1HitGames

Stray 

Stray é um jogo eletrônico de aventura desenvolvido pela BlueTwelve Studio e publicado pela Annapurna Interactive. Foi lançado em 19 de julho de 2022 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e PlayStation 5. Segue a história de um gato de rua que encontra-se a procura de sua família em um mundo povoado por robôs e máquinas.

Jogabilidade

Stray é um jogo eletrônico de aventura em terceira pessoa, no qual o jogador controla um gato de rua em uma cidade cyperpunk populada por robôs e máquinas. Possui fortes elementos de jogos de mundo aberto, com foco na atmosfera e arte. O jogador deve resolver quebra-cabeças para progredir na narrativa, incluindo mover obstáculos e atravessar plataformas. O personagem é acompanhado por um drone companheiro chamado B12, que pode auxiliar traduzindo o idioma dos robôs e armazenando itens encontrados em todo o mundo. Um dos inimigos do jogo são os Zurks, que atacarão o jogador em grandes grupos.

Os saltos são calculados

Você não pode simplesmente pular à toa em Stray. Se você quiser pular em algum lugar, primeiro precisará se aproximar da borda, aguardar o prompt do botão X aparecer acima do local de pouso desejado e depois pular. Se nenhum prompt aparecer, você não poderá fazer esse salto, então encontre outra rota. Não demora muito para se acostumar e, na verdade, parece bastante intuitivo depois de fazer isso algumas vezes. Também faz você se sentir como um gatinho elegante.

Vale a pena conversar com a maioria dos NPCs

Praticamente todo NPC, a maioria dos quais são robôs chamados Companions, tem algo importante a dizer. Parte do diálogo é sobre colorir o mundo ricamente realizado do jogo. Mas muitos Companheiros oferecem dicas sobre onde você deve ir, o que deve fazer ou com quem deve falar em seguida. (Pode ser útil manter um diário.) O texto importante está escrito em fonte amarela.

Você não pode doar itens acidentalmente

Várias batidas de enredo em Stray precisam que você dê um determinado item a um Companion. Talvez seja uma bebida; talvez seja uma partitura. Você pode presentear itens pressionando o direcional no meio da conversa e selecionando um do seu inventário. Se você encontrar um item e não souber para quem deve ir, tente entregá-lo a todos. O pipeline do item para o Companion é um para um; um Companheiro só aceitará um item se for exatamente o que está procurando. Não há necessidade de se preocupar em entregá-lo acidentalmente à pessoa errada.

Aja como um gato

Como parte do compromisso de Stray em retratar o comportamento felino, você pode derrubar alguns objetos e destruir outros em pedaços. Essas ações não são meras vestimentas. Arranhar uma porta, alternando os gatilhos esquerdo e direito, pode fazer com que um Companheiro a abra. Empurrar uma caixa ou lata de tinta de uma borda pode desencadear uma cadeia de eventos que leva a uma nova missão secundária. Miar irá convocar inimigos – uma espécie de roedor-robô de olhos mono-olhos chamados Zurks – em sua direção, permitindo que você dê a eles a oportunidade de dar uma volta. Sempre que possível, aja como um gato de verdade.

As borlas indicam rotas de escalada

Stray nunca lhe diz explicitamente para onde ir. Não há waypoints, nenhum mapa ou bússola. Mas oferece pistas ambientais sutis que sugerem para onde ir. Por exemplo, se você vir alguma fita saindo de um ventilador ou unidade de ar condicionado, isso significa que é uma rota de escalada – às vezes para a próxima parte da missão principal, mas na maioria das vezes para uma área que contém um dos vários itens opcionais.

Sombras abrem atalhos

Sim, eu também não adoro quando meu gato arranha minhas cortinas. Em Stray , porém, é essencial: arranhar uma sombra, o que você só pode fazer a partir do interior de um prédio. faz com que ele se encaixe, revelando um novo atalho para entrar e sair daquela sala.

É mais fácil encontrar memórias se você apenas… explorar

Logo no início, você conhecerá seu principal companheiro para o jogo: um drone aéreo chamado, em homenagem ao desenvolvedor BlueTwelve, B12. A maioria dos itens colecionáveis ​​opcionais do Stray são memórias perdidas do B12. Ao visitar um local específico no mundo do jogo, indicado por uma pilha de pixels azuis efervescentes, B12 irá relembrar como era a vida no passado. O caminho para “100%” Stray é encontrar todas essas memórias.

Existem cinco grandes, que você não precisa perder tempo caçando; você os desbloqueia automaticamente como parte da história principal. Existem mais de 20 menores, no entanto – estes são totalmente opcionais. B12 pode mostrar a localização geral de uma memória por meio de uma imagem estática coberta de estática instável. Você então tem que olhar para as dicas visuais e ver se você sabe onde está o local. Mas o método mais fácil, pelo menos na minha cabeça, é apenas… explorar cada centímetro da cidade. Você encontrará as memórias eventualmente.

Perdido? Pergunte ao B12

Stray , com sua visão esparsa do design de jogos, não tem o que você normalmente pensa como um “menu”. Se você esquecer o que deve fazer ou para onde deve ir, pressione o D-pad e B12 o lembrará de seu objetivo atual. É a coisa mais próxima que o jogo tem de um registro de missão.

Não deixe o feixe de laser superaquecer

Por alguns capítulos no meio do jogo, B12 recebe um laser que pode incinerar Zurks. Se você deixá-lo superaquecer, levará cerca de cinco segundos para esfriar – uma eternidade, em termos de jogos de ação. Mas se você usá-lo bem até o medidor ficar cheio e parar de atirar, ele recarregará quase instantaneamente.

Além disso: ele só funciona nos Zurks, para que você possa apontá-lo com segurança para si mesmo sem riscos. (Esta é uma boa tática para sair de um engarrafamento se você estiver cercado.) E se você estiver tendo problemas para apontá-lo exatamente para onde deseja, você pode ativar um retículo de direcionamento opcional nas configurações.

Você pode se esconder em caixas

Uma boa parte da segunda metade de Stray gira em torno de seções focadas em furtividade nas quais você deve passar por drones aéreos. Você pode ver o raio específico da zona de perigo, pelo menos, exibido como um círculo de lasers em malha. Uma malha azul significa que um drone está de prontidão, sem saber da sua presença; um amarelo significa que está em alerta, sabe que você está por perto, mas não sabe exatamente onde; um vermelho significa que ele detectou você ativamente. Se você for visto e precisar se esconder, pule em uma caixa próxima. Após alguns segundos, o status do drone será redefinido.

Desligue o HUD

Stray é incrivelmente lindo. Infelizmente, ele não tem um modo de foto. Se você deseja tirar screenshots dignas de revistas – pelo menos enquanto joga a versão de lançamento do jogo – a melhor coisa que você pode fazer é jogar com o HUD desligado.

Interagir

Ao longo do jogo, há muitas oportunidades para se envolver em pequenas interações maliciosas com robôs e objetos. Por exemplo, existem muitos pontos que você pode arranhar, se enrolar e dormir, e ocasionalmente você pode encontrar um brinquedo de gato para bater. Eles servem pouco, mas são distrações fofas e divertidas que reafirmam seu status felino.

Confira o Estoque

Quando você pressionar para cima no D-pad, você abrirá o inventário do seu droid. Aqui, você pode ver todos os itens que está segurando, bem como as memórias do B-12. Vale a pena dar uma olhada ao redor, porque você pode inspecionar os objetos para vê-los em uma visão 3D, mas o mais importante, qualquer Memórias na área mostrará uma pista falha sobre seu paradeiro. Útil!

Você pode repetir os capítulos se perder alguma coisa

Stray é dividido em capítulos, e todos eles rolam direto um para o outro. Você pode estar se chutando se perdeu um colecionável ou um troféu, mas não se preocupe. No menu principal, selecione Iniciar jogo, selecione seu salvamento e selecione o capítulo. A partir daqui, você pode voltar a quaisquer capítulos concluídos anteriormente e reproduzi-los novamente. Fazer isso não redefine seu progresso colecionável, então você pode usar essa função para voltar e arrumar.

Referências:

Push Square, Kotaku, Wikipedia.

PC, PS4, PS5 Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

Comments (2) on “Stray ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑