1HitGames

Hades

Hades é um videogame de RPG de ação semelhante a um roguelike desenvolvido e publicado pela Supergiant Games. O jogo foi lançado para Microsoft Windows, macOS e Nintendo Switch em 17 de setembro de 2020, após um lançamento de acesso antecipado em dezembro de 2018.

Os jogadores controlam Zagreus, o filho de Hades, enquanto ele tenta escapar do Mundo Inferior para chegar ao Monte Olimpo, às vezes auxiliado por presentes dados a ele por outros Olimpianos. Cada corrida desafia o jogador através de uma série aleatória de salas preenchidas com inimigos e recompensas, e o jogador usa uma combinação de seu ataque de arma principal, poder de colisão e habilidade mágica para derrotá-los, evitando danos para progredir o mais longe possível. Embora Zagreus frequentemente morra, o jogador pode usar o tesouro ganho para melhorar certos atributos ou desbloquear novas armas e habilidades para aumentar as chances de escapar nas corridas subsequentes.

Hades foi desenvolvido seguindo Supergiant’s Pyre, um jogo no qual eles queriam explorar narrativas narrativas processuais, mas devido à natureza da jogabilidade principal, descobriram que os jogadores não jogavam através de Pyre várias vezes para explorá-la. A estrutura roguelike de Hades deu-lhes a oportunidade de contar essas histórias ramificadas para o jogador ao longo de várias corridas.

Hades foi aclamado pela crítica por seu desenvolvimento de personagem, originalidade, desempenho, narrativa e jogabilidade. Hades foi listado como Jogo do Ano em várias publicações e ganhou vários prêmios, incluindo Melhor Jogo Indie e Prêmio de Escolha da Crítica para Golden Joystick Awards 2020 e foi nomeado para oito categorias no The Game Awards 2020.

Gameplay

O jogador assume o papel de Zagreus, o príncipe do Submundo, que está tentando escapar do reino para fugir de seu pai desapaixonado, Hades, e chegar ao Monte Olimpo. Sua busca é apoiada pelos outros olímpicos, que lhe concedem presentes para ajudar a lutar contra os seres que protegem a saída do submundo. Ele também é ajudado em sua busca por residentes notórios do Mundo Inferior, como Sísifo, Eurídice ou Pátroclo. O jogo apresenta quatro “biomas”, ou locais do submundo: Tártaro, Asfódelo, Elísio e o Templo de Estige.

O jogo é apresentado em uma vista isométrica com o jogador no controle de Zagreus. O jogador começa uma corrida pelo jogo tentando abrir caminho através de várias salas; os layouts das salas são pré-determinados, mas sua ordem e os inimigos que aparecem são determinados aleatoriamente. O jogador possui uma arma primária, um ataque especial e um “elenco” mágico que pode ser usado a longa distância. Ao iniciar uma corrida, um dos olímpicos fornecerá um presente, uma escolha de três boosts persistentes para aquela corrida que o jogador pode escolher; os presentes são temáticos baseados no Olimpo, por exemplo, com Zeus proporcionando efeitos de dano por raio. Posteriormente, após limpar uma sala, o jogador verá o tipo de recompensa que ele pode ganhar se completar a próxima sala ou a escolha das próximas salas, variando de presentes olímpicos adicionais, itens restauradores, moeda do jogo, uma loja para comprar melhorias , ou chaves que podem ser usadas no meta-jogo para melhorar os atributos iniciais de Zagreus para a próxima execução. Caso os pontos de saúde de Zagreus caiam para zero, ele “morre” e acaba enfrentando seu pai, removendo todos os presentes concedidos na última corrida.

Entre as corridas, Zagreus pode explorar o submundo antes de partir para uma nova missão. Aqui, o jogador pode usar as chaves para desbloquear atualizações permanentes para Zagreus, solicitar a construção de novos recursos de suporte para o Submundo ou obter novas armas. Eles também podem fazer com que Zagreus interaja com os vários personagens do Submundo, que fornecem elementos narrativos para o jogo e também podem fornecer missões com recompensas adicionais.

Foco nas chaves primeiro

Quando você terminar uma batalha no submundo, você terá um vislumbre da recompensa por uma próxima sala exibida na porta que dá para fora. Algumas dessas recompensas, como Boons, beneficiam a corrida em que você está. Mas outros, como Darkness e Keys, permitem que você atualize Zagreus para sua próxima incursão no submundo.

Quando você estiver começando, concentre-se nas Chaves (elas parecem chaves, então são bem difíceis de perder). As chaves desbloqueiam novas armas na House of Hades e novas habilidades para você escolher no Mirror of Night.

Você terá muitas corridas pela frente para a vitória, então fique de olho no futuro e pegue as Chaves logo. Concentre-se em obter todas as armas em Hades primeiro. É uma maneira divertida de apimentar o seu jogo a cada corrida.

Espalhe o seu néctar para obter lembranças

Um dos outros itens aleatórios que você pode encontrar no submundo é o Néctar . É como um presente para os vários personagens não jogáveis ​​de Hades . Dê Néctar a personagens como Nyx ou Cerberus e você melhorará seu relacionamento com eles.

No início, é melhor dar Néctar a muitos personagens diferentes.

A primeira vez que você der Néctar para um personagem, eles lhe darão uma Lembrança . Esses tokens de sua apreciação também têm implicações na jogabilidade, como bônus em ouro, saúde ou dano sob certas condições. Mantenha suas opções abertas. Dê Néctar a cada personagem uma vez antes de dar Néctar ao mesmo personagem várias vezes.

Guarde um pouco de néctar para Patroclus, Eurydice, Thanatos e Sisyphus

Mantenha um néctar no bolso, pelo menos até ter todas as lembranças.

Certos personagens de Hades só aparecem aleatoriamente. Fizemos cinco ou mais corridas sem ver Pátroclo , Eurídice , Tânatos e Sísifo . Já que topar com eles é aleatório, mantenha um pouco de Néctar com você, apenas no caso de encontrá-los.

Você conhecerá uma sala de eventos pela visualização da porta, que apresenta uma pedra cinza com um ponto de exclamação nela. Sísifo aparece no Tártaro, Eurídice aparece no Asfódelo, Pátroclo aparece no Elysium e Thanatos é um evento aleatório em qualquer área, uma vez que você o encontrou no Elysium.

Vá pelo experimento, não pela vitória

Parte da razão pela qual você deve pegar as Chaves cedo é para poder acessar toneladas de habilidades e armas no início. Naquelas primeiras horas, você ainda descobrirá como tudo funciona enquanto joga, e cada novo Boon e chefe serão uma surpresa.

Você perderá algumas vezes antes de terminar o chefe final. Concentre-se mais na experimentação e menos em detonar. Você eventualmente passará por chefes e áreas, mas logo no início, escolha armas e benefícios que você normalmente não faria apenas para ter uma ideia do potencial de Hades . Quem sabe, você pode encontrar um combo que você nunca esperava.

Fale com todos

Ao contrário da maioria dos roguelikes, Hades tem um grande foco na narrativa. Normalmente, a história é bem separada da jogabilidade. Mas você precisará manter seu relacionamento com os personagens se quiser desbloquear alguns itens do final do jogo. Você pode fazer isso com o Nectar, sim, mas também apenas conversando com as pessoas.

Cada vez que você retornar à Casa de Hades, encontrará uma variedade de NPCs. Alguns têm pontos de exclamação sobre suas cabeças. Estes são os únicos com algo novo a dizer. Antes de voltar para o inferno, converse um pouco com seus amigos. Vai fazer diferença.

Além disso, os desenvolvedores da Supergiant são bem conhecidos por sua narrativa e escrita. Mesmo que você não goste muito de histórias, vale a pena dar uma chance aos personagens de Hades antes de apenas apertar o botão do diálogo.

Não seja muito precioso com seus materiais

Ao derrotar um chefe pela primeira vez com qualquer uma das seis armas do jogo, você obterá um material difícil de encontrar. Os três grandes materiais são: Diamantes, Sangue de Titã e Ambrosia.

Embora você não use muitos deles até mais tarde na execução, todos esses itens são úteis.

Titan’s Blood atualiza armas

Os diamantes ajudam você a melhorar a Casa de Hades.

Ambrosia aprofunda sua amizade com personagens depois de você já ter dado a eles uma tonelada de Néctar

Conforme você avança, você desbloqueará uma loja de câmbio no lounge da Casa de Hades. Segure seu Sangue e Diamantes de Titã, pois eles podem oferecer algumas atualizações de jogabilidade bem massivas assim que você puder gastá-los. Você não usará a Ambrosia por um longo tempo. Mantenha um ou dois com você, mas se estiver realmente acumulando, considere trocá-lo por algo que terá impacto sobre o seu jogo um pouco mais cedo, como Sangue de Titã.

Mude suas lembranças com frequência

Em Hades , você coletará joias em suas viagens, que poderá gastar com os empreiteiros da Casa de Hades para algumas atualizações incríveis. Uma dessas primeiras atualizações, que você deve pegar o mais rápido possível, é uma Coleção de Lembranças no final de cada nível.

Muitas dessas lembranças beneficiam você apenas uma vez, como o porta-moedas Chthonic ou o dente da sorte. Use-os e eles serão essencialmente um peso morto para o resto da corrida. Mas com a Coleção Keepsake, você pode trocar sua Keepsake após cada chefe. Com as Boon Keepsakes, que aumentam as raridades de um Boon vindouro e garantem-no de um deus específico, você pode essencialmente mirar em uma construção que deseja trocando no meio da corrida.

Esta também é uma ótima maneira de atualizar uma variedade de Lembranças, pois cada uma melhora a cada vez que você completa um encontro enquanto a usa. Apenas observe que, se você trocar as lembranças e sair do menu, não será capaz de usar a mesma lembrança novamente pelo resto de sua corrida.

Determine qual é o seu objetivo para cada corrida

Nem toda corrida em Hades é uma vitória. Geralmente é muito fácil ver o fracasso se aproximando. Estabeleça uma meta cada vez que você entrar no Submundo e não se preocupe em mudá-la. Esta é uma corrida real, onde você está tentando derrotar o chefe final? Ou você está procurando cultivar Trevas ou Chaves?

Outra atualização inicial dos Empreiteiros é uma lista de profecias, que são objetivos semelhantes a missões. Isso exige que você obtenha todos os benefícios de todos os deuses pelo menos uma vez. Nessas situações, é bom saber se você está tentando terminar a corrida ou apenas procurando dinheiro. Se você está tentando chegar o mais longe possível, nem sempre é a melhor ideia tentar pegar um Boon com o qual você não está familiarizado.

Escolha a arma das trevas sempre

Antes de cada corrida de Hades, uma arma no arsenal terá uma tonalidade roxa ao redor dela. Isso significa que você ganhará Escuridão bônus se usá-la nesta corrida. (Skelly explica isso a você em algum momento, mas é fácil passar despercebido.)

Pegue e use esta arma roxa para cada corrida. É um grande impulso para a sua moeda e uma ótima maneira de experimentar desde cedo alguns dos benefícios e armas exclusivos de Hades.

Obtenha essas atualizações obrigatórias de contratados 

Joias e diamantes são usados ​​principalmente no Contratante do submundo para adicionar novos recursos à sua base e novos bônus para futuras tentativas de fuga. A maioria deles são pequenos aumentos como saúde ou recursos extras, mas alguns são absolutamente obrigatórios. 

Primeiro, você deseja obter a Câmara da Fonte para o Tártaro. Isso desbloqueará duas atualizações valiosas: a Fated List of Minor Prophecies, que é basicamente um conjunto de desafios que oferecem grandes recompensas, e a Regional Keepsake Collection, que permite a troca de Keepsakes no final de cada região. Você também precisará derrotar o primeiro chefe para obter a coleção Keepsake, mas no momento em que estiver fazendo atualizações, isso não deve ser um problema. 

Completar Prophecies passivamente o ajudará a desbloquear muitas outras atualizações, e trocar Keepsakes permite que você controle melhor suas recompensas e se prepare para chefes. Enquanto você está nisso, você também deve pedir ao empreiteiro que adicione o Boon Codex Index, uma lista indispensável de todos os benefícios que você pode obter de cada deus. Isso é realmente útil se você estiver fazendo uma construção superespecífica que depende de certos benefícios. Você desbloqueará esse trabalho de empreiteiro assim que obter o códice, o que pode ser feito falando com Aquiles após algumas corridas. Ah, e nós mencionamos …

Conheça seus fornecedores especiais 

Por falar em Eurídice: existem três tipos de mercadores especiais no Hades, um para cada região do submundo primária. O vendedor especial no Tártaro é Sísifo, e ele lhe dará um pouco de saúde, escuridão ou ouro. Eurydice em Asphodel irá aumentar seus benefícios atuais ou melhorar a raridade dos próximos três benefícios que você receber. Finalmente, Patroclus in Elysium pode reabastecer seu estoque de Death Defiance (ou melhorar seu Stubborn Defiance), dar a você uma grande quantidade de cura passiva ou aumentar temporariamente o dano de ataque. Os benefícios de visitar Sísifo e Pátroclo variam dependendo de quão saudável você está se sentindo, mas se você tiver a opção, vá sempre ver Eurídice. Seu aumento de raridade de benção aumentará dramaticamente o poder de habilidades futuras.

Não subestime buffs temporários 

Dito isso, não quero soar como se estivesse falando mal do buff de ataque temporário de Pátroclo. Pode não atualizar seu kit permanentemente, mas pode tornar suas próximas 10 lutas muito mais fáceis e rápidas, especialmente lutas contra chefes. Isso também se aplica a outros buffs temporários. As bugigangas do Poço de Caronte duram apenas alguns encontros, mas podem fazer uma diferença gigantesca em lutas mais duras ou contra chefes. Aumentar o seu ataque, dano especial ou de elenco é sempre bom, e pelo preço certo, o Well of Charon pode até mesmo curar você, aumentar sua saúde máxima, dar-lhe mais fragmentos para seu elenco ou reabastecer seu estoque de Death Defiance. Por um pouco de ouro, isso não é um mau negócio. Se você estiver perto de uma luta de chefe e estiver lutando um pouco, ou apenas tiver ouro para queimar, pegue alguns itens temporários. Eles podem salvar vidas.  

Pegue esses primeiros grampos do Mirror of Night 

Para finalizar as coisas, temos algumas dicas de combate, começando com o Mirror of Night. Esta é a sua principal forma de ficar mais forte fora das tentativas de fuga, então você vai passar muito tempo pensando em atualizações. Nas primeiras horas, sugerimos investir nos seguintes buffs:

Shadow Presence: aumento do ataque e dano especial ao atingir os inimigos por trás. Um bônus de dano enorme e simples que é fácil de utilizar na maioria das compilações.

Reflexo Maior: esquive duas vezes costas com costas. Não há competição aqui; barrando i-frames perfeitos de pixel, esquivar duas vezes é essencial para evitar muitos ataques e perigos, especialmente na luta final. 

Sangue fervente: causa 50% a mais de ataque e dano especial aos inimigos com um fragmento de elenco embutido neles. Isso fornece outro grande aumento de dano para alvos únicos, o que é ótimo em lutas contra chefes, desde que você não seja um DPS lançado. 

Death Defiance: reaparece com 50% de vida uma vez. Você pode empilhar até três cargas de Death Defiance, e a primeira é super barata, então certifique-se de pegá-la logo. Se você perder seu Death Defiance no meio de uma região, você pode descobrir que um dos poços de Charon vende um item para recarregá-lo por 200 gold. 

Use seu elenco constantemente

É fácil obter visão de túnel em Hades e se concentrar em seu ataque, especial e esquiva, mas você nunca deve negligenciar sua habilidade de lançar. Não importa qual benefício de lançamento você tenha, seu lançamento é apenas dano grátis, e se você tiver Boiling Blood ativo (o que quase sempre recomendamos), acertar um inimigo ou chefe com seu lançamento aumentará muito o dano que eles recebem. Isso é superpoderoso contra inimigos blindados ou com tanque, e mesmo o elenco mais fraco adicionará algum dano à mistura, então não fique apenas sentado em seus fragmentos.  

Receba uma ligação assim que puder

Esta última dica vem com um pequeno aviso: você não desbloqueará Chamadas, habilidades finais que se carregam quando você causa ou recebe dano, por algumas corridas. Mas, depois de fazer isso, você deve sempre ter como objetivo ter uma chamada em sua construção. Não precisa ser necessariamente sua primeira bênção, mas receber uma chamada antecipada pagará enormes dividendos no longo prazo. Algumas chamadas podem liberar uma sala por conta própria, e qualquer chamada é melhor do que nenhuma chamada. Uma única carga de uma Chamada pode tornar um encontro muito mais fácil, e uma totalmente carregada pode causar sérios danos ao chefe. Para um Call atualizado, estamos falando sobre um tipo de dor ‘matar um chefe com metade da saúde’. Se estivermos jogando favoritos, recomendamos o Poseidon e Ares Calls para uma mistura potente de ataque e defesa. 

Existem habilidades alternativas

Conforme você joga, você ganhará Darkness, uma forma de moeda no jogo que é usada para aumentar o nível de suas habilidades ao contemplar o Espelho da Noite. Depois de algumas tentativas de fuga, se você reservar um tempo para falar com todos, você terá a opção de mudar a forma como essas habilidades funcionam – e algumas opções alternativas são realmente revolucionárias.

Por exemplo, a habilidade Death Defiance o trará de volta à vida com metade de sua saúde restaurada quando você morrer, mas tem um número limitado de usos, dependendo de quão alto você está. Sua alternativa, Desafio Teimoso, restaura apenas 30 por cento de sua saúde, mas você pode usá-lo uma vez por câmara. Considerando que uma corrida completa o levará por mais de 50 câmaras, o Desafio Teimoso é uma habilidade inestimável para os recém-chegados.

Algumas habilidades alternativas ajustam seu traço (talvez você prefira um uso extra em vez de um aumento de dano). Alguns determinam se você deve começar com mais dinheiro ou ganhar mais dinheiro à medida que avança. Alguns governam as variáveis ​​necessárias para um aumento significativo do ataque. Antes de despejar todas as suas Trevas nas habilidades inicialmente disponíveis para você, espere até abrir as opções alternativas.

Concentre-se nos martelos Daedalus

Se as teclas ctônicas não estiverem disponíveis, concentre-se em várias atualizações que levam o Zagreus a níveis panteônicos. O melhor deles são os martelos Daedalus, que são indicados por um ícone em forma de martelo. (Desculpe desapontar os fãs de Hefesto, mas o deus ferreiro não está neste jogo, embora sua esposa, Afrodite, faça ocasionalmente comentários sarcásticos sobre sua ausência.)

Quando você encontrar um martelo Daedalus, terá a chance de ajustar o funcionamento da sua arma equipada, geralmente para melhor. Cada martelo oferece uma escolha de três atualizações potenciais. Você pode expandir a janela para um tiro crítico com o arco ou estender o alcance da lança em 40%. Alguns mudam totalmente a arma. Por exemplo, você pode transformar o lob attack do Adamant Rail em um míssil propelido por foguete. (Sim, Hades tem armas de fogo “modernas”.)

Uma habilidade no final do jogo pode aumentar a taxa em que os martelos podem aparecer, mas para todos os efeitos, os martelos Daedalus são extremamente raros. Descobri que um tende a aparecer no Tártaro, a primeira área, na maioria das corridas. Também descobri que um geralmente aparece na terceira área – um lugar cujo nome irei omitir porque sua revelação é algo que você mesmo deveria experimentar. Além disso, você provavelmente não encontrará nenhum, então, se encontrar um, vá em frente.

Controle os destinos

Como a maioria dos roguelikes, cada corrida no Hades é gerada aleatoriamente. Mas isso não significa que você não possa exercer algum controle. No início de cada corrida, você recebe uma bênção olímpica. Equipando uma lembrança específica de uma divindade – se você a tiver, é claro – você pode determinar quem lhe concede a primeira. Entender quais armas combinam melhor com quais benefícios é a chave para começar seus loadouts com o pé direito.

Eu sei, por exemplo, que o arco combina bem com habilidades de choque. Se estou planejando uma corrida de arco e flecha, começarei as coisas com o artefato de Zeus equipado. A lança é melhor usada para manter os inimigos à distância, então é boa para combinar com as bênçãos de Poseidon, que tendem a afastar os inimigos. Misture e combine até encontrar combos matadores que combinem com seu estilo de jogo.

Se as coisas estiverem difíceis, ative o Modo Deus

Digamos que você, ao contrário de Zagreus, esteja cansado de morrer. Nas configurações, você pode ativar o Modo Deus, o que o tornará mais resistente. Melhor ainda, essa resistência aumentará quanto mais você morre, então você rapidamente se torna uma máquina imparável. Para aqueles que não suportam a rotina roguelike e querem apenas absorver a história do jogo, o God Mode é uma ferramenta indispensável.

Referências:

Kotaku, Polygon, Games Radar, wikipedia.

Nintendo Switch, PC, RPG Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑