar membros da equipe em batalha pode ser feito por meio de Artes, porém é feito principalmente com quick time events conectados ao sistema de Voz da Alma, um conjunto de comandos que aciona um Desafio da Alma, que cura toda a equipe ou concede outros efeitos positivos. A moral da equipe aumenta caso um Desafio da Alma seja completado bem sucedidamente. Membros derrotados serão reavivados e a equipe recuperará pontos de vida caso uma batalha seja vencida. O avatar, caso seja derrotado, pode ser teletransportado para um local seguro ou reavivado por outros membros da equipe, contanto que derrotem todos os inimigos restantes em trinta segundos.

O grupo é formado pelo avatar e até outros três membros controlados pela inteligência artificial. Cada personagem possui uma arma branca, uma arma de distância e um conjunto de habilidades chamadas de Artes. Novas Artes são desbloqueadas após aumentar o nível de um personagem a partir do ganho de pontos de experiência, com Artes baseadas em classes sendo desbloqueadas ao aumentar o patamar da classe. Porções de pontos de experiência também podem ser usadas a fim de fortalecer Artes. As Artes possuem habilidades diferentes, indo desde ataques normais ou poderosos, apoio ao grupo e até infligir ou remover condições negativas. Cada Arte possui um período de recarregamento depois de ser usada que varia depende daquela que foi usada. Um tempo secundário de recarregamento é ativado quando a habilidade fica disponível novamente, acionando efeitos adicionais se o medidor chegar ao fim. Pontos de tensão aumentam a cada ataque normal e são usados para acionar artes especiais, que incluem ataques poderosos e reavivar companheiros caídos. Um personagem entra em “Overdrive” se seus pontos de tensão ficam altos o suficiente, algo que aumenta a força dos ataques e diminui o tempo de recuperação. Mecânicas de batalha com os Skells são idênticas a aquelas a pé, com habilidades adicionais incluindo aumentar a defesa de membros da equipe que não estão usando Skells. Um mecha derrotado é evacuado para NLA a fim de ser consertado, com a situação da equipe e do Skell sendo determinados por um último quick time event acionado no final de uma batalha mal-sucedida; uma performance perfeita nesse evento concede vantagens adicionais para o grupo.

Xenoblade Chronicles X, além da campanha para um jogador, possui também um elemento multijogador. Os jogadores podem emprestar seu avatar para os grupos de outros jogadores online, formando assim unidades chamadas de esquadrões. Estas podem ter até 32 jogadores e permitem o compartilhamento de relatórios e a participação ativa em batalhas nos mundos de outros jogadores. Esquadrões podem participar de “tarefas”, missões randômicas de tempo limitado em que jogadores coletam determinada quantidade de recursos dos ambientes de Mira. As recompensas são itens e equipamentos. Algumas missões multijogador colocam equipes contra o Nêmesis Global, um monstro especialmente poderoso. Opções de viagem rápida são desbloqueadas quando novas áreas são descobertas, acessadas por meio de assentos vermelhos especiais no ambiente e postos da BLADE. Funções relacionados ao mapeamento de Mira, pontos de viagem rápida, ajuste do equipamento do personagem e mensagens dos elementos um jogador e multijogador são lidadas por meio do Wii U GamePad. O jogo também é compatível com a função Off-TV Play do console.

Noções básicas sobre combate

As lutas no Xenoblade Chronicles X ocorrem em tempo real, e você vai batalhar inimigos em um campo de batalha interativo enquanto confiando seus ataques principais e secundários. Seu ataque principal é bastante de fácil acesso, e seus ataques secundários estão localizados na parte inferior da tela. A maioria dos inimigos que você vai encontrar no início do jogo são pequenos, mas em breve ficarão mais difíceis.

Em primeiro lugar, não se envolva com difíceis inimigos em combate, pelo menos inicialmente. Se você ver um personagem de nível 55, não queira começar uma briga com ele, a menos que você esteja absolutamente pronto. Caso contrário, sua party de batalha será abatida. Deixe esses caras em paz até você subir de nível adequadamente – e não se preocupe com a chegar lá, o mundo da Mira é grande o suficiente e você terá muitas oportunidades.

O próximo é a capacidade de escolher a sua classe. Lá não é uma escolha errada em si, mas sim um que define seu estilo de jogo. Com cada classe que você selecionar, há uma árvore de habilidade que cresce com cada nível que você aumenta. Por exemplo, nível 10, você pode abrir o número de opções disponíveis.

Classes

Abaixo estão algumas das classes que você terá disponível no jogo e o estilo de jogo que são mais adequados.

Atacante: Essa classe é ideal para o corpo a corpo. Se você prefere atacar inimigos por perto, você vai querer essa classe, como você vai aumentar seu poder de ataque e a contagem de bônus de HP com cada encontro que você entrar. As armas padrão para essa classe envolvem uma espada e um rifle de assalto, mas obviamente você pode abrir sua gama com novas artes e habilidades que aprendeu com cada nível adicional, incluindo o mergulho de poder, lâmina Tornado explosão furiosa, entre outros. Existem várias rotas que você pode tomar para você classificar-se, incluindo escudo Trooper e Samurai Gunner, então não se esqueça de olhar em cada um e ver o que eles têm para oferecer.

Commando: Este aqui é mais para a precisão, como Commando vai te ensinar o básico quando se trata de encontrar boas manobras durante uma luta. Você terá duplas espadas e armas para esta classe, com melhorias que podem ser feitas em termos de precisão e evasão. Também tem seu próprio sistema de classe, com diferentes níveis disponíveis para escolher como você classificar-se, incluindo Viper alado e Full Metal Jaguar, entre outros.

Enforcer: Esta classe em particular é mais sobre o suporte do que investida, como você vai ser capaz de fazer escolhas mais decisivas com seu grupo de batalha. Como tal, suas armas são provavelmente os mais fracos do grupo com essa classe, com apenas um Raygun e faca para escolher. Dito isto, se você se tornar um mestre, você tem escolhas disponíveis mais tarde sobre, como ser capaz de desativar os inimigos com o Psycorruptor e carregando armas de grande energia com explosão  com Esgrimista.

A escolha é sua, e lá não é um mau disponível, mas não se esqueça de experimentar. Você pode aprender um novo estilo de jogo favorito, se você tomar um caminho diferente do que o que você está acostumado.

Utilizando vozes da alma

Como uma lâmina operativa, você terá opções quando se trata de batalha – mas o aaque você não quer ignorar é a voz da alma. Esta é uma opção de diálogo que pode fornecer uma ajuda secundária sempre que entrar em combate, oferecendo uma quantidade extra de dano,

Nós iremos quebrar as vozes de alma ainda mais em um próximo artigo, mas estas podem fornecer um número de vantagens em batalha, dependendo de qual opção de diálogo você faz. Alguns oferecem dano adicional, enquanto outros reduzem seu período de cooldown.

Você vai eventualmente ser introduzido as vozes conforme o jogo prossegue, então não se preocupe sobre tornar-se oprimido por eles. Às vezes a melhor escolha de conversa será melhor na batalha.

Construindo o esquadrão certo

Falando de membros da party, você vai correr em diferentes personagens ao longo de Xenoblade Chronicles que ajudarão a adequar seu estilo de jogo. Cada um desses personagens fornecem duas artes de assinatura, você será capaz de adicionar ao seu estilo de batalha e quanto mais você trabalhar com com eles, a melhor afinidade que você vai construir com eles, criando mais de uma ligação como resultado.

Existem 18 membros diferentes para escolher, cada um trazendo algo novo para a mesa. Por exemplo, Alexa é uma classe partidária Eagle Plus com poderosas habilidades de Overclock e tensão máxima, bem como aleatórias artes e habilidades que podem ser aplicadas em batalha.

Novamente, experimentação pode ir um longo caminho com esses personagens, como você pode ver quem será útil ao longo do jogo e criar afinidade para ajudar a tornar a sua party de batalha ainda mais completa.

Salvar algumas missões secundárias para mais tarde 

O mundo de Mira contém cinco continentes diferentes que oferecem sua parcela de desafios e side quests. Dito isto, você deve tomar o tempo para olhar ao redor e ver o que é oferecido antes de saltar em missões.

Na verdade, você pode salvar algumas das missões e inimigos para mais tarde, quando você é mais adequadamente equipado para o trabalho ou fazer uma party que pode lidar com inimigos maiores. Indo contra as criaturas de nível mais alto, por exemplo, é como assinar uma sentença de morte, se você não está preparado.

Por todos os meios resolver as quests principais, desde que eles ajudarão você subir de nível com eficiência e introduzir os personagens que você pode adicionar a sua festa. Novamente, estas farão toda a diferença conforme você melhora e eventualmente lida com alguns dos mais perigosos inimigos no jogo.

Nunca é demais para obter mais informações 

Com o vasto mundo apresentado em Xenoblade Chronicles X, nunca é demais para buscar mais informações, como você pode usá-los sua vantagem quando se trata de localizar quests secundárias, bem como locais escondidos onde você pode encontrar itens para seu personagem.

Para fazer isso, visite a todos os distritos na área e converse com quem você se deparar. Há um número de pessoas com informações essenciais para ajudá-lo a seguir em frente, mesmo se é algo tão pequeno como como derrotar um monstro.

Também nunca é demais para tomar notas devido o grande volume de informação no jogo. Isso é uma coisa boa, embora, como você vai ser capaz de localizar algumas das melhor side quests e prepare-se para um desafio monstro bom quando a situação pedir isso.

Coletar, coletar, coletar

Finalmente, você será capaz de encontrar colecionáveis em todo o mundo, que você pode colocar em seu Collectopedia. De lá, você pode visitar lugares nas cinco províncias e ver quais são mais raras.Também, certifique-se do estoque de pedras azuis, porque isto vão vir a calhar como você vem através de missões de afinidade no jogo. Por ter uma ampla coleção de estas, você será capaz de terminar a maioria destas missões sem nenhum problema e ter outros a participar do seu grupo imediatamente, em vez de moagem para ganhar a confiança deles.

Existem muitos colecionáveis, e você será capaz de adquirir, incluindo Vegs, frutos, flores, animais, insetos, natureza, peças e outros itens estranhos. Há uma tonelada ao longo de Mira e Nova Los Angeles, então não se sinta mal se você perder alguma coisa – você sempre pode voltar e continuar procurando sem penalidade.

Através da recolha de todos os itens em uma determinada linha ou categoria, você ganhará recompensas, incluindo uma arma especial e/ou o tipo de armadura que você pode equipar seu personagem. Certamente vale a pena olhar em volta e ver o que você pode encontrar, só para completar a sua coleção e aumentar o seu arsenal.

Mate monstros com nível equivalente ao seu nível

Assim como em Xenoblade Chronicles, lançado originalmente para Wii em 2012, é preciso caçar muitos monstros para adquirir equipamentos, armas melhores e, consequentemente, subir de nível.

No entanto, o hostil ecossistema do RPG é perigoso o bastante para abrigar criaturas colossais de level superior. Em vista disso, não tenha medo de fugir dos confrontos contra monstros poderosos, que podem acabar com o protagonista com um único golpe.

Antes de iniciar a batalha, atente-se ao nível do oponente sinalizado logo acima de sua posição exata no cenário. Caso o seu alvo de missão esteja próximo a outra criatura mais forte, procure atrair o objeto de interesse com disparos de longa distância.

Descubra novas localidades

Assim como em qualquer outro RPG, é de extrema importância explorar os cenários de Chronicles X de forma minuciosa para descobrir localidades inéditas. O desbloqueio de bases aliadas garante mais recursos para sustentar a cidade de New Los Angeles e, é claro, facilita a locomoção pelo mapa graças ao recurso de viagem rápida – é bom lembrar que você só pode ser transportado após ter visitado e descoberto a área desejada.

Além disso, todos os locais do jogo escondem segredos enigmáticos, como novos NPCs, missões, inimigos e matérias-primas. Durante o período de exploração no planeta Mira, ainda é possível descobrir baús escondidos repleto de ferramentas, itens e acessórios indispensáveis.

Combine arts e classes diferentes

As Arts, bastante conhecidas dos fãs da série, são habilidades especiais que podem ser usadas durante os embates. Enquanto os personagens executam investidas automáticas, é necessário gerenciar as Arts para que certas combinações poderosas de ataque sejam concebidas.

A partir do nível 10, você será capaz de alterar as especialidades dos personagens, deixando de ser apenas um Drifter, ou seja, um jovem aprendiz de Mira. É possível criar heróis com atributos equilibrados, que sabem lidar razoavelmente bem com qualquer tipo de armamento, e grupos capacitados para armas únicas.

Pretende priorizar o corpo a corpo ao invés de ataques a distância, por exemplo? Saiba que você pode fazer isso a qualquer momento a partir da aba de skills no menu.

Cuidado onde pisa 

Não são apenas as criaturas do planeta alienígena de Mira que podem dificultar a vida de sua equipe de sobreviventes. Por contar com um ecossistema ameaçador, constituído por uma incrível diversidade de fauna e flora, os ambientes de Xenoblade Chronicles X também são capazes de acabar com a sua longa jornada.

Seja um pântano envolto em veneno ou superfícies rochosas banhadas em lava vulcânica, saiba que você pode morrer facilmente para os elementos do cenário. Procure ficar sempre de olho onde pisa para não perder a viagem por fatores evitáveis.

Encontre a equipe ideal

Para que novos aliados sejam recrutados para o seu grupo de combatentes de Mira, é preciso concluir determinadas missões de afinidade. Não hesite em fazê-las, pois são elas que vão apresentar personagens importantes para completar o time.

Uma boa dica é nunca reunir heróis com a mesma especialidade. Tente montar a equipe com peças-chave diversificadas, que variam entre guerreiros especializados em armas diferentes e soldados com pleno domínio de habilidades de cura.

Tenha paciência para dominar o sistema de combate

O tático sistema de batalha é complexo, profundo e requer bastante estratégia. Lembre-se de sempre apertar o botão “R” durante os encontros para focar no inimigo pretendido. Se você ainda não foi avistado pelo alvo, mantenha o “R” pressionado e segure “X” para surpreendê-lo com um poderoso ataque surpresa.

Embora o combate seja tático e cadenciado, movimentar-se é uma necessidade, uma vez que investidas executadas pela lateral do inimigo, por exemplo, causam mais dano. Fique bem atento, pois certas habilidades só funcionam quando reproduzidas de ângulos específicos.

Outro fator que deve ser levado em consideração durante os confrontos é o tempo de resfriamento da skill. Cada Art leva um tempo para recarregar depois de ser usada, então é necessário estudar a movimentação do inimigo para saber o momento exato de utilizá-la.

Consulte o manual

Pode até parecer algo estranho nos dias de hoje, mas Xenoblade Chronicles X exige que os usuários menos familiarizados com a série consultem o manual digital com frequência, já que o jogo não faz questão nenhuma de esclarecer como as mecânicas funcionam.

Do mesmo modo que era comum ter os manuais em mãos para conseguir decifrar os segredos dos clássicos RPGs da década de 1990, em Xenoblade Chronicles X, você também terá que abrir o guia (no caso, digital) para entender todas as funcionalidades. Infelizmente, o conteúdo explicativo está limitado ao inglês, o que pode acabar dificultando o aprendizado de quem não domina o idioma.

Referências:

Game Detonado, Wikipedia, techtudo.

Warframe

Warframe é um jogo de ação cooperativa gratuito e de videogame de tiro em terceira pessoa desenvolvido e publicado pela Digital Extremes. Originalmente lançado para o Windows PC, que mais tarde foi portado para o PlayStation Portable , Xbox 360 e Nintendo Wii U . No Warframe, os jogadores controlam os membros do Tenno, uma raça de guerreiros antigos que acordaram de séculos de sono crio para se encontrarem em guerra em um sistema planetário com diferentes facções. Os Tenno usam seus Warframes com armas e habilidades poderosas para completar missões. Enquanto muitas das missões do jogo usamNos níveis gerados por procedimentos , as atualizações mais recentes incluem grandes áreas de mundo aberto semelhantes a outros jogos on-line massivamente para vários jogadores , bem como algumas missões específicas da história que não usam a geração de procedimentos. O jogo inclui elementos de jogos de tiro e corpo a corpo , parkour e role-playing para permitir que os jogadores avancem seu personagem Tenno (guerreiro antigo) com equipamentos aprimorados.

Os conceitos para Warframe estavam em vigor na Digital Extremes desde 2000, sob o nome Dark Sector . A empresa reintroduziu o Dark Sector em 2004, em preparação para o lançamento nos próximos consoles da sétima geração, mas não conseguiu encontrar uma editora devido ao seu tema. Por fim, a Digital Extremes lançou um jogo chamado Dark Sector em 2008, muito diferente do seu plano original. Em 2012, olhando para o sucesso dos jogos free-to-play, os desenvolvedores tomaram seus anteriores Dark Sectoridéias e elementos de arte, para apresentá-la como Warframe.

Download do jogo

Para fazer o download do jogo você precisa antes possuir uma conta no Steam. Após criar sua conta, acesse o Steam através do aplicativo instalado em sua máquina e faça uma busca por “Warframe” na parte superior direita da janela, selecionando a opção “Jogos” na caixa ao lado (imagem abaixo).

O game é gratuito, mas existem ainda alguns DLC’s com melhorias e conteúdos adicionais do jogo que são pagos. Caso queira comprar os DLC’s faça uma busca por “Warframe” sem marcar a opção “Jogos” ao lado.

Na página seguinte você deverá confirmar sua data de nascimento e clicar em “Jogar” mais abaixo dos vídeos de apresentação do jogo. Uma tela se abrirá e você deverá informar o caminho da instalação. Sugerimos manter o caminho padrão.

Na tela seguinte deixe marcado se quer criar os atalhos padrão do jogo, caso contrário desmarque as duas opções e clique em “Avançar” mais uma vez. Na outra tela clique em “Concluir” e aguarde o download do jogo terminar.

Para visualizar o percentual de download clique em “Biblioteca” no aplicativo do Steam. Ao terminar já poderá finalizar a instalação e iniciar o jogo.

Iniciando o game

No final do tutorial inicial você será instruído a selecionar um dos três Warframes disponíveis. Seu Warframe funciona como uma espécie de exo-armadura que o protege de inimigos e fornece-lhe poderes únicos. Sua decisão será essencial nas suas primeiras missões, então escolha sabiamente. Mas não se preocupe, pois com o tempo você será capaz de construir ou adquirir Warframes adicionais.

Cenário

O cenário de Warframe é um planeta futurístico devastado onde você deverá lutar contra invasores alienígenas. Neste cenário você toma o lugar de um Tenno, um guerreiro de lâminas e mestre da armadura Warframe, que concede poderes e diversas habilidades com as armas disponíveis.

ESCOLHENDO SEU WARFRAME

Após o vídeo introdutório, você poderá escolher entre três Warframes. O seu Warframe é como uma armadura que protege você contra os inimigos e lhe dá poderes únicos. O Warframe que você escolher vai ter grande impacto nas missões iniciais, então escolha com sabedoria! Não se preocupe, sua escolha de Warframe não será definitiva. Eventualmente você poderá construir ou comprar outros Warframes!

Mag 

É especialista na manipulação de energia usando a energia magnética do ambiente.

Pull: Forças magnéticas puxam inimigos a você, atordoando e trazendo-os em distância corpo a corpo.

Magnetize: Cria um campo magnético ao redor do alvo, iludindo os inimigos próximos e infligindo dano ao longo do tempo. O campo reage aos projéteis e estilhaços criados pelo Polarize para aumentar o dano.

Polarize: Emite um pulso de energia que esgota os escudos e a armadura dos inimigos, criando estilhaços que se tornam mortais quando misturados ao Magnetize. Os escudos dos aliados afetados pelo pulso de energia são restaurados.

Crush: Magnetiza os ossos dos inimigos próximos, fazendo com que colapsem sobre si mesmos.

Estes Warframes robustos serão ótimos para explorações e são capazes de completar qualquer missão. Lembre-se que você pode escolher outros Warframes para testar outros estilos de jogo e novos poderes.

SUA PRIMEIRA MISSÃO

Sua primeira missão lhe ensinará várias mecânicas de jogo básicas e pedirá que você escolha seu armamento inicial. Assim como a sua escolha de Warframe, essas escolhas não são permanentes. Há mais de cem armas diferentes para você encontrar e adicionar ao seu arsenal!

ESCOLHENDO UMA ARMA BRANCA

Suas armas brancas permitem realizar ataques furtivos especiais em inimigos desavisados. Se você conseguir atacar um inimigo de forma furtiva, uma ação de contexto especial aparecerá (Padrão: E). Os ataques furtivos infligirão danos massivos, matando os inimigos mais fracos imediatamente. Você pode achar as missões mais fáceis de completar eliminando os inimigos furtivamente antes que eles soem os alarmes.

A Skana é uma arma balanceada com alta velocidade de ataque.

A Mk-1 Bo tem ataques lentos, mas que podem acertar vários inimigos de uma só vez.

ESCOLHENDO UMA ARMA SECUNDÁRIA

Sua arma secundária pode não ser tão forte quanto a arma primária, mas tem uma reserva de munição separada e pode ser usada quando você está sangrando no chão. Se você usar os Mods certos, a arma secundária poderá se tornar a arma mais mortal ao seu dispor.

A Lato é uma pistola de dano mediano, mas com precisão alta graças ao recuo suave.

A silenciosa Kunai pode ser lançada em uma trajetória curvilínea, permitindo atingir inimigos escondidos sem soar os alarmes.

ESCOLHENDO UMA ARMA PRIMÁRIA

Sua seleção final será sua arma primária. Com a arma primária, seu armamento estará completo. Escolha uma arma que compense as falhas das outras armas para que você possa enfrentar qualquer situação que aparecer.

A Mk-1 Braton é um rifle de assalto balanceado que dispara rápido e tem precisão na maioria das distâncias.

A Paris é não é uma arma de fogo, mas sim um arco. Perfeita para matar inimigos silenciosamente Segure o botão de atirar para maximizar o dano antes do disparo.

MODIFICAÇÃO

Ao jogar Warframe, você coletará muitos recursos valiosos que ajudarão a nivelar suas chances de enfrentar até mesmo os inimigos mais difíceis. Os Mods têm uma função importante para adicionar poder e personalização a armas e Warframes, e sua eficiência em combate dependerá amplamente dos Mods que você equipar.

Cada Mod equipado gastará um pouco de sua capacidade de aprimoramento, cujo limite aumentará naturalmente conforme sua arma e Warframe aumentam de nível.

Polaridade do Mod: todos os Mods têm uma polaridade única mostrada no canto superior direito da tela. Corresponder esta polaridade em um slot de arma ou Warframe reduzirá a capacidade do Mod pela metade, mas equipar um Mod usando uma polaridade não correspondente custará o dobro.

Mods de Aura: esses Mods só podem ser equipados em Warframes e adicionam um efeito passivo que beneficia todo o esquadrão. Corresponder uma polaridade de aura também aumenta a capacidade total do seu Warframe.

Mods de Postura: esses Mods podem ser equipados em uma arma branca e proporcionam ataques de combo exclusivos quando equipados na arma usada em combate. Os Mods de Postura também aumentam a capacidade total das armas quando equipados com uma polaridade correspondente.

Forma: os diagramas de Forma podem ser obtidos como recompensas em missões e são usados para alterar a polaridade de qualquer slot em armas e Warframes. Tenha cuidado, pois usar uma Forma também resetará o nível da sua arma ou Warframe de volta para “Sem classificação”.

RECIPIENTES DE SAQUE

Armários e outros contêineres de recompensas aparecerão em suas missões contendo recursos para ajudá-lo na missão (como energia e saúde para seu Warframe e munição para suas armas). Eles também podem conter itens que serão úteis fora das missões, como Créditos para comprar novos itens e recursos para construir itens na Forja. Os armários podem ser abertos (Padrão: X), mas outros contêineres precisarão ser destruídos para você pegar a recompensa.

PARKUR

A liberdade de movimento do Warframe permite passar pelas missões de váriaos jeitos. Pule obstáculos, salte abismos amplos ou corra pelas paredes com suas habilidades de parkour inatas.

Salto Duplo: pule duas vezes para dar um segundo pulo no ar.

Deslizar: aperte o botão de agachar enquanto para fazer o Warframe deslizar, permitindo passar por baixo de objetos impossíveis de se atravessar correndo.

Salto Bala: pule enquanto corre para ativar o Salto Bala, que o impulsionará para frente com velocidade adicional na direção escolhida.

Planar e Mirar: mire enquanto pula para atrasar sua queda e controlá-la, tornando mais fácil atirar nos inimigos.

Segurar na Parede: mire enquanto está na parede para se agarrar à ela.

Segurar na Parede: mire enquanto está na parece para se agarrar à ela.

Tirolesa: aperte o botão de ação de contexto perto de uma tirolesa para subir nela.

MANOBRAS AVANÇADAS

Olhar para baixo enquanto está no ar atacando com a arma branca fará o Warframe bater no chão com a arma. As armas brancas têm comportamentos diferentes, mas este movimento costuma derrubar no chão os inimigos próximos.

Deslizar enquanto estiver no ar fará o Warframe chutar, derrubando os inimigos mais fracos que você atingir. Os inimigos caídos no chão ficarão vulneráveis ao finalizador de chão, um ataque especial com bônus de dano, semelhante ao ataque furtivo.

Bloquear (Padrão: Mouse 2) com a arma branca equipada (Padrão: Segure F) fará com que os ataques frontais reduzam seu vigor em vez de afetarem seu Warframe. Ainda será possível bloquear em vários movimentos, como ao pular e deslizar, e você pode usar isso como vantagem.

Canalizar sua arma branca (Padrão: Mouse 1) com ela equipada fará a energia do seu Warframe ampliar os ataques corpo a corpo. Acertar um inimigo ao canalizar infligirá dano adicional, mas drenará energia em cada acerto bem-sucedido.

Bloquear e canalizar ao mesmo tempo pode atordoar os inimigos que atacarem você, deixando-os vulneráveis a um contra-ataque com bônus de dano.

HACKING

Às vezes, será necessário invadir a segurança de alguns sistemas para continuar uma missão, por exemplo, quando um bloqueio de segurança trava as portas. Aproxime-se de um painel de segurança e pressione o botão de ação de contexto para começar a invadir a segurança. Ao invadir, gire os hexágonos para alinhar o padrão antes do tempo acabar. Se a invasão não for concluída a tempo, você poderá tentar novamente, mas o padrão será outro.

É possível obter decodificadores que invadirão a segurança instantaneamente. Eles são úteis quando um terminal precisa ser invadido quando há inimigos próximos. Selecione o botão Usar decodificador para consumir um de seus decodificadores e concluir a invasão.

SUA NAVE, O LISET

Após concluir a primeira missão, você se verá a bordo de sua nave pessoal, que será sua base entre missões. Inicialmente, vários dos segmentos fundamentais da Liset estarão faltando, mas eles serão disponibilizados conforme você completa missões de tutorial

O segmento de Arsenal permitirá você modificar sua Configuração à medida que você adquire armas e Warframes adicionais. Você pode mudar também a aparência de seus Warframes e armas ao equipar cosméticos e modificar os esquemas de coloração.

Conforme suas armas e Warframes aumentam de nível, elas podem acomodar Mods mais poderosos. O status de base do seu Warframe também aumentará conforme o nível aumenta.

O Mercado é onde você compra Warframes, armas, cosméticos, diagramas, consumíveis e outros itens. Muitos dos diagramas poderão ser comprados por Créditos, enquanto que outros itens talvez precisem de Platinas para serem comprados. Por vezes teremos ofertas com itens a preços mais baixos, além de pacotes para economizar comprando vários itens de uma vez.

As missões podem ser selecionadas no Console de Navegação. As leituras informam a facção do inimigo presente na missão e o nível médio, assim você poderá decidir se consegue ou não enfrentar a missão. Mais missões serão disponibilizadas conforme você completa as que já foram desbloqueadas. Você também pode consultar o canto superior direito da tela de navegação para ver quais recursos da Forja estarão presentes no local.

A Estação de Mods permite vender Mods indesejados ou transformá-los em Mods novos. Você pode até usar Mods avulsos para aumentar ainda mais a força dos seus Mods mais usados.

A Estação de Mods permite vender Mods indesejados ou transformá-los em Mods novos. Você pode até usar Mods avulsos para aumentar ainda mais a força dos seus Mods mais usados.

A Forja permite construir itens usando os diagramas que você conseguir. Após coletar os recursos de componentes, você poderá começar a construção, que levará algum tempo até ser concluída. Alguns diagramas criarão vários itens do mesmo simultaneamente, o que pode ser útil ao construir itens consumíveis usados com frequência em missões.

MUDANDO O TIPO DE PARTIDA DE MISSÕES

O status da missão é predefinido como Público, ou seja, outros jogadores podem entrar nas suas missões para ajudá-lo e vice-versa. Você pode alterar o status da missão selecionando a opção “Tipo de partida” no menu ou usando o mapa de navegação. Definir o tipo de partida como “Somente amigos” permitirá que apenas os jogadores na sua lista de amigos entrem na partida. Definir como “Somente convite” permitirá que apenas os jogadores que você convidar entrem na partida. O modo “Solo” proibirá outros jogadores de entrarem na partida. Sugerimos jogar no modo Público para conhecer novos amigos e potencializar as habilidades do seu esquadrão.

INTERFACE DA MISSÃO

A Lotus falará com você periodicamente ao longo da missão. Escute o que ela diz, isso pode salvar sua vida!

O Minimapa ajudará você a navegar pelos locais onde as missões se passam. Siga o símbolo vermelho que indica o objetivo. Os companheiros de equipe aparecerão como um símbolo azul da Lotus no mapa. Lembre-se, fiquem juntos para aproveitarem a experiência ao máximo.

O visor do seu Warframe mostrará informações vitais que você precisa para permanecer vivo. Seus Escudos, representados pelo número em azul, regenerarão com o tempo. Quando os Escudos acabarem, você começará a perder saúde, que é mostrada pelo número em vermelho. O nível atual do Warframe é indicado pelo número ao lado do nome do Warframe. O nível atual de experiência é representado pela barra branca, que vai sendo preenchida conforme o Warframe se aproxima do nível seguinte.

O visor da arma mostra informações importantes sobre a arma equipada. Assim como no visor do Warframe, o nível atual da arma é indicado pelo número ao lado do nome da arma. O nível atual de experiência é representado pela barra branca, que vai sendo preenchida conforme a arma se aproxima do nível seguinte. Verifique a contagem máxima de munição à direita e vá preenchendo a munição com os cartuchos que encontrar ao longo da missão.

As habilidades do seu Warframe serão mostradas aqui. A habilidade selecionada atualmente será destacada em azul. Outras habilidades serão marcadas em branco. Se você não tiver energia para ativá-las, elas aparecerão em cinza.

Como se unir ao sindicato

Você precisa ser no mínimo maestria 3 para escolher um dos 6 sindicatos listados a cima, e para escolher um dos sindicatos vá para perto da navegação de sua nave e você verá no lado esquerdo dela um painel com os símbolos dos sindicatos, em cima deles tem uma pontuação, essa é o limite diário de pontos que você pode obter, você começa com 1.000 pontos e para cada maestria que você alcançou é adicionado mais 1.000 pontos, os pontos sempre voltam para o limite máximo, para gastar esses pontos basta fazer missões de sindicato, ao faze-las você perderá uma quantidade X de pontos referente a missão, são adicionadas 3 missões de sindicato todos os dias.

Qual sindicato escolher

Agora que você sabe o básico, basta escolher um sindicato e fazer o sacrifício, fazendo isso você vai se unir a um dos 6 sindicatos de sua escolha. É possível se afiliar até 3 sindicatos ao mesmo tempo, não existe sindicato certo e sindicato errado em Warframe, a unica coisa errada que você pode fazer é se afiliar a dois sindicatos que são rivais, para saber qual sindicato é rival de qual, basta selecionar o sindicato desejado e no lado direito vai estar escrito “Aliado,Neutro,Rival”. Isso influencia nas missões, pois o sindicato aliado vai ganhar 50% dos pontos que você ganhou, neutro vai receber -50% desses pontos e o rival -100%, o que significa que pelo menos 2 sindicatos você vão querer te assassinar durante missões.
Eu recomendo para quem quiser escolher 3 sindicatos, que escolha os 3 da esquerda (Steel Meridian,Arbiters of Hexis & Cephalon Suda) ou os 3 da direita (The Perrin Sequence,Red Veil & New Loka)
Digo isso porque Hexis e Suda são aliados e o Steel meridian é aliado do Red Veil, basicamente ele será um sindicato neutro e o mesmo vale para Perrin e New Loka, pois como Red Veil é aliado do steel meridian, você não ganhará reputação negativa com eles.

Benefícios do sindicato

Cada sindicato tem uma lista de benefícios como mods de armas, mods de warframe, espectros e armas únicas, você pode ver isso na parte de oferendas do sindicato, isso pode ser feito antes de se juntar ao sindicato. Após se unir a um sindicato é necessário fazer um sacrifício que pode ser partes de arma prime, partes de warframe prime, reator/catalisador orokin, forma ou algum outro recurso dependendo do nível do sindicato, abaixo está listado o nome dos sindicatos, sacrifícios, níveis e aliados/rivais.

Use o Chat para falar com outros jogadores na missão e para acompanhar quem está conectado ou desconectado. Se você apontar sua mira para um inimigo, a saúde e a descrição dele serão mostradas. Se a saúde de um inimigo aparece em azul, significa que ele tem Escudos que se regeneram, assim como o seu Warframe.

Alguns desafios aparecerão nas suas missões. Se você conseguir completar o desafio, você ganhará bônus de afinidade para o seu Warframe! Os Créditos, materiais da Forja, Mods e Afinidade obtidos em missões são exibidos aqui. Ocasionalmente, você pode achar Mods nas missões e usá-los para aprimorar suas armas e Warframe. Quando você pegar um Mod, ele aparecerá aqui, junto com a descrição dos seus efeitos.

CAINDO NA BATALHA

Se sua saúde chegar a zero, você ficará ferido no chão. Enquanto está ferido, você não poderá usar suas habilidades, arma primária e arma branca. Ainda será possível se defender usando a arma secundária, mas isso nem sempre é a melhor ideia, pois os inimigos poderão lhe atacar e acelerar sua taxa de sangramento. Às vezes é melhor ficar quieto e esperar ajuda. Se os seus companheiros de equipe não conseguirem chegar a tempo, você ficará incapacitado.

Se os seus companheiros de equipe ficarem feridos na batalha, o ícone da Lotus que os representa no minimapa será substituído por uma cruz vermelha, e o nome deles aparecerá em vermelho através dos obstáculos para ajudar você a resgatá-los. Quando você está incapacitado, não pode mais participar da missão até ser revivido (mas você pode assistir à missão e conversar por chat com os companheiros de equipe), e se o temporizador de sangramento chegar a zero, seu Warframe será destruído. Por sorte, todos os Warframes têm a incrível capacidade de reviver no meio de uma missão, e você pode usar esta capacidade para voltar à batalha e ajudar seus amigos.

Se você optar por não reviver em uma missão, seu Warframe não será destruído, ele viverá para jogar outras missões. Saber quando é melhor usar uma Ressurreição e quando é melhor abortar uma missão é algo que você aprenderá jogando Warframe! Lembre-se que você recebe 4 Ressurreições por missão, e as Ressurreições são repostas quando você retorna à nave pessoal!

MOEDA

Antes de entrarmos em detalhes das outras sessões, vamos começar falando das duas moedas existentes no mundo do Warframe: Crédito e Platina.

CRÉDITO: O crédito é a moeda padrão do universo do Warframe. Os créditos podem ser adquiridos de forma mais comum concluindo missões e em caixas de recompensas (como armários e outros contêineres). Você pode consultar quantos créditos você tem de várias formas, a mais comum delas é abrindo o mercado e procurando o ícone dos créditos na parte superior esquerda.

Quanto mais difícil a missão ou quanto mais raro o contêiner, maior será a quantidade de créditos que você irá conseguir. A quantidade de créditos só será salva após você concluir a missão com sucesso e voltar para a sua nave. Por ser a moeda padrão, os créditos são usados para diversas funções, como por exemplo: diagramas comprados no mercado, armas prontas compradas no mercado, fusão de mods, taxa de troca, etc.

PLATINA: A platina é a moeda do jogo comprada com dinheiro da vida real, conhecido popularmente pelos jogadores como “cash”. É possível também obter platina no jogo sem gastar dinheiro real, através da troca de determinados diagramas ou partes, mas irei abordar este tópico em outra seção deste tutorial. Você pode consultar quantas platinas você tem de várias formas, a mais comum delas é abrindo o mercado e procurando o ícone das platinas na parte superior esquerda.

A grande diferença entre créditos e platina é que esta, pelo fato de ser obtida originalmente com dinheiro real, possibilita várias vantagens, como por exemplo: É possível comprar armas e Warframes diretamente, ao invés de comprar os diagramas e construí-los; os itens relacionados com a aparência podem ser obtidos apenas com platina. Se você for comprar platinas, compre apenas com 75% de desconto. Esta é uma recompensa diária que você pode ganhar, aguarde até conseguir ela.

AFINIDADE E MAESTRIA, AS EXPERIÊNCIAS

A experiência, conhecida popularmente como XP pelos amantes de RPG, funciona de uma forma pouco usual neste jogo. Aqui nós possuímos afinidade e maestria. Eu vou mostrar a diferença entre eles e como isto afeta a sua forma de jogo.

AFINIDADE

Em um jogo de RPG normalmente nós ganhamos experiência utilizando poderes ou matando inimigos, correto? Neste jogo isto também acontece, porém aqui é usado o termo Afinidade. Você também ganha afinidade neste jogo cumprindo objetivos e coletando globos de afinidade (parece um losango de cor amarela, é a imagem que aparece pouco acima).

É possível ganhar afinidade adicional fazendo uma sequência de mortes sem ser visto (conhecido popularmente como modo furtivo). Para fazer isto utilize armas que não emitam barulho e mate um inimigo que não está lhe vendo, preferencialmente com apenas um tiro ou golpe. Os bônus são somados de forma progressiva, de 100% em 100%, até no máximo de 500%, além disto, as mortes possuem um timer de 30 segundos para a continuidade ou manter o bônus máximo. O bônus é cancelado caso o tempo se acabe, caso você mate algum inimigo alertado ou em modo não furtivo.

Todos os warframes, archwings, armas e companheiros (kubrows ou sentinelas) podem ganhar níveis até o limite de 30.

Durante uma missão, na parte superior direita da tela, próximo ao nome do warframe que você está jogando você verá o nível que ele está. Logo abaixo disto, caso o personagem ainda não esteja no nível 30, você verá uma barra de progresso indicando o quanto você já ganhou de nível e o quanto falta para você ir para o próximo. Este mesmo conceito se aplica ao seu companheiro e as armas que você está utilizando. Também é possível ver estas barras de progresso ao acessar o Arsenal, dentro de sua nave.

MAESTRIA

A maestria indica o quanto o jogador já experimentou o conteúdo disponível do jogo. Este é o número de “nível” que representa você para os outros jogadores.

Você pode ver esta informação pressionando o Esc e deixando o cursor do mouse sobre o seu personagem. O seu nível estará escrito na frente do seu nome – como, por exemplo: BrunoKitsune; e o seu progresso estará representado como uma barra logo abaixo do seu avatar, semelhante a barra que indica a afinidade. Também é possível ver o nível acessando o perfil dos demais jogadores.

Para ganhar pontos de maestria, você precisa

Ganhar níveis com warframe, archwing e companheiros (kubrows ou sentinelas). Cada nível que você subir, você irá ganhar 200 pontos de maestria.

Ganhar níveis com armas para você, armas para archwings ou armas para companheiros (sentinelas apenas). Cada nível que você subir, você irá ganhar 100 pontos de maestria.

Completando as fases do jogo. É possível ganhar até 14.796 pontos de maestria completando todas as 260 fases (aproximadamente 57 por fase).

A cada vez que você alcançar a quantidade necessária de maestria para ir para o próximo nível será necessário fazer um teste para testar suas habilidades nas mais variadas situações. Este teste pode ser feito pressionando o Esc e deixando o cursor do mouse sobre o seu personagem, e logo você verá a opção de aumentar o nível. Preste atenção porque este teste pode ser feito apenas uma vez a cada 24 horas, indiferente se você falhou ou se ganhou outro nível rápido demais. Se você está inseguro, poderá utilizar ferramentas como a Wikia do Warframe ou o Youtube para ver o teste antes de realiza-lo. Existem também outras formas, como o Simulacrum no Santuário, mas não vamos entrar em detalhes por enquanto.

Note que se você falhar o teste, você não irá parar de ganhar maestria. Ela é acumulada. Logo depois que você concluir o teste com sucesso você verá a barra do próximo nível já proporcionalmente preenchida.

Observação Importante: Você não ganha maestria mais de uma vez por concluir o mesmo mapa, assim como você não ganha maestria novamente por nivelar mais de uma vez o mesmo warframe, arma, entre outros, utilizando formas, o qual nós vamos tratar mais para frente. Uma das formas de medir o seu progresso é visitando a aba Equipamentos no seu perfil. Para ver o seu perfil, basta pressionar o Esc, deixe o cursor do mouse sobre o seu personagem e escolha a opção para ver o perfil.

Vendo o parágrafo anterior fica claro que a maestria se trata de um número limitado. Até a data de criação deste tutorial, o máximo de maestria humanamente possível é de 1.199.796 pontos, o que permite o jogador a estar no nível de maestria 21.

RARIDADE

Os módulos podem ser classificados por sua raridade. Sendo classificados progressivamente como: comum (bronze), incomum (azul), raro (amarelo) e lendário (branco). Na imagem abaixo temos o exemplo do módulo Fast Hands (comum) e Primed Continuity (lendário). Você pode consultar a Warframe Wikia para verificar a localização dos mods, de que inimigos eles caem, etc.

Note que não é porque um módulo é comum que ele é ruim e não é porque um módulo é lendário que ele é bom. Os módulos de vida e escudo para sentinela, por exemplo, são módulos comuns e não existem variações deles em outras raridades.

FUSÃO

A fusão é o caminho que devemos percorrer para melhorar todos os módulos. Só lembrando que cada ranque melhorado em um módulo aumenta também o quanto ele irá drenar de capacidade.

Para fazer a fusão você pode fazer de várias maneiras. A mais prática é indo ao Console de Módulos, que fica localizado no andar de baixo da sua nave. Em seguida escolha o módulo que deseja melhorar (você pode usar vários filtros nesta tela, como a categoria do módulo ou mesmo pesquisar por nome). Em seguida, clique no botão “Fusão”.

Você irá ver qual o ranque da seu módulo e uma barra de progresso indicando o próximo ranque. Para subir o ranque, o indicado é usar os núcleos de fusão, que servem apenas para esta função, quanto mais raro o núcleo de fusão (comum, incomum ou raro), mais ele irá melhorar o seu módulo. Você pode usar os filtros (barra que fica em cima dos módulos) e escolher os núcleos de fusão (penúltima opção). Note que você pode fazer a fusão com vários módulos diferentes, como é mostrado na imagem abaixo.

Também é indicado você usar o mesmo módulo para subir o ranque, principalmente os comuns, para evitar gastar apenas núcleos de fusão. Note que você pode usar qualquer módulo para melhorar o ranque, mas isto não é indicado porque você gasta créditos por cada módulo adicionado, e os módulos que não são iguais melhoram muito pouco o ranque de sua carta. Para fazer a fusão, basta clicar no botão que estará disponível na parte superior direita da tela, note que serão necessários créditos para fazer a fusão.

POLARIDADES E FORMAS

As polaridades ajudam a aumentar abruptamente a quantidade de mods que você pode colocar nos seus itens. A maior parte dos warframes regulares acompanham três polaridades, sendo duas nos módulos normais e uma na aura. As armas e demais componentes variam bastante.

Quando você coloca um módulo em um soquete idêntico (vamos dizer uma polaridade naramon em um espaço – ou soquete – também naramon), você irá reduzir pela metade o quanto ele irá drenar. Se este soquete for uma aura de warframe ou instância de arma, a capacidade será aumentada em dobro.

A forma (mostrada na imagem desta seção) ajuda muito o jogador a aperfeiçoar seus itens. Ela pode ser adquirida pronta no mercado, através de platina, como recompensa diária, em missões de alerta ou a receita pode ser conseguida em diversas missões no Vazio (ou Void).

Quando você chega ao nível 30 de afinidade com qualquer coisa, basta clicar no botão “Ação” que estará disponível na parte inferior direita da tela e escolher usar a forma. Você poderá alterar qualquer polaridade existente ou adicionar uma polaridade em um soquete que ainda não tem. Vale a pena destacar que o item o qual você usar a forma voltará para o nível zero e precisará ser upado novamente.

Os reatores e catalizadores não são perdidos quando você usar a forma, porém lembre-se que, como falamos anteriormente, isto não fará você ganhar mais pontos de maestria.

DESCOBRINDO PLANETAS

Durante o jogo você poderá fazer até 260 missões, espalhadas em 14 planetas diferentes. O primeiro planeta, Mercúrio, você terá liberado assim que você concluir a missão de tutorial. Os demais planetas vão sendo liberados à medida que você for abrindo os planetas e realizando a missão de assassinar os seus chefes.

Por exemplo: Concluir com sucesso o assassinato do primeiro chefe, Capitão Vor, irá lhe fornecer o segmento que libera Vênus. Concluir com sucesso o assassinato do chefe de Vênus, chamado Jackal, irá lhe fornecer o segmento que libera Júpiter, e assim sucessivamente.

Referências:

Steamcomunity, Warframe, BrunoKitsune, Wikipedia, techtudo.

Comente aqui embaixo sobre Warframe!

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Da série The Legend of Zelda e foi lançado mundialmente para Wii U e Nintendo Switch em 3 de março de 2017. A história segue Link, que acorda em uma Hyrule devastada após cem anos de sono e precisa recuperar suas memórias e derrotar o mal causado por Calamity Ganon. A jogabilidade de The Legend of Zelda: Breath of the Wild é apresentada em um mundo aberto e os jogadores podem explorá-lo livremente, completando diferentes tipos de missões e resolvendo quebra-cabeças para a obtenção de recompensas.

O desenvolvimento de Breath of the Wild começou pouco depois da estreia de The Legend of Zelda: Skyward Sword e durou cinco anos. A equipe tinha a intenção de reinventar a estrutura da série, assim introduziram elementos inéditos como um motor de física detalhado, visuais em alta definição e dublagem. O mundo de jogo foi projetado para recompensar exploração e experimentação, com a história sendo pensada para poder ser completada de forma não-linear. Breath of the Wild originalmente tinha previsão de lançamento para 2015 como um exclusivo de Wii U, porém foi adiado duas vezes por problemas de desenvolvimento. Ele acabou servindo como um dos títulos de lançamento do Switch e o último jogo publicado pela Nintendo para o Wii U.

Cartografia

Breath of the Wild apresenta o maior mapa já visto na série The Legend of Zelda, o que pode intimidar os jogadores. É preciso que Link ande por territórios inexplorados a fim de expandir a área mostrada no mapa, porém, essa caminhada não é suficiente para que o game marque automaticamente os pontos de interesse e eventos relevantes.

Para resolver o problema, sempre que encontrar algo digno de nota, faça marcações manuais usando carimbos e ícones. Para tanto, abra a tela de mapa apertando “-” no controle, depois aperte “A” para acessar sua coleção de Stamps. Circule até o símbolo que deseja utilizar, e então confirme a escolha pressionando “A” novamente.

Visite as Shrines

Há centenas de Shrines espalhadas pelo mapa. Além de esconderem puzzles e desafios, esses locais possuem uma importância vital para a navegação e crescimento de Link, já que liberam mais energia e fôlego para o herói.

Sempre que encontrar uma Shrine, como a da imagem abaixo, entre nela mesmo que você não pretenda encarar os seus enigmas e recolher recompensas, pois assim que Link sair de lá o local estará habilitando como um ponto de viagem rápida.

Qualquer coisa suspeita no mapa pode estar escondendo tesouros.

Fale com todos os NPCs

Além de quests (e do humor de alguns diálogos – experimente jogar sem vestir nada), eles oferecem dicas sobre o mapa e tesouros. Quests são indicadas por um círculo vermelho com um ponto de exclmação, no mapa.

Use a Rune of Stasis para encontrar objetos

Usar a runa em ambientes abertos revela os objetos com os quais Link pode interagir – ou seja, isso pode incluir armas, plantas, cogumelos, etc. Se a habilidade de stasis receber um upgrade, você também poderá encontrar inimigos. A runa serve para congelar objetos, mas acaba tendo esse outro uso bacana.

Combate

Use o ZL para focar em um inimigo por vez, caso necessário;

Use stealth para não ser detectado e atacar os inimigos por trás. Um aviso aparecerá na tela na hora do golpe, que causa um dano muito maior do que o normal;

Flechas na cabeça causam mais dano nos inimigos;

Pressionar A bloqueia os ataques dos inimigos;

Pressione e segure Y para carregar um golpe mais forte;

ZL para focar no inimigo + mover-se para a esquerda ou direita + X faz seu personagem esquivar para o lado (side hop)

Pressionando Y após essa esquiva, você realiza um golpe que atinge vários inimigos ao mesmo tempo (flurry rush) 

Você pode se arriscar no castelo de Hyrule bem cedo, para pegar ótimos equipamentos

Essa opção pode te dar alguns spoilers do jogo, claro. Um dos caminhos possíveis é pular no castelo por trás dele, pelo norte de Hyrule, e usar o paraglider. Há guardiões ali que podem te matar com um golpe, então evite andares mais altos e procure locais onde você não seja visto, ou possa se proteger dos lasers deles.

Uso de stamina

Sua stamina é consumida enquanto você escala objetos, e você cai quando ela acaba. Ela também acaba mais rápido se você saltar enquanto escala, porém, caso o salto seja feito no momento em que a stamina vai acabar, Link pula uma distância 2 vezes maior do que o normal.

Nâo é possível escalar na chuva. Você pode fazer uma fogueira e passar o tempo para mais tarde para ver se a chuva sumiu. Em alguns lugares, porém, SEMPRE há chuva.

Use bombas para minerar ou pegar madeira

Ao invés de atacar depósitos de minerais ou árvores com suas armas e perder a durabilidade delas, jogue bombas neles. O único problema é que os minérios/madeira podem voar muito longe ou cair de um penhasco.

Como fazer uma fogueira

Coloque no chão flint (é só minerá-los) + madeira e acerte-os com alguma arma de metal.

Use fogo para voar, voar, subir, subir

Colocar fogo na grama, pular sobre ele e usar seu paraglider te impulsionará ao ar.

Como cozinhar

Chegue perto de um caldeirão e coloque fogo sob ele, caso necessário. Pressione + para escolher até 5 ingredientes, aproxime-se do caldeirão e confirme pressionando A. Algumas receitas:

1 maçã: Baked Apple

2 maçãs: Simmered fruit (recupera a mesma vida que 2 maçãs separadas, mas ocupa 1 slot de inventário)

1 Hyrule herb: Fried Wild Greens

5 maçãs: Fruit salad

Combinar certos tipos de ingredientes (como carnes + ervas) pode recuperar tanto sua vida quanto sua stamina, por exemplo.

Para cozinhar elixires, você precisa combinar dois tipos de itens: pedaços de monstros e pequenos animais, como sapos, vaga-lumes e lagartos (critters)

Veja os posters nas paredes lojas: Eles ensinam algumas receitas.

Cozinhe e misture os alimentos sempre. Venda o que sobrar, isso aumenta suas propriedades curativas. Maçãs são bem abundantes no jogo, e se você cozinhar 5 delas ao mesmo tempo, acaba com uma salada de frutas que recupera mais vida do que comer as maçãs individualmente. Receitas também são vendidas por mais rupees do que ingredientes.

Use partes de monstros

Chuchu Jelly: Pode ser usada como granada

Octorok sac: Pode ser grudado em um objeto, fazendo-o flutuar. Experimente usar barris explosivos + Octorok sacs nos inimigos

Flechas gratuitas

No começo da aventura, Link terá pouco dinheiro e itens à disposição, então cada Rupee importa. Como as melhores armas e armaduras só são habilitadas após dezenas de horas de jogo, é uma boa ideia usar uma abordagem de combate à longa distância no começo.

As flechas do arco de Link são extremamente limitadas, mas há um bom modo de estocá-las sem esforço. Quando encontrar um inimigo que também atira flechas, corra de um lado para o outro sem parar, fazendo com que ele erre os disparos. Suas flechas continuarão no chão, e você poderá pegá-las.

Gerencie seu inventário

Há centenas de itens que podem ser recolhidos ao longo da jornada, desde peças de equipamento nos baús até vegetais e recompensas de caça que podem servir como ingredientes. Ao progredir na campanha, em pouco tempo seu inventário ficará lotado.

Como pode ser inconveniente receber mensagens sobre a lotação a cada novo item obtido, controle seu estoque: pause o jogo e, no inventário, clique nas armas mais desgastadas e itens que não serão utilizados no futuro próximo. Depois, escolha a opção “Discard” para jogá-los fora, criando espaço e poupando tempo de jogo.

Cuidado com as armas

Pela primeira vez na série Zelda, as armas que Link encontra pelo caminho não serão necessariamente suas companheiras ao longo de todo o jogo. Quanto mais elas forem utilizadas, maior será o seu desgaste, até o ponto em que elas são quebradas.

Quando a arma estiver prestes a quebrar, um aviso aparecerá na tela. Nesse momento, é uma boa ideia pensar em arremessar sua arma nos inimigos, já que esse movimento causa muito mais dano do que ataques corporais comuns.

Guardiões de tesouros

Guardiões, as gigantescas criaturas com tentáculos, são os principais inimigos do game. Encontrá-los normalmente significa duras batalhas pela sobrevivência, mas, muitas vezes, Link encontrará Guardiões já abatidos pelo cenário.

Nessas situações, explore a carcaça das criaturas, já que frequentemente os Guardiões caídos esconderão um bom e valioso loot, itens de valor bem superior aos liberados por inimigos comuns.

Quem tem boca vai a Hyrule

Como nos melhores RPGs modernos, Breath of the Wild possui uma incrível variedade de missões paralelas. Não adianta apenas andar sem rumo pelo mundo. Para acessar as tarefas bônus, é preciso conversar com os outros personagens.

A melhor alternativa é explorar os vários estábulos espalhados pelo mapa, pois lá é possível organizar sua coleção de cavalos, e encontrar vários personagens para conversar. Interaja com eles sempre que possível, pois eles dão dicas, apontam novos caminhos e habilitam missões paralelas.

Como ganhar dinheiro facilmente

As Rupees são uma das comodidades mais importantes do jogo, permitindo-te adquirir alguns dos itens e atividades mais relevantes do jogo. Portanto, vale a pena descobrir quais são os melhores métodos de apanhares Rupees facilmente, assim como descobrir alguns farming spots para apanhares Rupees rapidamente.

Master Sword

A Master Sword de Zelda: Breath of the Wild é o regresso da arma mais lendária da série.

Curiosamente, não é essencial para terminares a aventura, e embora existam armas mais úteis para encontrar, tem características especiais que a tornam num coleccionável interessante antes de enfrentares o último boss. A famosa arma está escondida numa das áreas opcionais.

Melhor Armadura

Alguma vez tentaste apanhar a melhor armadura do Legenda of Zelda: Breath of the Wild? Ou simplesmente tentaste descobrir qual é a melhor armadura? Caso a resposta a uma das perguntas seja afirmativa, vieste ao lugar certo.

A melhor armadura do Breath of the Wild é o Ancient set, composto por um Ancient Helm, Cuirass e Greaves, e apenas pode ser obtido após completares uma side quest chamada “Robbie’s Research”. Após completares esta missão deverás ter todos os materiais necessários para entregar no Akkala Ancient Tech Lab.

Pode parecer uma tarefa complicada, mas na verdade é relativamente simples, e para além disso também te preparará para alguns dos desafios mais complicados do jogo, tal como o Calamity Ganon.

Memórias Perdidas

Zelda: Breath of the Wild apresenta uma missão opcional que te pede para explorar Hyrule e descobrir locais específicos para acederes a memórias do passado. Impa pede-te para visitar 12 locais em Hyrule e apenas tens umas fotos para te guiar. Quando chegares a cada local, uma aura amarela surgirá e poderás activar recordações da anterior aventura de Link.

Encontrar todas vai desbloquear uma 13ª, que será adicionada como uma cena extra no final do jogo. Também existem cinco específicas da história que desbloqueias ao completar as Bestas Divinas e quando obtens a Master Sword.

Travel Medallion

A EX Teleportation Rumors quest é uma das novas missões que foram adicionadas com o primeiro DLC do Lengend of Zelda: Breath of the Wild.

Ao jogares esta missão irás ganhar acesso ao Travel Medallion, um item que te permite fazer fast travel para qualquer lugar que escolhas.

Como ganhar Korok Seeds infinitas

Apanhar todas as 900 Korok Seeds no Legend of Zelda: Breath of the Wild pode-se tornar num processo aborrecido, mas caso queiras ter slots suficientes para as armas, escudos e outros equipamentos necessários para completar o desafiante DLC Trial of the Sword, vais precisar de apanhar bastantes seeds.

Não tenha pressa

Abandone tudo o que você sabe sobre Zelda. Em vez de uma experiência semi-linear com uma ordem de objetivos bem definida, Breath of the Wild joga você em um mundo vasto, denso e permite que você o explore como quiser, na ordem que quiser.

Por isso, não tenha pressa para fazer as missões principais. Explore um pouco, passeie, lute, complete objetivos secundários, complete algumas shrines. Breath of the Wild guarda uma surpresa a cada montinho de pedras ou pedaço de grama alta. Tente descobrir todos.

Na dúvida, salve

Breath of the Wild conta com um sistema de salvamento automático bem eficiente e, na maior parte do tempo, você não vai precisar se preocupar com perder seu progresso.

Mas caso você sinta que está se metendo em uma situção complicada, com um monstro muito poderoso ou puzzle mortal, é bom dar uma salvada manual do game para evitar ter que refazer todo o percurso caso morra.

Pense antes de lutar

Fugir da treta, em Breath of the Wild, não é nenhuma desonra. O game traz um combate bastante desafiador contra inimigos bastante inteligentes e imprevisíveis. Se você bobear, logo verá a tela de Game Over.

A dica é: evite confrontos contra muitos inimigos ao mesmo tempo, e evite confrontos se você não estiver com uma boa quantidade de recursos em mãos. Nessas situações de desvantagem, o ideal é sair de fininho ou quem sabe até preparar uma armadilha…

Use o ambiente ao seu favor

Sim, armadilhas. Uma das coisas mais legais de Breath of the Wild é que você pode usar o cenário ao seu favor. Derrube uma pedra de cima de um desfiladeiro, e ela pode rolar e esmagar todos os seus inimigos, por exemplo.

Sempre avalie suas imediações com atenção. Isso não vale apenas para o combate, mas para a exploração também. Alguns lugares serão muito quentes ou muito frios para desbravar sem proteção, e a direção do vento tem mais importância nesse game do que você pode imaginar.

Evite gastar recursos à toa

Não demora muito para seu inventário no novo Zelda estar recheado de tralhas que vão desde insetos até pedaços de madeira. Minha dica é, use esses recursos com moderação e não desperdice nada. Você nunca sabe quando vai precisar de um favo de mel ou de 15 grilos chatos de encontrar.

Sempre cozinhe sua comida em vez de consumi-la crua, porque a mistura de ingredientes oferece diversos buffs para Link. Além disso, muitas missões exigem que você colete uma determinada quantidade de certo item, então evite gastar qualquer coisa que lhe pareça rara.

Siga seu coração

No fim das contas, uma das melhores partes do novo Zelda é justamente o fato de podermos jogar seguindo nossa própria intuição, sem dar satisfações para ninguém. Breath of the Wild é uma experiência melhor quando você faz nele o que seu coração mandar.

Não há escolhas erradas ou caminhos proibidos. Você vai formar sua própria jornada pela natureza selvagem, e ela certamente será única e especial para você. Se deixe levar, sem medo, e você vai entender porque este é um dos jogos mais maravilhosos já feitos.

Referências:

Bichosgeek, Br Ing, Eurogamer, Techtudo, Wikipedia.