Valve confirma data de lançamento do Steam Deck

Steam Deck: Valve confirma mais de 520 jogos compatíveis

Na próxima sexta-feira, 25 de fevereiro, a Valve vai promover a estreia do console portátil Steam Deck e entrar para a lista de grandes produtoras de máquinas de jogos. A estreia do Steam Deck é um dos principais acontecimentos do mundo gamer neste primeiro trimestre de 2022.

Inicialmente, o console não ficará disponível aqui no Brasil, mas não podemos negar que essa estreia tem tudo para dar uma sacudida no mundo dos games.

📹 Introduzindo Steam Deck | Divulgação

Jogos compatíveis com o Steam Deck

Segundo a Valve, mais de 520 títulos já são compatíveis com o sistema e espera-se que outros 500 jogos fiquem compatíveis até o lançamento. Destes títulos, 309 já constam como verificados, ou seja, rodam tranquilamente no portátil sem nenhum problema.

Alguns nomes já mencionados são Dark Souls III, Devil May Cry 5, Sekiro, Stardew Valley e It Takes Two, apenas para citar alguns exemplos.

Já a lista dos “jogáveis” apresenta 211 nomes e ainda devem passar por alguns testes. Nesta lista podemos encontrar Grand Theft Auto V, Among us e Valheim, por exemplo. Desse modo, até o lançamento, mais de 1000 jogos já vão ficar prontos para ser aproveitados por meio da máquina.

Lembrando que a estreia acontecerá no fim desta semana, mas as primeiras unidades só vão começar a ser enviadas em março, ou seja, a lista pode ficar ainda maior. 

Steam Deck

Embora nem todos os jogos da biblioteca digital estejam acessíveis, o sistema de verificação permitirá aos jogadores ver facilmente quais jogos são adequados para o sistema. Mesmo os que não foram verificados ainda assim poderão ser jogados, exigindo pequenos ajustes do jogador para experimentá-los em movimento.

Vale mencionar que a classificação de um jogo poderá mudar conforme os desenvolvedores lançarem atualizações. As insígnias com as classificações serão mostradas tanto na biblioteca do Steam quanto na loja.

Confira abaixo o vídeo da Valve, em inglês, apresentando como funcionará a classificação.

📹 Verificação de jogos Steam Deck | Divulgação

Verifique sua Biblioteca Steam

Para saber quanto da sua própria Biblioteca Steam é atualmente compatível com o Steam Deck, existe um site dedicado a fazer exatamente isso: o CheckMyDeck. Sendo assim, tudo o que você precisa fazer é pegar seu SteamID, inseri-lo e ele fará todo o trabalho para você. 

Fornecendo uma lista completa com links para cada página da loja, juntamente com uma aparência muito organizada através de uma pontuação geral.

🎥 Verificação da biblioteca Steam | Divulgação

Porém, a principal coisa a ter em mente, é que a compatibilidade é algo em constante mudança, com a Valve adicionando à lista quase diariamente.

Sobre Steam Deck

O Steam Deck é um console portátil anunciado em 15 de julho de 2021 pela Valve, com a premissa de permitir que os jogadores aproveitem os jogos da plataforma na palma de sua mão. Com um visual similar ao do Nintendo Switch, o novo aparelho será compatível com o Steam e oferecerá a mesma gama de opções que a loja no PC, com a possibilidade de utilizar qualquer controle compatível.

Referencias:

Voxel, Gaming on Linux, Game Times.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.