1HitGames

Pesquise

This War of Mine

This War of Mine é um jogo de 2014 de sobrevivência no meio de uma guerra desenvolvido por 11 bit studios. O jogo, que foi inspirado pelo Cerco de Sarajevo durante a Guerra da Bósnia de 1992 até 1996, difere-se dos demais jogos do estilo pelo fato do foco e da jogabilidade serem voltados a civis, e não militares. This War of Mine foi lançado para Microsoft Windows, OS X e Linux sistemas operacionais em Novembro de 2014. A versões para Android e iOS só foram liberadas em 14 de julho de 2015.

O Jogo é uma perspectiva diferente da guerra onde o jogador controla os Civis que ficaram presos em uma casa e tem que sobreviver saindo a noite e pegando suprimentos, o jogador pode utilizar o Stealth e pegar suprimentos sem ser visto ou usar uma arma e matar todos no local, estas ações podem dar consequências no jogo como um personagem ir embora por não querer ser um assassino ou ele entrar em depressão severa por meses.

Personagens

Os personagens são 12 e cada um tem sua história individual.

Anton: Ele era um professor de matemática antes da guerra. Durante a guerra a universidade onde ele trabalha foi destruída e o mesmo teve que se esconder com seus alunos no porão. Muitos alunos foram mortos por snipers ou tentando achar um abrigo, aparentemente ele é o único que sobreviveu.

Arica: Ela era uma garota que vivia numa vizinhança antes da guerra. Diferente dos outros personagens que veem de Pogoren como cidade natal, ela veio da capital fugindo dos assassinos. Ela vivia com seu pai alcoólatra e abusivo depois que sua mãe morreu. Seu pai morreu depois do início da guerra e ela se tornou uma ladra e fumante.

Boris: Ele trabalhava em um armazém carregando caixas, e possui grande força. Durante a guerra, seu bairro foi bombardeado e por causa de um objeto que no jogo não é descrito com clareza, ele quebrou seu pé. Ele tem uma esposa e um filho já falecidos (Ana e Luka). Sua esposa morreu quando estava escavando seu pé para fora dos escombros, morta por um sniper, e a morte de seu filho não foi especificada.

Bruno: Ele era um chefe de cozinha antes da guerra. Ele tinha um restaurante e era famoso por conta de seu programa de TV chamado “Bruno´s Cuisine”. Ele viveu em uma cidade nos arredores de Pogoren. Um dia recebeu um telefonema de sua melhor amiga que dizia a ele estar preocupada, pois dois homens estavam lutando na rua. Bruno a acalmou e disse que tudo ficaria bem, mas esses homens eram descritos como Rebeldes. Depois de alguns dias ele viu no noticiário que muitas brigas estavam ocorrendo entre pessoas no bairro onde ele e sua amiga moravam. Percebendo que seu bairro estava sendo atacado e sua amiga em perigo ele pegou um ônibus e foi o mais rápido para lá, mas ele demorou muito e viu que os pontos de ônibus não estavam mais funcionando devido a guerra, então ele busca desde então um modo de achar sua amiga sozinho na guerra. Ele é descrito como sociopata pelos jogadores por não sentir remorso quando mata ou rouba alguém.

Katia: É a negociadora. Cresceu na cidade (Pogoren), mas foi para o exterior estudar e começar a trabalhar como repórter, onde ficou vários anos. Quando os problemas de seu país natal se transformaram em uma guerra, foi escolhida para escrever relatórios sobre ela. Queria rever seus pais no início da guerra, mas já era tarde demais – encontrou a casa em ruínas, e sua família tinha desaparecido. Desde então procura por eles.

Pavle: Ex-jogador de futebol. Antes da guerra, vivia com mulher e filho na melhor parte da cidade. Desde então não os viu mais. Segundo ele mesmo: “quem precisa de jogadores de futebol durante uma guerra? Ninguém se preocupa com esportes quando todos os dias poderia ser seu último.”

Marko: Era um bombeiro. Se casou com uma vítima de um incêndio que ele resgatou (Alina). Tiveram duas filhas, mas no início da guerra as 3 fugiram e ele decidiu não abandonar o corpo de bombeiros naqueles tempos difíceis. Quando tentou ir atrás delas, não conseguiu mais deixar a cidade. Perdeu o contato com a família.

Marin: Marceneiro. Na casa, é considerado um “faz-tudo”. Tinha uma oficina onde consertava qualquer coisa, mas se recusou a fazer umas peças de arrombamento. Mais tarde, sua casa foi explodida por um coquetel Molotov, e sua esposa morreu. Eventualmente, no jogo, pode entrar em depressão e fugir da casa roubando alguns itens.

Os outros personagens são: Cveta (ex-curadora de crianças), Zlata (ex-musicista), Emilia (ex-advogada) e Roman (ex-combatente).

No começo da guerra

Você provavelmente irá viver até a primeira semana sem que alguém morra de doença ou tome sua própria vida, mas é a forma que você se prepara para os dias mais duros pela frente que irá determinar quanto tempo você aguentará. Isso significa que é de grande importância o primeiro dia e a limpeza necessária em sua própria habitação.

Para os iniciantes, é aconselhável não alimentar ninguém no primeiro dia e não permitir que ninguém durma, focando mais em completar as tarefas necessárias ao redor da casa. É claro que deve abrir mão dessa estratégia caso haja alguém realmente faminto ou doente quando começar o jogo, mas caso não haja, salve seu tempo e recursos para tempo mais difíceis.

Nos primeiros dias então você deve focar em estocar comida, remédios e materiais, bem como preparar-se para quando as coisas ficarem realmente feias. Isto significa preparar sua habitação para reduzir roubos, construir camas, um chuveiro coletor de água de chuva, forno, armadilhas para roedores e uma bancada para trabalhos avançados para criar ferramentas simples e armas, por exemplo.

A arte do combate

Procure usar os seus personagens mais fortes e dispensáveis. Com eles, será mais fácil para liberar espaço para que o personagem com maior capacidade de transporte possa coletar os suprimentos do local, sem medo de ser ferido. Isso ajuda bastante na luta do dia a dia em sobreviver.

Além de um caminho claro para o membro do seu grupo que irá pegar os suprimentos, os combates irão ajudar a conseguir novas e melhores armas, apesar do grande risco. Porém, uma vez que estiver com algumas pistolas e espingardas, você poderá se locomover sem temer muito as consequências. É bom também deixar um par de armas em sua base para proteção contra ladrões.

O combate também não é apenas com relação ao dano físico. O jogo possui toda uma mecânica de consequências psicológicas. Após matar um número de pessoas, o membro do grupo pode começar a sofrer de depressão e nunca ser o mesmo de antes.

A arte da limpeza

Os suprimentos em sua casa podem durar até um dia, e mesmo assim, raramente há o suficiente para satisfazer a necessidade de todos. Isto significa que sua primeira noite também será sua primeira viagem para o mundo exterior. E a forma como você se prepara pode determinar o quão cheio a sua mochila estará quando chegar em casa.

Alguns dos locais gerados para limpar são perigosos. Procure mandar alguém a frente antes de enviar o seu companheiro com o maior espaço na bagagem. Ás vezes será necessário fazer escolhas de duvidosa carga moral, ou seja, terá que enviar alguém a missões bastante arriscadas e com poucas chances de sobrevivência.

Mantenha-se na linha

O game possui diversas situações reais de uma região em guerra, e às vezes, pode forçar uma conduta mais violenta do grupo. Mas é exatamente nessa hora que a falta de agressividade, ou mesmo a demonstração de compaixão, pode ajudar ao seu grupo a permanecer mentalmente forte. Não importa se você estiver bem de suprimentos e capacidade física, se os membros do seu grupo estiverem com o psicológico em frangalhos.

A compaixão não se trata apenas em deixar as pessoas viverem quando se está invadindo locais em busca de suprimento, mas também em ajudar seus vizinhos quando eles batem em sua porta. Ao ajudar aos outros sobreviventes, você poderá acabar ganhando valiosas recompensas.

Primeiro Dia e Primeira Noite

De essencial, explore sua casa. Haverá lugares com portas trancadas que precisaram de mixas (equipamento para abrir portas rapidamente e em silêncio) ou de pés-de-cabra (equipamento para arrombamento, faz muito barulho e serve para machucar pessoas) e haverá lugares com escombros, onde você vai precisar de uma pá (equipamento muito eficiente para tirar entulho) ou você pode usar as mãos, que levará um tempo considerado. Dica: No canto superior esquerdo, haverá um relógio de extrema importância. Administrar seu tempo será sempre sua melhor opção, tente explorar o máximo de sua casa até o meio dia, logo após esse horário, use um personagem para construir outras coisas, como um fogão. Dica: Coloque as estruturas o mais perto possível uma da outra, de fato, você não vai conseguir deixar tudo “bonitinho”, pois o importante é a funcionabilidade.

Oito horas, é noite. Inicialmente você terá poucos lugares para ir, portanto escolha o mais próximo de seu abrigo – aquela casa ou prédio em ruínas – você encontrará bastante itens, leve de primeiro os alimentos (que você vai precisar no dia seguinte) e leve também itens de valor, os que você encontrar. Cada personagem possui sua mochila e sua determinada quantidade de itens que pode carregar. Dica: Você não será atacado na sua primeira noite, então deixar seus personagens dormindo na casa é algo que será ótimo para o segundo dia. Dica: Se você for na casa em chamas (mesmo se ela não estiver em chamas) você encontrará lugares para examinar, indicados por uma lupa e uma delas localizada no segundo andar da casa. Logo após de você ler, vai aparecer um novo lugar para explorar.
Lembra-se do relógio? Pois bem, ele também é útil na sua exploração. Você não deve deixar esse relógio chegar à 5:59 AM. Caso isso não ocorra, você vai começar a lidar com a sorte, seu personagem pode voltar para casa ileso, ferido, gravemente ferido ou não voltar. Isso ocorre por causa do exército, que sai de manhã mantando qualquer civil que aparecer.
O primeiro dia e a primeira noite são relativamente fáceis, mas não significa que os outros dias também serão assim.

Como proceder do segundo dia em diante

Segundo dia e seus personagens estão com fome e o que você usou para coletar está cansado. Tudo é bem simples, você deve preparar comida no fogão (se você o construiu) e descansar o(s) personagem(s) que estão cansados (para isso, você deve ter construido uma cama).
Aproveite seu segundo dia usando o que você conseguiu coletar do primeiro. Faça mais camas, melhore seu fogão, faça uma bancada para fazer ferramentas de muita importância.
Quando for coletar, lembre-se de sair com uma “lista de coisas para pegar” facilitando muito sua coleta.

Segundo dia será bem parecido com o primeiro, tirando o fato que você pode ser atacado de noite, portanto você deve deixar um de vigia ou, se necessário, todos os que ficaram na casa. Dica: Há personagens que ajudam na casa, tais como o Marin e o Bruno. Cada um tem uma habilidade única e muito importante. Marin é um construtor que, antigamente, consertava e criava coisas sob encomenda, portanto ele sabe como construir tudo em sua casa. Graças a sua habilidade com construções, Marin pode construir coisas na casa usando menos materiais que os demais.
Bruno era um Gourmet muito reconhecido em Pogoren, porém veio a guerra e agora ele não passa de um cozinheiro, mas ainda é extremamente útil em tempos de escassez de alimentos. Bruno usa menos materiais para cozinhar e faz mais alimentos, podendo alimentar todos em casa.

Combates e roubos furtivos

Umas das coisas mais complicadas em This War of Mine é o combate, tanto corpo a corpo, armas brancas e armas. Você pode socar as pessoas, porém eu não recomendo, pois soco é demasiado fraco e é bem capaz que seu inimigo tenha uma faca ou até uma arma de fogo consigo. Facas são bem eficientes para “Backstab”, melhor dizendo, uma facada mortal nas costas. Há vários personagens já citados que realizam esse ato.
Combate é só clicar no círculo em cima do personagem inimigo e então você vai realizar seu ataque, o mesmo para armas de fogo.
Armas,punhos,facas,pés-de-cabra,machadinha,pistolas,shotguns,rifle de assalto. Você pode encontrar partes das armas de fogo espalhadas por todo seu mapa e também possuem partes de coletes balísticos e capacetes que você pode consertar (como com as armas) ou você pode encontrá-los inteiros, normalmente em corpos de rebeldes fortemente armados e soldados. Além de tudo isso, você pode fazer munição com pólvora e capsulas de munição vazios, possibilitando a criação de munição para todas as armas. Lembre-se: Tenha calma. Sei que é difícil quando você acha muita coisa boa e tem que decidir entre o combate e a fuga, mas ai vai uma dica, a fuga é sempre a sua melhor opção. Caso tenha 1 cara apenas e você está fortemente armado, não tenha medo de enfrentá-lo, você pode ganhar essa luta fácil (saiba que você pode deixar as pessoas da sua casa tristes) mas, se você se deparar com mais pessoas na casa ou no local que você está visitando, corra. Matar várias pessoas é extremamente difícil, além do fato que você vai ficar eufórico por conta dos itens que você conseguiu e dos futuros itens que você pode conseguir matando as pessoas.

Diferença entre pegar e roubar

Há uma diferença entre pegar e roubas, além das palavras. Pegar não resulta em nada, “como assim?”, quando você pega algo, significa que aquilo não tinha dono, ou seja, é seu. Se você pegar algo na frente de um personagem na casa, nada de ruim vai acontecer com você.
Roubar é um pouco mais complicado…Quando você rouba, você tira algo de alguém (necessariamente) e como diria o jogo Life is Strange™ : “Essa ação terá consequências” pois é, mais ou menos isso que acontece em This War of Mine, além do fato que a pessoa vai só tentar te matar. Quando você rouba, alguns dos seus personagens ficam emotivos, exclamando: “Peguei muito daquelas pessoas, como vão sobreviver agora?”- Não se preocupe, você precisa daquilo para sobreviver (muitas vezes). 

Vigília

Apesar de muitos pensarem que o essencial do jogo é basicamente sair a noite com um bom coletor e trazer ítens de elevado valor e/ou suprimentos, isso não está totalmente certo, já que, no caso de saqueadores atacarem seu abrigo a noite, muito pode-se perder por não dar a devida atenção à vigia do mesmo.

Vigia

A vigia nada mais é do que: seus personagens deixados para essa posição tentarão repelir quaisquer invasores que possam adentrar o abrigo durante o tempo em que você estiver fora. É importante mencionar que o jogador não tem qualquer participação direta na vigia, a unica coisa que se pode fazer é deixar os personagens mais capazes de realiza-la devidamente equipados com armas e manter o abrigo bem seguro.

Níveis de perigo

Há diversos níveis de perigo possíveis, sendo os mesmos:

Baixo: geralmente ocorre nos primeiros dias de jogo, mensagens como “eles não pareciam muito determinados” ou “era apenas um grupo de catadores” aparecem.
Moderado:Ocorre a qualquer dia do jogo exceto nos iniciais e no periodo de aumento de criminalidade, mensagens como “era um grande bando de ladrões” ou “eles pareciam determinados” aparecem.
Elevado: Só ocorre no periodo de aumento de criminalidade, mensagens como “Eram muitos e estavam armados” ou “os saqueadores eram bem agressivos” aparecem.
Extremo: Pode ocorrer no periodo de aumento de criminalidade, mensagens como “era um grupo extremamente agressivo e estava bem armado” podem aparecer.

Os danos causados ao abrigo podem ser: nenhum, minimo, moderado e elevado. Onde basicamente o que varia são o numero de coisas roubadas e o nível dos ferimentos que os vigias podem sofrer.

Habilidade de vigia dos personagens

É essencial que um ou dois personagens sejam deixados de vigia a noite, porém nem todos eles são bons para essa função. Abaixo uma tabela que exemplifica o “nível” de habilidade dos personagens em ficar de vigia.

Melhorias no abrigo

Algumas melhorias podem ser feitas no abrigo para ajudar a diminuir as chances de ser atacado a noite. Ainda não realizei testes o suficiente para comprovar sua eficiência exata, porém, são de grande ajuda no periodo de aumento de criminalidade.

Tampar buracos

Pode ser construída três vezes e é pré-requisito para a construção da porta com alarme (veja abaixo) necessita de pelomenos um upgrade na mesa de trabalho (mesa inicial +1 upgrade)

Porta com alarme

Pode ser construída após ter tapado os três buracos e realizar o ultimo upgrade da mesa de trabalho (mesa inicial + 2 upgrades)

Deixando armas para os vigias

Outra forma de melhorar significativamente a chance de não ser roubado é deixar armas com os vigias a noite. Eu particularmente gosto de deixar uma arma de fogo com pelomenos 6 munições e uma arma branca para o caso de utilizar 2 vigias, porém, obtive melhores resultados deixando todos os vigias com armas brancas e trocando as armas de fogo por outras coisas (comida, bandagens, etc) fica a critério do jogador.

Se tudo mais der errado…

Se você chegou ao período de aumento de criminalidade e não está seguro de que seus itens estão a salvo, você pode leva-los a noite com o seu coletor e deixa-los em algum local previamente visitado para que assim eles não possam ser roubados. (Eu concordo que é realmente muito estranho seus itens estarem mais seguros em um lugar abandonado ao relento do que na sua própria mini-fortaleza, mas testei isso e realmente funciona.

Ferramentas

Ferramentes que se podem ser feitas no jogo, suas utilizações majoritárias e seu custo (não levando em conta o “desconto” que Marin possui para fabrica-las).

Referências:

Steam Community, Techtudo, wikipedia.

Mobile, PC, Terror Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.