1HitGames

Pesquise

Valorant

Valorant é um jogo eletrônico multijogador gratuito para jogar de tiro em primeira pessoa desenvolvido e publicado pela Riot Games. É o primeiro jogo do gênero desenvolvido pela empresa, sendo anunciado pela primeira vez com o codinome Project A em outubro de 2019, em um evento de comemoração de 10 anos de League of Legends. Foi lançado em 2 de junho de 2020 para Microsoft Windows.

Duas equipes de cinco jogam uma contra a outra, e os jogadores assumem o papel de “agentes” com habilidades únicas. No modo de jogo principal, a equipe atacante tem uma bomba, chamada Spike, que eles precisam plantar em um local. Se a equipe atacante proteger com sucesso a bomba e ela detonar, eles ganharão um ponto. Se a equipe defensora desarmar com sucesso a bomba ou o cronômetro de 100 segundos da rodada expirar, a equipe defensora receberá um ponto. Eliminar todos os membros da equipe adversária também ganha uma rodada. A primeira equipe a vencer o melhor de 24 rodadas vence a partida. O jogo também promove um servidor com tick rate de 128, que garante uma jogabilidade suave e baixo ping com uma expansão global de datacenters.

Qual é o objetivo do jogo?

Em Valorant, vence o time que chegar primeiro aos 13 pontos. A condição para pontuar depende apenas de uma variável: caso seu time esteja no ataque, você precisa escoltar uma bomba até os pontos marcados no mapa com as letras “A”, “B” ou “C”, todos dentro da base rival. Desde que a bomba seja detonada dentro do limite de tempo, o seu time marca um ponto, mesmo que nenhum personagem sobreviva.

Já se o seu time estiver na defesa, precisa a todo custo impedir a detonação da bomba. Nessa equipe, você ainda tem chances de vitória mesmo que a bomba seja plantada, considerando que você ainda pode desarmá-la. Para plantar a bomba ou desativá-la, basta se aproximar dela e segurar o botão “4” no teclado.

Lembre-se de que muitas vezes pode ser uma boa decisão sobreviver mesmo que a rodada esteja perdida; afinal, você pode levar seus itens e armamentos para o round seguinte sem precisar fazer novas compras.

Quando perder uma rodada, fique escondido e não deixe o outro time matar você, pois com isso é possível economizar uma graninha. No ataque, não se esqueça do grande raio de explosão da bomba depois de armada, então corra para longe na hora da detonação para não morrer.

Atenção a sons

Valorant tem atenção milimétrica a frames e hitbox, mas também ao design de áudio. Os sons que você ouvir durante a sua jogatina podem ser a peça que dita uma vitória. Fique atento a sons de passos próximos, o som do teletransporte e as habilidades praticadas para localizar um inimigo.

No entanto, tenha em mente que você também faz sons então é preciso saber quando sacrificar furtividade para obter agilidade.

Sensibilidade e customização

Valorant é um jogo de precisão e, portanto, é necessário que ele esteja customizado para se adequar à sua maneira de jogar. Controlar a sensibilidade do mouse é uma função mais do que obrigatória para que você jogue da sua maneira e tenha o melhor desempenho. Além disso, saiba que é possível customizar a mira, deixando-a com o símbolo e a cor que preferir.

Mapas

Você pode encontrar imagens dos mapas de Valorant ou… Você pode jogar e estudá-los na prática. Conhecer o ambiente em que você está é de extrema importância neste shooter e cada cantinho pode representar vitória ou derrota. Além de saber o posicionamento das portas, teleportes e obstáculos, é na prática que você conhece o limite que o scope tem quando você está tomando cobertura atrás de uma caixa, por exemplo.

Dinheiro

Administração de dinheiro em Valorant é quase tão relevante quando na vida real. Comprar armas a cada round envolve planejamento, bom senso e, ocasionalmente, assumir uma derrota.

Não gaste tudo o que você tem a cada round senão você nunca terá o suficiente para comprar as armas “mais fortes”. Você também pode saber o quanto você terá no próximo round olhando no canto esquerdo — quem sabe usar uma arma mais fraca neste round pode garantir a vitória do próximo confronto.

O trabalho em equipe também se aplica à compra de armas. Caso esteja sem dinheiro, é possível solicitar o item desejado aos seus colegas de equipe clicando com o botão direito do mouse — quem puder comprar terá a opção de presentear o parceiro.

Compre escudos — eles ficam do lado direito da tela de vendas. Quanto à compra de habilidades, estude a ocasião. Leve em consideração o quanto aquela habilidade de agente vai impactar a sua estratégia, o quanto você se dá bem com aquela skill e quanto dinheiro custa.

Compre as armas certas

Valorant apresenta um vasto arsenal em seu lançamento, com 17 opções de armas para escolher, em diferentes faixas de preço. Uma arma não é necessariamente melhor apenas por ser mais cara, portanto vale a pena analisar o contexto dos jogos o tempo todo para decidir o que funcionaria melhor para você. Por exemplo, em um mapa cujas lutas acontecem normalmente em longos corredores, não é muito inteligente comprar uma escopeta, já que elas causam um bom dano só nos combates de curta distância. Deixe as escopetas para ambientes mais claustrofóbicos.

Gaste alguns minutos na arena de treino apenas praticando com cada uma das armas, pois elas têm diferentes taxas de disparo e recuos. Na maioria das situações, o spray determina o resultado das lutas, consequentemente saber atirar com precisão faz toda a diferença. O dano causado pelas armas também varia dependendo da parte do corpo atingida: tiros na perna são os mais inofensivos e causam pouco dano, enquanto tiros no tronco causam danificações intermediárias. O máximo de letalidade acontece com os tiros direcionados na cabeça, então tente dar headshots sempre que possível.

Tenha em mente também a distância em que as armas são mais ou menos eficazes. As balas dos rifles sniper de longa distância causam o mesmo dano tanto em combates a 1 metro de distância como em lutas a 50 metros, enquanto as pistolas e submetralhadoras variam seu impacto dependendo de onde o inimigo estiver, normalmente perdendo efetividade a partir dos 10 ou 20 metros, a depender da arma escolhida.

Durante a fase de compra antes de cada rodada, não se esqueça de comprar armaduras! A mais leve custa 400, e a mais pesada custa 1000. Ambas diminuem o dano causado pelos disparos dos inimigos, mas priorize a armadura pesada para ter mais chances de sobreviver nas trocas de tiros. Só tome cuidado, pois, mesmo vestindo a melhor das armaduras, você não está livre de morrer com apenas um tiro na cabeça bem dado pelas armas mais fortes do jogo.

Comunique-se sempre

As partidas são realizadas entre equipes de cinco jogadores que precisam trabalhar em conjunto para superar seus adversários. Há diversas abordagens possíveis, tanto para defender sua base como para atacar o objetivo e plantar sua bomba com sucesso e, salvo uma grande disparidade de habilidade entre os jogadores, o time vencedor será aquele que conseguir planejar e executar melhor seus movimentos.

Há uma máxima de jogos em equipe que diz “qualquer plano é melhor do que nenhum plano”, então jogue sempre com o voice ligado para informar seus aliados sobre os eventos relevantes e ouvir as suas calls. A qualquer momento você pode apertar “esc” e acessar o “menu de opções de configurações de áudio” para ligar ou desligar o chat em equipe. Se todos estiverem falando para atacar juntos o ponto A, não adianta correr sozinho para o B. Se você avistar um certo número de inimigos em algum ponto, diga para seus aliados tomarem cuidado e compartilhe o máximo de informações possível.

Todos os mapas apresentam mais de um ponto em que é possível montar a sua bomba. Logo, você pode dividir a sua equipe ao meio — separando as metades nos dois lados do mapa (uma em cada um) para aumentar a área coberta — ou “rushar” para um único ponto ao lado de todos os seus companheiros a fim de surpreender e vencer as lutas com vantagem numérica — um tática de alto risco e alta recompensa, já que você pode perder a rodada imediatamente caso perder seu esquadrão todo de uma vez.

Descubra sua classe

A versão original de Valorant conta com 10 heróis distintos, e cada um deles faz parte de 1 das 4 classes do jogo: Controller (Viper, Omen e Brimstone), Sentinel (Sage e Cypher), Initiator (Sova e Breach) e Duelist (Raze, Phoenix e Jett). Uma boa equipe inclui heróis de todos os tipos e tira o máximo proveito das características de todos eles.

Os Controllers servem para gerenciar os espaços e criar oportunidades vantajosas para seu time. A viper, por exemplo, consegue criar uma área de gás venenoso que causa dano a todos que passam por ela. Já os Sentinels são mais focados em defesa e em segurar posições já conquistadas. Se você jogar com a Sage, pode usar seus poderes de cura para recuperar o HP de seus aliados, enquanto o Cypher instala armadilhas para pegar inimigos desavisados.

Os Duelists são os heróis mais focados em causar dano, donos dos talentos mais agressivos. Phoenix consegue invocar paredes e áreas de fogo que tiram a vida dos rivais, enquanto a Raze abusa de suas armas explosivas. Por fim, os Initiators, como o nome indica, são mais recomendados para criar oportunidades de começar bem as lutas. Jogando com o Sova você consegue invocar drones para sobrevoar as áreas ou mesmo ativar flechas de reconhecimento que revelam o posicionamento do outro time.

O mais importante é jogar com a classe que melhor se encaixa no seu perfil de jogo. Caso o seu macro seja sua maior virtude (com bom conhecimento do mapa, a habilidade de ler bem o posicionamento rival e conseguir criar vantagens usando posicionamento) jogue como Controller ou Sentinel. No entanto, se o seu forte é mesmo o micro, com disparos precisos e boas chances de conseguir o clutch, carregando o time com seus reflexos apurados, opte por Duelists ou Initiators.

Domine as habilidades dos heróis

Todos os personagens de Valorant têm habilidades especiais e ults (ou supremas) próprios. Para poder utilizar esses talentos, não basta somar dinheiro, você precisa achar os orbs espalhados pelo mapa e então segurar a tecla “F” próximo a eles para apanhá-los e ganhar um ponto. Quando você tiver pontos suficientes, basta teclar “X” para acionar sua habilidade.

Com a suprema do Phoenix, você aciona um marcador em sua localização atual e pode partir para o ataque sem medo, pois, caso você morra, renascerá no local marcado, tal qual uma fênix. A suprema da Jett também é bastante ofensiva, pois ela invoca uma série de facas que podem ser arremessadas com alto dano. Caso você consiga matar alguém, seu estoque de facas é renovado. Você também pode clicar com o botão direito do mouse para jogar todas as suas facas de uma só vez!

O poder da Viper é gerar uma grande nuvem tóxica que permanece ativa até a Viper sair dela. Caso algum inimigo entre na área marcada, ele ficará visível e em destaque para a heroína. Já o especial do Sova é perfeito para matar inimigos escondidos atrás de paredes, pois ele dispara até 3 grandes flechas de energia que ultrapassam tudo em seu caminho, de um extremo ao outro do mapa, em linha reta.

O poder do Cypher é um dos mais interessantes, pois você precisa se aproximar de um cadáver para ele revelar qual é a localização de todos os seus aliados que ainda estão vivos. Já o Brimstone ativa um monitor com o mapa da partida em destaque e, então, você pode escolher um ponto para bombardear e aniquilar tudo que tiver ao redor.

Com a Sage você pode reviver qualquer aliado caído, desde que ela esteja próxima de seu cadáver. Só tome cuidado, pois o processo demora alguns segundos para ser concluído, então evite fazer isso em áreas muito abertas. Já Omen consegue se teleportar imediatamente para qualquer outro ponto do mapa e, caso morra ao chegar, retorna sem problemas ao ponto original de onde partiu.

A brasileira Raze ganha um lança-foguetes que causa um gigantesco dano em área no impacto. Por fim, Breach equipa um explosivo que, ao ser disparado, causa um terremoto na área marcada em cone, derrubando todos que estiverem em seu caminho, facilitando os abates em equipe.

Tenha calma e paciência, pois Valorant é um jogo de eSports muito exigente, que premia os jogadores mais competitivos e persistentes. Leva muitas horas até você conseguir fazer a diferença nas lutas, então se divirta aprendendo e não tenha vergonha de errar no começo!

Utilize o sistema de ping

Caso você não esteja a fim de usar o microfone ou digitar, Valorant possui um sistema muito detalhado de pings (marcações). Com ele você pode definir teclas para que o seu personagem mande diversas informações automaticamente. Para acessá-lo, vá no Menu de Configurações>Controle>Comunicação.

Aprenda o nome das posições nos mapas

Ainda no tópico de comunicação, não há como repassar informações para os parceiros sem saber o nome das regiões dos mapas. Assim como em CS:GO, cada parte de cada mapa do jogo possui seu próprio nome dado pela comunidade, mas em Valorant existe ainda uma grande facilidade: o próprio jogo já atribui nome às posições!

Sabemos que os nomes escolhidos pela Riot provavelmente serão substituídos pela comunidade, mas enquanto você não sabe os novos nomes, a melhor forma de se comunicar é utilizando aqueles contidos no jogo. Para isso, pressione a sua tecla definida para abrir o abrir o Mapa (não o Minimapa!) e, caso os nomes não áreas não apareçam (como aparecem na imagem acima), acesse as Configurações>Geral>Mapa>Mostrar nomes de regiões no mapa e habilite a função.

Compartilhe os Orbes de ult com o time!

Os Orbes de Ultimate são itens encontrados em pontos fixo de cada mapa e garantem 1 Ponto de Ult, ou seja, você fica mais próximo de poder usar sua habilidade mais forte. Por isso, por mais tentador que seja, evite pegá-los para você nos casos em que outros membros do seu time precisarem mais. Além disso, lembre-se que outros Ults podem ser muito mais úteis que o seu.

Nesse contexto, se você quer contribuir mais para o time, aperte TAB no início de cada round e veja quem precisa mais de Orbs de Ultimate. Caso você tenha a oportunidade de pegar um naquele round, comunique ao seu parceiro para vir buscá-lo.

Entenda como funcionam os ângulos

Outra mecânica idêntica de CS:GO. Alguma vez você já virou uma esquina qualquer no jogo e morreu automaticamente antes mesmo de ver alguém? Ou, alguma vez, você camperava em um lugar qualquer e seu oponente já chegou atirando? Essas situações, e muitas outras, giram totalmente em torno dos ângulos do jogo. Por isso, saiba que:

A visão em primeira pessoa que enxergamos sai exatamente do meio da testa do personagem.

O seu personagem é um bloco fixo (ao contrário, por exemplo, de PUBG, em que seu personagem pode inclinar-se para esquerda ou direita).

Dessa forma, existem inúmeras situações em que alguma parte do seu personagem (geralmente o braço, ombro ou perna, no caso de estar agachado) aparecerá antes que a câmera no centro da testa mostre qualquer coisa. É por isso que virar esquinas enquanto estiver colado em uma parede é a pior coisa que você pode fazer no jogo, uma vez que você só enxergará a parede enquanto seus oponentes já estarão vendo metade do seu corpo. Por isso, a estratégia é sempre virar esquinas o mais afastado da parede possível e, quando for camperar, dê um ou dois passos para longe da parede.

No exemplo da imagem acima, o bot ainda não enxergou o jogador já que ele está virando a esquina afastado da parede, de forma a enxergar metade do corpo do bot antes mesmo de se tornar visível ao oponente.

Mantenha a coesão financeira no time

Um problema muito recorrente no matchmaking é cada jogador do time comprando o que quiser, mesmo quando não deveria. É essencial que o time inteiro esteja nas mesmas condições em relação ao dinheiro. Para isso, é muito importante que um dos jogadores tome a iniciativa de liderar o time e apontar os momentos de fazer:

Round eco: round econômico em que os jogadores não compram nada (ou quase nada) para pode se equipar totalmente no próximo.

Meia compra: os jogadores do time fazem uma compra parcial que, mesmo gastando moderadamente, não comprometa a compra completa no round seguinte.

Compra forçada: mesmo com pouco dinheiro, os jogadores gastam tudo para se equipar da melhor forma possível, sabendo que o time oponente também não está muito bem equipado.

A administração do dinheiro em Valorant, apesar de não ser tão decisiva quanto em CS:GO, também é um dos aspectos que decidem as partidas. Cuidado para não se prender em um loop de compras ruins, sem nunca ter dinheiro para se equipar totalmente. Faça ecos!

Você não precisa usar a mira ADS

A mira ADS (Aiming Down Sights) é uma mecânica presente em quase todos os jogos de tiro e que consiste na “segunda mira” ou “mira aberta”. No caso de Valorant, a função está disponível para diversas armas e oferece as seguintes vantagens:

Pequeno zoom na mira.

Pequena redução de recoil.

Durante o spray (rajada de tiros), sua mira segue exatamente cada bala disparada.

Apesar de parecer muito vantajoso, a mira ADS também tem uma desvantagem: ela reduz em 10% sua taxa de tiro, o que pode ser a diferença entre vencer ou perder um duelo. Por isso, perceba que todas as vantagens da mira ADS são relacionadas a precisão, que é algo que você pode praticar e masterizar a ponto de nem precisar mais dela. Por outro lado, atirar mais lentamente é algo que não depende de você e, considerando a rapidez com que os personagens morrem em Valorant, você não vai querer essa desvantagem.

Não tenha pressa: jogue rounds lentos

Em partidas de baixo nível, é muito comum que as “estratégias” no lado Atacante sejam definidas no início do round e não sejam modificadas. O jogo não precisa ser assim. Busque misturar rounds rápidos com rounds lentos. Lembre-se que, em baixo nível, é extremamente provável que algum Defensor perca a paciência e avance onde não deve. Nesse momento, é importante que algum Atacante esteja esperando para puni-lo.

Rounds lentos no lado Atacante sempre têm o potencial de induzir erros nos oponentes. Além de avançar indevidamente, é muito comum que, faltando pouco tempo para o fim do round, um Defensor comunique errado (“é A!”) ao avistar apenas um Atacante, enquanto a bomba está indo para o B, por exemplo.

A bomba (spike) pode ser desarmada em duas vezes!

Essa é uma grande novidade para quem veio do CS:GO. Em Valorant não existe Kit de Defuse para cortar o tempo de desarmamento da bomba pela metade, porém, aqui você pode desarmar a bomba em duas partes. Confira na imagem acima que o a barra de desarmamento é dividida em duas. Se qualquer jogador preencher a primeira parte, é possível interromper o defuse e retomar o processo a partir da segunda barra.

Note que um desarmamento interrompido não vai voltar de onde parou, e sim do início da primeira ou da segunda barra. Além de abrir chance para diversas baits, a mecânica permite que um jogador desarme metade da bomba e deixe que um parceiro faça a outra metade para receber o Ponto de Ult.

Recoil das armas

Recoil das armas é o recuo que cada armamento tem. Isso é como a mira de uma arma se se mexe ao atirar sequencialmente. No Valorant, a Vandal é uma arma com um recuo bem forte. Ao dar um spray (sequência de tiro), o recuo da Vandal forma um T, partindo de cima para baixo.
É importante saber como é o recoil de cada arma para conseguir controlá-lo com o mouse ao atirar. Isso influenciará bastante na sua performance no game. Para conhecer os recoils das armas, entre no modo treino, ande de frente para trás e vire à esquerda. Lá, você poderá ver como funciona o recoil ao atirar no alvo e poderá deixar o alvo mais distante ou mais próximo ao atirar em 5m, 10m e mais.

Usar o tempo ao seu favor

Outro fator importantíssimo é saber como controlar o tempo. Após o fim da fase de compra, cada rodada tem 1 minuto e 40 segundos. Esse período é importante tanto para a defesa quanto para o ataque. A defesa pode ganhar a rodada mesmo sem eliminar todos os inimigos ou defusar a spike, já que o fim do tempo é favorável a eles!
Enquanto isso, o ataque pode administrar o tempo de forma inteligente. Uma das possibilidades é esperar os adversários da defesa gastarem seus recursos, como habilidades limitadas, e só nos últimos segundos da rodada fazer a investida em um bomb para plantar. É importante saber que demora quatro segundos para a spike ser plantada e 45 segundos para detonar após o plant. Já para a defesa defusar, demora 7 segundos!

Você não perde as habilidades ao morrer

No CS:GO, sempre que você morre com uma molotov, smoke ou flashbang em mãos, você perde esses utilitários. No Valorant, funciona diferente. As habilidades que são passíveis de compra continuam com você para a próxima rodada caso você morra sem utilizá-la. Isso ajuda bastante para manter uma economia boa.

Vantagem de posicionamento

Uma boa arma, ter uma boa mira e conhecimento das habilidades dos personagens são importantes, mas além disso, conhecer o mapa é essencial. Você pode utilizar o tempo da fase de compra para se posicionar bem, tanto quanto defesa como ataque. Com o passar da rodada, continue procurando bons locais que sejam favoráveis a você em uma eventual troca de tiro. Evite ficar em locais que tenha somente uma saída, procure caixas para se proteger e afins. Mas tome cuidado com os varados, que é a próxima dica.
Identificar locais onde as balas varam
Varar é causar dano ao atirar em uma superfície e a bala penetrar. Grande parte das armas de Valorant têm esse alto poder de penetração, portanto, uma vantagem é conseguir varar alguns inimigos e evitar que eles se escondam. Para identificar os locais e as armas que conseguem varar, basta entrar no modo personalizado de Valorant, escolher o mapa e testar com um amigo!

Referências:

Mais Esportes, Voxel, Ligados Games, Br Ing, wikipedia.

FPS, PC, Tiro Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comment (1) on “Valorant”

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.