Super Smash Bros. Ultimate

Super Smash Bros. Ultimate (大乱闘スマッシュブラザーズ SPECIAL Dairantō Sumasshu Burazāzu Supesharu?) é um jogo eletrônico de ação da série Super Smash Bros. desenvolvido pela Bandai Namco Studios e Sora Ltd. e publicado pela Nintendo. Foi lançado para Nintendo Switch em 7 de dezembro de 2018.

 Jogabilidade

Super Smash Bros. Ultimate é um jogo de luta não tradicional em que jogadores usam ataques diferentes para enfraquecer seus oponentes e derrubá-los para fora da arena. Contém a participação do elenco de personagens da Nintendo de algumas franquias diferentes da Nintendo como também propriedades third-party. O jogo terá compatibilidade grande com controles, incluindo compatibilidade com o controle do GameCube através do adaptador do GameCube para Wii U. A Nintendo também estará lançando um controle de Gamecube especialmente para o Super Smash Bros. Ultimate, com o logotipo da série no meio do controle. Apesar disso, o adaptador de Wii U ainda será necessário para o controle funcionar. O jogo também será compatível com figuras amiibo para providenciar habilidades únicas para lutadores quando usado com o sensor NFC de controles suportados oficialmente.

Conceitos Básicos

“Super Smash Bros.” é um jogo de luta para até 8 jogadores em uma arena, logo, você pode imaginar que acontece uma verdadeira anarquia durante uma partida. São 76 personagens no momento (74 se você considerar o treinador Pokémon como um só) e mais vão chegar via DLC. Cada um desses personagens tem habilidades próprias e se diferem de outros personagens também em alguns atributos.

A condição de vitória em “Super Smash Bros. Ultimate” é exatamente a mesma dos jogos anteriores da franquia. O objetivo final da partida pode variar de acordo com o modo de jogo escolhido, mas no geral o foco é sempre mandar o inimigo para fora dos limites da fase. Para facilitar essa tarefa, sempre que você bate no inimigo, acontece um acréscimo no marcador de porcentagem no ícone que o representa. Quanto mais porcentagem existir nesse marcador, mais alto ou longe ele é arremessado com um golpe certeiro.

Ataques Smash

Os chamados Ataques Smash receberam esse nome por serem executados pressionando rapidamente o direcional do analógico para uma direção e pressionando A. Eles permitem que você mantenha o A pressionado e carregue força, o que faz dele mais lentos que os ataques normais, mas são poderosos o suficiente para finalizar os inimigos que estiverem com a porcentagem de dano alta.

Ataques Especiais

Existem 4 tipos de ataques especiais por personagem. O primeiro é feito apenas pressionando o B. Já os outros três são executados quando além de pressionar o B, o jogador também coloca o direcional para o lado, para cima ou para baixo, cada um deles gerando um movimento diferente.

Ataques “Tilt”

O botão de ataque normal é o A, onde você pode executar combos curtos com ataques que dão pouco dano. A variação de ataques “Tilt” consegue cobrir uma distância maior que os normais e tem menos tempo de animação que os Smash, servindo portanto para defesas rápidas em situações difíceis e para manter o adversário na distância desejada.

Ataques Short Hop

Os ataques Short Hop foram criados para serem usados de forma rápida e evitar um ataque direto do oponente. A animação na tela vai ser seu personagem executar um pequeno pulo e dar um ataque com uma distância considerável para a direção que você estiver pressionando. Nos jogos anteriores da série era preciso pressionar rapidamente Y mais o botão de ataque, o que exigia certa habilidade. Agora basta pressionar os dois botões ao mesmo tempo.

Final Smash

Esses ataques funcionam como um ultimate. Você verá uma aura em torno do seu personagem quando ele estiver pronto para soltar esse poder, que no geral é ativado quando você está com uma certa quantidade de dano acumulado. Para liberá-lo basta pressionar B. No geral, esses especiais necessitam de um momento certo para funcionar de forma efetiva, o que varia de personagem para personagem.

Dash

O chamado Dash é a corrida do personagem, que pode ser ativada pressionando 2x o direcional para o lado desejado. Enquanto ele está correndo, é possível executar diversas ações, como pular mais alto ou mais longe, bater com mais força e outras mais. A velocidade de cada personagem durante o dash é diferente.

Recovery

A técnica chamada de Recovery serve para te retornar para a arena após ser lançado para fora dela. Você só irá perder a partida ou uma vida, dependendo do modo de jogo, se for arremessado para fora das bordas da fase e não das plataformas.

Todo personagem tem um pulo duplo, e essa é a primeira forma de voltar para a plataforma. Se você for arremessado para longe no momento em que estava no ar, você terá somente um pulo para voltar, portanto cuidado.

Alguns personagens, como o Kirby ou a Jigglypuff, podem dar bem mais pulos e sendo assim conseguem voltar mais facilmente para as plataformas.

Outra forma de voltar é utilizando os seus ataques especiais. No geral, cada personagem tem pelo menos um ataque que serve para voltar para as plataformas, grande parte das vezes eles são usados pressionando B mais o direcional para cima.

Defesa

Há várias formas de se defender em “Super Smash Bros. Ultimate”. A mais óbvia delas é utilizando o escudo, que pode ser ativado pressionando ZR ou ZL. Quanto mais tempo segurando o escudo, menor ele vai ficando e menos dano ele consegue absorver. Golpes no escudo também diminuem sua durabilidade.

Mas há outras formas de se defender, como o “rolar”, por exemplo, que pode ser usado ao pressionar o escudo mais o direcional para uma das duas direções da horizontal. Durante a animação do rolamento você fica invencível, o que pode ser usado para desviar de diversos ataques e para sair de situações complicadas, assim como te colocar em uma posição ideal para conseguir conectar um ataques.

É possível também desviar no ar, bem como utilizar a complexa esquiva Spot, que é utilizada quando você aperta o escudo mais o direcional para baixo. Ambas essas habilidades precisam de tempo de prática. A aérea tem um grande tempo de recuperação e precisa ser usada com calma. A Spot pode evitar praticamente qualquer ataque, mas precisa de tempo perfeito, muito embora não tenha nenhum agravante ao ser usada consecutivamente, como acontece na esquiva normal.

A novidade da vez ficou por conta do Parry, ou defesa perfeita, que consiste em soltar o botão de escudo no exato momento em que o ataque do inimigo conectar. Isso vai fazer com que o personagem do adversário fique paralisado por alguns instantes, abrindo brecha para um golpe.

Agarrão

O Grab é utilizado para pegar inimigos que estão se defendendo e aplicar um golpe para arremessá-los na direção que o jogador quiser. Esse golpe varia dependendo da direção escolhida e em alguns personagens podem ser um dos golpes fortes, suficientes para vencer a partida. Ele é ativado com os botões L ou R.

Itens

Existem diversos itens no jogo que podem ser utilizados durante o combate. Esses itens vão desde sabres de luz até pokébolas com monstrinhos que podem te ajudar. A melhor forma de dominar cada um deles é jogando e praticando em cada uma das fases do jogo.

Para pegar um item basta pressionar A, para usá-los também. Você pode arremessar o item na sua mão pressionando RB.

Como Treinar

O primeiro passo ao começar o jogo deve ser liberar todos os personagens. Teremos outro guia ainda essa semana sobre como liberar cada um deles. Isso é importante para que você possa conhecer cada um deles e escolher os seus favoritos.

Após escolher um personagem, vá para o modo de treino para conhecer cada um dos seus ataques, fraquezas e forças. Uma boa dica aqui é começar pelos ataques especiais e treinar com o bot para conseguir executá-los de maneira mecânica. Depois tente descobrir as melhores formas de executar as técnicas de Recovery com esse personagem. Por último teste cada um dos tipos de ataque, para saber quais os melhores. Personagens com o Fox tem ataques Tilt ruinsna horizontal, mas melhores na diagonal. Conhecer essas fraquezas e vantagens vai te ajudar a conseguir melhores resultados.

Se você quiser aprofundar ainda mais no jogo, conheça também cada uma das fases, já que cada uma delas possuem mecânicas diferentes. Com o tempo você irá aprender qual personagem é forte contra qual e como cada um deles se comporta em cada uma das fases, nesse momento você terá dominado o jogo e poderá se considerar um bom jogador.

Apesar do competitivo profissional banir o uso de itens, nas partidas do dia-a-dia eles são responsáveis por tornar Super Smash Bros. casual e divertido. Eles adicionam uma camada extra de imprevisibilidade à disputa, fazendo com que o dano de determinado jogador aumente em 60% em questão de segundos.

Tendo isto em mente, conhecer a funcionalidade de cada um pode ser uma carta trunfo para conquistar a vitória. Existe uma grande variedade de itens: dentre os ofensivos estão revólveres, espadas lasers, martelos e bombas dos tipos mais variados. Por outro lado, existem aqueles que curam o personagem – geralmente frutas e pratos -, diminuindo a porcentagem de dano acumulado.

Além disso, existem Pokébolas que liberam Pokemóns para lutarem ao lado daqueles que os libertam e caixas ou jarros que derrubam outros utensílios. Um objeto interativo que funciona de forma similar às Pokébolas são os Assist Trophies, que invocam personagens de diversos games para auxiliar na batalha.

Contudo, o item que realmente determina a virada de jogo é a Smash Ball. Atingindo a bola repetidas vezes, o jogador desbloqueará seu Final Smash, poder supremo capaz de obliterar todos no campo de batalha. Cada um dos lutadores possui um Final Smash único, por isso saber como ativá-lo e atingir seus inimigos é essencial.

Personagens Recomendados

Existem alguns personagens que são mais fáceis para quem está começando. Esses personagens no geral tem mecânicas de Recovery fáceis e ataques de longa e curta distância. Link, Mario, Marth, Kirby e Mii Fighter são ótimas pedidas para jogadores iniciantes.

Portanto o segredo para jogar com cada um deles é o mesmo, vá ao modo treino, descubra as principais fraquezas e vantagens do personagem, treine as técnicas e vá para jogar com os amigos.

Conheça os comandos e regras básicas

As partidas em Super Smash Bros. podem ser definidas por dois critérios: tempo ou stock (vida). Para derrotar um inimigo, é necessário arremessá-lo para fora das delimitações da tela.

Em todos os ataques, o dano causado fica ainda maior se o jogador segurar o botão e o direcional por alguns segundos, carregando o golpe antes de soltá-lo.

Se as variações não fossem suficientes, também é possível realizar diferentes ataques no ar, em movimento ou com o direcional levemente empurrado… Sim, são muitas opções.

Outro fator que diferencia Super Smash Bros. de outros fighting games é o indicador de vida. Na região inferior da tela, uma porcentagem mostra o índice de dano recebido pelo jogador. Dessa forma, quanto maior for a porcentagem, mais longe o lutador será arremessado, tendo uma maior chance de ser eliminado.

Por isto, é importante planejar diferentes combos para serem executados durante a partida. Por exemplo, golpes rápidos e consecutivos são bons para o início de um combate, de forma que a porcentagem da vida inimiga aumente rapidamente. Para eliminar o adversário, por outro lado, o melhor é utilizar ataques carregados e aéreos, para que ele voe para fora da tela.

Treine defesa e esquiva

Para se defender, o jogador conta com um escudo, ativado com o botão R. Este recurso precisa ser usado com cuidado, pois a proteção pode se quebrar e deixar o lutador atordoado caso seja utilizada por muito tempo. Em Ultimate, se o jogador apertar o botão do escudo no momento exato em que um golpe lhe atingir, o ataque inimigo será completamente anulado.

Caso um adversário esteja usando escudo, o único comando que pode afetá-lo é o agarrar (L), movimento em que é possível pegá-lo com as mãos, golpeá-lo e depois arremessá-lo em qualquer direção. Não é à toa que este comando seja muito utilizado em combos.

Cada um dos 69 lutadores disponíveis em Ultimate possuem um conjunto de ataques diferentes e, portanto, possuem agarrões distintos – alguns alcançam o inimigo por meio de uma corrente ou chicote, por exemplo. Assim, é preciso treinar com um personagem favorito a fim de conhecer a distância necessária para utilizar o agarrar.

Outro comando indispensável é a esquiva (botão R + direcional), que pode ser executada tanto em terra quanto no ar.

A melhor forma de dominar um personagem e seus combos, defesa e esquiva é jogar no modo treino (Training) que, no caso do título mais recente da franquia, conta com um fundo métrico que mostra a distância de arremesso e a trajetória de voo do adversário.

Saiba o poder e alcance de cada adversário

Por fim, a última dica para ser o melhor em Ultimate é conhecer os comandos, poderes e alcance dos personagens. Assim, fica mais fácil escolher combos e estratégias para counterar efetivamente os inimigos – além de não ser pego de surpresa.

Jogar partidas tradicionais no modo Smash é importante, mas uma outra boa forma de treinar o desempenho contra um grande número de lutadores é o Classic Mode e Tournament, em que você enfrenta batalhas consecutivas.

Acompanhar o conteúdo de pro players e streamers também é útil neste sentido, pois é possível aprender combo breakers, sequências de golpes e formas diferentes e criativas de usar um personagem.

Movimentação

Em Smash você pode andar, correr, pular alto e pular baixo. Enquanto você anda (apontando a direcional levemente para a direção desejada) você pode executar qualquer ação do jogo, seja golpes, esquivas, pulos, etc. Enquanto você corre (apontando totalmente a direcional para a direção desejada) você não pode usar jabs, tilts ou smashes (veja abaixo).

O pulo alto (full hop) é usado ao apertar qualquer botão de pulo (X/Y ou direcional para cima). Geralmente é usado para se movimentar ao logo do estágio, subir em plataformas ou atacar oponentes que estão no ar.

Para pular baixo (short hop) basta você apertar um dos botões de pulo (X/Y ou direcional para cima) e soltar o mais rápido possível. O short hop é muito usado para efetuar ataques aéreos enquanto seu oponente está no chão.

Todos os personagens também contam com um segundo pulo (double jump) que é usado quando você já está no ar. Alguns personagens como Kirby, Meta Knight, Kind Dedede, Jigglypuff, etc, possuem mais que dois pulos.

Outra mecânica relacionada aos pulos é a fastfall, que acontece quando você atinge o pico do seu pulo e coloca a direcional para baixo. Seu personagem descerá muito mais rápido que o normal, o que na maioria das vezes é vantajoso.

Escudo, rolamentos e esquivas

Em Smash você possui três medidas defensivas: escudo, rolamentos e esquivas. O escudo aparece na forma de uma bolha quando você aperta L/R ou quando você segura o Z. Quanto mais tempo você segura o escudo, ou conforme ele absorve golpes, mais ele diminui e expõe seu personagem. Se o escudo quebrar seu personagem fica atordoado por alguns segundos.

O escudo pode ser direcionado para qualquer lado, mesmo para as diagonais. Para isso, basta você abrir o escudo e apontar a direcional levemente para a direção desejada.

Uma das grandes novidades de Smash Ultimate é a mecânica de parry (aparar). O parry acontece quando você solta o escudo IMEDIATAMENTE ANTES dele receber um golpe. Isso fará com que seu oponente sofra um delay que varia de acordo com a força do golpe aparado, enquanto você pode contra-atacar com golpes fortes que não seriam viáveis de outra forma.

Os rolamentos (rolls) são efetuados ao abrir o escudo e apontando totalmente a direcional para frente ou para trás (L/R ou Z + → ou ←). Isso fará seu personagem rolar na direção desejada enquanto fica invencível por alguns frames (quadros de animação). Cada personagem possui sua própria distância e velocidade de rolls.

A esquiva (spotdodge) é uma espécie de “roll parado”. É efetuada ao apertar L/R ou Z + ↓. Seu personagem fará uma animação de esquiva e ficará invencível por uns frames, sem sair do lugar.

As esquivas também podem ser usadas no ar (airdodge). Nesse caso elas podem ser direcionadas para qualquer lado, até para diagonais.

Aprenda a se posicionar: edgeguard, spacing e juggling

Uma das noções mais importantes em Smash é a noção de posicionamento. Devido ao ritmo acelerado do jogo, muitos jogadores não percebem quando estão em posições vantajosas e acabam não tirando proveito delas.

Em regra, o jogador que está mais próximo da borda (edge) e, portanto, com menos espaço, está em desvantagem. Personagens com recuperações ruins como Little Mac e Olimar sempre tentarão ficar longe da borda, enquanto seus oponentes sempre devem pressioná-los para fora. De forma geral, você sempre deve pressionar seu oponente e reagir às tentativas de ganhar espaço.

Edgeguard: é a situação em que um jogador tenta impedir a recuperação de outro que saiu do estágio. Em regra, você deve executar a edgeguard sempre que tiver a chance. Pressione seu oponente e fique atento às tendências de recuperação dele. Muitos jogadores sempre voltam ao estágio do mesmo jeito até serem forçados a variar.

Em pouquíssimas situações a edgeguard deve ser dispensada:

Quando seu personagem tiver uma recuperação muito ruim. Nesse caso, é melhor correr para o meio do estágio. O melhor exemplo disso é o Little Mac, que deve sempre ficar longe das bordas.

Quando seu oponente tiver uma recuperação muito boa e seu personagem não tiver bons golpes para evitá-la.

Quando seu personagem tiver bom zoneamento (controle de espaço) e você preferir melhorar sua posição. Personagens com bons projéteis, muitas vezes preferem ir para o outro lado do estágio e forçar o oponente a se aproximar.

Quando o tempo da partida estiver acabando (últimos segundos) e você estiver ganhando por muito pouco. Nesse caso é melhor correr e esperar a partida terminar.

A edgeguard pode ser executada sem que você saia do estágio, basta você ficar perto da borda tentando impedir a recuperação do oponente.

Spacing: Significa espaçamento. É um conceito que nunca se domina totalmente pois sempre depende do seu oponente.

O spacing consiste em você usar golpes em uma distância segura para não levar contra-ataques. Personagens com grande alcance (quase todos os personagens de espada, Donkey Kong, Mewtwo, etc) possuem maior facilidade em espaçar seus ataques e permanecer longe dos oponentes. Personagens com boa mobilidade aérea (Wario, Jigglypuff, Meta Knight, etc) também possuem facilidade pois podem atacar com aéreos e recuar antes que seus oponentes possam fazer alguma coisa.

Isso não significa que esses personagens sejam melhores do que outros de curto alcance (Mario, Luigi, Pikachu, Pichu, Diddy Kong, etc). Sempre é possível espaçar e contornar os golpes do oponente. Além disso, os personagens de curto alcance tendem a ter maior capacidade combos.

Juggling: significa malabarismo. Em Smash, é a situação em que um jogador está no ar enquanto outro tenta impedir que ele volte para o chão. Mesmo os personagens com múltiplos pulos (Meta Knight, Kirby, King Dedede, Jigglypuff, etc) precisam voltar para o chão eventualmente.

Geralmente, quem está no ar está em desvantagem, então cabe ao outro jogador fazer de tudo para mantê-lo ali. Se você está no chão, ameace seu oponente com aéreos ou pulos vazios para forçar airdodges. Fastfalls são essenciais nesse momento tanto para voltar para o chão quanto para manter o juggling.

Personagens com baixa mobilidade aérea (Peach, Daisy, King Dedede, etc) costumam ser ruins para voltar para o chão e isso sempre deve ser explorado.

Aprenda a cancelar sua corrida

Talvez a mudança mais relevante introduzida em Smash Ultimate é a possibilidade de você cancelar sua corrida e usar qualquer golpe imediatamente. Quem conhece os outros títulos da série sabe o quanto essa novidade é importante e abre inúmeras possibilidades, desempenhando um papel muito parecido ao do querido wavedash de Melee.

Em regra, se seu personagem está andando, você pode usar qualquer golpe do jogo, mas se estiver correndo, você não pode usar jabs, tilts ou smashes. No entanto, se você estiver correndo, apontar o direcional para baixo e soltar o mais rápido possível (antes que o personagem se abaixe), você pode então efetuar qualquer golpe do jogo. Visualmente, o golpe acontecerá imediatamente após a corrida.

Essa mecânica é extremamente útil pois permite que você use o golpe que desejar enquanto permanece móvel. A mecânica também permite um nível de movimentação e spacing que não eram possíveis em Brawl e Smash 4.

Aprenda a usar Directional Influence (DI)

Definitivamente uma das mecânicas que devem ser aprendidas por primeiro em qualquer Smash. A Directional Influence, ou simplesmente DI, é a forma com que você pode influenciar a trajetória que você é enviado quando leva um golpe. Isso serve tanto para sair de combos quanto para sobreviver por mais tempo.

Em Ultimate a DI é usada da seguinte forma: Se você receber um golpe que lhe arremesse horizontalmente, segure o direcional para a direção oposta. Você deve fazer isso assim que receber o golpe durante os chamados freeze frames, as breves janelas de animação em que você fica paralisado com o golpe. Não é tão difícil quanto parece.

Se você receber um golpe que lhe arremesse verticalmente, segure o direcional para baixo e para o canto da tela mais próximo que você estiver, ou seja, o DI para golpes verticais é sempre diagonal. Também deve ser feito assim que você receber o golpe.

DI sempre foi uma das principais mecânicas do jogo e pode ser a diferença entre vencer e perder uma partida, portanto, fique atento.

Dicas Extras

É possível descer do ar mais rápido pressionando para baixo no direcional.

É possível executar diversas ações enquanto está pendurado no limite da plataforma, como atacar, rolar ou mesmo se jogar para poder pular 2 vezes.

Quanto mais dano seu personagem leva, mais ele entra em modo “Rage”, que você poderá perceber pela fumaça e aura vermelha em torno dele.

Nesse estado ele aplica mais dano para cada golpe conectado. Você pode pegar itens no ar.

Referências:

Versus, Ligados Game, Uol, wikipedia.

Deixe seu comentário: