Wolfenstein II: The New Colossus

Wolfenstein II: The New Colossus é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela MachineGames e publicado pela Bethesda Softworks. Foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One em outubro de 2017, com uma versão para Nintendo Switch estreando em junho de 2018. É o oitavo título principal da série Wolfenstein e uma sequência direta de Wolfenstein: The New Order de 2014, se passando nos Estados Unidos durante a década de 1960 em uma história alternativa em que a Alemanha Nazista venceu a Segunda Guerra Mundial. A narrativa segue o soltado norte-americano B.J. Blazkowicz e seus aliados enquanto lutam para combater e derrubar o regime nazista que tomou seu país natal.

A história é organizada em capítulos, que os jogadores completam para progredir. Uma escolha no prólogo altera o enredo inteiro do jogo; alguns caracteres e pequenos pontos de plotagem são substituídos em todas as linhas do tempo. O jogo apresenta uma variedade de armas, a maioria das quais pode ser de dupla empunhadura. Um sistema de cobertura também está presente. Continuando com o New Order, a equipe de desenvolvimento teve como objetivo caracterizar Blazkowicz para os jogadores adotarem sua personalidade.

Wolfenstein II: The New Colossus foi lançado com uma resposta crítica positiva. Um elogio especial foi dirigido aos personagens, narrativa, mecânica de tiro, bem como a apresentação geral do jogo. O jogo foi indicado para vários prêmios de fim de ano, incluindo indicações ao 35º Annual Golden Joystick Awards e ao The Game Awards 2017, o último em que recebeu o prêmio de “Melhor Jogo de Ação”.

Jogabilidade

Wolfenstein II: The New Colossus é um jogo de tiro de ação e aventura executado a partir de uma perspectiva em primeira pessoa. Para progredir na história, os jogadores lutam contra inimigos ao longo dos níveis. O jogo utiliza um sistema de saúde no qual a saúde dos jogadores é dividida em seções separadas que se regeneram; se uma seção inteira for perdida, os jogadores devem usar um pacote de saúde para reabastecer a saúde perdida. Os jogadores usam ataques corpo a corpo, armas de fogo e explosivos para lutar contra inimigos e podem correr, pular e ocasionalmente nadar para navegar pelos locais. Ataques corpo-a-corpo podem ser usados ​​para derrubar inimigos sem serem detectados. Alternativamente, os jogadores podem emboscar inimigos, o que muitas vezes resulta em um tiroteio intenso entre as duas partes. Comandantes inimigos podem pedir reforços várias vezes.

Um sistema de cobertura pode ser usado em combate como assistência contra inimigos. Os jogadores têm a capacidade de se apoiar, cobrir e ocultar, o que pode ser usado como uma vantagem tática durante tiroteios e níveis furtivos. Palafitas também estão disponíveis durante alguns segmentos de jogo para mais uma vantagem tática. O jogo oferece aos jogadores uma ampla variedade de opções de armas; eles podem ser encontrados no chão, recuperados de inimigos mortos ou removidos de sua posição estacionária e carregados. A munição de armas deve ser recuperada manualmente do solo ou de inimigos mortos. Os jogadores têm acesso a um inventário de armas, o que permite que eles carreguem tantas armas quanto encontrarem. Os jogadores têm a capacidade de misturar livremente armas para empunhar duas vezes, dando-lhes uma vantagem sobre os inimigos, causando o dobro de dano. Os jogadores também podem personalizar armas através do uso de atualizações. Escopos e supressores também podem ser ligados a armas.

A América caiu

Forças nazistas andam livremente pelas ruas, sem controle nem resistência. Mas não por muito tempo. B. J. Blazkowicz está de volta em Wolfenstein II: The New Colossus, e ele está pronto para liderar a resistência e revidar. Com o lançamento de Wolfenstein II essa sexta-feira, montamos todo um dossiê cheio de informações para ajudar você a libertar a América. Da história e da ambientação às armas, à jogabilidade e mais, aqui tem tudo que você precisa saber sobre The New Colossus.

Histórica e Ambientação

Nazistas em Main Street, EUA. Um elenco de personagens coloridos. E um retrato do verdadeiro mal. Vejam esses destaques e assistam aos vídeos que mostram tudo, desde os novos cenários do jogo até o novos aliados de B. J. – e um velho inimigo.

Mate o Kommandant

A primeira dica que queremos dar é simples. Ao jogar através de Wolfenstein 2: The New Colossus, você terá a oportunidade de encontrar e eliminar os Kommandants, que podem chamar reforços. Embora esses inimigos não sejam excepcionalmente difíceis de matar, sua capacidade de chamar reforços pode realmente te prejudicar, então, matá-los será uma boa ideia à medida que você explora o mundo e encontra todos os segredos escondidos que dos nazistas.

Você também adquirirá Códigos de Enigma de qualquer Kommandant que você mata, e você pode usá-los na Enigma Machine para desbloquear missões secretas chamadas Überkommandant. Essas missões secretas permitirão matar inimigos nazistas de alto escalão, dando-lhe ainda mais a fazer no jogo.

Procure Colecionáveis

Há mais de 200 objetos colecionáveis escondidos em torno do mundo do jogo. Os colecionáveis contam mais sobre a história do jogo de forma profunda, que é algo que qualquer fã de Wolfenstein poderá apreciar. Portanto, não tenha medo de aproveitar seu tempo e explorar cada sala que você vê.

Use seu Mapa

Pode ser tentador ignorar o mapa em um FPS, mas fazer isso em Wolfenstein 2: The New Colossus significa que você vai perder muita coisa. Explorar o mundo é sempre uma boa ideia em jogos como o Wolfenstein 2, e ignorar o mapa significa que você vai perder os itens vitais para entender a história do jogo, como colecionáveis ​​e outras coisas. Certifique-se de usar seu mapa para ficar atento a coisas que você ainda obteve, e certifique-se de obtê-las para aproveitar ao máximo o deslumbrante e arrepiante mundo do jogo.

Usar seu mapa também significa que você poderá encontrar maneiras diferentes de fazer as coisas. Enquanto a campanha em Wolfenstein 2 pode ser mais linear do que os jogos de mundo aberto como Fallout 4, isso não significa que haja apenas um caminho para percorrer do ponto A ao ponto B, e você sempre deve procurar o caminho mais diferente se você quiser tornar o jogo ainda mais interessante.

Estude suas Vantagens, escolha com cuidado

Com um total de 18 Vantagens para escolher, pode ser tentador apenas ir e começar a desbloquear cada uma delas. Em vez disso, certifique-se de que está estudando cada uma das Vantagens, seus efeitos e o que elas têm para oferecer antes de gastar seus pontos nelas. Você também será capaz de melhorar suas Vantagens cinco vezes, então certifique-se de verificar o que as melhorias fazem também.

Prefira a Faca

Munições não chegam a ser raras, mas não é bom desperdiçar quando se pode usar a faca. Tente caminhar por trás dos adversários e executá-los. É bom para evitar gastar bala e também para não chamar atenção de mais guardas e acabar criando uma enorme confusão sem motivo.

Troque suas Armas

Se precisar atirar, no entanto, esteja preparado para variar entre as suas armas. Há pistolas, submetralhadoras, fuzis e muito mais. Aperte o R1 (RB) e seu menu com o arsenal abrirá. Varie bastante, e note que sempre as últimas duas armas já selecionadas serão acionadas pelo botão triângulo (Y).

Como matar Robôs

Para matar robôs, tente surpreendê-los por trás. Seu ponto fraco é a parte traseira. Jogue uma granada, ele ficará paralisado, então dê a volta e atire. Assim, você conseguirá derrotá-los facilmente.

Deslize

Saber se mover com rapidez é fundamental. Além da corrida tradicional, tente dominar o movimento de deslize. Com ele, você consegue evitar ataques e ainda chega mais rápido a possíveis objetos para lhe proteger.

Não fique parado

Esqueça jogar como “camper”, parado atrás sempre de uma caixa ou pilastra. Em algumas situações, funciona, mas na maioria, se o inimigo te encontrar, ele vai atirar até destruir a caixa ou a parede e acabar te acertando. Movimentar-se pode ser uma opção bem melhor do que “camperar”.

Colete Itens

Explore bastante os ambientes. Em Wolfenstein: The New Order, há muito conteúdo disponível pelo caminho. Muitas armas, coletes, capacetes… Não perca nada! É possível terminar o jogo zerando as fases bem rápido, mas explore mais e você aproveita mais o game.

Configurações

O usuário pode escolher se quer que seu jogo tenha dicas de onde há estes itens, que ficarão brilhando no chão, e também pequenos tutoriais sobre as ações que pode fazer. Dependendo do seu perfil, isso pode facilitar muito o jogo, então pode-se remover estas funções, que são ativadas por padrão.

Fergus e Wyatt

Em um dado momento do jogo, você “opta” por um soldado ou outro e, a partir daí, desenvolve-se a trama. Você pode voltar ao menu de capítulos, regressar ao momento, e depois segui-la de outra forma no futuro. Assim, você explorará Wolfenstein: The New Order de duas formas diferentes.

Conteúdo extra

Além dos itens fundamentais para o jogo, o game ainda tem diversos easter eggs. É possível coletar obras, desbloquear os projetos conceituais de locais, as biografias dos personagens e solucionar enigmas em busca de recompensas. Não fique voltado somente à campanha linear, busque também estes extras.

Dificuldade, tiroteios e stealth

Wolfenstein sempre teve como característica o desafio das dificuldades. Com uma lista acima do normal, Wolfenstein 2: The New Colossus tem a dificuldade exata para você e para o seu desenvolvimento no jogo.

Você pode transformar o jogo no Call of Duty, no modo mais fácil. Ou pode transformar o jogo em uma mistura de Black com Dishonored nas dificuldades mais elevadas. Vamos focar na dificuldade mais normal, afinal de contas esse review tinha que sair o quanto antes não é mesmo?!

O jogo cobra de você um comportamento furtivo logo no início de sua jornada. Mostrando a importância de derrotar inimigos um a um sem ser visto. Pouco tempo depois temos que lidar com os oficiais de patente alta, que são responsáveis por acionar o alarme e transformar qualquer quartinho em um campo de guerra. Estes têm que ser eliminados o quanto antes e para isso o jogo te dá um indicador de distância e direção que eles se encontram. Não pense que isso facilita muito as coisas. Chegar até eles sem ser visto é um baita desafio e você com certeza morrerá bastante até encontrar a melhor maneira de fazê-lo.

Quando as coisas não dão certo ou quando você tem que partir pra cima é onde o jogo se consagra! Atirar em Wolfenstein 2 é uma das melhores experiências que eu já tive em jogos de tiro. Cada arma tem um impacto diferente, um coice diferente e um momento diferente. Não temos uma lista grande de armas, você terá em torno de 10 ou 12 opções, porém, completamente distintas. Além disso você deverá encontrar “partes” para poder melhorar cada uma das suas armas. Esses itens são encontrados durante as missões ou quando você termina alguma das simples missões secundárias que o jogo te possibilita, dentro da sua base. Coisas como tirar caixas do caminho ou alimentar um porco.

As batalhas são muito intensas e a IA do jogo te desafia a todo momento. Você escuta os inimigos se comunicando, planejando te flanquear ou lançar bombas e você que se vire, porque eles de fato vão fazer isso. É muito normal você tomar tiro pelas costas de um lugar que você achava seguro não chegar ninguém. Isso lembra bastante o jogo Black, um dos jogos mais queridos por amantes do FPS Hardcore. E isso é ótimo!

Mais da metade para o final do jogo, você poderá escolher acessórios que mudam completamente a maneira de lidar com fases seguintes. Você poderá escolher entre: ser ainda mais sorrateiro e caber em lugares mais estreitos, destruir paredes e portas com “ombradas”, ou ter pernas que te elevam, alcançando assim novas áreas para vasculhar ou se refugiar. Um belo fator replay para cada dificuldade que você decidir enfrentar.

Os inimigos possuem fortes armaduras que são destruídas conforme são atingidas, então não é interessante atirar de qualquer maneira, tiros pensados e sequenciais abatem mais rápido, headshots são decisivos. Aqui a sua habilidade é colocada a prova de uma maneira muito mais fina do que em jogos multiplayer.

Dicas finais

Você não precisa saber tudo antes de mergulhar em The New Colossus. Quem jogou o primeiro jogo vai continuar de onde ele parou. Mas, para quem é novo na franquia, reapresentamos a trama e os personagens, então você pode aproveitar o jogo de modo independente.

A sequência de abertura do jogo apresenta aos jogadores uma escolha de linha do tempo. Na linha do tempo de Fergus, você ganha acesso ao já conhecido Laserkraftwerk, uma multiferramenta de alta energia capaz de derreter aço e transformar nazistas em cinzas. Escolher a linha do tempo de Wyatt te recompensa com o novo Dieselkraftwerk, uma arma bruta detonada remotamente que dispara tubos aderentes cheios de diesel dos nazistas. Ambas as armas são melhoráveis para dar ainda mais poder de fogo para matar nazistas. Falando nisso…

Melhorias de arma oferecem uma nova forma de personalizar a sua experiência em The New Colossus. Kits de melhoria – que podem ser descobertos por todo o jogo – permitem que B. J. altere dramaticamente a funcionalidade e versatilidade do seu arsenal.

Lembre-se de aplicar seus kits de melhoria desde o início e com frequência. Sendo um jogador caótico que prefere carregadores estendidos para suas escopetas, um jogador furtivo que prefere supressores para a pistola e submetralhadora ou um jogador tático que prefere uma mira para o seu fuzil de assalto e um PEM para suas granadas, as melhorias de armas podem fazer toda a diferença no calor da batalha. Planeje de acordo e faça os nazistas tremerem nas calças!

Os dispositivos adicionam um novo elemento à jogada. Essas melhorias especiais complementam estilos de jogo diferentes. Prefere a rota furtiva? A armadura compressora espreme o corpo de B. J. para caber em canos pequenos e locais estreitos para surpreender inimigos em locais inesperados. Para uma abordagem mais tática, B. J. pode optar pelo locomotor de batalha – dispositivo mecânico que te dá uma visão de cima do campo de batalha, além de acesso a parapeitos, telhados e outros locais difíceis de acessar. E finalmente, as ombreiras de ataque são uma armadura reforçada que deixa B. J. destruir paredes de concreto e cair obliterar nazistas deixando apenas uma névoa sangrenta no caminho.

Não há “jeito certo” de fazer manejo duplo. Se quiser ser tático e carregar uma arma com silenciador em uma mão e um fuzil de assalto na outra, vá em frente. Ou se quiser ser furtivo, agachar com frequência, espreitar pelos cantos e adicionar um silenciador às suas pistolas também. Ou mesmo se quiser só carregar duas armas pesadas, encontrar uma Schockhammer e se divertir. Experimente levando em conta as suas habilidades, estilo de jogo e o próprio nível. E sinta-se livre para mudar quando quiser!

Embora suportemos estilos de jogo diferentes – furtivo, tático e caótico – isso não é normativo. Seja flexível e faça o que funcionar melhor em cada situação.

No estilo furtivo, o objetivo é matar silenciosamente, inimigo a inimigo. Mas se você for pego, sempre há a possibilidade de pegar duas armas e limpar a sala!

Os nossos níveis são ainda maiores em The New Colossus, então invista em exploração. Você pode encontrar caminhos alternativos ou uma abordagem diferente para enfrentar um inimigo. Quase sempre há outra opção se você estiver com dificuldades. Se desviar do objetivo principal vai oferecer uma experiência mais recompensadora.

Machadinhas estão em todos os lugares, então se lembre de jogá-las com frequência para realizar eliminações de um acerto em inimigos menos protegidos. E não se esqueça de recuperá-las depois para ter sempre um bom suprimento delas.

O Martelo de Eva, o submarino que você roubou dos nazistas no primeiro jogo, foi transformado em uma base da resistência. É aqui que você vai coordenar as missões que podem acionar a revolução americana. Certifique-se de explorá-lo entre missões para encontrar segredos e missões secundárias ou apenas para conhecer melhor a sua crescente família de guerreiros da resistência.

Referências:

X Games Viciados, Bethesda, Ultima ficha, techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: