Guilty Gear Strive

Guilty Gear Strive (estilizado como Guilty Gear -STRIVE-) é um videogame de luta desenvolvido e publicado pela Arc System Works. É a sétima edição da linha principal da série Guilty Gear, e a 24ª no geral. O jogo foi lançado mundialmente em 11 de junho de 2021, para PlayStation 4, PlayStation 5, Arcade game, Microsoft Windows.

Gameplay 

Pretendido como uma “reconstrução completa da franquia”, Guilty Gear Strive retém, mas renova muitos recursos da série. Ele introduz o recurso “Wall Break”, que permite transições de palco quando um combo é iniciado no canto da arena.

Misture poeira na ofensa e use-o para iscar Bursts

Facilmente o botão mais confuso para novos jogadores de Guilty Gear Strive. Este movimento de aparência chamativa faz com que os personagens joguem seus oponentes no ar, permitindo-lhes realizar um combo no ar. No entanto, tudo o que os jogadores precisam saber é que funciona essencialmente como um overhead universal e um iniciador simultaneamente.

Misturar esse movimento com o ataque para punir os jogadores por bloquear baixo e aprender uma ou duas sequências de movimentos para fazer no ar é muito recompensador. Lembre-se de que é muito provável que os oponentes explodam quando a poeira se conecta, então é uma boa ferramenta para iscar Bursts também.

Use Bursts para quebrar a ofensa

Uma das duas principais ferramentas defensivas fornecidas pelo Guilty Gear Strive, Burst é um bilhete para escapar da ofensa do oponente e pode ser ativado segurando Dust e outro botão enquanto é atingido ou quando está prestes a ser atingido. Ele só pode ser usado quando o medidor de estouro está cheio.

Fingir para atrair Bursts é uma estratégia muito comumente usada para garantir um ataque firme, então certifique-se de usar os Bursts com sabedoria.

Dependendo das circunstâncias em que o Burst é feito, existem diferentes efeitos na barra de tensão do jogador e no medidor de Burst, que é outro tópico à parte. Para ver mais sobre ele assista ao vídeo abaixo.

Use a defesa sem falhas para escapar da pressão

A segunda e mais importante ferramenta defensiva em Guilty Gear Strive anula o dano causado e empurra o jogador para trás em troca de Tension. Ele pode ser ativado pressionando quaisquer dois botões (exceto Poeira) enquanto bloqueia no ar ou no solo.

Use-o para escapar de ofensas à prova d’água e criar oportunidades de fuga ou para evitar danos ao chip quando a saúde estiver baixa. Outra aplicação importante é bloquear instantaneamente contra os anti-aéreos ao pular e não deixar o oponente escapar impune, marcando um dano fácil.

Misture capturas em pressão e capturas de ar com frequência

A ferramenta ofensiva mais básica do jogo é usada para punir oponentes que bloqueiam demais e simplesmente se recusam a punir ou revidar. Os jogadores devem sempre diversificar sua pressão com agarramentos para manter seus oponentes sob controle.

Ao contrário de outros lutadores convencionais, Guilty Gear Strive oferece aos jogadores a opção de agarrar os oponentes no ar. Isso é extremamente importante, pois neste jogo cada personagem tem uma incrível mobilidade e defesa para saltar facilmente da pressão ofensiva e evitar anti-aéreos.

Portanto, é importante punir os oponentes que amam pular, prevendo-os e agarrando-os durante o salto. Além disso, lembre-se que em Guilty Gear Strive agarrar não é uma entrada de proximidade, então é possível cheirá-los e ser punido por isso.

Esteja atento às entradas de proximidade

O botão Slash sozinho em Guilty Gear Strive é uma entrada de proximidade e funciona exclusivamente alterando dependendo se o jogador está perto ou longe do oponente. Assim, dependendo se o jogador está perto ou longe do oponente, a notação Slash é cS ou fS

Use superpulos para alternar arcos de salto e surpreender os oponentes

Pressionar para baixo e imediatamente seguir com um salto permite que o personagem superpule em Guilty Gear Strive. O super salto melhora imensamente a altura do salto dos personagens, ao mesmo tempo que encurta o arco de salto e não permite um segundo salto.

Misturar padrões de salto pode ajudar a reduzir os oponentes de punir ou antecipar facilmente os jump-ins. Super jumping também ajuda os jogadores a se aproximarem facilmente de oponentes que fazem spam de projéteis

Tensão de abuso

O medidor de assinatura de Guilty Gear Strive tem uma quantidade incrível de sabor e potencial para ser abusado, ao contrário da maioria dos outros jogos de luta. Ele alimenta muitos dos principais mecanismos, como Overdrive Supers, Faultless Defense e Roman Canceling.

Além de fornecer uma versatilidade incrível para estilos de jogo, ele incentiva ativamente os jogadores a usarem mecânicas diferentes, enchendo-se extremamente rapidamente para as ações mais simples e reiniciando a cada rodada. O que diferencia os jogadores uns dos outros em Guilty Gear Strive é como eles usam a tensão.

O jogo de luta britânico YouTuber Leon Massey criou um excelente ensaio em vídeo sobre esse tópico, que está no link acima.

Roman Cancel bem para diversificar o estilo de jogo do personagem

Outra grande mecânica do Guilty Gear Strive permite que os jogadores escapem da pressão do oponente ou reforcem sua própria pressão. Roman Cancel é ativado pressionando Punch, Kick & Slash simultaneamente

Aprender o cancelamento de Roman é o primeiro passo que os iniciantes dão quando passam de novatos para experientes. Novos combos tornam-se possíveis, novas maneiras de punir os oponentes e, em geral, o Cancelamento Romano permite uma criatividade imensa.

Roman Cancels vêm em vários tipos e todos os Roman Cancels em Guilty Gear Strive cobram 50% de tensão. Para ver em detalhes sobre os muitos tipos diferentes de cancelamento romano, assista ao vídeo abaixo:

Configure a macro do painel

Guilty Gear Strive permite aos jogadores definir uma macro para avançar, então se um jogador tiver um botão extra após definir suas outras macros, definir uma macro de traço é o ideal.

A macro de traço permite maior controle sobre o movimento, mas talvez sua melhor aplicação seja cobrar especiais enquanto se move para personagens de carga como May e Leo facilmente. Tudo o que os jogadores precisam fazer é pressionar a macro de traço e começar a carregar imediatamente.

Não é impossível fazer convencionalmente, mas é excepcionalmente fácil de fazer com uma macro.

Esteja atento a quebras de parede

A última mecânica introduzida no Guilty Gear Strive é a quebra da parede, e ela funciona essencialmente permitindo que seus oponentes sejam redefinidos para neutro se eles sofrerem muito dano por terem a parede contra a quebra do canto.

Não há dúvida de que isso é feito para amortecer oponentes incapazes de lidar com a pressão e isso às vezes pode não ser o ideal para o jogador. Se o jogador se recusar a levar a batalha de volta ao ponto morto e desejar continuar a batalha no canto, ele pode simplesmente parar de atacar quando a parede estiver quase quebrada.

Embora seja uma coisa extremamente antinatural de se fazer, em muitas situações é a melhor opção, já que um oponente espatifado na parede é o mesmo que um oponente derrubado no canto. Assim, o jogador pode se concentrar em configurar okizeme.

Passe pelas missões no Dojo

É o ponto de partida óbvio. Essas missões bitesize atuam essencialmente como o verdadeiro tutorial para a mecânica de Guilty Gear Strive, com diferentes conjuntos que oferecem vários níveis de dificuldade. Aqui, você aprenderá os diferentes Roman Cancels, overdrive moves, air-dash, como escapar de ficar preso contra a parede e outras mecânicas que mostram a profundidade do combate.

Algumas dessas missões também podem ser personalizadas para determinados personagens. Então, se você se imagina um Sol Badguy principal, você pode aprender alguns combos eficazes aqui também. As missões tornam-se gradualmente mais complicadas e difíceis (especialmente nas listas de quatro e cinco estrelas), mas trabalhar nas primeiras é um curso rápido divertido para se atualizar. 

Escolha um dos personagens para iniciantes

É outro óbvio, mas Guilty Gear Strive tem um sistema estelar útil que informa qual lutador é mais fácil de dominar. De acordo com essa métrica, Ky Kiske é o lutador mais fácil de atacar, sendo um espadachim versátil e saudável com poucas peculiaridades. Ele é Guilty Gear vanilla.

Todos terão um estilo de jogo de sua preferência, mas recomendamos o novo personagem Giovanna como ponto de partida. Ela tem poucos movimentos especiais que podem ser facilmente compreendidos, e geralmente parece desenhada para novatos na franquia – especialmente porque seu movimento é super satisfatório e há menos truques para brincar, na superfície.  

Pratique movimentos de overdrive

Quando seu medidor de tensão atinge carga suficiente por ser agressivo nas partidas, você será capaz de realizar movimentos de overdrive que atuam essencialmente como os ataques mais chamativos do jogo. Essas cenas desencadeiam breves cenas de finalização, com cada personagem tendo duas variantes para mexer.

Vale a pena praticar a simples execução da combinação de botões para desencadear os ataques e calcular a que distância eles são eficazes. Alguns, como o I-No, funcionam em qualquer distância, embora sejam facilmente bloqueados, enquanto Leo Presa Branca exige que você esteja perto. Não há nada mais frustrante do que lutar para fazer o ataque funcionar porque você se esqueceu da entrada, ou desperdiçar seu medidor de energia em uma especial mal cronometrada.

Outra dica é que você pode executar essas entradas durante a cena de overdrive de um oponente, o que lhe dá espaço para respirar para realizar o movimento. Nem todo overdrive de lutador funciona como um contra-ataque eficaz, mas definitivamente vale a pena experimentar para descobrir os momentos ideais. 

Defesa sem falhas, use-a

Existem outras maneiras de usar seu medidor de tensão. Ao segurar dois botões de ataque (exceto Pó) ao mesmo tempo, você ativará o Faultless Defense – um escudo azul que envolve o personagem e atua como uma defesa contra todos os ataques, não importando sua postura. Seu uso esgota rapidamente seu medidor, mas pode ser extremamente útil para bloquear ataques especiais surpresa ou movimentos por trás.

Não é uma ferramenta essencial em todas as partidas, mas é uma arma secreta defensiva que é um excelente último recurso quando você está lutando contra as cordas. 

Use Gold Psych Burst para preencher seu medidor de tensão

Você terá uma vantagem muito maior em partidas com um bom suprimento de medidor de tensão, seja para defesa sem falhas ou para realizar golpes de overdrive. O jogo preenche o medidor muito generosamente, embora haja outras maneiras de lhe dar uma dose rápida de energia. 

Um desses truques é usar o Gold Psych Burst (pressionando R1 e qualquer outro botão de ataque simultaneamente) que transfere sua energia de explosão para o medidor de tensão. É uma boa solução rápida para sair de uma situação difícil, especialmente se seu oponente está carregado ao máximo. 

Evite defesa excessiva

Jogar muito defensivamente em Guilty Gear Strive é algo que pode fazer com que você seja punido. Existem dois sistemas no jogo que prejudicam os jogadores que passam muito tempo defendendo ou não montam uma ofensiva com frequência suficiente.

Enquanto luta, fique de olho no seu nível RISC, que é uma pequena barra rosa / roxa que aparece abaixo da saúde e do medidor de estouro do seu personagem. Conforme você bloqueia os ataques, esse medidor aumenta.

Quanto maior for o medidor, mais dano você sofrerá ao ser atingido. Quanto mais você bloqueia ataques e evita danos no momento, mais dano extra potencial você acumula no futuro. Se o seu nível RISC tiver algo em seu medidor quando você levar um golpe, o dano será amplificado.

A melhor maneira de evitar o recebimento de dano extra é esquivando-se de ataques ou acertando seu oponente. Qualquer um deles reduzirá seu nível de RISC.

Mapeie o seu comando de painel

Arremessar geralmente requer dois toques para frente ou para trás em rápida sucessão. Esse é o caso na maioria dos jogos de luta, então essa técnica pode ser comum para entusiastas de jogos de luta. No entanto, mapear o traço para um botão pode ser útil para jogadores iniciantes e veteranos.

Para remapear seus controles, vá para Configurações> Configurações do sistema> Configurações de botão (durante a batalha) . A partir daqui, você pode mapear qualquer botão de ataque e vários comandos para qualquer botão de sua preferência. Um dos melhores recursos do Guilty Gear Strive é ser capaz de mapear o arrojado para um único botão.

Quando o traço é mapeado para um botão, como o botão L1 em ​​nosso exemplo, tocar no botão causa um traço para frente. Segurar e tocar em L1 causa um traço para trás. Para jogadores que não estão acostumados a tocar rapidamente nas direções para correr, esta configuração pode tornar mais fácil executar esta técnica. Para os veteranos, eles podem usar o comando de traço mapeável para executar rapidamente as corridas de ar.

Para executar um traço no ar da maneira normal, toque duas vezes para frente ou para trás depois de pressionar para cima para pular. Jogadores avançados geralmente gostam de executar ataques aéreos o mais rápido possível, pois podem criar oportunidades de ataque mais complicadas. No entanto, isso pode ser difícil, pois requer pressionar para cima simultaneamente com uma direção e, em seguida, pressionar essa direção novamente. Com o traço mapeado para um botão, tudo o que você precisa fazer é segurar e a direção que deseja seguir, em seguida, o botão do traço para executar um traço aéreo instantâneo.

Use avançar + soco

Além de movimentos especiais, cada personagem tem vários ataques básicos atualizados chamados normais de comando . Esses ataques não são tão elaborados quanto os ataques especiais, mas oferecem alguma utilidade além de simplesmente atingir os oponentes.

Você pode encontrar normais de comando na lista de comandos de cada personagem. Cada lutador tem diferentes normais de comando com atributos diferentes, mas há um que todos compartilham: frente + soco .

Embora esse ataque não pareça particularmente interessante, ele tem uma propriedade única: enquanto o ataque está ativo, seu personagem é invencível da cintura para cima. Isso significa que esse movimento funciona muito bem como um ataque antiaéreo. Ele também pode anular alguns ataques que atingem alto, como ataques aéreos ou projéteis que atingem acima da cintura, como o projétil de I-No.

Forward + punch tem um alcance muito limitado, mas grande utilidade. Se um oponente pula com arraste muito enquanto ataca, usar este comando normal pode pará-lo.

Aprender a cronometrar o ataque de forma adequada requer um pouco de prática, mas é uma boa técnica aprender cedo a ser defensivo, enquanto ainda ataca. Dominar o avanço + soco como forma de interromper os ataques é uma ótima maneira de se proteger sem bloquear ou se esquivar, o que pode aumentar seu nível de RISC ou causar uma penalidade negativa.

Referências:

Ginx, Sports Keeda, Polygon, Wikipedia.

Deixe seu comentário: