Subnautica

Subnautica é um video game de ação e aventura de sobrevivência em mundo aberto desenvolvido e publicado pela Unknown Worlds Entertainment. Nele, os jogadores são livres para explorar o oceano em um planeta alienígena, conhecido como planeta 4546B, após sua nave espacial, a Aurora, cair na superfície do planeta. O jogador deve coletar recursos e enfrentar criaturas para sobreviver.

Subnautica foi lançado no acesso antecipado para Microsoft Windows em dezembro de 2014, Mac OS X em junho de 2015 e para Xbox One em maio de 2016. Foi lançado fora do acesso antecipado em janeiro de 2018 para Microsoft Windows e macOS, com versões para Xbox One e PlayStation 4 em dezembro de 2018. Em janeiro de 2020, o Subnautica tinha vendido mais de cinco milhões de cópias. O lançamento do Nintendo Switch foi confirmado para maio de 2021.

Uma sequência, chamada Subnautica: Below Zero, está atualmente em desenvolvimento. Ele foi lançado para acesso antecipado em 30 de janeiro de 2019. 

Gameplay 

Subnautica é um jogo de ação e aventura de sobrevivência ambientado em um ambiente de mundo aberto e jogado de uma perspectiva de primeira pessoa. O jogador controla o único sobrevivente de uma nave espacial chamada Aurora, encalhada em um planeta oceânico remoto chamado “4546B”.

O objetivo principal é explorar o oceano e sobreviver aos seus perigos, ao mesmo tempo que completa tarefas para avançar na trama. Os jogadores podem coletar recursos, construir ferramentas, bases e submersíveis e interagir com a vida selvagem do planeta. 

A maior parte do jogo se passa debaixo d’água, com duas ilhas exploráveis ​​e um ciclo simulado de dia e noite que afeta a visibilidade. Ao iniciar um novo jogo, os jogadores devem selecionar um modo de dificuldade entre os quatro seguintes:

No modo Sobrevivência, o jogador gerencia sua saúde, fome, sede e oxigênio esgotados. Se o jogador morrer, eles reaparecem , mas alguns itens são removidos de seu inventário.

No modo Freedom, a jogabilidade é quase idêntica à do modo Survival, mas com a fome e a sede desativadas.

No modo Hardcore, a jogabilidade é quase idêntica à do modo Survival, mas com morte permanente. Se o jogador morrer, ele não reaparecerá e seu arquivo salvo será excluído.

No modo criativo, todas as características de esgotamento, como saúde e sede, são desabilitadas, com o jogador capaz de acessar todos os planos de criação e artesanato sem a necessidade de recursos. Além disso, os submersíveis, um rifle de estase, um Seaglide, um compartimento para veículos móveis e um canhão de propulsão são fornecidos, os quais não precisam de uma fonte de energia para operar e não podem ser danificados, a menos que o jogador os danifique intencionalmente.

O jogo suporta fones de ouvido VR, como o HTC Vive e o Oculus Rift, com a entrada adicional de um teclado e mouse ou controlador de jogo. 

Salve com frequência

Subnautica é absolutamente incrível de se jogar, mas ter tanto conteúdo leva a algumas falhas. Ninguém quer jogar apenas para ter  uma falha devastadora levando seu progresso embora . Jogadores experientes sabem salvar seus jogos com freqüência para evitar que isso aconteça. Além disso, não há vergonha em salvar a escória se isso torna o jogo mais divertido para os jogadores.

Os vasos para plantas são melhores do que os viveiros

É fácil simplesmente começar a fazer Growbeds sem pensar em eficiência, então jogadores casuais tendem a perder como os Vasos de Plantas oferecem muito mais espaço de cultivo. Por exemplo, os jogadores podem caber em um único canteiro em um Observatório ou podem caber dez potes de plantas. Pode levar mais tempo de elaboração, mas os jogadores que desejam ser eficientes com seu espaço devem tomar nota.

Domando grupos de perseguidores

Por que sair e buscar suprimentos quando a fauna local pode fazer isso? Muitos jogadores perdem o fato de que é possível domar os Stalkers no jogo. Embora a domesticação seja apenas temporária, tudo o que os jogadores precisam fazer é alimentar o Stalker com qualquer tipo de peixe capturável ou dar a ele resgate de metal.

Assim que um Stalker for domesticado, ele sairá e trará presentes de resgate de metal de volta para o jogador. Contanto que o jogador os mantenha alimentados regularmente, isso pode permitir que eles tenham muito trabalho de salvamento feito à base de peixes. Pode poupar muito tempo!

Viagem leve

Os melhores jogadores não trazem mais equipamento do que realmente precisam ao sair de sua base. Quanto mais equipamentos os jogadores carregam, mais devagar eles se movem. Os jogadores também nadam mais devagar quando têm um item equipado em suas mãos. Especialmente porque os jogadores provavelmente precisarão trazer resgates com eles, eles não querem já ter seus estoques quase cheios ao iniciar.

Obtenha drones de câmera ilimitados

Nem todo mundo gosta de usar glitches a seu favor, mas aqueles que gostam vão adorar a capacidade de ter Drones de câmera ilimitados no jogo. Para fazer isso, os jogadores precisam construir a Sala do Scanner e, em seguida, tirar os Drones da Câmera de seus encaixes. Depois de fazer isso, eles devem desconstruir a sala do scanner e, em seguida, reconstruí-la.

A nova sala terá dois novos Drones de câmera dentro dela. Tudo o que os jogadores precisam fazer é enxaguar e repetir para ter tantos desses drones quanto seu coração desejar.

Truques e dicas do ciclope

Existem várias maneiras de tirar o máximo proveito do Ciclope depois que os jogadores o constroem, mas nem todo mundo percebe algumas mecânicas curiosas que o submarino possui. Os jogadores que estão prestes a ser perseguidos por criaturas aquáticas podem simplesmente desligar o motor, o que faz com que tudo ignore a embarcação.

Além disso, as luzes internas e externas do Cyclops não drenam energia. Isso pode ser perfeito para jogadores que precisam de uma área um pouco mais clara do que estão explorando, sem precisar descarregar as baterias de outras fontes de luz para isso.

Criar baterias criativamente

As baterias são incrivelmente importantes para fabricar em Subnautica, mas pode ser difícil conseguir os recursos para fazê-lo. No entanto, existe uma maneira mais fácil de fazer baterias que a maioria dos jogadores não percebe. Tudo o que eles precisam fazer é criar uma ferramenta de reparo.

As ferramentas de reparo levam apenas um de borracha de silicone, enxofre de caverna e titânio para criar. Depois de feitos, os jogadores podem simplesmente tirar a bateria e usá-la para o que mais quiserem. É muito mais eficiente e usa menos recursos do que fabricar baterias normalmente.

Elaboração de baterias mortas

Claro, os jogadores podem fazer um carregador de bateria, mas há uma maneira ainda mais inteligente de usar baterias gastas no jogo. Qualquer coisa que exija baterias para a fabricação não exige que a bateria seja carregada para isso. É muito melhor do que jogar baterias descarregadas no fundo do mar se elas estiverem ocupando espaço até que o carregador possa ser criado.

Cozinhando com aberturas térmicas

Todo mundo quer ter a Thermoblade, pois ela é extremamente útil para muitas coisas. Uma dessas coisas é ser capaz de cozinhar peixes facilmente em qualquer lugar. Os jogadores não podem pegá-lo imediatamente, mas há outra maneira de cozinhar peixe em movimento. Os jogadores podem usar o canhão de propulsão para agarrar um e segurá-lo sobre uma abertura térmica até que entre em erupção. O peixe fica cozido e pode ser mastigado imediatamente.

Faça uso do wiki

Olha, não há vergonha em admitir que todos nós precisamos de ajuda às vezes. Não há como alguém sem conhecimento de enciclopédia memorizar tudo o que é possível em Subnautica. Felizmente, muitos especialistas se reuniram para divulgar todas essas informações no Subnautica Wiki. Não tenha medo de procurar as coisas se elas forem difíceis de descobrir no jogo – isso não torna o jogo menos agradável.

Conheça o fabricador

]Na cápsula de fuga, você encontrará um Fabricador montado na parede . Este fabricante é essencialmente a sua  versão do Minecraft de uma mesa de trabalho. Estude as receitas básicas e comece a desenvolver um plano para o que você precisa coletar. Não posso deixar de enfatizar o quão importante é aprender o básico do Fabricator quando se trata de tocar de forma eficiente e divertida.

Se você não quiser nadar de volta ao Fabricator para fazer referência aos ingredientes de fabricação, pressione alt + tab e mantenha o wiki Subnautica aberto em seu navegador para referência rápida.

Crie um par de nadadeiras

Cercando as áreas rasas seguras, você verá longas árvores “assustadoras” com algas marinhas que sobem do fundo do mar até a superfície. Vá lá. Certifique-se de ficar de olho nos peixinhos que têm cauda rosa e cabeça vermelha, eles são chamados de sangradores e são essencialmente as sanguessugas do oceano. Se um chupar seu braço, clique com o botão direito do mouse até que ele saia. Você também vai querer tomar cuidado com os Stalkers, eles se parecem com mini-dragões brancos com escamas azuis. Na maioria das vezes, esses peixes agressivos irão ignorá-lo, mas tente cuidar deles de qualquer maneira. Depois de passar por eles, pegue quatro das lâmpadas amarelas brilhantes (amostra de aglomerado de creepvine), volte para o seu fabricante, faça duas borrachas de silicone e, em seguida, faça suas nadadeiras. Estrondo! Agora você é um nadador mais rápido, com muito mais tempo para respirar debaixo d’água. 

Crie dois tanques de oxigênio

Desde o salto, você vai querer respirar mais tempo embaixo d’água e nadar mais rápido do que seu corpo permite, então você vai precisar de dois tanques de oxigênio para começar. Para fabricar os tanques de oxigênio, você precisará de dois titânio e quatro quartzo. O titânio é o elemento mais básico em Subnautica e pode ser encontrado nas rochas presas a paisagens subaquáticas ou na recuperação de metal remanescente no fundo do oceano (entre outros lugares). Quartzo é o cristal branco que você encontra em arbustos, cavernas ou na borda de áreas rasas seguras. Reúna esses itens, volte para o pod, explore o Fabricator (máquina de artesanato), crie dois vidros com seu quartzo e, em seguida, crie seus dois tanques de oxigênio. Agora você poderá respirar debaixo d’água por 100 segundos.

Pegue dois peixes Airsack (pulmão) e um peixe Peeper

Até que você consiga encontrar sal espalhado pelo fundo do oceano para criar água desinfetada, comece pegando peixes Airsack para criar água filtrada. Embora a água desinfetada seja melhor, os peixes Airsack são um substituto decente até que você se familiarize com o terreno. Depois de criar água filtrada e potável, vá em frente e pegue um Peeperpeixe. Esses pequenos cabeças-duras sempre irão nadar na sua frente e, em seguida, virar à direita para fugir, então antecipe esse movimento. Depois de pegar um, volte para o fabricante e faça um Peeper cozido. Tenha cuidado, peixes cozidos estragam se você não comê-los imediatamente, então fique à vontade para deixá-los em seu inventário até que você esteja pronto para cozinhá-los. Peixe curado é sempre melhor, portanto, quando você começar a juntar sal, terá alimentos e bebidas não perecíveis de melhor qualidade.

Crie uma faca de sobrevivência, um kit de primeiros socorros, uma bexiga de ar, um scanner e um glide

Agora que você tem o básico, vá em frente e crie uma faca de sobrevivência. Isso permitirá que você reúna amostras de coral que podem ser combinadas com sal para criar água sanitária (água sanitária pode ser usada para kits de primeiros socorros e água desinfetada). No que diz respeito a uma arma de defesa, a faca de sobrevivência não é muito eficaz e geralmente, a maior parte do seu tempo debaixo d’água será gasto evitando criaturas agressivas em vez de se defender delas. Depois de criar uma faca, crie pelo menos dois kits de primeiros socorros para o caso de precisar de um com pressa. Então vá em frente e faça uma bexiga de ar. Esta ferramenta pequena e prática permite que você mergulhe mais fundo e não se preocupe em nadar de volta para respirar. Ao equipar a bexiga de ar e clicar com o botão direito, a bexiga de ar vai inflar, atirando você para a superfície.

Você também precisará de um scanner com você o tempo todo, desde o início – isso é muito importante. Quando você encontrar pequenas caixas brancas semelhantes a armários, vá até elas e examine-as. Ao fazer isso, você desbloqueará novos projetos que, por sua vez, concederão a você mais opções de construção ao criar uma nova base. Por último, construa um Seaglide (o fragmento pode ser encontrado em destroços rasos) para impulsioná-lo na água mais rápido, mas cuidado, ele ficará sem energia se você o usar muito.

Construa um compartimento de veículo móvel e, em seguida, crie um Seamoth a partir dele

Embora o Seaglide seja bom, ele não deve ser usado para viagens longas, então você vai precisar de um submarino. Comece a procurar fragmentos de compartimento de veículos móveis e Seamoth em um naufrágio de planaltos ou floresta de algas. Depois de encontrar todos os fragmentos e construir uma baía para veículos móveis, agora você pode criar seu Seamoth a partir dela.

Seamoth se tornará seu melhor amigo. Este mini-submarino irá aliviar o estresse de nadar em todos os lugares e rapidamente se tornará seu bem mais precioso, portanto, tome cuidado com a saúde de Seamoth. Você não quer que ele vá muito baixo ou então a janela frontal irá quebrar e ele começará a soltar fumaça até que finalmente quebre a 0% (o Seamoth pode ser consertado com uma ferramenta de soldagem). Certifique-se de usar o Seamoth com sabedoria, mantenha as luzes apagadas o tempo todo (a menos que você precise desesperadamente de luz) e só dirija quando for necessário. Embora o Seamoth seja um salva-vidas, ele morrerá rapidamente se você usá-lo demais, e criá-lo novamente se torna um tanto tedioso com o tempo.

Crie sua primeira base pequena

Tenho certeza de que você já percebeu que o casulo de colisão é bem pequeno para um ávido explorador do oceano. Com pouco espaço para armazenar coisas e energia limitada para seu fabricante, é hora de uma nova casa! Embora você queira explorar mais, tente ficar em lugares rasos e seguros (que são bastante grandes, devo acrescentar). De preferência, você desejará criar sua nova casa do outro lado do mesmo terreno. Dessa forma, quando você voltar de uma longa jornada e estiver longe de sua base, pode parar na cápsula de emergência se precisar de acesso rápido a um fabricante. Isso é o que você chama de maximização de sua localização.

Agora que você tem seu Seamoth, explore um local privilegiado para sua nova base. Sempre certifique-se de armar acampamento próximo a uma floresta de algas. Dessa forma, você pode ter acesso rápido a todos os ingredientes de que precisa, tanto itens seguros e rasos (cogumelos ácidos, quartzo … etc) quanto itens da floresta de algas (amostra de cacho de creepvine, prata, ouro … etc). Você também precisará de um espaço bastante plano para construir sua base. Você não quer construir fundações sobre rochas e terrenos irregulares, então fique à vontade para procurar o local perfeito. Além disso, se não for 100% plano, tudo bem. O terraformador concede a você a capacidade de consertar isso mais tarde.

Você precisará de um construtor de habitat para criar uma base. Crie um da seção de ferramentas no Fabricator e construa quatro fundações para formar um quadrado perfeito. Você vai querer criar uma base com alta resistência do casco (para que a água não entre) e começar pelas fundações e depois instalar os reforços vai garantir isso. Depois que a fundação for definida, crie uma sala multiuso no topo da fundação e uma hachura para entrar. Não crie mais do que isso. Além disso, não comece a colocar toneladas de coisas dentro até que você tenha lítio para reforços (aprendi esta lição da maneira mais difícil).

Certifique-se de criar painéis solares para colocar no topo de sua sala polivalente. Os fragmentos podem ser encontrados na Floresta Kelp.

Encontre a primeira pequena ilha e colete lítio

Se você estiver olhando para o Aurora de frente, siga para o sul da extremidade dianteira do navio. Mais cedo ou mais tarde, você encontrará uma pequena ilha. [Nota lateral: encontrar ilhas é bastante simples se você viajar na superfície. Há uma falha temporária que irá expor as paisagens da ilha através das ondas à medida que você avança, dando-lhe uma rápida olhada em paisagens totalmente formadas.] Neste minúsculo pedaço de terra, você encontrará todos os tipos de guloseimas, como urânio, mercúrio, magnetita, e o mais importante no seu caso – o lítio. Você notará pequenos cristais de lítio rosa espalhados por toda a costa, reúna o máximo possível e volte para sua nova base.

Agora vá em frente e comece a instalar seus reforços do menu de planta com sua ferramenta de construção de habitat. Lembre-se de que, depois de instalar um reforço em um painel específico, você não pode mais conectar corredores à sua sala polivalente nesse mesmo painel. Dito isso, certifique-se de colocar armários, bancos, armários e todos os móveis na frente dos painéis de parede reforçados para que você possa expandir mais tarde, se desejar. Se você fizer isso, nunca terá que desconstruir todos os seus móveis.

Referências:

The Koalition, Game Rant, wikipedia.

Deixe seu comentário: