Streets of Rage 4

Streets of Rage 4, conhecido no Japão e na Ásia como Bare Knuckle IV (ベア・ナックルIV?), é um jogo eletrônico no estilo briga de rua (beat ’em up) desenvolvido por Lizardcube e Guard Crush Games, como a quarta edição da série Streets of Rage, publicado pela DotEmu em associação com a empresa Sega Games, e a sequência de Streets of Rage 3 (1994), do videogame MegaDrive. Foi anunciado em agosto de 2018 e lançado em 30 de abril de 2020 para Microsoft Windows, Nintendo SwitchPlayStation 4 e Xbox One. O título está traduzido para o português.

Jogabilidade

Continuando com o estilo da jogabilidade de lançamentos anteriores, Streets of Rage 4 é um beat ’em-up de rolagem lateral no qual os jogadores lutam contra ondas de inimigos usando uma série de ataques e movimentos especiais. A novidade da fórmula de jogo é a capacidade de recuperar a saúde gasta usando um ataque especial, executando sucessivos ataques de acompanhamento. Os jogadores também são capazes de manipular os adversários uns contra os outros e paredes para combos estendidos. É possível coletar estrelas, permitindo que os jogadores realizem super movimentos poderosos. Os recursos desbloqueáveis ​​incluem personagens de jogos anteriores, apresentados em estilo de 16 bits, e faixas de música retrô de Streets of Rage e Streets of Rage 2.

O jogo também conta com multiplayer online para dois jogadores e multiplayer local para até quatro jogadores, pela primeira vez na série, além de um Modo de Batalha competitivo.

Use as paredes para construir combos

Streets of Rage recompensa mais pontos por combos mais altos, embora possam ser difíceis de manter quando você se depara com inimigos de várias direções. 

A chave para manter os combos altos é manobrar (ou usar arremessos) para que os inimigos estejam de um lado, antes de bater contra os lados da tela, o que permitirá que você acione mais acertos do ricochete. 

Isso também é especialmente útil em alguns encontros com chefes onde os acertos de aterrissagem são especialmente difíceis – então você deve sempre procurar esmagar inimigos nos parâmetros da tela sempre que possível. 

Pular irá salvá-lo de arranhões

Pode parecer óbvio, mas pular é a tática mais rápida e confiável para evitar golpes dos inimigos – especialmente quando você está cercado por todos os lados. 

Um dropkick de abertura nas lutas é um ótimo método para limpar o campo, embora esteja atento aos inimigos que podem prejudicar seus avanços se o tempo estiver fora do normal. 

Dependendo do personagem escolhido, a combinação de salto com os super movimentos de Cherry ou Adam Hunter também serve como excelente varredura para limpar grupos de inimigos. 

Lembre-se de que alguns movimentos não podem ser bloqueados

É importante lembrar que alguns movimentos não podem ser bloqueados ou interrompidos por inimigos, como o especial defensivo, jogadas de agarrar ou ataques especiais no ar.

Esses movimentos são especialmente úteis como manobras evasivas para combater ataques fortes em batalhas de chefes, com um rápido disparo de um especial defensivo durante ataques caseiros ou de varredura na tela, fornecendo um cobertor de segurança, caso você não consiga sair do caminho. 

O uso de armas como facas ou bastões também é uma maneira eficaz de bloquear e combater ataques, bem como repelir os inimigos.

Sempre verifique se há objetos destrutíveis

Em Streets of Rage 4, objetos destrutíveis costumam estar espalhados pela tela – embora nem sempre seja claro exatamente o que pode ou não ser aberto. 

É sempre melhor checar duas vezes, pois as caixas podem ser escondidas fora da vista, oferecendo a você saúde vital ou dinheiro que contribui para ganhar vidas extras. 

Mesmo que você não precise de itens de saúde também, eles contribuem para a sua pontuação – por isso, sempre vale a pena varrer os níveis para qualquer coisa que você possa encontrar, pois não poderá retornar mais tarde. 

Gravar movimentos especiais nem sempre é a melhor opção

Quando sua pontuação final é calculada, você recebe bônus adicionais por terminar níveis com grande quantidade de pontos de vida e por estrelas que você não usou em movimentos especiais. 

Em níveis posteriores, é tentador esconder seus movimentos especiais de estrelas para acabar com o chefe de nível e desencadear fúria – embora reter e simplesmente não usá-los irá render um grande impulso em pontos que afetam sua nota geral. 

Não é exatamente a maneira divertida de jogar Streets of Rage, mas oferece direitos extras de gabar-se nas tabelas de classificação. 

Encontre um personagem que combine com seu estilo de jogo

Há quatro personagens disponíveis quando você inicia o Streets of Rage 4, todos com habilidades e pontos fortes variados, projetados para diferentes estilos de jogo. 

Axel Stone é versátil, embora seus super combos longos e habilidades fracas de salto possam torná-lo complicado para escapadas rápidas. Blaze Fielding e Cherry Hunter são melhores opções de velocidade e versatilidade, embora este último tenha ataques especialmente fracos. 

Floyd Iraia é sem dúvida o mais difícil de usar devido à sua baixa velocidade e ataques de alta potência, embora ele possa ser mortal em um cenário de cooperação. 

Também existem outros personagens que você desbloqueia em Streets of Rage 4, por isso é importante descobrir quem combina melhor com seu estilo.

Trabalhe na sua estratégia

Dito isto, deixar um peru na tela pelo tempo certo é uma maneira muito boa de ganhar uma vida extra, sem acumular pontos importantes. Minha dica seria destruir todos os locais de recebimento (caixas, tambores, estátuas) o mais rápido possível por tela. Se houver um peru, é provável que você esteja prestes a ser atacado por alguns inimigos difíceis ou já o fez. Se você se mover dentro de um raio bastante curto do peru enquanto luta, poderá pegá-lo logo antes da morte para obter um grande impulso durante uma briga difícil.

Os fundos podem enganar

Os cenários desenhados à mão neste jogo são lindos, mas causam um pequeno problema de tempos em tempos: eles podem obscurecer o que é interativo e o que não é. Na maioria das vezes, é bastante claro quando um objeto pode ser atingido por dinheiro ou recuperação da saúde, mas não custa apenas se basear em outras coisas também. No primeiro nível, por exemplo, o carro que colide com um grupo de inimigos pode ser destruído no estilo Street Fighter 2 para jogadas especiais extras.

Você pode levar armas com você

Uma grande partida dos jogos anteriores de  Streets of Rage é o fato de que agora você pode levar armas com você entre as telas. As armas são bastante úteis, seja você balançando as cercas com um cano ou jogando um cutelo direto através de uma linha de tolos. Se houver uma nova arma lançada antes da tela mudar, basta pegar essa coisa e seguir em frente. Você pode até levar armas para brigas de chefes para obter uma boa vantagem logo de cara. Mais como bem  no bastão, amirite. Como você batendo em um cara com um bastão. Você sabe? Onde você vai?

Catch!

Você pode arremessar armas com B (em um controle do Xbox One), mas certas armas não desaparecerão depois que você se conectar com um arremesso, como canos, morcegos e espadas. Você pode pegá-los no rebote, criando algumas seqüências de ação cinética realmente incríveis, se você acertar o tempo. Na melhor das hipóteses, isso me lembra as lutas de Breath of the Wild com um bumerangue. Você pode realmente acumular dano rapidamente em uma tela cheia de inimigos com arremessos e capturas e pode criar alguma distância entre você e os grupos rapidamente dessa maneira!

Combos

Você recebe combos padrão que podem ser executados o tempo todo, mas uma das alegrias de  Streets of Rage é usar o tempo para maximizar o dano do combo. Bata dois golpes rápidos, depois faça uma pausa por um segundo, faça outros golpes rápidos, faça uma pausa, agarre-se, agarre duas vezes e atire. Esse é um exemplo de uma boa combinação improvisada que você pode dominar com muita facilidade, mas  Streets of Rage 4  pode levar esses combos off-the-book para o próximo nível …

Aprenda a fazer malabarismos

Malabarismo não é novidade para os fãs de jogos de luta, mas é relativamente novo para a  série Streets of Rage . Atingir inimigos no ar para obter dano extra antes que eles obtenham alguns quadros de invencibilidade enquanto se recuperam é a chave para dominar algumas lutas contra chefes e grupos de inimigos mais difíceis (especialmente em dificuldades mais difíceis). Embora os desenvolvedores tenham corrigido algumas combinações infinitas encontradas durante o período de revisão, você ainda pode causar danos muito significativos em um curto espaço de tempo (mesmo em chefes) se puder encurralá-los.

Piscando significa recuar

Alguns inimigos, mas principalmente chefes, piscarão antes de desencadear um ataque poderoso e ininterrupto. Mais vezes do que não, isso significa que você deve recuar. Salte logo antes do ataque para fornecer alguns quadros de segurança extra ao se retirar. Se um inimigo pisca em vermelho, significa que ele está prestes a tentar agarrá-lo agressivamente. Geralmente, o alcance das garras fica a apenas uma pessoa de distância; portanto, enquanto você mantiver alguma distância, deve estar seguro. Quando eles se aproximam para agarrar, é bom colocar alguns golpes para interrompê-los e cancelar a pegada. Observe que ataques intermitentes regulares normalmente não podem ser interrompidos e é melhor fugir e se aproximar novamente quando o ataque terminar.

Priorizar inimigos

Streets of Rage 4 tem muitos punks para punir, com alguns sendo muito mais perigosos que outros. 

Barras de vida inimigas revelam o nível de ameaça de um bandido. Se alguém tem uma barra de vida laranja, você pode diminuir rapidamente a saúde do criminoso. Os inimigos com barras de vida multicoloridas levam mais tempo para nocautear. Considerando o número de bandidos que preenchem a tela, você precisará eliminar os genéricos antes de se concentrar nas ameaças maiores.

Com isso dito, alguns inimigos básicos são extremamente irritantes, mesmo que não tenham muita saúde. Você deve priorizar qualquer pessoa com uma arma, como inimigos que atravessam a tela com uma faca estendida. Os inimigos sem camisa, com as mãos nos bolsos, gostam de tirar fotos baratas, então lide com eles rapidamente também.

Você terá que misturar sua estratégia durante as batalhas de chefe. Sua inclinação natural pode ser focar apenas no chefe. Em alguns casos, como o chefe do estágio 3, isso não é uma má idéia. Em outros casos, como o chefe do Estágio 2, você desejará dividir seu tempo entre o chefe e seus subordinados, pois esses peixinhos adoram cancelar seus ataques.

Alavancar riscos ambientais

Você pode virar a mesa contra os inimigos usando o ambiente para sua vantagem. Barris explosivos, fios elétricos soltos, resíduos radioativos e poços sem fundo estão disponíveis para você explorar. 

Quando se trata de barris explodindo, convém envolver o maior número possível de inimigos em sua posição. Depois de fazer, soco um barril e pular fora do caminho. Se feito corretamente, a força concussiva do cano matará ou ferirá gravemente qualquer pessoa por perto. De maneira semelhante, você pode persuadir os bandidos a pisar em fios elétricos e poças de lodo radioativas. Poços sem fundo são talvez o melhor risco ambiental, já que você pode pular e chutar a maioria dos inimigos neles.

Existem outros perigos no jogo, mas vamos deixá-lo sozinho. Lembre-se de que os perigos ambientais podem prejudicá-lo tanto quanto os bandidos; portanto, tenha cuidado.

Mantenha-se saudável

Assim como nas parcelas da série anterior, Streets of Rage 4 permite que você encontre maçãs e galinhas assadas que recuperam a saúde escondidas dentro de objetos quebráveis, como latas de lixo, cabines telefônicas e refrigeradores de água. As maçãs restauram uma quantidade moderada de saúde, enquanto as galinhas reabastecem uma quantidade maior. É importante lembrar que esses itens não desaparecem com o tempo. Se você encontrar uma maçã ou uma galinha e estiver com a saúde completa, é melhor acabar com os bandidos na tela e consumir os alimentos apenas quando necessário. Fazer isso prolongará significativamente a vida do seu personagem.

Executar um ataque especial exclusivo de um personagem torna uma parte da sua barra de vida verde. A seção verde representa uma potencial perda de saúde. No entanto, você pode recuperar a saúde aterrando combos. Se você for habilidoso o suficiente, poderá efetivamente fazer quantas promoções quiser, desde que não receba dano adicional dos inimigos. Se um inimigo ataca com sucesso enquanto você está no verde, essa parte da barra de vida desaparece.

Outro ótimo método para permanecer na luta é executar grandes combos. Quanto maior a sua contagem de combinações, mais pontos você ganhará. Depois de obter um certo número de pontos (como indicado por um alerta no jogo), você receberá uma vida extra. Os benefícios disso devem ser claros. Este é um excelente exemplo de como uma boa ofensa se traduz em boa defesa.

Pegue um Homie

Embora você possa ter um ótimo tempo jogando sozinho, Streets of Rage 4 é mais bem aproveitado com um amigo ou amigos. Você pode unir forças com alguém da sua lista de amigos ou com uma pessoa aleatória on-line para a ação de dois jogadores. A cooperativa de sofá (uma grande característica dos jogos originais da Sega Genesis / Mega Drive) é outra opção se você tiver amigos visitando. Este modo suporta até quatro jogadores. 

Brincar com alguém oferece benefícios óbvios. O principal é que os inimigos devem dividir sua atenção entre dois ou mais jogadores. Você também pode acumular combos enormes quando você e um amigo atacam simultaneamente inimigos de lados opostos. Se um jogador cai, os outros podem continuar a luta. Se você completar o nível, os jogadores abatidos poderão entrar novamente na briga.

Lembre-se de que você pode ativar ou desativar o fogo amigo. Desativar isso garante que você não derrote acidentalmente seus amigos durante brigas intensas. É uma maneira inteligente de jogar, mas se você busca mais desafios (além de aumentar a dificuldade), considere permitir um tiro amigável. Espaçar e sincronizar seus ataques de repente é muito mais importante, pois você precisará atacar os inimigos sem atingir um aliado. Além disso, e sejamos honestos aqui, às vezes é divertido lamentar os amigos apenas para mexer com eles.

Desbloquear vibrações retrô

Esta não é uma dica de combate, mas é uma  dica divertida , especialmente se você é fã das três primeiras parcelas de Streets of Rage.

Você pode dar imediatamente ao Streets of Rage 4 uma estética sonora de 16 bits mergulhando na configuração Áudio e selecionando Retro Soundtrack. Isso substitui as composições do jogo por faixas de títulos anteriores de Streets of Rage. E entrando na opção Post Effect na configuração Video, você pode fazer o jogo inteiro rodar com gráficos pixelados. Para torná-lo ainda mais retrô, você pode aplicar um filtro CRT.

Depois de atingir certas metas de pontos vitalícios, como 200.000 ou 500.000 pontos, você desbloqueia os personagens dos jogos originais. Embora os guerreiros treinem suas aparências clássicas em pixels de 16 bits, eles se encaixam muito bem com os cenários modernos. Eles até usam fio dental seus combos e especiais antigos. De fato, o movimento Star dos personagens de Streets of Rage 1 é o carro de polícia clássico que dispara um lançador de foguetes contra os inimigos.

Você encontrará armários de fliperama escondidos em alguns níveis também. Atacar alguém com um taser na mão desbloqueia uma parte do nível clássico dos jogos mais antigos. Por exemplo, o gabinete de arcade do Estágio 2 (localizado na delegacia) leva você a Streets of Rage 2, onde você luta contra o primeiro mini-chefe do jogo. Seu personagem fica pixelizado durante essas sequências, o que é uma explosão de se ver. Se você quer essa bondade retrô, então vai querer caçar esses armários de arcade.

Referências:

Fan byte, Ginx TV, PC Mag, wikipedia.

Deixe seu comentário: