Twelve Minutes

Twelve Minutes é um jogo de aventura desenvolvido por Luís António e publicado por Annapurna Interactive, lançado em 19 de agosto de 2021 para Microsoft Windows, Xbox One, e Xbox Series X/S. O jogo se passa exclusivamente em um pequeno apartamento e requer que o jogador jogue diversas vezes os eventos do jogo em um ciclo de 12 minutos para tentar resolver um mistério.

Twelve Minutes é jogado com uma perspectiva de cima para baixo e se passa em um apartamento compartilhado por um marido e sua esposa (dublados por James McAvoy e Daisy Ridley, respectivamente) que inclui a sala e área da cozinha, o quarto do casal, um banheiro, e um closet. O jogador controla o marido durante esses eventos em um estilo de jogo de aventura point-and-click , onde ele é livre para executar diversas ações. Após 10 minutos sem tomar certas ações, o marido descobre que sua esposa está grávida. Um homem que se auto identifica como policial (dublado por Willem Dafoe) chega ao apartamento e acusa a mulher de ter assassinado o pai dela muitos anos atrás, e em uma tentativa de prende-la, o homem nocauteia o marido e mata a esposa e seu filho ainda não nascido.

O tempo é reiniciado no ponto em que o marido entra no apartamento, com o jogador agora livre para tentar descobrir por que o policial suspeita que a esposa foi a responsável pelo assassinato, como evitar sua prisão ou várias outras ações possíveis para encontrar uma maneira de terminar o loop temporal. Se a esposa ou marido morrer, ou se o marido sair do apartamento, o tempo é reiniciado. No entanto, o jogador não recebe nenhuma informação exata de qual é o objetivo, cabendo a ele explorar como resolver a situação. O marido é o único personagem que retém conhecimento dos ciclos anteriores – como saber sobre a prisão iminente – e essa informação pode ser usada para realizar outras ações em ciclos futuros. Este ciclo de loop temporal foi comparado a The Legend of Zelda: Majora’s Mask. Embora o loop principal dure apenas 10 minutos em tempo real, o jogo deve levar de 6 a 8 horas para ser concluído.

Passe o primeiro ciclo desfrutando de uma sobremesa com sua esposa

Quando você entra em seu apartamento pela primeira vez em Doze Minutos, pode ser tentador começar a resolver o quebra-cabeça do loop de tempo imediatamente. Se for sua primeira jogada, evite essa inclinação e deixe a história se desenrolar naturalmente, saboreando a sobremesa com sua esposa. Ao permitir que a história se desenrole um pouco, você reunirá muitas informações para ajudá-lo ao longo do jogo.

Fale com sua esposa sobre o livro que ela está lendo

Para evitar spoilers, digamos que vale a pena conversar com sua esposa sobre o livro que ela está lendo. Não é um elemento proeminente no jogo e pode ser perdido, portanto, certifique-se de interagir com o livro algumas vezes enquanto joga.

Você não precisa saber mais nada sobre isso por enquanto, mas certifique-se de não perder. Tudo em Twelve Minutes faz alguma coisa, então não subestime os menores detalhes.

Regue a planta do seu quarto

Se você regar a planta em seu quarto a cada dois ciclos, você desbloqueará uma conquista única. As flores ficam em cima da cômoda e são, francamente, um elemento que pode ser esquecido. Regando as plantas por alguns ciclos, você notará que elas continuam a crescer com o tempo. Eventualmente, as flores vão desabrochar e ficar bonitas e bonitas. Depois de obter a conquista, você pode esquecer as flores, pois elas não afetam o jogo.

Veja a pintura do quarto e da sala de estar

Ao iniciar Twelve Minutes, certifique-se de dar uma olhada rápida nas pinturas no quarto e na sala de estar. Todas as três pinturas estão ligadas a realizações separadas. Como as flores, pequenos detalhes nas pinturas vão mudar. Essas mudanças ocorrem depois que você conclui os quebra-cabeças da história, então, depois de descobrir um, vá e verifique as pinturas. Quando você chegar perto do fim, as conquistas devem ser desbloqueadas quando você olhar para o último estágio das pinturas.

Tente desvendar os finais secretos

“Finais” pode ser um termo muito forte, visto que eles apenas reiniciarão o loop. Para ver esses cenários, brinque com os itens e diálogos do jogo. Parte da diversão em Twelve Minutes é evitar os quebra-cabeças da história, então dê a si mesmo alguns loops para mexer na ordem dos eventos.

Infelizmente, como os quebra-cabeças da história principal, eles também podem ser um pouco não intuitivos. Felizmente, temos um guia para ajudá-lo a resolver cada um desses quebra-cabeças de final alternativo. Basta verificar o link acima!

Acompanhe o tempo

O loop em Doze Minutos ocorre em tempo real, portanto, prestar atenção ao tempo é vital para resolver os quebra-cabeças. A maneira mais fácil de verificar a hora é clicando no botão de menu. Lá você verá um relógio com a hora correta. Ao iniciar pela primeira vez, registre a hora toda vez que algo acontecer dentro e fora do apartamento. Se você sabe quando tudo vai acontecer, você pode navegar por esses eventos.

Tempo de aceleração

Visto que o jogo se passa em tempo real, pode ser um pouco trabalhoso se você tiver que sentar e esperar que o evento apropriado ocorra. Felizmente, você pode acelerar o tempo do jogo de duas maneiras.

A primeira maneira de acelerar o tempo é indo para a cama. Esta opção deve avançar alguns minutos. Outra opção é se esconder no armário e fechar as cortinas na sua frente. Depois de um segundo, você dirá: “Agora esperamos …” e o jogo será interrompido até que o policial apareça.

Reinicie os loops em seus termos

Você não precisa esperar o tempo todo até que o loop seja reiniciado automaticamente. Se você estragou algo ou precisa de uma lousa em branco, pode facilmente pular para a próxima etapa, passando pela porta da frente. Outra opção é que você pode se matar de várias maneiras. Para evitar spoilers, os meios de como fazer isso permanecerão um segredo, mas você será capaz de descobrir quando vir.

Use e combine itens em seu estoque

Doze minutos nunca diz explicitamente que você pode combinar coisas em seu inventário, mas você pode totalmente. Certo, esse não é um componente enorme do jogo, mas às vezes é necessário quando você está tentando resolver um quebra-cabeça. Além disso, lembre-se de que você e os outros NPCs têm inventários e podem estar carregando algo útil.

Usando seu inventário

A maioria desses itens pode ser encontrada no apartamento e será adicionada ao seu inventário, que está localizado no topo da tela, quando você clicar neles. Alguns itens em seu inventário também podem ser combinados durante o jogo, o que é feito simplesmente clicando e arrastando um item sobre o outro.

Se você clicar em um item de seu inventário, poderá vê-lo de perto. A partir daí, se você clicar nele novamente, poderá ouvir diálogos adicionais. Então, quando terminar, você pode clicar fora do item para ser levado de volta à área principal.

Tempo de avanço

Às vezes, os loops de tempo de 12 minutos podem parecer mais longos do que você gostaria. Especialmente se você alcançou um ponto em que possui todas as informações de que precisa e deseja apenas progredir. Felizmente, existem várias maneiras diferentes de fazer isso.

Uma maneira de acelerar o tempo é dormir na cama, o que você pode fazer simplesmente clicando nela. Esconder-se no armário é outra forma de acelerar o tempo e, mais tarde, também haverá opções de diálogo disponíveis que o ajudarão a avançar rapidamente para pontos importantes da história.

Começando um novo jogo

Depois de completar 12 minutos, você terá muitas maneiras diferentes de voltar ao loop e explorar diferentes finais. No entanto, se você quiser começar com um novo arquivo, descobrir que isso pode ser um pouco complicado. Isso requer ir para ‘Opções’ do seu menu principal.

De lá, vá para ‘Avançado’ no canto inferior direito e clique em ‘Excluir progresso’. Isso reiniciará completamente o seu arquivo para que você possa explorar tudo de uma nova perspectiva. Alcançar o final Continuar também pode começar do zero.

Dê uma olhada completa no primeiro loop

Quando eles chegarem ao meio do jogo, Twelve Minutes terá jogadores correndo pelo apartamento realizando todos os tipos de tarefas para acionar certos eventos e abrir opções de diálogo. Conseqüentemente, vale a pena dar uma olhada completa em torno do apartamento no primeiro loop para ter uma boa ideia de exatamente o que há para trabalhar.

Certo, muitos dos itens não entrarão em jogo até muito mais tarde no jogo, mas é útil em qualquer jogo de aventura apontar e clicar para fazer uma anotação mental de cada item interativo.

Não almeje completar o jogo, almeje aprender algo novo

Essa dica pode parecer contra-intuitiva, mas é uma boa regra para se ter ao longo do jogo. Apesar do que o nome sugere, Twelve Minutes não é um jogo que pode ser apressado e os jogadores nem saberão como vencê-lo até que cheguem ao final. Além disso, os jogadores terão que completar vários loops e resolver quase todos os quebra-cabeças antes de chegarem aos créditos finais, então não vale a pena tentar encontrar atalhos.

Em vez de tentar progredir o mais rápido possível, os jogadores devem priorizar o aprendizado de novas informações. Claro, pode ser frustrante ter que reiniciar constantemente em um novo loop, mas os jogadores devem aproveitar qualquer oportunidade para aprender novas informações, pois isso os poupará tempo e esforço a longo prazo.

Preste atenção a cada detalhe, independentemente de quão mundano possa parecer

Como se poderia esperar em um jogo que está confinado a um curto período de tempo, há muito pouco diálogo desperdiçado e posicionamento de itens. Na verdade, quase todas as frases ditas no jogo, e quase todos os itens com os quais podemos interagir, desempenham um papel significativo na história.

Claro, existem alguns itens e opções de diálogo que não servirão muito para garantir que o jogo não seja muito simples, mas se os jogadores entrarem em Doze Minutos com a mentalidade de que tudo pode ser uma informação importante, então eles provavelmente peguem as pistas e descubra soluções muito mais rápido do que a pessoa média.

Escreva as informações importantes para baixo

Continuando com o ponto anterior, vale a pena anotar qualquer informação que pareça relevante. No momento em que os jogadores chegam ao meio do jogo, eles serão inundados com informações que podem ou não ser necessárias para o progresso; e com novas informações sendo lançadas ao jogador constantemente nas horas de abertura, em breve será impossível manter o controle de tudo.

Portanto, seja uma nova linha de diálogo, a localização de um item escondido ou uma ocorrência ambiental recorrente, os jogadores devem anotar em um pedaço de papel.

Apesar do que a abertura sugere, o protagonista tem uma boa memória

Twelve Minutes abre com o protagonista percebendo que esqueceu suas chaves; para jogadores astutos e fãs de aventuras gráficas ao longo da vida, isso pode parecer um fato importante sobre o protagonista que será útil ao longo do jogo. No entanto, ocorre o oposto. Na verdade, o protagonista tem uma memória muito boa e, uma vez que tenha aprendido uma informação importante, ela a guardará pelo resto do jogo.

Sem mergulhar em spoilers, saber que o protagonista pode se lembrar de detalhes exatos ajudará a resolver alguns dos enigmas do jogo. Para ser justo com o jogo, a sequência esquecida pode ter sido um prenúncio para o final da história, mas ainda parece uma escolha estranha em termos de jogabilidade, já que a capacidade do protagonista de lembrar pequenos detalhes e conjuntos de números desempenha um papel importante.

Referências:

The Gamer, IGN, Game Rant, Wikipedia.

Deixe seu comentário: