Tales of Luminaria 

Tales of Luminaria é um jogo para celular desenvolvido pela Colopl. O jogo é publicado pela Bandai Namco Entertainment, para em iOS e Android

Mecânica de Gacha

Semelhante ao popular título para celular / console, Genshin Impact , Tales of Luminaria utiliza a mecânica de gacha como meio de ganhar dinheiro. Os jogadores podem usar uma moeda premium chamada PB-Stones para comprar itens aleatórios do que é essencialmente uma máquina de prêmios, e esses itens têm um efeito direto nos níveis de poder do personagem.

Também há um incentivo para comprar vários pulls de uma vez, pois as chances de obter itens mais raros aumentam. Embora os PB-Stones possam ser comprados em pacotes com dinheiro real, eles também podem ser ganhos no jogo completando missões específicas durante cada episódio.

Narrativa episódica com mudança de ponto de vista

A história de Tales of Luminaria é contada de uma maneira episódica e inconstante, com cada episódio enfocando um personagem principal diferente na narrativa geral do jogo. Ele coloca cada personagem no centro de seu próprio canto da história, dando aos jogadores a chance de se conectar com cada membro do grande elenco do jogo.

Vários episódios estão disponíveis agora, e o desenvolvedor confirmou que novos episódios serão adicionados a cada semana. Cada personagem está atualmente confirmado para ter oito episódios no total, o que traz a contagem de episódios finais para 168 episódios no total, uma vez que tudo seja lançado.

O combate está amarrado a um botão

Tales of Luminaria está estruturado para ser jogado no modo retrato, de forma que todo o jogo possa ser efetivamente jogado com uma mão. Para facilitar isso, toda a suíte de combate para cada personagem está ligada a um único botão na parte inferior central da tela.

Embora os personagens tenham armas e habilidades de combate diferentes, todos os movimentos, esquivas e ataques básicos são controlados por este único botão . Este é um grande afastamento do combate dos jogos anteriores da franquia, e a natureza multifuncional do botão causa entradas incorretas de vez em quando.

Múltiplos caminhos de progressão

Os personagens sobem de nível de maneira semelhante a outros RPGs, ganhando experiência para aumentar seu nível e aumentar seu nível de poder. No entanto, eles também obtêm aumentos de energia ao desbloquear novos equipamentos ou aumentar o nível de peças existentes.

Armaduras e armas só podem ser adquiridas usando os gacha pulls , que exigem uma moeda premium. Embora esse sistema não seja necessário para jogar o conteúdo da história do jogo, cada personagem também vem com um limite de nível que só pode ser aumentado com a obtenção de novos equipamentos.

A experiência só pode ser obtida em episódios

Cada personagem em Tales of Luminaria sobe de nível através do combate, com cada inimigo derrotado concedendo uma certa quantidade de experiência dependendo de quão difícil eles eram. As únicas batalhas que premiam experiência, entretanto, são aquelas dentro dos episódios.

Batalhas de desafio e chefes multijogador não ganham nenhuma experiência, e não há mundo aberto para os jogadores explorarem e treinarem seus personagens. A única maneira de treinar um personagem é repetir o (s) episódio (s) até que ele atinja o limite de nível.

Equipe os itens de cura primeiro

Tales of Luminaria é generoso, pois equipa automaticamente qualquer nova armadura ou arma para personagens aplicáveis, mas não faz o mesmo para itens de cura. E como o equipamento só pode ser alterado no menu principal, os jogadores precisarão equipar qualquer item de cura antes de iniciar um episódio.

Além do mais, os personagens têm pratos que gostam mais do que outros, e essas preferências influenciam a eficácia do prato. O jogo não verifica essas preferências ou se a comida pode ser usada para curar, então os jogadores verificam seus equipamentos antes de iniciar qualquer missão no jogo.

Armas e armaduras possuem habilidades atribuídas

Os jogadores de equipamentos recebem bônus de poder automaticamente para personagens associados, mas cada arma e conjunto de roupas também têm habilidades especiais chamadas Artes conectadas a eles. Essas artes variam de benefícios passivos a novos ataques poderosos.

Equipar cada peça de equipamento em slots diferentes muda a forma como essas habilidades são equipadas. A armadura sempre atribui a Arte Mística, um ataque poderoso que precisa ser carregado, enquanto as armas fornecem buffs passivos e Artes mais básicas que ainda podem dar um golpe.

Facções de personagem afetam o nível de poder

Aumentar o nível de poder de diferentes personagens também aumenta a força de outros personagens da mesma facção. Semelhante a jogos como The Elder Scrolls V: Skyrim, Tales of Luminaria apresenta facções em guerra presas em um conflito que vem ocorrendo em todo o continente há muitos anos.

Aumentar o nível dos personagens em cada facção fornece um pequeno impulso para todos os outros personagens da facção . É uma maneira adicional de os jogadores maximizarem o poder potencial de seu personagem favorito, mesmo que isso signifique gastar um pouco mais de tempo construindo personagens nos quais o jogador não está interessado em investir.

Multijogador é muito limitado

Muitos jogos para celular apresentam funcionalidade multijogador robusta, tanto de forma cooperativa quanto competitiva. Até mesmo jogos de exploração e narrativas intensas como Genshin Impact fornecem um meio para os jogadores trabalharem juntos para completar missões e explorar o mundo.

Tales of Luminaria , infelizmente, não tem um sistema tão robusto, relegando sua oferta multiplayer atual para uma batalha de chefe por tempo limitado que pode ser travada com até três outros jogadores. É possível que mais ofertas multijogador possam aparecer no futuro, mas por enquanto, isso é tudo que o jogo tem.

Moedas são usadas para alimentação

Tales of Luminaria tem duas moedas distintas, PB-Stones e Gald, e embora esteja claro para que PB-Stones são usados, não é tão claro onde os jogadores podem gastar seu Gald. Atualmente, Gald só pode ser gasto em uma coisa: comida.

Na aba ” Pratos ” do menu principal, os jogadores podem encontrar novas receitas disponíveis para compra, bem como ingredientes necessários para preparar qualquer uma das refeições do jogo. Alguns ingredientes podem ser encontrados durante a exploração de cada episódio, mas os jogadores precisarão gastar seu Gald com esses ingredientes se quiserem fazer comida em grandes quantidades.

Personagens

Como mencionamos há pouco, Tales of Luminaria gira em torno de um jogo baseado em uma história com vários personagens, cada um com oito episódios em seus arcos pessoais. A história é contada a partir da perspectiva de diferentes personagens, e os jogadores podem juntar os eventos gerais à medida que completam diferentes capítulos, bem como com a ajuda do recurso de cronologia do jogo.

Isso é apenas para dizer que, embora possa parecer um pouco confuso no início, a forma de jogar Tales of Luminaria é simplesmente selecionando os episódios do menu principal. Esta é sempre a primeira opção no menu, e abaixo dela você encontrará outros modos de jogo como os chefes multijogador, as missões diárias, as invocações e muito mais. E para facilitar a navegação, você sempre pode clicar no botão “Episódio” acima para visualizar apenas as missões da história principal. 

O botão de ação unificador e o sistema de combate

Agora, no que diz respeito à jogabilidade em si, Tales of Luminaria tem um sistema de combate interessante que gira em torno de batalhas em tempo real, onde os jogadores devem escapar, atacar e derrotar uma grande variedade de inimigos ferozes e poderosos. E enquanto isso é praticamente padrão no gênero, este jogo tem um botão de ação unificador que controla quase todos os aspectos do combate.

Para usuários móveis, Tales of Luminaria foi projetado para que todos possam jogar com uma mão e no modo retrato. Eles conseguiram isso usando um botão de ação unificador localizado na parte inferior central da tela. Este botão tem muitas funções diferentes, incluindo as seguintes:

  • Movimento do personagem: Clique e arraste na direção desejada para fazer seu personagem se mover.
  • Ataque: Toque no botão para fazer seu personagem atacar o alvo mais próximo.
  • Ataques carregados: segure o botão para fazer seu personagem atacar e lançar um ataque poderoso contra o inimigo mais próximo.
  • Esquiva: Deslize na direção desejada para fazer seu personagem executar uma jogada de esquiva para escapar dos ataques inimigos.

Este botão de ação é uma das melhores e piores partes de Tales of Luminaria. Por um lado, simplifica consideravelmente o combate. No entanto, o fato de você poder fazer tanto com apenas um botão leva a entradas erradas com bastante frequência, que é um dos aspectos mais fracos do jogo. Felizmente, você pode jogar Tales of Luminaria no PC com BlueStacks  e obter os melhores controles de teclado e mouse que o ajudarão a vencer todas as suas batalhas.

Exploração do mapa

Como dissemos acima, não há mundo superior em Tales of Luminaria. Em vez disso, toda a jogabilidade ocorre através dos estágios dos vários episódios, os quais podem ser bastante lineares e pequenos. No entanto, sempre vale a pena explorar cada canto e recanto dos estágios, já que você sempre encontrará itens de bônus e guloseimas espalhados, incluindo algumas PB-Stones, que é a moeda premium do jogo.

Sempre que estiver correndo, reserve alguns minutos para verificar cada caminho lateral e outras partes do mapa para descobrir todos os recursos ocultos nele.

Nível de personagem e limite de nível

Uma última coisa que você precisa saber como um iniciante em Tales of Luminaria é como funciona o nivelamento. 

Como na maioria dos RPGs existentes, você sobe de nível obtendo experiência suficiente, que pode ser obtida derrotando inimigos e completando missões. No entanto, você obtém experiência SOMENTE com as missões da história , então você deve repeti-las para moer e aumentar o nível de seus personagens.

No início, seus personagens são limitados ao nível 10, embora você possa aumentar esse limite de nível, como mencionamos acima, coletando certas peças de equipamento. O poder e o nível do seu personagem aumentam automaticamente conforme você obtém mais equipamentos, então você nunca precisa sair do seu caminho para equipá-los.

Relançar: é necessário?

Como mencionado, você não pode invocar personagens em Tales of Luminaria. O elemento gacha do jogo inclui todos os tipos de equipamentos e acessórios, como armas e fantasias. Por outro lado, relançar não é para todos. Na verdade, alguns jogadores detestam o ato e o rotulam como injusto, pois acreditam que é melhor ficar com qualquer equipamento ou personagem que você obtenha após a convocação e se divertir com o jogo. 

Mas, por outro lado, muitos jogadores também preferem jogar novamente e obter um novo equipamento preferencial. Portanto, se você decidir Rerolar, o que você deve buscar é uma fantasia de 5 estrelas. Essas fantasias tornam um personagem mais poderoso e ativam a habilidade Mystic Arte, aumentando seus danos em ataques e ataques especiais.

Se você decidir não rolar novamente e se limitar ao equipamento que lhe foi dado, digamos que você adquira um equipamento de 2 ou 3 estrelas, você deve ficar bem com o passar do tempo. Eventualmente, você terá muitas oportunidades de obter equipamentos de 4 ou 5 estrelas conforme joga. Muitas dessas oportunidades estarão sob seu controle, pois você pode decidir gastar suas moedas no jogo em convocações. 

Se você decidir Rerolar, observe que Leo e Celia são os dois personagens, você iniciará a primeira missão do jogo com, então sugerimos que você mire e tente conseguir uma roupa de raridade de 4 a 5 estrelas para eles. O mesmo deve ser feito para Alexandra e August, já que os dois são os primeiros personagens jogáveis ​​que você usará do Império Gilldlan, então você deve prepará-los para serem o mais poderosos possível e economizar EXP. 

Batalha

Tales of Luminaria oferece dois aspectos; Exploração e combate. Você pode explorar simplesmente pressionando e segurando em qualquer lugar da tela. O combate, por outro lado, é um pouco mais complicado do que a exploração. Como cada personagem tem seu conjunto de habilidades exclusivo, vamos nos concentrar no protagonista principal do jogo, Leo Fourcade, e usá-lo para dar dicas de batalha. 

Usando o ataque carregado:  para usar isso, tudo que você precisa fazer é manter pressionado o botão para executar um ataque de carga. Se você executá-lo em uma torneira, ele se tornará um ataque básico de alto dano. 

Contador:  para realizar um ataque, tudo que você precisa fazer é clicar em um botão de comando reacionário para iniciar um contador. 

Esquiva:  Para evitar ataques recebidos, simplesmente deslizar para qualquer direção permitirá que seu personagem evite qualquer ataque inimigo telegrafado rapidamente. 

Referências:

LDPlayer, Game Rant, Bluestaks, Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.