1HitGames

Pesquise

Vampyr

Vampyr é um jogo de ação e RPG desenvolvido pela Dontnod Entertainment e publicado pela Focus Home Interactive. Ele estaria disponível para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One em 2017, mas foi adiado para 2018. Uma versão também para o Nintendo Switch será lançada em 2019.

O enredo gira em torno do médico vampiro Jonathan Reid, que quer chegar a termos com sua condição de morto-vivo. Ele deve lidar com o fato de estar dividido entre o seu Juramento de Hipócrates e a sua sede de sangue. O jogador não é obrigado a matar para terminar o jogo. Opções de diálogo podem ser utilizadas para a caça de suas presas e para se alimentar, o que repõe a força e aumentar o nível, do personagem principal.

Vampyr se passa em Londres durante a pandemia da gripe espanhola em 1918. A ambientação foi pesquisada ao viajar para Londres e os visuais foram feitos com pontos de referências reais e imaginários em mente.

Jogabilidade

Vampyr é um jogo de rpg de ação jogado a partir de uma câmera em terceira pessoa. O jogador controla o protagonista do jogo, Jonathan E. Reid, um médico vampiro, cuja sede de sangue o obriga a matar pessoas inocentes. Para fazer isso com sucesso, ele deve reunir informações sobre seus alvos, estudar e mudar seus hábitos, coletar pistas e manter certos relacionamentos ao comunicar-se com os habitantes de Londres, o que serve como um mundo ficcional semi-aberto construído em torno de centros de bairros que se ligam a outras áreas. Igual no conto de vampiros, Reid só pode entrar em uma casa com um convite. Se alguém assim escolher, qualquer um no jogo poderia ser um alvo, o que traz consequências que afetam a história. Cada Morador tem um tipo diferente de história, relacionamentos e rotinas diárias. Se eles morrerem, eles vão dar para Reid seu último pensamento. Alimentar-se de sangue humano vai desbloquear novos poderes vampíricos, além de fornecer nutrição. A habilidade “Hipnotizar” pode determinar o comportamento de alvos fracos, como coagir-los a revelar informações importantes ou guiar eles para áreas menos visíveis, de modo a possibilitar que Reid se alimente sem ter que recorrer ao combate. pode-se curar as vítimas feridas e doentes a fim de ganhar mais no processo. a taxa de aflição de cada um pode ser visualizada quando Reid utiliza-se de seus sentidos de vampiro. Cada distrito terá uma pontuação com base na média da saúde de seus cidadãos. é possível terminar o jogo sem tirar uma vida, que melhor preserva o disfarce de Reid como médico, mas deixa-o incapaz de subir de nível.

Reid pode utilizar armas de corpo a corpo improvisadas, como uma serra, bem como armas de longo alcance, nas lutas contra outros vampiros mutantes conhecidos como “caveiras”, e matadores de vampiros que podem facilmente detectar a raça de Reid. As melhorias de armas são possíveis através da fabricação e ao saquear itens dos corpos das vítimas. Enquanto estiver usando os poderes de vampiro em combate, a vida e energia do personagem é drenada. Isso o força a se alimentar, a fim de repor imediatamente a sua força. Ele também pode utilizar a sua habilidade “Primavera” para alcançar locais que de outra forma estariam fora do alcance e avançar mais rapidamente através das fendas, que uma vez melhorada, pode causar danos no impacto e invencibilidade temporária.

Grande foco na narrativa

Um elemento trazido de Life is Strange para o novo game são os diferentes caminhos para a narrativa. Além de cuidar do estado físico dos moradores de Londres, o vampiro também pode buscar pistas sobre cada pessoa da cidade.

Segundo a Dontnod, o jogador estará livre para matar ou poupar quantos e quaisquer personagens que desejar. Isso fará com que os poderes de Reid evoluam, porém, cada morte pode afetar a narrativa do game.

Além de trazer diálogos com diferentes escolhas de fala, o game contará com um sistema que “conecta cada cidadão como parte de uma rede social”. Com isso, a morte de um NPC afetará a vida de outros personagens e, consequentemente, a narrativa da cidade.

“Em Vampyr, não é sobre “eu mato”, mas “quem eu mato?”. Encontros mortais atormentam a jornada do médico, e cada cidadão oferece uma fonte tentadora de poder … mas haverá consequências”, afirma a desenvolvedora na Steam.

De acordo com a Dontnod, os quatro distritos principais do game contam com “status de vida” indicando a saúde e número de personagens mortos. Com as mortes aumentando e afetando outras pessoas, consequências como aumento nos preços e doenças começam a aparecer.

A desenvolvedora promete diversas possibilidades na narrativa que envolve a cidade. Com isso, mesmo que todos os quatro distritos sejam dizimados, com habitantes mortos permanentemente, ainda será possível  completar o game. “Sua imprudência o recompensará com o final que merece”, alerta a Dontnod.

Trabalhando como médico

Se você ignorar seu trabalho como médico, as doenças podem se espalhar pelos distritos, o que causa instabilidade aos locais. Então é preciso curar desde dores de cabeça até pneumonia para deixar tudo em ordem. Vale lembrar que todos os soros e medicamentos só podem ser feitos dentro de um esconderijo, como a sala do Dr. Reid no Hospital de Pembroke.

Antes de habilitar um novo tratamento, primeiro é preciso pesquisar os ingredientes associados ao remédio em questão. Felizmente, as primeiras três receitas para fadiga, anemia e sepse já estão destrancadas assim que você começa a jogar Vampyr. Para conseguir o segundo nível de receitas, fale com a enfermeira Crane no Hospital Pembroke, e então complete a missão do porão do necrotério para pegar os suprimentos. Depois da luta com o chefe, procure no canto de trás da sala pela fórmula. Analise a Fórmula Enigmática na mesa de trabalho para destrancar as receitas da cura para resfriado, bronquite e pneumonia.

Para conseguir as últimas três receitas, é preciso completar a missão paralela de Whitechapel, no capítulo 2. Fale com o Padre Tobias Whitaker perto das escadas da igreja, e ele o mandará visitar o cemitério de Stonebridge. Procure por um cadáver à direita e o reviste para encontrar o componente que você precisa analisar. Depois disso você poderá curar dor de cabeça, enxaqueca e neuralgia.

Agora que você já tem todas as receitas em mão, já pode curar a população: quando encontrar alguém doente, use seus Sentidos Vampíricos para destacar as pessoas à sua volta. Basta apertar o analógico esquerdo nos consoles, ou apertar V no teclado do computador. Então aproxime-se de alguém doente, converse, faça as perguntas para diagnosticá-lo, e então volte à mesa de trabalho para criar uma cura.

Lembre-se que é preciso ter os ingredientes necessários em seu inventário para poder fazer as receitas. Depois de prepará-la, converse novamente com o seu paciente. Leva alguns dias para que ele se cure totalmente, então vá dormir no esconderijo para passar o tempo. Fique sempre de olho na saúde da população e a sua vida ficará muito mais fácil no jogo!

Humano ou vampiro?

Em Vampyr, o jogador tem a opção de ignorar (ou não) a sua nova compulsão por sangue. O jogo oferece duas maneiras distintas de se jogar e que afetam diretamente os NPCs e distritos. No final, a escolha é sua, mas lembre-se que para cada ação há uma consequência.

Ao focar em suas responsabilidades como médico, sem matar ninguém, Dr. Reid receberá menos experiência. Mas, manterá os personagens vivos para novas investigações e terá menos inimigos para lutar no mapa.

Se Reid ceder ao desejo por sangue, receberá o triplo de experiência como recompensa por assassinar pessoas inocentes. Obviamente, o jogo ficará um pouco mais fácil, já que com mais pontos será possível comprar habilidades com facilidade. Só que com a morte dos NPCs, a saúde do distrito declinará a cada noite, e inimigos vão apareçam naquele local.

Os residentes tem casos e dicas

A população está repleta de fofocas para contar e segredos para esconder. Converse com eles e explore todas as opções de diálogo – desde que não sejam decisivas. Não fale uma única vez. Sempre que tiver informações novas, retorne e fale novamente com os mesmos NPCs. Você desbloqueará novas informações e missões secundárias.

Desenvolva autofagia e coagulação

A autofagia permite que Reid drene seu próprio sangue para curar dano durante o combate. Continue aprimorando essa habilidade para não depender exclusivamente de soros para recuperar a vida. Em paralelo, desenvolva a coagulação, que paralisa os inimigos. São apenas alguns segundos, mas permitem que você ataque para absorver sangue.

Aprimore armas com absorção de sangue

Os equipamentos têm level e diversos tipos de nivelamento, com aprimoramentos para o combate. A absorção de sangue é uma das mais úteis, pois drena sangue dos inimigos a cada golpe. Ou seja, você não precisa nocautear e morder cada adversário para usar golpes especiais. Basta atacar normalmente e sua barra se encherá com ao longo da luta.

Aumente o vigor

Os golpes são limitados pela energia do personagem. O problema é que, caso ela esgotar durante a luta, Reid ficará impossibilitado de esquivar ou contra-atacar. São poucos segundos, mas fazem toda a diferença em uma luta. Por isso, na hora de usar seus pontos de experiência para comprar habilidades, não esqueça de guardar um pouco para melhorar o vigor.

Vasculhe lixeiras, armários e caixas

Reid precisa de material para atualizar armas e preparar remédios. A melhor maneira de obtê-los é em lixeiras, armários e caixas espalhados pelos quatro distritos. Os itens reaparecem depois de um tempo, então você pode repetir a coleta periodicamente. Os inimigos também têm loots úteis, por isso, não fuja de uma luta se sentir que pode vencer.

Outra opção são os NPCs que vendam materiais e produtos específicos.

Suas ações afetam a saúde dos distritos

Como todo bom jogo de escolhas, há consequências para seus atos. Em Vampyr, o ato de curar, ignorar ou matar pode decidir o destino dos moradores de Londres. A saúde dos distritos, por exemplo, está diretamente ligada a quantidade de doenças no local, e áreas em situação grave tendem a ter mais skals. Por isso, faça remédios, investigue e questione os personagens e o pilar de cada distrito. Algumas dicas e informações podem ser perdidas dependendo da sua escolha de diálogo.

Os pacientes precisam de medicamento

Manter os moradores saudáveis é sempre uma vantagem. Além de melhorar a qualidade de vida nos distritos, também aumenta a quantidade de experiência recebida por Reid, caso ele beba o sangue do paciente. Para fazer medicamentos, colete as receitas e materiais necessários e, em seguida, crie a fórmula na mesa de fabricação.

Não saia matando todo mundo

A sede do doutor Reid é insaciável, seu desejo por sangue um problema constante. Na Londres pós guerra, ele terá de interagir com diversos NPCs para conseguir alcançar novos objetivos e encontrar a sua própria cura. O problema é que o jeito mais fácil de ganhar experiência será chupando todos os pescoços pelo caminho. No curto prazo pode parecer uma decisão inteligente, mas você verá várias missões se perderem e muito da experiência na verdade perdida, uma vez que quanto mais coisas você descobre e faz pelas pessoas, mais experiência elas darão quando mordidas.

Portanto, segure essa vontade insana de ser um conde Drácula e poupe o máximo de pessoas possíveis no início, ganhando a sua experiência através de quests e conversas.

Colete tudo pelo caminho

Diferente de outros rpgs, em “Vampyr” você não tem itens inúteis, todos eles podem ser usados tanto para craft  quanto para desmonte. Latas de lixo, baús, restos de mortos, tudo tem seu valor. Não deixe nada passar enquanto anda por vielas e becos.

Leia os documentos

O sistema mais interessante do jogo é o de interação entre os moradores de cada região. Você pode descobrir pistas sobre cada um deles, levando a informações pessoais que geram novos diálogos e até mesmo a novas quests. Muitas dessas pistas são descobertas em bilhetes e documentos que você achará pelo caminho, portanto sempre abra o menu e leia-os. Lembre-se sempre que quanto mais você descobre sobre um NPC, mais experiência ele te dará quando receber o abraço da morte.

Cure as pessoas

Na aba de craft você pode criar diversos tipos de poções e soros. Enquanto algumas delas servem para te curar ou garantir alguns efeitos na batalha, outras servem para curar as pessoas da cidade. Os NPCs podem estar fadigados, com pneumonia, anemia e outras doenças mais. As pessoas que estiverem doentes têm menor qualidade sanguínea e portanto, darão menos experiência ao serem mordidas. Outro ponto positivo de curar os NPCs é o pequeno bônus de experiência pela boa ação.

Evite dormir

Para passar de level e conseguir novas habilidades, será preciso descansar com o doutor Reid em um dos esconderijos, se livrando do sol do dia. O problema é que todas as consequências dos seus atos na noite anterior aparecem logo que você acorda. Portanto, antes de dormir, faça o máximo de ações possíveis, acumulando uma boa quantidade de experiência e aproveitando todas as quests que podem sumir quando você acordar e o mundo estiver diferente.

Fique atento a resistência dos inimigos

Existem quatro tipos de ataques no jogo (sangue, sombras, físico e a distância) e cada inimigo possui resistências a um ou mais deles. Você pode checar isso utilizando o sentido de vampiro, apertando o analógico esquerdo, ou ficando atento aos símbolos ao lado da barra de vida do inimigo, que indicam qual a resistência e a sua intensidade. Levando isso sempre em conta, as batalhas ficaram fáceis e triviais.

Ratos fornecem sangue

Você precisará de sangue para executar todas as suas principais técnicas e a falta dele será constante. Vez ou outra você verá ratos passando pelas ruas de Londres, não se acanhe, pegue um deles e aproveite seu delicioso néctar escarlate. Esses roedores fornecem o tão desejado sangue de forma fácil e te deixam prontos para mais uma batalha, muito embora o doutor Reid pareça não gostar muito do sabor.

Final 1

Para conseguir o melhor fim de Vampyr, não mate ou beba o sangue de nenhum dos moradores, sejam eles culpados ou inocentes. Poupe a vida dos personagens e não transforme-os em vampiros, mesmo que isso signifique prejudicar a saúde geral do distrito. Contudo, não há problema em eliminar os NPCs que virem chefes ou Skals ao longo da história.

Em paralelo, cure a população com medicamentos para que os distritos fiquem saudáveis. Tente manter todos vivos e livres da epidemia.

Final 2

O segundo epílogo é uma variante do anterior, que também segue uma rota pacifica, só que não tão rigorosa quanto a primeira. Para fazer este final, mate um ou dois moradores, no máximo. Não arrisque mais que esse número. Além disso, não deixe que os distritos entrem em colapso.

Final 3

Para chegar a um dos desfechos trágicos de Vampyr, se alimente do sangue dos personagens, mate alguns cidadãos – não todos – e permita que pelo menos um dos distritos fique em estado crítico. Embora este seja um final ruim, procure manter um equilibrio entre boas e más ações.

Final 4

No último e fatídico final, Dr. Reid deve se tornar um monstruoso assassino em série. Aproveite toda e qualquer oportunidade para tomar escolhas terríveis – mate todos que estiverem ao seu alcance, ignore os pacientes, deixe que os distritos pereçam em estado crítico, transforme personagens “pilares” em vampiros e sugue o sangue dos inocentes.

Referências:

Pixel Nerd, Play replay, Uol, wikipedia, techtudo.

PC, PS4, RPG, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.