Watch Dogs

Watch Dogs (estilizado como WATCH_DOGS) é um jogo eletrônico de ação e aventura do gênero sandbox desenvolvido pelo estúdio Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft para Xbox One, Xbox 360, Windows PC, PlayStation 4, PlayStation 3 e Wii U no dia 27 de Maio de 2014.

Revelado na conferência de imprensa da Ubisoft durante o evento E3 de 2012 e originalmente planejado para novembro de 2014.

Watch Dogs é jogado numa perspectiva em terceira pessoa e o mapa pode ser percorrido a pé ou em um veículo. A história é contada numa versão fictícia da cidade de Chicago, que inclui a sua zona urbana, os campos em redor e os bairros pobres. Baseado nos temas de cibersegurança, em Watch Dogs o jogador controla Aiden Pearce, um hacker “grey hat” altamente qualificado, descrito como uma pessoa que usa tão bem os “punhos como a inteligência”, muito hábil na capacidade de se infiltrar em sistemas eletrônicos, e deste modo penetrar no ctOS, um sistema centralizado todo ligado em rede, que coordena a hiper-controlada cidade de Chicago. A história segue os esforços de Aiden na procura de vingança depois da morte acidental da sua sobrinha. Um modo multijogador online também está incluído, permitindo até oito jogadores participarem em jogos tanto cooperativos como competitivos no mesmo mapa do modo história.

Na altura do seu lançamento, Watch Dogs recebeu no geral análise positivas. Foi particularmente elogiado no que toca aos elementos de hacking, a variedade das missões e o multijogador online. O enredo e as personagens tiveram uma recepção variada, no entanto, as críticas recaíram mais por o jogo não acrescentar nada de novo ao género para além de ter muitos elementos em comum com outras séries também produzidas pela Ubisoft Montreal. De acordo com o site de críticas agregadas Metacritic, o jogo recebeu uma pontuação média de 82/100, 81/100 e 79/100 para PlayStation 4, Microsoft Windows e Xbox One, respectivamente. No GameRankings, Watch Dogs conseguiu uma média de 82,70% para PlayStation 4, 77,40% para Microsoft Windows e 79,37% para Xbox One.

Um sucesso comercial, uma semana após o seu lançamento, Watch Dogs já tinha vendido mais de 4 milhões de cópias fazendo do jogo a nova propriedade intelectual mais vendida de sempre durante esse período. Devido às demonstrações nas E3 2012 e 2013, Watch Dogs recebeu um combinado de mais de 173 prémios e nomeações, incluindo três prémios e quatro nomeações dos Game Critics Awards. Foi seguido por uma sequela, Watch Dogs 2, em novembro de 2016.

Jogabilidade

Como Aiden Pearce, os jogadores podem usar o seu smartphone e obter inúmeras informações do local e das pessoas que o rodeiam.

Watch Dogs é um jogo de vídeo em mundo aberto, no qual os jogadores, numa perspectiva de terceira pessoa, controlam um homem chamado Aiden Pearce, que consegue se infiltrar (hacking) em vários dispositivos eletrónicos ligados ao Sistema Operacional Central da cidade (CtOS), permitindo ao jogador usar diferentes métodos para resolver numerosos objetivos. Os exemplos incluem invadir os telefones das pessoas para obter dados bancários e roubar fundos, provocar avarias em equipamentos para distrair os outros personagens e alterar os semáforos do transito para causar colisões. Tudo isso com a ajuda de um celular muito avançado. O jogo também inclui um grande arsenal de armas incluindo pistolas, metralhadoras, espingardas, escopetas e um bastão retrátil.

Os jogadores também podem receber informações sobre os civis através de feeds de realidade aumentada, proporcionando ao jogador informações sobre demografia, saúde e comportamentos. Objetivos que foram expostos em apresentações incluem encontrar alvos específicos para matar, fugir da polícia e seguir potenciais vítimas, a fim de impedir aqueles que seriam os seus assassinos. O combate utiliza uma combinação de componentes stealth e parkour, junto com a mecânica uma cobertura baseada em jogos de tiro na terceira pessoa.

A mecânica central de Watch Dogs é o hacking. Hacking é uma das mais importantes características do jogo, central tanto na jogabilidade como no enredo. Aiden Pearce, o protagonista do jogo, tem um smartphone com várias aplicações capazes de se infiltrar na maior parte da infraestrutura de Chicago. Devido ao facto de que a interpretação de Chicago em Watch Dogs é governada inteiramente pelo Sistema Operacional Central (ctOS), Aiden Pearce tem o poder de aceder remotamente e assim interagir com o ambiente – como semáforos, canos de vapor, bloqueios de estrada, pontes, caixas de fusíveis, e até com as luzes da cidade, etc. Aiden pode usar isto para sua vantagem em situações de combate para eliminar oponentes, criar diversões ou coberturas e esconder-se. Também pode usar como forma de infiltração furtiva. É dito que o seu telefone é capaz de mais de 100 hacks.

Através de uma aplicação, Aiden Pearce consegue ter acesso à informação dos cidadãos da cidade de Chicago. O smartphone está ligado à base de dados da população do ctOS, e assim pode aceder por exemplo à idade, ocupação, bem como outros factos pessoais. Pearce também consegue ler mensagens de texto e ouvir conversas entre as pessoas, conseguindo com isso desbloquear missões. Esta característica foi desenhada para tornar o mundo de Watch Dogs mais vivo e real, dando profundidade à cidade e à sua população. Adicionalmente, o smartphone de Pearce está constantemente ligado ao sistema de prevenção de crimes do ctOS, uma ferramenta fictícia originalmente desenhada para a Polícia de Chicago. Esta ferramenta notifica o jogador de quando poderá ocorrer um crime na zona onde está, dando-lhe a chance de intervir e evitar o crime. Tal contribui para a persona justiceira de Pearce.

Crossover com Assassin’s Creed

O que primeiro surgiu como um rumor agora é uma certeza. Existem referências a Assassin’s Creed em Watch Dogs – e vice-versa. A incerteza está no nível dessa relação, ainda não detalhada pela Ubisoft. Fato é que existem diversas pistas de que os dois universos existem na mesma faixa de tempo e que os dois mundos se conectam; quem jogou Assassin’s Creed IV: Black Flag percebe as ligações. Agora é esperar para ver até onde isso será levado.

Chicago é menor que Los Santos

O mapa de Watch Dogs deve ter cerca de 60% do tamanho de Los Santos, a cidade de Grand Theft Auto V. Segundo a Ubisoft, a escala, nessa questão, não é o principal, pois a intensidade com que a cidade “respira” em volta do jogador fará tudo parecer mais latente. “Chicago será viva e deixará o jogador se relacionar e hackear qualquer um dos NPCs que estão no caminho”, disse ao Omelete o diretor de marca da Ubi, Thomas Geffroyd.

Hackear é a sua maior arma

Watch Dogs terá tiroteios, perseguições de carro, lutas corporais e outros tipos de combate; mas nenhuma dessas ferramentas será mais importante que o hack. Desde a primeira demonstração, o mote do jogo era claro: “controle tudo pelo seu celular”. Aiden poderá modificar sinais de trânsito, barreiras de contenção, luzes e até ondas de rádio com apenas um celular com o ctOS, um avançado sistema operacional espalhado por toda cidade. Além do confronto, o hackeamento servirá para conseguir missões paralelas e descobrir sobre a vida dos cidadãos de Chicago. Serão cerca de 60 habilidades incluídas no celular, segundo a Ubisoft.

Uma história sobre vingança

O game não será somente sobre missões e invasões eletrônicas. A Ubisoft promete uma narrativa tão impactante e profunda quanto as novidades na jogabilidade. Aiden Pierce, o protagonista, é um hacker que tem um passado misterioso e cheio de crimes desconhecidos. Certo dia ele testemunha uma série de casos horrendos envolvendo um grande mafioso de Chicago. Devido ao seu conhecimento sobre o caso, a máfia assassina sua família – é o motivo para ele voltar às atividades passadas em busca de vingança. “Acima de tudo temos que fazer um jogo com uma história que interesse ao jogador, como em todos os nossos outros títulos”, garante Thomas.

O falso modo multiplayer

Não há uma diferença clara entre o modo multiplayer e o single player em Watch Dogs. Segundo Geffroyd, “não será possível saber se aquele NPC está sendo controlado pela máquina ou por um ser humano, pois o jogo sempre incluirá outros jogadores reais na jornada sem aviso prévio”. No entanto, dificilmente algum jogador real se comportará exatamente como um NPC. “É aí que você começa a entender se ele vai te ajudar ou atrapalhar numa missão”, conta Thomas.

O verdadeiro modo multiplayer

Para os aficcionados no multiplayer tradicional, Watch Dogs terá algumas novidades. “Teremos os modos tradicionais e algumas novidades, como o Decryption. Ele juntará quatro jogadores para decodificar um objeto ao mesmo tempo, enquanto fogem de outro grupo que tentará impedi-los. É um misto de estratégia e combate feito especialmente para o jogo”, revela Thomas. Além desse, haverá as modalidades Racing (corridas ao redor de Chicago), Intrusion (roubo de informações do adversário) e Tailing (perseguição e roubo de informações para futuras tarefas).

O jogo na palma da mão

Nem só dentro de Watch Dogs será possível hackear. Segundo a Ubisoft, um aplicativo feito especialmente para o jogo permitirá que outros jogadores entrem na sua aventura para atrapalhar ou ajudar no desfecho de uma missão. “Será possível desligar sinais, interromper transportes e fazer todas as outras peripécias que Aiden faz no celular”, diz Geffroyd. No campo das ideias parece uma ideia interessante, mas é preciso esperar para ver como isso funciona de fato.

Jogos dentro do jogo

Além de se aventurar no mundo aberto de Watch Dogs, o jogador poderá se distrair com os variados minigames espalhados por Chicago. Até agora, já foram divulgados 13 deles. Um é o pôquer, que, obviamente, poderá ser hackeado por Aiden para garantir trapaças. O jogador pode ver se os rivais são viciados em apostas ou se estão nervosos. É possível disputar uma partida de xadrez e até usar o celular do protagonista para uma brincadeira de realidade aumentada. Um dos games faz alienígenas invadirem Chicago, enquanto outro faz Aiden pular entre os prédios para coletar moedas.

O celular de Aiden e seus diversos recursos

Para iniciar qualquer um dos modos de jogo online de Watch Dogs, é preciso usar rapidamente o smartphone de Aiden. Abra-o e dirija-se ao menu “Contratos Online”. Dentro desta aba, você encontrará as seis variações de jogo: Perseguição, Corrida, Desafio ctOS Mobile, Vagar Livremente, Decodificação e Hackeamento.

Em todos os modos de invasão, ou seja, Desafio ctOS Mobile, Perseguição Online e Hackeamento Online, o usuário pode tanto invadir como ser invadido. Se houver uma invasão ao seu jogo, você será avisado, e terá que encontrar o hacker rival e matá-lo, antes que ele roube seus dados. O tempo necessário para isso é mostrado na tela.

Cada sucesso (ou insucesso) em uma destas missões renderá ao jogador pontos de notoriedade. Quanto mais notoriedade ele tiver, mais pontos terá no ranking mundial e sua reputação sera exibida em seu perfil online.

Confira abaixo cada modo de jogo online:

Vagar Livremente Online – Um modo que lembra o GTA Online. Esqueça missões e desafios. Chame os amigos e fique rodando pela cidade de Chicago. Entre na sessão, procure outros hackers e acabe com eles!

Perseguição Online – Divertido modo “gato e rato”. Você deve avistar um hacker rival, dentro da sessão de jogo dele, segui-lo e identificar seus dados com o perfilador, e sair após o tempo determinado sem ser detectado.

Desafio ctOS Mobile – Jogo de estratégia, em que você deve desafiar um outro usuário com o controle da polícia. Deverá ser jogado no celular pelo aplicativo do jogo. É um jogo semelhante a games de tabuleiro, em que você deve alcançar check-ins antes dos rivais.

Corrida Online – O nome já diz tudo, certo? Watch Dogs tem carros bem legais, e neste modo os usuários podem testar toda a potência deles em corridas alucinantes online. Os primeiros ganham boas recompensas.

Hackeamento Online – Semelhante ao Perseguição. Você entra na sessão de um outro gamer e precisa hackear o celular dele. Roube os dados e fuja sem que ele te ache (e te mate) antes disso. Não machuque o alvo.

Decodificação Online – Este é um divertido modo de grupo. Você joga com os amigos e seu time tem que achar um importante arquivo perdido na cidade. Siga as pistas, busque por ele e depois decodifique-o.

Hackeie tudo ao seu redor

Sinais de trânsito, câmeras, celulares… Tudo o que puder ser hackeado pode ter alguma importância. Então, use o seu sistema de invasão o máximo possível, porque isso certamente vai lhe render bons frutos. Mas chegue perto do alvo para hackear e não dê brechas para que transeuntes percebam o que você está fazendo, pois eles podem fazer denúncias à polícia e isso te deixará vulnerável.

Seja discreto

A discrição é sempre fundamental em jogos deste tipo. Adrien não é um Nathan Drake. Ele precisa ser como um fantasma, como um hacker no mundo real. Só fazer suas tarefas sem ser visto e identificado. Por isso, o modo “stealth” de jogar Watch Dogs é mais divertido – e seguro – do que sair para o combate, tendo em vista que ele não tem uma quantidade de vida muito grande.

Mundo aberto

Watch Dogs é um game em mundo aberto, ou seja, você não precisa – e não deve – se ater somente às missões da história central do game. Passear pelo local de Chicago com objetivos à parte é fundamental. Você pode desbloquear conteúdo muito importante, achar novos alvos para hackear e realizar tarefas bem divertidas. Assim, passa a aproveitar muito mais o game do que apenas seguindo-o linearmente.

Melhore as habilidades

Em Watch Dogs, o jogador pode melhorar as habilidades que Aiden tem em diversos aspectos, como para dirigir carros, hackear ou criar novos itens e armas. Todas são importantes, mas o principal é você saber seu estilo de jogo e fazer os upgrades de acordo com o que mais utiliza.

Estratégia

Cada missão tem uma abordagem diferente. Preste atenção em seus objetivos para saber o que é melhor. Quase sempre, passar batido é melhor, porém existem situações em que é preciso trocar tiros, ou preparar armadilhas. O feeling do jogador é fundamental, e saber criar a melhor estratégia também.

Saia do carro

Não é possível atirar de dentro do carro, dessa forma, caso esteja em uma perseguição e ache que a melhor solução para se livrar da polícia é acabar com eles, literalmente, pare o carro e vá para o combate. Antes, tente despistá-los hackeando os semáforos. Se não der, esconda-se em algum beco ou vá para o tiroteio direto.

Use o ambiente

Watch Dogs tem tantas possibilidades de exploração do ambiente que é óbvio que o usuário deverá usá-las. Além dos sinais de trânsito, que podem causar os acidentes mais incríveis que você já viu, é possível estourar caixas de energia e acertar a pessoa que está passando, entrar em restaurantes e comprar comida ou bebida, escalar objetos e muito mais. Use esta variedade a seu favor!

Identifique as pessoas

Não são apenas locais e dispositivos eltrônicos que podem ser hackeados. As pessoas também; e elas são fundamentais, porque podem guardar segredos ou ajudar o protagonista a roubar carros e dinheiro. Por isso, use sempre a ferramenta de fazer perfis das pessoas e mire nos alvos certos.

Gaste o dinheiro

Dizem que “dinheiro na mão é vendaval”, mas mãos de Aiden deve ser mesmo. Isso porque você pode roubar de tanta gente, que é preciso usar o máximo possível para dar o melhor para seu personagem. É possível comprar muita coisa com a grana, sendo assim, não guarde dinheiro; gaste tudo o que puder!

Descanse bastante

Vá até seu esconderijo quando estiver com o nível de criminalidade alto, ou se quiser salvar o game. Deite na cama, coloque o despertador e aguarde. Quando seu personagem acordar, estará com o game salvo e sem a mira da polícia.

Drivers Invisíveis

Hackear os bloqueadores no momento certo e você pode virar um carro para que ele fique de cabeça para baixo. Quando você faz isso, um motorista vai sair e deixar a cena. Quando virar o carro novamente, ele deve afastar-se após alguns segundos (sem condutor visível).

Fácil Shell Game Win

Comece a jogar o game casca e deixar o acabamento hustler movendo os copos ao redor. Sem indicar qual copo você esconde o shell, Pause o jogo e acesse o menu Opções. Sob calibração, ajuste o brilho para 100 e, em seguida, retomar a ação. Em seguida, pause-o mais uma vez. Por um breve segundo, você deve ver o contorno da bola em um dos copos disponíveis. Escolha esse copo para vencer a rodada.

Pontos de Perícia Exploit

Compre muita munição em qualquer loja que venda, e ganhe um nível de procurado. Esconda-se em sua casa segura, no banheiro. Depois de um tempo de recarga, você pode disparar a sua arma fora e seu nível de procurado irá retornar. Deixe a sua experiência de nível de procurado outro cooldown, em seguida, dispare a sua arma para fora da janela novamente. Repita conforme desejado.

Referências:

The Enemy, Wikipedia, techtudo.

Deixe seu comentário: