Titanfall 2

Titanfall 2 é um videojogo de tiro na primeira pessoa (first person shooter) produzido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts em outubro de 2016 para Xbox One, Windows PC e PlayStation 4.

É a Sequência de Titanfall (2014), o jogo foca-se na história de Jack Cooper, um soldado que aspira ser um piloto de um Titan, enormes robots Mecha usados na guerra.

Titanfall 2 recebeu críticas bastante positivas por parte da imprensa da especialidade. De acordo com o website Metacritic, Titanfall 2 recebeu “aclamação universal” na versão Xbox One e “análises geralmente favoráveis” nas versões PlayStation 4 e Windows. Os elogios foram sobretudo para com a campanha de um jogador, a jogabilidade e o multijogador com muitas análises a fazerem notar que o jogo foi uma enorme melhoria em relação ao seu antecessor. Recebeu diversos prêmios, incluindo o de “Escolha dos Críticos” nos Golden Joystick Awards de 2016. No entanto de acordo com a Electronic Arts, Titanfall 2 não vendeu de acordo com as suas expectativas.

Não espere sentado

É preciso aguardar até o limite do cronômetro no canto inferior esquerdo da tela para convocar seu robô Titã para a batalha. Fique de olho no indicador de percentual, que começa em 0% e só permite invocar Titãs quando alcança 100%.

Felizmente, há formas de agilizar o processo. Quase todas as atividades realizadas para o bem de seu time contribuem para apressar sua chegada: completar objetivos, roubar baterias ou matar seus inimigos são bons modos de diminuir o tempo de espera por um Titã novinho em folha.

Pense vertical

Enquanto os rivais Battlefield e Call of Duty estimulam os soldados a correr em um campo aberto, Titanfall 2 permite uma exploração mais criativa dos cenários. Assim, ficar preso ao chão é um convite às derrotas rápidas. Em vez disso, capriche nas corridas pelas paredes e saltos duplos, já que movimentos verticais são ótimos para confundir os oponentes.

Aproveite os corredores e conjuntos de prédios estreitos para emendar uma série de corridas pela parede, já que esse “combo” aéreo aumenta drasticamente a velocidade do piloto. Quando ficar craque em andar pelas paredes, tente se agachar entre um salto e outro em pleno ar, já que a deslizada aumenta ainda mais a aceleração.

Experimente diferentes robôs

Aproveite as primeiras horas de jogo para testar cada modelo de Titã e descobrir qual deles combina melhor com o seu estilo de gameplay, já que cada robô cumpre um propósito totalmente diferente nos combates.

Scorch, por exemplo, é bem equilibrado em ataque e defesa, o que o torna uma boa pedida para iniciantes. Enquanto Ion deve ser usado por campers devido ao seu armamento de longa distância, Ronin é a pedida ideal para combates mano a mano. É uma boa ideia testar Legion por último, já que suas armas são muito poderosas, mas demoram para ter seu tempo dominado.

Granada amiga

Robôs não são a única alternativa explosiva para os combates: há diversos tipos de granadas para os soldados, como as incendiárias e elétricas, então seja criativo. Enquanto as granadas Frag “apenas” causam um grande impacto explosivo, as elétricas podem ser utilizadas para atordoar e cegar outros pilotos.

Lembre-se que é possível segurar a granada em suas mãos por alguns segundos antes do arremesso e, especialmente, que apertar “triângulo” no PlayStation ou “Y” no Xbox largará a granada no chão. Esta é uma ótima tática para surpreender os inimigos que estão em seu encalço.

Pilha certa

Qualquer que seja o mapa de combate, há sempre um objeto de interesse: as baterias espalhadas pelo cenário. Seu piloto pode usá-las tanto para abastecer o seu próprio Titã quanto para ajudar os robôs de seus aliados aplicando um aumento de poder. Tente, então, ajudar os companheiros que precisam de uma mãozinha.

Lembre-se de ficar alerta, pois as baterias são encaixadas no topo dos Titãs, o que significa que inimigos podem atacá-lo pelas costas e roubar sua carga. Por outro lado, se avistar um Titã rival com um buraco na área da bateria, aproveite para surpreendê-lo atirando uma granada no orifício, o que causará um estrago gigantesco.

Estude os mapas

Dominar os mapas separa os amadores de profissionais. Não adianta nada ser o melhor piloto de Titãs do mundo se você não souber o que fazer com o seu poder. Como em todo multiplayer competitivo, a chave para a vitória reside em decorar cada detalhe dos cenários e saber utilizá-lo a seu favor.

Repita os cenários várias vezes e combine estratégias com seus amigos em jogos online. Quando você conseguir visualizar automaticamente os melhores esconderijos e os pontos perfeitos para emboscadas, dará um grande passo para a vitória.

Jogue a campanha

Pode parecer uma dica meio besta, mas é extremamente importante. A campanha vai te dar uma sensação ótima de como o jogo (e tudo que você pode fazer nele) funciona. Sem falar que a história é bem bacana, então com certeza não vai ser tempo perdido. Aproveite para também testar diferentes kits de Titãs. Sempre bom praticar sem alguém do seu próprio time te chamando de noob.

Escolha seu modo de jogo

Titanfall 2 possui vários modos de jogo com pontos positivos e negativos em cada um. Escolha o que você se sente mais à vontade e foque nele. Aqui a lista de modos:

Amped Hardpoint – Capture o ponto de controle.

Bounty Hunt – Ganhe pontos por matar os inimigos e os NPCs.

Pilots vs. Pilots – Batalha em equipe sem Titãs.

Capture the Flag – Capture a bandeira.

Attrition – Deathmatch em equipe que inclui titãs e NPCs.

Skirmish – Deathmatch menor do que o modo Attrition.

Last Titan Standing – O oposto de Pilots vs. Pilots.

Free for All – Cada um por si.

Acostume-se com o sistema de níveis

Existe seu nível de piloto, nível do Titã e nível da arma. Usar um Titã ou arma específico vai desbloquear habilidades e mods relacionados. Você também vai receber itens cosméticos, como pinturas para o Titã e para as armas. Gostou de uma combinação? Então invista nela e boa sorte!

Junte-se a uma Rede

Todos os jogadores fazem parte da Advocate Network, mas é possível se juntar a outros grupos, que parecem muito com clãs de outros games. Escolha uma que possui jogadores que gostam de jogar como você, é um dos principais jeitos de se divertir jogando. Essa não é uma dica de jogo, mas é uma dicas para jogar Titanfall 2 valiosa.

Na dúvida, use o básico

Os equipamentos default são bons pra quem está começando. O rifle de assalto cumpre seu papel, o gancho é ótimo para se mover pelo mapa e o Titã ION é ótimo para iniciantes. Não tenha vergonha de apelar pro feijão com arroz.

Use o seu radar

Tudo que você precisa saber sobre o que está acontecendo ao seu redor pode ser descoberto apenas observando os indicadores. O radar é um deles, corpos de aliados caídos também podem significar inimigos por perto, então fique atendo. Aliás…

Atenção com o ambiente

Seja pelos telhados ou pelos flancos, você precisa estar pronto para inimigos surgirem de QUALQUER lugar do mapa. Tipo, mesmo. O jogo te dá muitas opções de movimentação, então não é impossível chegar em locais que você julgaria impossível.

Não tenha medo de subir nos Titãs

Uma ótima forma de causar dano em um titã enquanto você está a pé é subir em cima de um deles. Primeiro você vai roubar uma das baterias dele e depois jogar granadas em espaços abertos. Vai sem medo. Ou quase isso. Se sobreviver, entregue essas baterias para titãs aliados e GG.

Cumpra os objetivos

Fazer as missões não é apenas uma forma de ganhar, é uma forma de ganhar com estilo. Ao completar objetivos você consegue seu Titã mais rápido, então esqueça a ideia de jogar pelos frags. A gente nem deveria precisar falar isso, mas tanta gente esquece que é uma das dicas para jogar Titanfall 2 mais importantes.

Não esqueça de desviar

Muitos pilotos ficam tão empolgados com o jogo que esquecem que o Titã pode se mover rapidamente em qualquer direção. Não tenha medo de usar essa habilidade para desviar de tiros, ela pode salvar MESMO a sua vida. Esquivar, jovem gafanhoto, é uma das dicas para jogar Titanfall 2 mais importantes que você vai aprender.

Ligue o Auto-Run e corra pelas paredes

“Titanfall 2” é um jogo de ritmo acelerado, que coloca os jogadores em partidas rápidas e mantém a ação em alta o tempo todo. Ser um “camper” ou ficar aguardando o inimigo vir na sua direção quase nunca funciona. O negócio aqui é sair correndo pelas paredes, pular plataformas e surpreender seus adversários pelos flancos. Para acionar a corrida é preciso pressionar o analógico, o que logo fica cansativo.

Para resolver esse problema, existe uma opção de corrida automática no menu de controles. Ative essa opção sem medo: a maioria dos jogadores faz isso para economizar tempo e também a durabilidade do controle.

Para conseguir chegar nos inimigos em alta velocidade e escapar de emboscadas a tempo, o melhor caminho é sempre utilizar boosts de pulo e as paredes. O seu personagem se desloca bem mais rápido ao andar por paredes do que em uma corrida normal em linha reta no chão. Tenha isso em mente e treine para dominar essa mecânica, combinando saltos para alcançar distâncias ainda mais longas. Quanto mais rápido você for na movimentação, mais chances terá de surpreender os inimigos.

Teste todos os Boosts e habilidades

Em “Titanfall 2” existem boosts que podem ser equipados no seu piloto para garantir melhorias em algumas frentes. Para ativar um boost, é preciso esperar a barra Titan (que está na parte superior da sua tela) ficar preenchida. Existem dezenas deles, que servem para melhorar sua velocidade, dano com armas do piloto, entre outros.

Não existe exatamente uma escolha correta, já que tudo vai depender do seu estilo de jogo. Por conta disso, teste todos eles até achar os que se encaixam melhor no seu caso. É possível trocá-los no meio da partida também, então brinque bastante com os boosts para encontrar o ideal.

As habilidades também são essenciais para a vitória. Ao contrário dos boosts, elas têm um cooldown próprio, bem mais rápido. O problema é que nem todas elas estão liberadas logo no começo, então é preciso atingir alguns níveis para desbloquear todas.

Algumas habilidades iniciais são muito boas, incluindo o gancho, que já vem liberado. Vá testando todas, assim como fez com os boosts, para encontrar a melhor combinação para o seu piloto.

Teste titãs diferentes no modo campanha

Além de trazer uma história que mostra os laços entre um piloto e seu titã, a inédita campanha de Titanfall 2 é um bom momento para testar os diferentes modelos de titãs. O Ion é o mais equilibrado de todos, mas o Ronin, mais leve e rápido, pode surpreender nos combates.

Quem prefere aguentar muitos tiros pode usar o Scorch, que é pesadão e cheio de armadura. Sua lança-granadas causa muito dano, embora tenha pouca munição. O Tone é bastante equilibrado, com um canhão principal muito forte. Contudo, há quem prefira o Ronin, que é leve e rápido e pode usar uma espécie de espada para fortes ataques de perto.

O Northstar é um pouco mais complicado de usar, já que pode disparar mísseis e pode flutar acima do cenário, e o Legion é perigoso com sua poderosa metralhadora. Teste todos e escolha seu favorito.

Não se preocupe com o loadout

Como em outros jogos de tiro, você pode montar seu loadout, ou seja, sua configuração de armas e de habilidades para usar nas partidas multiplayer. Assim, é possível ter diversas configurações de titãs e armamentos para usar e trocar rapidamente durante as partidas.

Contudo, caso você ache muito complicado ficar escolhendo qual arma usar ou qual titã receber apoio, selecione o loadout padrão. O rifle de assalto é forte, o gancho dá mais mobilidade e o titã Ion é bom para iniciantes.

Atire sem mirar e use o radar

É meio automático: na maioria dos FPS, ao avistarmos o inimigo, rapidamente pressionamos o botão da mira antes de atirar nele. Esse tempo precioso perdido neste movimento pode nos levar a morte, principalmente em um game com ação veloz como Titanfall 2. Como você é um piloto rápido, atire sem mirar a uma distância média do adversário. É mais eficaz. Além disso, há uma habilidade das armas que facilitam o tiro certeiro sem a mira. Use e abuse disso.

Dicas finais

Se você pressionar o botão de pulo enquanto se ejeta do Titã, vai saltar da cadeira e conseguir ir mais alto, ideal para plataformas em lugares inacessíveis por meios convencionais.

Hologramas seguram balas e podem servir como cobertura.

Dar bateria para um Titã aliado aumenta consideravelmente a sua barra de Titã.

Arc Granades dão um dano enorme em torretas.

Algumas animações de execução são mais demoradas que as outras, fique ligeiro para não ficar vulnerável por muito tempo.

Referências:

Blog Nuuvem, Uol, Br Ing, wikipedia, techtudo.

Deixe seu comentário: