Super Mario Maker 2 

Super Mario Maker 2 é um jogo eletrônico de plataforma e editor de mapas desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development e publicado pela Nintendo. É a continuação de Super Mario Maker de 2015 e foi lançado exclusivamente para Nintendo Switch em 28 de junho de 2019.

A jogabilidade é bem similar a de seu antecessor, em que os jogadores criam suas próprias fases personalizadas usando elementos e objetos de vários jogos da franquia Super Mario, podendo compartilha-los online. Super Mario Maker 2 introduz um novo estilo baseado em Super Mario 3D World e muitos novos recursos, incluindo pistas e direção de rolagem automática modificável, novos inimigos, temas e itens, bem como multijogador cooperativo e competitivo.

Jogabilidade

Como seu antecessor, Super Mario Maker 2 é um jogo eletrônico de plataforma side-scroller no qual os jogadores criam seus próprios cenários usando elementos da série Super Mario e os publicam online para outros jogarem. Os jogadores podem escolher entre uma seleção de jogos anteriores da série Super Mario para basear o estilo visual e a jogabilidade de seu cenário, incluindo Super Mario Bros. (1985), Super Mario Bros. 3 (1988), Super Mario World (1990), New Super Mario Bros. U (2012) e um recém-introduzido tema do Super Mario 3D World (2013). A mecânica de jogo e os comportamentos do inimigos podem variar entre os estilos, com alguns elementos sendo limitados a estilos específicos.

A sequência adiciona vários recursos e ferramentas, incluindo elementos e um tema de cenário baseado em Super Mario 3D World. Este tema é especialmente diferente dos outros quatro, com muitos recursos e mecanismos de jogabilidade exclusivos para ele. Ele também introduz modos multijogador locais e on-line, incluindo uma criação cooperativa, em que até dois jogadores podem criar cenários juntos ao mesmo tempo; além de permitir que até 4 jogadores concluam fases on-line, de forma cooperativa ou competitiva. Assim como antes, os jogadores são incentivados a compartilhar seus níveis criados com outros usuários, que agora têm a opção “Boo” para os níveis que outros usuários não gostam.

Super Mario Maker 2 também apresenta uma nova campanha para um jogador conhecida como Modo Campanha. A história segue Mario ajudando a reconstruir o Castelo da Princesa Peach. Os jogadores devem percorrer mais de 100 cenários criados pela Nintendo, a fim de coletar moedas suficientes para reconstruir o castelo. Personagens não jogáveis ​​também oferecem aos jogadores tarefas extras e tarefas durante o modo. As fases também podem ser jogadas através do Modo Sem Fim, substituindo o 100 Mario Challenge do jogo anterior.

Jogue no modo portátil (e use uma caneta)

Os controles de botão do Super Mario Maker 2 para o modo TV funcionam bem depois de algum tempo, mas nada supera o imediatismo e a precisão de poder esboçar níveis na tela sensível ao toque do seu Switch. Para maior precisão, recomendamos pegar uma caneta barata para o seu Nintendo Switch , o que fará com que o jogo pareça mais com suas encarnações de Wii U e 3DS.

Jogue o modo história

Jogar o modo história de Super Mario Maker 2 é uma ótima maneira de se inspirar para criar seus próprios níveis, já que cada curso feito pela Nintendo é normalmente baseado em uma mecânica específica. Passar pelo modo história também lhe renderá um punhado de novas peças para usar no modo de criação, bem como algumas novas opções de roupas para o seu avatar Maker.

Fixe suas partes favoritas

Por padrão, a barra superior do menu de criação de Super Mario Maker 2 mostrará suas peças de criação usadas mais recentemente para facilitar o acesso. Mas se você quiser garantir que uma determinada parte nunca saia desse menu, basta mantê-la pressionada por um segundo para fixá-la na tela.

Segure objetos para mais opções

Super Mario Maker 2 oferece uma tonelada de peças de criação ocultas que podem ser reveladas com um toque rápido. Quando você soltar um novo objeto, peça de terreno ou inimigo na tela, segure-o por um segundo com o dedo ou o cursor – na maioria das vezes, novas opções aparecerão para modificar esse objeto. Por exemplo, segurar Bowser permitirá que você o torne extra grande e lhe dê asas (um verdadeiro pesadelo), enquanto segurar os canos permite que você mude sua cor e velocidade. Continue experimentando e veja o que você encontra!

Use seus atalhos

Super Mario Maker 2 apresenta um punhado de atalhos de controle que permitem construir e editar níveis de forma extra-eficiente. Toque no botão L para abrir sua ferramenta de borracha, pressione ZL ou ZR uma vez para abrir a ferramenta multigrab e toque em ZL ou ZR uma segunda vez para ativar a função de cópia. 

Multigrab e copy são ferramentas especialmente cruciais, pois você pode mover ou copiar grandes partes do seu nível (como uma série de plataformas ou um intrincado layout inimigo) de uma só vez. Cometeu um erro? Um aperto rápido no botão B irá desfazer sua ação mais recente.

Observe a trajetória de salto de Mario

Um dos recursos mais úteis de Super Mario Maker 2 é o Mario’s Trail (ativado pelo ícone do pixel Mario no lado esquerdo da tela), que permite que você veja a trajetória de movimento do seu personagem durante seu teste de jogo mais recente. Essa ferramenta é crucial para ver onde Mario vai pousar e facilita a colocação correta de plataformas e objetos para saltos precisos e satisfatórios.

Desbloqueie o modo noturno

Quer dar aos seus níveis um tom mais escuro e sombrio? Solte um Angry Sun (encontrado no menu de inimigos) no seu nível, segure-o e selecione a Moon. Isso desbloqueará o modo noturno, que não apenas altera a aparência do seu nível, mas também altera o comportamento de certas partes. Observe que, depois de desbloquear o modo noturno, você pode alterná-lo a qualquer momento no menu Tema do curso. Lembre-se também de que o modo noturno não está disponível para o tema Super Mario 3D World.

Apenas adicione água

Quer adicionar um pouco de água ao seu nível para maior variedade e desafio? Basta mudar para o tema Floresta para qualquer estilo de jogo. Você pode pressionar o ícone do barco no lado esquerdo da tela para ajustar a altura que deseja que a água suba. Observe que o modo noturno tornará a água venenosa, e mudar para o tema do Castelo transformará a água em lava. Muito potencial para ser desonesto aqui!

Uma vez que seu nível tenha crescido, pode ser um pouco doloroso rolar constantemente de volta ao início para testá-lo ou fazer alterações. Se você tocar no ícone de carrinho de compras na parte inferior da tela, poderá navegar rapidamente para o início, objetivo ou qualquer lugar intermediário, além de pular instantaneamente para qualquer subárea que você criou. Você também pode usar esta ferramenta para estender o comprimento do seu nível.

Construir em torno de um tema

Embora não haja nada de errado em improvisar, ajuda ter um tema em mente quando você começa a criar um nível. Talvez você queira fazer um speedrun desonesto que deve ser concluído em 20 segundos? Ou talvez você queira construir um percurso que permita que 4 jogadores corram com karts no modo multiplayer? Que tal um nível no estilo do Homem-Aranha que exige que você execute golpes que desafiam a morte? Pessoalmente, acho que entrar no processo de criação com uma ideia básica ajuda a criatividade a fluir mais rápido.

Saiba a diferença entre duro e cruel

Se você planeja adicionar à faixa de níveis altamente difíceis de Super Mario Maker 2, terá uma chance melhor de se destacar se adotar uma abordagem dura, mas justa, em favor da crueldade total. Isso significa que não há armadilhas de morte súbita, tetos ocultos ou inimigos quase inescapáveis ​​que aparecem sem rima ou razão. Mesmo que seu curso seja uma corrida mortal de plataformas ultraprecisas, usar pistas ambientais (como moedas ou blocos) para guiar o jogador e alertar sobre os perigos que se aproximam é uma boa maneira de fazer com que os níveis mais difíceis pareçam justos.

Confira os tutoriais

As Maker Lessons encontradas no Yamamura’s Dojo (acessíveis a partir do menu principal) apresentam um conjunto robusto de dicas para iniciantes, intermediários e avançados, desde conceitos básicos de construção até como orientar seu jogador ou dar ao seu curso uma atmosfera distinta. Certifique-se de verificá-los se estiver sentindo o bloqueio do criador ou apenas quiser levar sua criação de nível para o próximo nível.

Para criação intensa, use a tela sensível ao toque e possivelmente até uma caneta

Super Mario Maker começou a vida como um título do Wii U, é claro, e isso significa que foi projetado com uma tela sensível ao toque em mente. A Nintendo fez um grande esforço para construir e refinar algumas opções de controle regulares para aqueles que querem usar botões e manípulos, mas quando chega a hora, deve-se dizer que a tela sensível ao toque é melhor.

Com base em horas de experimentação, você pode absolutamente melhorar com as entradas inicialmente complicadas baseadas no controlador com um pouco de prática. A memória muscular será instalada e você começará lentamente a fazer as coisas mais rapidamente – mas nada será tão rápido quanto usar a tela sensível ao toque. Dado o tamanho da tela de toque do Switch, Mario Maker também pode ser o primeiro jogo que pode realmente vender uma caneta, o que não é necessário para a máquina. Se você deseja precisão exata, há uma variedade de opções de canetas compatíveis com Switch disponíveis online.

Mantenha as coisas simples quando você começar – é uma ótima maneira de aprender as ferramentas

Há muito com o que se preocupar em Super Mario Maker 2, e é por isso que sugerimos que você complete o modo história primeiro para ter algumas ideias de níveis dos mais de cem níveis incluídos. Uma vez que você começar a fazer, no entanto, a melhor coisa a fazer é começar simples. Pense em criar uma área relativamente simples – A a B, talvez com um único desvio para uma subzona através de um tubo. Você também pode considerar fazer uma sala de chefe selada com um personagem como Boom Boom para enfrentar como uma luva antes do final.

Essencialmente, faça algo que ficaria em casa no primeiro mundo de um jogo normal do Mario. Esses níveis podem não ser tão emocionantes em comparação com algumas das coisas malucas do Course World ou encontradas no modo de história, mas são uma ótima cartilha para criar coisas mais complicadas. Falando nisso…

Pressione e segure cada item para aprender suas funções e opções alternativas

Todos vocês sabem o que um Super Cogumelo faz, obviamente. Ou uma flor de fogo. Mas uma coisa a ter em mente com Mario Maker é como cada item pode ser ajustado quando estiver em jogo.

Uma vez colocado, pressione e segure qualquer item para revelar os efeitos e opções adicionais que o item tem sobre como ele pode ser usado. Um Super Cogumelo pode receber asas para voar pelo palco, por exemplo, ou também pode receber um pára-quedas para cair lentamente de cima. Você pode combinar isso com outros efeitos exclusivos para obter ainda mais resultados – por exemplo, um tubo que cospe um avaliador Super Mushroom alado e voador do que um normal.

A maioria dos itens do jogo pode ser segurada para revelar recursos adicionais; na verdade, fazer isso com o sol raivoso é como você desbloqueia inicialmente temas noturnos para cada tipo de curso no jogo. Você pode até pressionar e segurar o jogador para decidir coisas sobre ele – como iniciar o nível como Super Mario em vez de um pequeno Mario, ou com um poder de invencibilidade. Conheça quais efeitos você pode aplicar a cada elemento do curso e isso o ajudará a criar algo mais exclusivo.

Experimente vários pares de objetos – os resultados podem ser surpreendentes

Quando você se sentir mais ousado com suas habilidades de criação de Mario, tente experimentar o uso de objetos juntos para criar uma experiência interessante. Alguns dos resultados podem realmente surpreendê-lo.

Pegue o novo gadget Swinging Claw, por exemplo, uma nova entrada na seção de gizmos do fabricante para esta sequência. Este é um item realmente versátil. À primeira vista, é usado para que Mario (ou Luigi, Toad ou Toadette) possa pular nele, balançar para frente e para trás para ganhar impulso e depois pular livre para uma plataforma, outra garra ou outro novo desafio. A garra pode realmente ser usada de maneiras interessantes além disso, no entanto. Aqui está apenas um exemplo do que queremos dizer, usando este item como exemplo:

  • Você pode emparelhar o Swinging Claw com o Track gizmo para fazer uma garra que se move para frente e para trás; você pode usar isso para tornar a garra difícil de alcançar ou até mesmo usá-la para fazer uma garra que enviará Mario para sua perdição, que pode ser evitada com um tempo cuidadoso.
  • A Swinging Claw pode segurar inimigos – para que você possa soltar um inimigo em suas mãos no modo maker. Ele deixará o inimigo solto quando Mario se aproximar, tornando-o uma armadilha ideal.
  • O Swinging Claw também pode pegar inimigos e itens com os quais entra em contato, e emparelhado com a pista você pode fazer Crane Games rudimentares, onde a garra pega um power-up ou um inimigo e os leva para fora de uma área selada. a pista. Quando eles se aproximarem de Mario, eles derrubarão o item ou inimigo como recompensa ou punição.
  • Todos os itens acima podem ser combinados com a funcionalidade On/Off Switch, que pode permitir que um jogador ajuste entre as versões A e B das faixas. Isso pode permitir que um Mario abaixo controle o movimento de uma Swinging Claw – manipulando assim o movimento de um inimigo ou power-up capturado.

Este é apenas um exemplo de como isso pode acontecer, mas o resultado final é que aqui você tem três itens diferentes trabalhando juntos para tornar todo o conjunto de ferramentas mais versátil; um jogo de guindaste como o descrito acima pode ser usado como uma sala de mini-jogo em um cano, uma mecânica de quebra-cabeça ou até mesmo uma parte maior de um chefe desafiador. Quase todos os itens em Mario Maker podem ser combinados com outros desta forma, então a experimentação é fundamental – uma ligação chave pode dar-te o truque que pode impulsionar um nível inteiro.

Não esqueça que cada tema é sutilmente diferente, com itens ligeiramente diferentes

Super Mario Maker 2 dá acesso aos mundos e itens de quatro jogos clássicos do Mario em 2D: Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. Super Mario 3D World – então são cinco estilos diferentes de Mario no total.

Embora o estilo que você escolher seja, sem dúvida, em parte impulsionado pelo estilo e pela nostalgia, você também deve considerar fortemente o que cada estilo tem disponível para você. Existem diferenças nos power-ups, como entre o Tanooki Tail de Mario 3 e o Propeller Hat do New Mario. Há também diferenças mecânicas – então você só pode deslizar para baixo nos três estilos posteriores.

De outras maneiras, certos itens e estilos diferem de maneiras menos que sutis – então a corda de um Chomp Chomp pode ser esmagada para libertar a fera de metal – mas apenas no estilo New Super Mario Bros. que Mario tem acesso a movimentos como Ground Pound e Wall Jump. Confira todos eles, e não se esqueça que o estilo 3D World em particular é muito diferente e é praticamente um jogo totalmente diferente como resultado.

Não se esqueça das regras de ouro do Mario Level Design – e em caso de dúvida, consulte Yamamura

Dado o número de ferramentas oferecidas no Mario Maker, seria muito fácil exagerar enchendo um nível com um monte de coisas até que esteja pronto para estourar. Tente não fazer isso, no entanto. Tente seguir algumas regras de ouro: não construa algo frustrante, evite becos sem saída e tente manter um equilíbrio no número de inimigos e no número de power-ups.

Não se esqueça também do credo de construção de nível Mario da Nintendo – use moedas, power-ups e setas para ajudar a direcionar e atrair o jogador para peças-chave do seu nível, e tente construir seu nível em torno de uma ideia forte que evolui e muda mais profundamente um jogador recebe. Siga esta dica e em breve você obterá classificações incríveis no Course World – ou você pode simplesmente criar uma manopla de morte de pesadelo. Faça como quiser.

Referências:

VG247, Toms Guide, Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.