Unpacking 

Unpacking é um videogame de quebra-cabeça desenvolvido pela empresa australiana Witch Beam e publicado pela Humble Bundle para Microsoft Windows, macOS, Linux, Nintendo Switch e Xbox One.

Jogabilidade

O jogo é dividido em fases nomeadas pelos anos em que elas acontecem, começando em 1997, 2004, 2007, 2010, 2012, 2013, 2015, 2018. A jogabilidade em cada fase consiste em desempacotar os pertences de uma personagem feminina das caixas em um novo habitação,representando eventos significativos da vida. O jogador tem a tarefa de encaixar cada item descompactado no espaço de vida, aprendendo a história de vida do protagonista através de seus itens e dos lugares em que vive.

A descompactação tem um estilo de pixel art de alta resolução e o design de som inclui mais de 14.000 efeitos foley, com vários efeitos sonoros de captação e posicionamento exclusivos para cada item. O jogo consiste em oito fases compostas por um total de 35 salas.

Planeje primeiro

Como quando desembalar caixas na vida real, há algumas pessoas que tendem a simplesmente mergulhar de cabeça, sem pensar no que estão fazendo ou onde estão colocando as coisas. Esta é uma abordagem mais agradável e menos estressante inicialmente, mas criará problemas mais tarde, que acabarão por fazer com que a tarefa demore consideravelmente mais.

Para evitar cair nessa armadilha, os jogadores do Unpacking devem levar algum tempo para dar uma olhada em toda a casa, abrir todas as gavetas e ter uma boa ideia de qual espaço eles têm para trabalhar antes mesmo de pensar em abrir sua primeira caixa.

Itens não podem ser colocados aleatoriamente

Seguindo o ponto anterior, os jogadores que optarem por se apressar e colocar itens ao acaso terão uma surpresa desagradável, pois muitos itens devem ser colocados em locais específicos, condizentes com sua função.

Uma vez que todas as caixas tenham sido abertas e todos os itens tenham sido colocados, os dispostos incorretamente piscarão em vermelho. Portanto, os jogadores devem reservar um tempo para inspecionar adequadamente cada item e pensar logicamente sobre onde a maioria das pessoas o colocaria em sua casa.

Os itens nem sempre são embalados na sala certa

Infelizmente, colocar os itens no lugar certo é mais fácil falar do que fazer, já que o protagonista nem sempre os embala em sua sala correspondente. Embora a maioria dos itens sejam embalados corretamente, às vezes pode haver um par de meias perdidas na cozinha ou um conjunto de canetas no banheiro.

Em vez de se esforçar, tentando desesperadamente descobrir onde colocar as meias na cozinha; considere se eles foram embalados incorretamente e procure o local designado em outro lugar.

Nem todos os pontos de economia de espaço são imediatamente aparentes

Um problema que os jogadores terão em todos os níveis é tentar encontrar espaço para tudo. Aqueles que não levam em consideração o espaço logo terão problemas, pois cada estágio tem pouco espaço para erros. Consequentemente, qualquer espaço disponível deve ser utilizado.

Um espaço que alguns jogadores sentirão falta é embaixo de cada travesseiro de cama, que oferece pontos escondidos úteis. Outra dica para economizar espaço é juntar escovas de dente e pasta de dente em uma caneca na pia do banheiro, economizando bastante espaço para os inúmeros cremes e produtos de cabelo do protagonista.

Sempre empilhar livros verticalmente

O protagonista de Unpacking parece gostar de ler e desenhar, pois possui uma enorme variedade de romances e livros de arte que precisam de um lar em cada casa. Basta dizer que é essencial que os livros sejam empilhados verticalmente, caso contrário, os jogadores terão um pesadelo tentando espremer tudo.

Além dos livros, o protagonista também tem DVDs e videogames que devem ser empilhados verticalmente, para evitar que estraguem toda a casa.

Preste atenção ao contexto

Considerando que Unpacking é marcado como um jogo de quebra-cabeça zen, combinado com a falta de cenas, muitos jogadores assumirão que não há história no jogo e que eles estão simplesmente recebendo uma seleção de salas aleatórias para resolver.

No entanto, há uma narrativa para Unpacking , e uma surpreendentemente emocional. Portanto, desde o início do jogo, os jogadores devem prestar atenção ao contexto de cada nível, pois há uma história coerente para, sem trocadilhos, descompactar.

Não perca de vista o propósito do jogo

Com espaço mínimo para trabalhar e itens embaçados que precisam ser colocados em locais específicos, alguns jogadores podem começar a ficar frustrados ao jogar Unpacking.

É importante lembrar o propósito do jogo neste momento – oferecer uma experiência zen e relaxante. Para tirar o máximo proveito do jogo, os jogadores devem fazer o possível para não ficarem frustrados e tentar abraçar o elemento calmante do jogo. Afinal, o jogo tem apenas algumas horas de duração , então não é necessário correr por ele.

Assista os créditos

Com a falta de cenas em mente, muitos jogadores assumirão que podem deixar o jogo com segurança antes que os créditos terminem, pois não é como se um jogo sobre desempacotar caixas estivesse prestes a ter uma grande reviravolta na história ou um teaser.

Embora não haja nenhuma cena no final, os jogadores podem se surpreender ao saber que há um bom momento da história na forma de uma imagem estática, que vale a pena esperar, pois fornece um final saudável ao jogo.

Há uma pequena história a seguir

Desempacotar é anunciado principalmente como um jogo de quebra-cabeça meditativo e calmo que consiste em selecionar caixas de móveis e bugigangas pessoais e organizá-los no quarto ou na casa para a qual estamos nos mudando. No entanto, à medida que você avança, você perceberá que essas pequenas bugigangas e fichas dão uma visão do personagem da pessoa para quem estamos desempacotando, revelando um aspecto surpreendentemente baseado na história do jogo.

Com exceção das pequenas entradas que vemos sendo escritas no diário de fotos depois que terminamos de desempacotar uma sala, o jogo não tem diálogo, mas é capaz de transmitir uma história tocante apenas por meio de nossas percepções sobre os itens que carregamos conosco. ao longo de vários movimentos, quais itens adicionamos à nossa coleção de coisas e quais perdemos.

Minutos se transformarão em horas

A premissa de Unpacking é bastante simples: desembale caixas de coisas nas salas disponíveis para você terminar um nível. Mas ao tirar cada item das caixas, você se verá preso em pequenos detalhes que trazem nostalgia, felicidade, tristeza e toda uma gama de emoções que você nunca pensou que poderia obter ao desempacotar uma sala virtual.

A mistura dos gráficos adoráveis ​​do jogo, bem como a atenção aos detalhes no departamento de som do jogo, também o envolverão na experiência de movimento. Colocar itens em diferentes superfícies cria sons diferentes, o pequeno byte de áudio da vitória quando você termina uma sala e a música relaxante geral do jogo é mais do que suficiente para mantê-lo desempacotando por horas.

As caixas não são perfeitas

Se você já teve que se mudar e fazer as malas, sabe que o processo de organizar seus pertences em caixas é uma experiência cansativa, mas também confusa. Por mais que tente, sempre haverá alguns itens perdidos em caixas que não pertencem.

Isso também é mostrado em Desempacotando, onde as caixas em cada sala consistem em itens dedicados principalmente a essa área, mas às vezes você encontrará um perdido. Seja um sapato singular, um tempero aleatório ou um teclado que definitivamente não deveria ter sido embalado com utensílios de cozinha, as pequenas misturas nas caixas adicionam uma nova profundidade de realismo e erro humano ao jogo.

Existem pontos “certos” e “errados”

O aspecto de quebra-cabeça do Unpacking só se mostra quando tudo é retirado de suas caixas e colocado em algum lugar do mundo. Com um sinal de áudio que marca o fim da sua sessão de descompactação, você passa para a seção de organização do jogo. Os itens piscarão em vermelho se não forem colocados em uma área que não esteja alinhada com a “lógica” predeterminada do jogo de onde os itens devem ser colocados.

Para alguns, este é um bom quebra-cabeça para descobrir exatamente onde o jogo quer que você coloque certas coisas, mas para alguns, isso é mais um aborrecimento. Se você quiser jogar o jogo sem se preocupar com o posicionamento “certo” ou “errado”, pode alternar facilmente a opção “permitir itens em qualquer lugar” para remover o elemento do quebra-cabeça e progredir como de costume.

Um pouco de um jogo de adivinhação

Uma das belezas do Unpacking é sua quantidade mínima de texto, o que significa menos leitura e mais atividades. Um resultado disso, no entanto, é que não há rótulos para os itens que você pega, então às vezes você ficará confuso com o que realmente é essa bolha de pixels que você acabou de pegar.

É aqui que o Unpacking se torna um pequeno jogo de adivinhação. Muitas vezes, você reconhecerá exatamente o que pegou, afinal, um computador dos anos 90 é bastante difícil de não reconhecer, mas às vezes você não será capaz de dizer. Nesses momentos, basta ter o item em sua mão e passar o mouse sobre diferentes superfícies, e às vezes a mudança de ângulo ou posicionamento será suficiente para que você saiba o que está segurando.

É tanto meditativo quanto estressante

À medida que você joga o jogo, você definitivamente entrará no ritmo à medida que se familiarizar com os itens que seu personagem carrega com eles. As estatuetas vão para a prateleira mais próxima, os livros são classificados por altura ou tipo e mais padrões que você começa a definir para si mesmo, o que dá uma sensação muito agradável de zen e calma quando você adquire esses hábitos.

No entanto, à medida que você se aprofunda no jogo, você terá mais e mais itens que precisa caber em sua casa e, às vezes, perceberá que realmente não há espaço suficiente para a grande quantidade de figuras e cadernos que Você tem. Eventualmente, você encontrará algumas ligações e momentos de estresse em que luta para descobrir onde exatamente você vai encaixar essa garrafa extra de lavagem facial , mas aumenta a diversão para quem gosta de ter um pequeno desafio ao jogos.

Curto e grosso

Com o elemento adicional de conquistas na forma de adesivos que dão uma visão extra do enredo do jogo, você pode viver o melhor dos dois mundos e desfrutar da satisfação de ver seu espaço de vida se tornar seu enquanto observa seu personagem crescer nos anos 90 e na década de 2010.

Em sua essência, Unpacked é um jogo que consiste em oito jogadas de casa de tamanhos e tempo variados, totalizando uma média de quatro horas e meia de tempo de jogo para jogar do início ao fim. É provável que você queira voltar e jogar pelo menos mais um salvamento para terminar sua coleção de adesivos e desbloquear todas as conquistas do jogo.

Referências:

The Gamer, Game Rant, Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.