The Binding of Isaac: Repentance é um roguelike desenvolvido por Edmund McMillen e distribuído por Nicalis, Inc. para Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Xbox Series X/S.
Atenha-se ao modo normal
The Binding of Isaac: Repentance tem duas configurações de dificuldade principais para o modo principal do jogo. Existem alguns desbloqueios vinculados à conclusão de certos marcos no modo difícil e alguns jogadores preferem aprender o jogo no modo difícil para que possam desbloquear itens mais rapidamente. No entanto, o modo difícil faz jus ao seu nome agora que Repentance foi lançado, já que muitas das mudanças no DLC foram focadas em renová-lo.
Novos jogadores não devem se sentir obrigados a jogar Repentance no modo difícil, pois é incrivelmente difícil aprender os vários padrões de ataque do inimigo. Em Repentance, a velocidade de tiro de inimigos e chefes é definida para ser mais rápida. Os jogadores também esperam ver mais versões de campeões de inimigos, que são inimigos que normalmente têm um efeito de status que os torna mais difíceis de combater. Compreender os padrões de ataque do inimigo é vital para sobreviver às corridas de Isaac , por isso é melhor aprendê-los na dificuldade padrão do jogo.
Obtenha Desbloqueios Vitais Rhese
Desbloquear itens é o principal tipo de progressão em The Binding of Isaac . Os jogadores normalmente podem desbloquear novos itens completando certos marcos no jogo como cada um dos personagens jogáveis do título. O título tem uma tonelada de chefes que os jogadores irão desbloquear à medida que avançam no jogo, com um desbloqueável para cada personagem vinculado a cada chefe. Existem alguns desbloqueios notáveis que ajudarão os jogadores a aprender os principais elementos e estratégias em torno de uma boa corrida.
Um bom desbloqueio para mirar é o D6, que é um item inicial para Isaac. O D6 pode ser desbloqueado ao derrotar o chefe da Catedral como o personagem ??? (Blue Baby) e permite que os jogadores rolem novamente qualquer item para um item diferente do mesmo conjunto de sala. Outro bom item para adquirir logo no início é a Vela Vermelha lançadora de fogo, que se consegue doando 400 moedas para a máquina de doação que aparece dentro das lojas.
Saiba o que o arrependimento muda
Alguns jogadores podem ser novos no Repentance , mas já jogaram Rebirth ou a versão original em Flash de The Binding of Isaac no passado. Para os jogadores que retornam, é útil entender as mudanças no Arrependimento . Há muitas pequenas mudanças de equilíbrio e ajustes na jogabilidade geral que podem ser vistos no changelog oficial do Repentance , embora haja algumas mudanças de destaque que valem a pena mencionar.
A primeira mudança notável vem com a forma como os itens são selecionados aleatoriamente. Costumava haver um sistema de prioridade de itens que evitava que os jogadores recebessem muitas quedas poderosas seguidas, mas esse sistema foi substituído por “pesos” que fazem com que certos itens apareçam com mais frequência do que outros. Outra grande mudança vem com Deals with the Devil, já que os jogadores não podem mais pegar itens para os quais não têm corações vermelhos suficientes.
Aprenda os personagens
O jogo apresenta 34 personagens jogáveis, cada um com seus próprios itens iniciais e mecânicas. Os jogadores começarão apenas com Isaac, embora outros, como Judas e Eva, possam ser desbloqueados rapidamente. Aprender quais estratégias funcionam para cada personagem e encontrar um personagem preferido pode ajudar os jogadores a terem execuções muito mais bem-sucedidas.
Algumas coisas a serem lembradas são as estatísticas iniciais e o equipamento de um personagem, os quais geralmente podem ser vistos na tela de seleção de personagem. Normalmente, eles podem informar ao jogador como esses personagens devem ser jogados, como a baixa saúde de Eve e seus bônus de dano. A única exceção real a isso é Eden, que tem estatísticas aleatórias e itens iniciais toda vez que são jogados.
Continue andando
Esta é a opção defensiva mais básica em Isaac , e está sempre disponível. Quase todos os inimigos no jogo se moverão diretamente em direção ao jogador ou dispararão um projétil diretamente no jogador. O jogo não usa nenhuma mira preditiva, então simplesmente sair do caminho é suficiente para evitar completamente a maioria dos projéteis.
Ataques de cima, que alguns chefes principais usam, são difíceis de prever, mas um jogador em movimento os evitará automaticamente. Na verdade, alguns inimigos do final do jogo, como os globos oculares estacionários no Womb e em outros lugares, só atacarão se o jogador estiver parado. Mantenha-se em movimento o tempo todo para viver muito mais tempo.
Vá devagar
Existem muito poucos desafios em Isaac que exigem que os jogadores corram pela masmorra. Pode ser útil, especialmente para os novatos, parar e pensar entre as lutas. Maximizar o tesouro adquirido em cada andar é uma tática poderosa, possível com algum planejamento.
Uma técnica é guardar as bombas até que o andar atual seja limpo, para garantir que sejam usadas nas salas com maior retorno. Outra é usar as Máquinas de Doação de Sangue com quaisquer corações soltos no final de um andar, pois de outra forma os corações seriam desperdiçados. Por fim, ir devagar torna mais fácil localizar as rochas marcadas com um “X”, que contêm tesouros, mas são fáceis de perder para jogadores impacientes.
Não seja atingido
Isso parece óbvio, mas significa algo específico no contexto de Isaque . Um jogador com muita saúde extra (Magdalene, por exemplo, começa com um coração extra e um item de recuperação de saúde) pode ser tentado a jogar de forma mais imprudente, pensando que pode pagar, mas isso geralmente não é uma boa ideia. Da mesma forma que o dinheiro, a saúde muitas vezes pode ser usada como um recurso.
Máquinas de Doação de Sangue, Salas de Sacrifício e portas com pontas de Salas de Maldições convertem saúde em pilhagem. Perder essa saúde – e, portanto, saquear – para o dano do inimigo é simplesmente um desperdício. Além disso, a partir do segundo andar, uma rara Sala do Diabo é garantida para aparecer se um jogador não receber dano de inimigos durante todo o andar.
Tente coisas novas
The Binding of Isaac: O arrependimento está cheio de itens que alteram o personagem, mas quais valem a pena pegar? O método mais rápido e divertido é simplesmente experimentá-los. Mesmo que custe dinheiro ou saúde para adquirir, muitas vezes vale a pena comprar um novo item para ver como ele funciona, uma vez que pode se comportar de forma imprevisível quando combinado com a configuração atual do item do jogador.
Se acabar sendo uma má decisão, o jogador ainda assim adquiriu um conhecimento valioso. Dito isto, uma vez que existem tantos itens em Repentance (alguns dos quais são difíceis de distinguir), muitos jogadores de alto nível pesquisam seus usos para não correr o risco de arruinar uma corrida.
Verifique o menu de opções
Revisar o menu de opções é uma boa política para Isaac. . Além dos habituais, há algumas opções que os novos jogadores podem perder. “Extra HUD” exibe os itens permanentes que um jogador coletou, o que é um lembrete útil do que está causando os efeitos atuais em seu personagem. “Found HUD” exibe as estatísticas atuais do jogador, o que ajuda a rastrear o que os itens colecionáveis estranhos estão realmente fazendo e também revela as chances invisíveis de gerar uma Sala do Diabo ou Anjo após um chefe.
Observar as ligações de controle também inclui algumas funções menos conhecidas: uma tecla para soltar alguns itens retidos e uma tecla que redefine a execução atual quando pressionada.
Desbloqueie itens poderosos
Um objetivo comum é desbloquear todos os itens do jogo, ganhando a cobiçada conquista “Dead God”. Para esses jogadores, não importa quando novos itens são desbloqueados, pois todos serão incluídos eventualmente. Para jogadores mais novos, no entanto, pode ajudar a se concentrar primeiro em itens especialmente valiosos , alguns dos quais estão bem escondidos. Aqui estão três exemplos:
- O Gole! A pílula, que torna os efeitos de bugiganga permanentes para aquela corrida, é desbloqueada ao derrotar o Cordeiro no final de uma volta da vitória.
- Isaac começará o jogo segurando o D6, o que o permite “rerrolar” itens indesejados, assim que o jogador terminar o andar da Catedral como ??? (Bebê Azul).
- The Lost começará o jogo com Holy Mantle, permitindo que ele dê um golpe extra, uma vez que 879 moedas são colocadas na Greed Machine no final do Greed Mode.
Os desafios, acessados no menu principal, podem incluir recompensas poderosas por sua conclusão. Os novos jogadores devem experimentá-los entre as corridas normais para ver o que podem desbloquear.
Experimente Personagens Diferentes
Em muitos jogos, os jogadores escolherão um personagem favorito para focar, mas essa não é uma boa política em Isaac . Cada personagem do jogo está vinculado a uma série de desbloqueios de itens exclusivos que se aplicam a todo o jogo; portanto, um jogador que usa apenas um personagem perderá muito conteúdo bloqueado.
Os primeiros personagens são bastante simples, então novos jogadores devem ter facilidade em experimentá-los, mas mesmo os posteriores, mais complicados, têm bônus de jogabilidade significativos. Azazel, que começa com um vôo e uma explosão de laser de curto alcance, é muito diferente dos personagens padrão, mas devastador quando jogado corretamente.
Experimente o Desafio Diário
Os jogadores de Isaac podem acessar um desafio diário exclusivo no menu principal. Cada um exige que o jogador use personagens diferentes, às vezes em diferentes condições especiais. Além de ser uma reviravolta interessante na jogabilidade regular, esses desafios também incluem todos os recursos do jogo desbloqueados por padrão, permitindo que novos jogadores experimentem livremente alguns dos itens mais elusivos do jogo.
Embora os jogadores não possam fazer progresso normal no jogo principal tentando o desafio diário, ele desbloqueia alguns itens necessários para 100% de conclusão. Cracked Crown, uma bugiganga poderosa que amplifica os aumentos de estatísticas atuais de um personagem, é desbloqueada após uma seqüência de vitórias de cinco dias.
Experimente o Modo Difícil
Isso não é uma necessidade para jogadores que não estão tentando a conquista Dead God, já que é possível desbloquear a maioria dos itens do jogo no modo Normal. No entanto, alguns dos itens mais poderosos (e divertidos) são as recompensas do modo Difícil, como Godhead: um tiro sagrado que exige que os jogadores derrotem todos os chefes principais do Difícil com o Perdido (que morre em um ou dois acertos).
Por isso, vale a pena experimentar para praticar, já que o modo muda algumas características básicas do jogo (como velocidade de bala e tipo de inimigo) que levam algumas tentativas para se acostumar. Qualquer progresso feito no modo Difícil também conta automaticamente como progresso no modo Normal, então jogadores corajosos podem ganhar o dobro do crédito de conclusão.
Não desanime
Facilmente a dica mais importante de todas. O jogo é difícil. É comum, especialmente para novos jogadores, cometer erros básicos e morrer. Um novo jogador pode até morrer para algo que não tinha como reconhecer, como usar a Bíblia contra Satanás (que mata instantaneamente o jogador).
Nos níveis mais altos de dificuldade, os jogadores podem perder dezenas, até centenas de corridas seguidas. É assim que o jogo é construído. Embora muito pouco progresso seja salvo entre as corridas, cada derrota representa uma oportunidade de aprendizado e, com aprendizado suficiente, os jogadores podem encontrar e derrotar Mega Satan, bem como o que vem depois.
Combinações de itens anteriormente confiáveis não funcionarão neste DLC, já que certos objetos que antes quebravam o jogo foram atenuados, com outros recebendo buffs consideráveis. Enquanto alguns fãs reclamaram que não é tão fácil ser dominado em Repentance , outros abraçaram suas diferenças e já começaram a tentar encontrar novas combinações e sinergias poderosas.
Referências: