Super Mario Odyssey

Super Mario Odyssey (スーパーマリオ オデッセイ Sūpā Mario Odessei?) é um jogo de plataforma desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development e publicado pela Nintendo. Foi lançado mundialmente em 27 de outubro de 2017 exclusivamente para o Nintendo Switch. É o sétimo jogo de plataforma tridimensional na série principal Super Mario, retornando para o projeto de nível mais livre visto em Super Mario 64 e Super Mario Sunshine. No jogo, o icônico chapéu de Mario torna-se um personagem próprio (Cappy).

O jogo foi desenvolvido pela Nintendo’s Entertainment Planning & Development, e começou a ser desenvolvido logo após o lançamento de Super Mario 3D World em 2013. Várias ideias foram sugeridas durante o desenvolvimento, e para incorporar todas elas, a equipe decidiu desenvolver um estilo de jogo sandbox. Ao contrário de episódios anteriores como New Super Mario Bros. e Super Mario 3D World, que eram voltados para um público casual, a equipe projetou Super Mario Odyssey para atrair os principais fãs da série. O jogo também apresenta uma música tema vocal, “Jump Up, Super Star!”, a primeira da série.

Super Mario Odyssey recebeu aclamação universal dos críticos que a chamaram de um dos melhores jogos da série, com elogios à sua inventividade e originalidade. Também ganhou inúmeros prêmios, inclusive de jogo do ano. O jogo vendeu mais de 18 milhões de cópias até junho de 2020, tornando-se um dos jogos mais vendidos do Switch.

Jogabilidade

Em Super Mario Odyssey, o jogador joga como Mario em suas aventuras por terras além do Reino dos Cogumelos com o auxílio de um novo personagem introduzido no jogo, o Cappy. Esse “chapéu vivo” garante um novo acréscimo à dificuldade e a dinâmica já vista nos jogos anteriores, pois além de ser uma forma de ataque além do seu tradicional pulo, ele dá também a habilidade de “capturar” os carismáticos inimigos da série e alguns objetos. A nova mecânica funciona da seguinte maneira: ao chacoalhar os Joy-Cons ou apertar um simples botão, Cappy é arremessado e volta para a cabeça de Mario automaticamente, apenas se não encostar em algo que ele possa interagir. Há também vários outros simples movimentos com os Joy-Cons que fazem o chapéu rodear o cenário de maneiras diferentes, sendo útil de várias maneiras, como por exemplo a possibilidade de coletar moedas eliminar inimigos ao seu redor com mais rapidez. As mecânicas já vistas anteriormente como o “Salto Bomba” e o “Salto Escalada” também estão presentes no jogo.

O jogo consiste em coletar “Power Moons” (Luas de Poder) para poder viajar pelo mundo com a nave Odyssey. O mundo é dividido em 17 reinos, que possuem características únicas e foram planejados para diferentes formas de exploração. Alguns também fazem referência a lugares famosos reais, como ocorre na Cidade de Nova Donkey Cada lugar tem suas Moedas Regionais, e elas tem uma forma diferente dependendo da região onde se localizam. Um detalhe importante é que o jogo inclui em seus reinos pequenas partes com a jogatina em 2D que servem para escalar construções ou para ir a outro lugar do cenário, nos remetendo aos antigos jogos da franquia. A jogabilidade desses trechos é quase a mesma de Super Mario Bros. do NES com pouquíssimas alterações (como em alguns trechos onde a gravidade muda).

Elementos fixos da franquia não foram colocados no jogo, como o sistema de vidas e os Poderes Adicionais. Ao morrer, Mario apenas perde 10 moedas e retorna do seu último checkpoint (mesmo se não tiver nenhuma moeda não ocorre um Fim de Jogo). Para gastar suas moedas o jogo apresenta as lojas Crazy Cap. Localizadas em todos os reinos, exceto Cloud Kingdom, Ruined Kingdom, Dark Side, e Darker Side, é aonde são vendidas roupas novas para o Mario e outros itens colecionáveis. As roupas podem ser compradas tanto com as moedas normais quanto com as moedas locais, e algumas são desbloqueadas também com os amiibos (apesar de não precisar ter um, uma vez que todas as roupas e colecionáveis já são desbloqueáveis dentro do próprio jogo). Cada Amiibo também pode interferir no gameplay de um jeito, como dando invencibilidade temporária, vidas extras e revelando localizações de Power Moons.

Use o controlador que quiser

Ao começar, você verá uma mensagem da Nintendo encorajando você a jogar Super Mario Odyssey segurando os Joy-Cons separados em cada mão. Isso porque o jogo usa alguns controles de movimento, então você pode lançar um Joy-Con para fazer coisas como lançar a tampa em um movimento circular.

Mas você também pode fazer tudo isso com o Pro Controller. E eu acho que é mais confortável segurar um joypad de verdade. Os controles de movimento funcionam até mesmo se você estiver jogando no modo portátil, com o Joy-Cons conectado ao switch. Muitos dos comandos de movimento têm alternativas de botão. Outros pedem apenas que você sacuda o controle para que certos movimentos sejam mais rápidos, como escalar.

Não deixe que a mensagem de abertura o assuste e faça com que use o Joy-Cons separado se você não quiser. Todos os métodos do controlador funcionam bem.

Você não precisa comprar Amiibos para desbloquear fantasias

Usar a linha de bonecos que ganham vida com a Nintendo pode ajudá-lo a desbloquear novos trajes para Mario, mas não se sinta obrigado a correr para uma loja e gastar dinheiro. Você desbloqueará tudo isso apenas coletando luas. Alcançar certos marcos da Lua tornará as roupas Amiibo disponíveis nas lojas da Odyssey.

Eles custam muito dinheiro, às vezes 1.000 moedas. Usar o Amiibo acelera o processo, mas não é uma necessidade.

Atualização de moedas

Se você deseja coletar muitas moedas rapidamente, lembre-se de que elas não desaparecem para sempre quando você as pega. As moedas amarelas reaparecem nos mesmos locais sempre que você morrer ou retornar a um nível. Isso também se aplica a áreas extras dentro dos mundos. Se um estágio tiver uma porta que carrega para uma nova zona, entrar nela atualizará todas as moedas amarelas.

Você pode usar isso a seu favor para pegar muitos deles rapidamente. Se você conhece uma área com muitas moedas que está perto de um portal para outra área, você pode manipulá-la. Você também pode se matar para atualizá-los rapidamente. A morte faz com que você perca 10 moedas, mas isso pode valer a pena se morrer constantemente o levar de volta a uma área cheia de muito mais.

Lembre-se de que as moedas roxas não são atualizadas. Cada nível tem uma quantidade definida deles. Depois de agarrá-los, eles se transformam em fantasmas transparentes do que eram quando os estágios são atualizados. Mas você ainda pode andar por cima deles para ganhar moedas regulares.

Áreas especiais têm luas extras

Portas, canos e portais podem levá-lo a áreas especiais com desafios únicos. Algumas delas são seções de plataforma linear e outras são pequenas salas com quebra-cabeças. Cada um dará a você uma Lua assim que chegar ao final do mini-estágio ou completar algum objetivo.

Mas quase todas essas áreas terão uma Lua extra escondida em algum lugar. Fique atento a caminhos escondidos ou segredos remotos.

Se você não tiver certeza se um desses quartos tem mais luas, basta entrar neles. Se não for a sua primeira vez, o chapéu falante de Mario, Cappy, dirá se há mais luas ou moedas roxas para coletar. Se não, ele vai te dizer.

As luas que você já coletou irão restaurar sua saúde

Lembra como as moedas roxas coletadas se transformam em fantasmas transparentes que você pode coletar novamente? A mesma coisa acontece com as luas que você já pegou. Tocar neles vai dar a você algumas moedas amarelas, mas também vai encher sua saúde.

Ao contrário de alguns outros jogos 3D do Mario, as moedas não devolvem nenhuma vida. Você precisa encontrar corações para restaurar a saúde, e eles podem ser raros. Portanto, não se esqueça de que luas usadas podem resolver o problema se você passar por uma delas e perder alguma vida.

Você pode capturar coisas que não usam chapéus

Não tem certeza do que você pode capturar? Olhe para a cabeça das pessoas. Se um personagem não está usando um chapéu, isso é um sinal de que você deve jogar Cappy nele.

Alguns inimigos começarão a usar chapéus que você ainda pode capturar. Você só precisa acertá-los com o Cappy uma vez para saber o desgaste da cabeça e, em seguida, jogá-lo uma segunda vez para possuí-los.

Algumas roupas podem ajudá-lo a desbloquear as luas

As roupas que você desbloquear são principalmente cosméticas. Mas a maioria dos níveis terá uma porta trancada que você não pode acessar, a menos que esteja usando roupas específicas. São sempre uma combinação de chapéu e roupa que você pode comprar na loja Crazy Cap daquele reino com moedas roxas.

Então, ao gastar essas moedas de nível específico, tente comprar as roupas exclusivas de cada mundo primeiro. Esses adesivos para o seu navio podem esperar.

Mario tem algumas técnicas de salto avançadas

Personagens, sinais e um guia de ação no jogo falarão sobre as técnicas básicas de movimento de Mario, como salto triplo, salto de parede, rolamento e muito mais. Mas o encanador tem muitos outros truques mais sofisticados.

Por exemplo, se você pular imediatamente após aterrissar em um solo, você rapidamente saltará alto no ar. Também pode cronometrar um salto bem quando Cappy retornar a você depois de um arremesso para ganhar um pouco de altura.

Apenas experimente. Você ficará surpreso com o quanto Mario pode fazer.

Coletar luas desbloqueia níveis mesmo depois de você terminar o jogo

Mesmo depois que os créditos rolam, você ainda tem muitos motivos para continuar jogando. Já mencionei que você pode desbloquear novas roupas na loja, mas pode até acessar novos níveis coletando mais luas.

Então, se você quiser ver tudo no jogo, planeje continuar após a derrota do chefe “final”.

Você não pode desbloquear muitas luas até terminar o jogo: Você vai querer revisitar todos os velhos mundos após os créditos. Muitas luas em cada reino não estão disponíveis até o final do jogo. Você os desbloqueia destruindo uma grande caixa de blocos. Então, as novas Luas se tornarão colecionáveis.

Domine o salto de mergulho aprimorado

As primeiras horas do jogo serão gastas para se familiarizar com as novas habilidades de arremesso de boné de Mario, mas esses não são os únicos novos movimentos que você deve aprender. Ele também tem um mergulho no ar novo e aprimorado que é semelhante ao de Super Mario 64 e Sunshine, mas é muito mais útil porque o faz mergulhar para frente em vez de para baixo em um ângulo. Para fazer isso, pressione ZR + Y no topo do seu salto e Mario dará um mergulho. Vai demorar um pouco para se acostumar a puxá-lo, mas depois de fazer isso, é ótimo para alcançar plataformas que você não consegue alcançar com um salto normal.

Não use controles de movimento

Super Mario Odyssey está obcecado em fazer você usar controles de movimento. Cada vez que você inicia o jogo, ele tenta convencê-lo a quebrar os Joy-Cons e usá-los como controladores de movimento separados porque, de acordo com o jogo, eles oferecem movimentos extras.

Isso não adianta se você quiser jogar no modo portátil, mas não se preocupe: na realidade, esses movimentos extras – jogar o chapéu para cima e para baixo – nunca são realmente necessários. E caso você ache que o poderoso ataque giratório só é possível com controles de movimento, isso não é verdade: o jogo simplesmente não diz a você como fazê-lo com um controle normal. Apenas gire o stick analógico rapidamente até que Mario gire, pressione Y e você fará o ataque giratório, sem necessidade de movimento.

Procure a segunda Power Moon de cada área de bônus

Cada um dos Reinos da Odisséia tem várias áreas de bônus, que podem ser acessadas por meio de tubos, portas e similares. Geralmente, são estágios de plataforma independentes, onde você coleta uma Power Moon no final e depois sai por outro cano ou porta para retornar à área principal. 

A questão é que praticamente cada uma dessas áreas de bônus tem uma segunda Power Moon escondida em algum lugar. Pense nisso como os Santuários em Zelda: Breath Of The Wild – há sempre um baú no final, mas sempre há um baú escondido também. Embora seja tentador arar até o fim dessas áreas, então, não tenha pressa e procure a segunda Lua.

Use o boné para mudar a direção do salto

Mario pode atirar Cappy quer ele esteja no chão ou no ar, mas o último é especialmente útil porque pode te tirar de algumas situações difíceis. Se você pular e parecer que está prestes a pousar em perigo, mova o manche em uma direção diferente e jogue o chapéu. Mario vai girar no ar, jogar o chapéu e se mover na direção em que o jogou.

Isso também é útil se você perder uma saliência com uma parede embaixo dela: se você bater na parede, salte na parede e imediatamente volte e atire Cappy. Com alguma sorte, Mario voltará e a altura extra o ajudará a agarrar a saliência

Compre o Power Moon de todas as lojas

Cada reino tem duas lojas Crazy Cap – uma amarela e uma roxa – onde você pode comprar uma variedade de roupas para Mario, bem como adesivos e souvenirs para decorar a Odisséia. No entanto, cada loja amarela também permite que você compre uma Power Moon por 100 moedas. Cada vez que você chega a um novo reino, a primeira coisa que você deve fazer é rastrear a loja amarela Crazy Cap e comprar sua Power Moon, porque é um primeiro passo fácil para atingir o número desejado de luas para fornecer energia à Odyssey e seguir em frente para o próximo Reino.

Arrisque sua vida por luas de poder e moeda

Ocasionalmente, você verá uma Power Moon ou uma moeda roxa em um lugar perigoso. Pode estar perto de um inimigo quando você tem apenas uma barra de vida restante, ou pode estar flutuando sobre um fosso e você não tem certeza de como agarrá-lo sem morrer. Apenas pegue de qualquer maneira. 

O jogo salva automaticamente toda vez que você coleta uma lua ou qualquer moeda roxa, portanto, se você agarrá-la e cair na cova, ainda contará como tendo sido coletada. Volte para a cova quando você começar sua próxima vida e você verá o esboço do item como prova. Uma vez que o jogo tem vidas infinitas e você perde apenas 10 moedas por morrer, não perca muito tempo tentando descobrir como pegar esses itens complicados, apenas mergulhe de cabeça.

Termine a história antes de explorar

Os Reinos de Super Mario Odyssey são tão lindamente projetados que pode ser tentador levar o seu tempo em cada um e tentar obter todas as Power Moons antes de passar para o próximo Reino. Nosso conselho é não fazer isso – em vez disso, tente terminar a história principal primeiro coletando o número mínimo necessário de luas de poder em cada reino e depois passando para o próximo. 

Sem querer estragar nada, existem algumas luas de poder em cada reino que são impossíveis de obter até depois de ver os créditos finais, então, em vez de se estressar sobre como obter luas que parecem impossíveis de encontrar, vença o jogo primeiro e você estará livre para coletar todas as luas restantes sem restrições no pós-jogo.

Use Hint Toad, Uncle amiibo e Talkatoo para encontrar Power Moons e desbloquear extras

Depois de um tempo, você se verá vagando sem rumo, sem nenhuma ideia de onde as Power Moons restantes estão em cada nível. É aí que os personagens auxiliares entram em jogo. O Talkatoo (o papagaio em cada estágio) lhe dará uma pista para o nome de uma Power Moon, para que você possa tentar descobrir o que procurar.

 Se você quiser algo menos vago, o Hint Toad mostrará exatamente onde um está para moedas duras frias. Finalmente, Uncle amiibo também mostrará a localização de uma Power Moon se você escanear um amiibo. Alguns amiibo – incluindo Luigi, Waluigi, Wario e Gold / Silver Mario – também desbloquearão trajes especiais ao mesmo tempo.

Use amiibo durante o jogo também

Tio amiibo não é a única maneira de usar um amiibo enquanto joga Odyssey. A qualquer momento durante o jogo, você pode segurar Right no D-Pad, o que faz com que o logotipo do amiibo apareça na tela. Você pode então escanear qualquer amiibo neste momento para obter um bônus no jogo. Pode ser algo sem sentido como algumas moedas, algo útil como um coração de vida, ou mesmo algo único: se você escanear um Mario amiibo, por exemplo, ele se tornará invencível como se tivesse colecionado uma estrela, algo que não é possível no jogo de outra forma.

Referências:

Venture Beat, Redbull, wikipedia.

Deixe seu comentário: