Stardew Valley

Stardew Valley é um jogo de videogame, dos gêneros RPG e simulação, desenvolvido por Eric Barone e publicado pela ConcernedApe e pela Chucklefish. O jogo foi lançado para Microsoft Windows em 26 de fevereiro de 2016. Versões para Mac OS X e Linux foram lançadas em 29 de julho de 2016.

Stardew Valley foi fortemente inspirado na série Harvest Moon, com adições pelo criador do jogo, Eric Barone, para resolver algumas das deficiências destes jogos, aproveitando a oportunidade como um exercício para melhorar a sua própria programação e habilidade de design de jogos. Barone desenvolveu o título por conta própria ao longo de quatro anos, e interagiu com frequência com os jogadores que estavam interessados no título para obter feedback. Chucklefish Games abordou Barone, com a oferta para publicar o título a meio-caminho do desenvolvimento, permitindo Barone concentrar-se mais em completar o jogo que ele queria fazer.

Jogabilidade

Stardew Valley é um jogo de simulação de fazenda primariamente inspirado pela série de videogames Harvest Moon. No começo do jogo, o jogador cria seu personagem, e ele se torna o recebedor de um pedaço de terra e uma pequena casa que uma vez foi de seu avô numa pequena cidade chamada Pelican Town. O jogador pode selecionar um de cinco tipos de fazenda de acordo com sua preferência em estilo de jogo, como uma com mais oportunidades de pilhamento da terra, uma com mais recursos de mineração, e outra com um rio de pesca. O campo da fazenda é inicialmente transbordado de pedras, árvores, troncos, e mato, e o jogador deve trabalhar para limpá-los para recomeçar a fazenda, tendendo a plantações e pecuária para gerar lucros e poder expandir ainda mais as construções e recursos da fazenda.

O jogador pode também interagir com personagens não-jogáveis (NPC) que habitam a cidade, incluindo a possibilidade de entrar em relacionamentos com estes personagens; isto pode levar a casamento, que leva o NPC a ajudar o jogador a cuidar da fazenda. O jogador também pode fazer pescas, cozinhar, construir objetos, e também explorar cavernas geradas processualmente com materiais e minérios para minerar ou batalhar as criaturas por dentro. O jogador pode aceitar diversas missões para ganhar dinheiro adicional, ou trabalhar em coleções de materiais específicas oferecidas no Centro da Comunidade da cidade para ganhar recompensas adicionais. Todas estas atividades devem ser medidas com a vida atual do personagem, seu nível de exaustão, e o relógio interno do jogo. Se o personagem ficar muito exausto, ele será trazido de volta à sua casa com energia e vida restaurada na manhã do dia seguinte, mas tendo perdido as oportunidades de continuar nas atividades do dia seguinte. Se o personagem perder muita vida, ele perderá maioria de sua energia e uma quantia aleatória de dinheiro e itens. O jogo utiliza um calendário simplificado, cada ano tendo apenas meses de 28 dias que representam cada estação, que determina que plantas podem crescer e que atividades podem ser beneficiais. O personagem é avaliado a partir de seu terceiro ano. Não existe nenhum ponto final ao completar o jogo.

Criação do Personagem

A tela de criação do personagem permite diversas opções de personalização, tais como a aparência do personagem, Nome, Gênero, Nome da Fazenda, Coisa Favorita, e preferência de animal de estimação.

Existem 2 gêneros, 24 tons de pele, 32 tipos de penteados, 112 camisetas e 20 acessórios para a customização, e 2 animais de estimação.

No lado direito, temos uma ferramenta que controla os parâmetros de cor, saturação e brilho para os olhos, cabelo e calças.

Animal Favorito determina qual animal de estimação irá fazer parte da fazenda futuramente.

O gênero não afeta os relacionamentos e o casamento no jogo.

A “Coisa Favorita” será referenciada no jogo quando o jogador comer uma Fruta-estrela. Se o jogador escolher ConcernedApe como sua coisa favorita, a seguinte mensagem aparecerá quando você comer uma Fruta-estrela:

O jogador pode alterar sua aparência futuramente pelo preço de 500 ouros, na Torre do mago, após alcançar 4 corações de relacionamento com ele.

Mapa da Fazenda

O jogador pode selecionar entre 5 tipos de fazendas diferentes. Cada mapa oferece benefícios únicos e habilidades específicas.

Após selecionar um mapa, o mesmo não poderá ser alterado, da mesma forma que o personagem é ligado ao mapa especificado no momento da sua criação. A área total de cada mapa é a mesma, porém existem diferentes tipos de terrenos, espaços para construções e plantações nos mapas.

Fazenda Padrão: A fazenda original, feita para maximizar os espaços livres para plantações e animais. – Cultivo.

Fazenda na floresta: A floresta invade a fazenda e limita o espaço para plantações. Entretanto existem tocos de madeiras renováveis ao leste da fazenda. Itens de coleta de cada estação também aparecem por lá. Há um tipo de “erva” que cresce neste tipo de fazenda, a qual tem aparência única e sempre prove sementes mistas quando cortada. – Coleta.

Floresta na colina: Há muitos penhascos e uma área especial para mineração no sudoeste onde serão gerados minérios assim como rochas únicas de geodos. – Mineração.

Floresta entre riachos: Muita água neste mapa… limitando o espaço para plantações e animais. Aparenta ser legal e a pescaria é realmente viável nessa fazenda. De fato os jogadores podem fisgar os mesmo peixes disponíveis na Vila Pelicanos. – Pesca.

Floresta Remota: Há um grande lago ao sudoeste da fazenda e um penhasco ao leste e sul. Monstros irão aparecer à noite e suas habilidades serão equivalentes à habilidade de combate do jogador. – Combate.

Se preparando para sua primeira colheita

Presente do Prefeito Lewis.

Use o machado, a picareta e a foice nos tocos, pedras, gramas e moitas na sua fazenda para limpar aproximadamente 15 blocos.

Use sua enxada para arar o solo e plante 15 sementes de chirívia recebidas pelo Prefeito Lewis.

Use o regador para regar suas sementes e o solo.

Continue regando suas lavouras todos os dias até que estejam prontos para a colheita. Suas chirívias estarão prontas para colheita em 4 dias.

Regador

Os cultivos precisam ser regados diariamente para que possam crescer. O regador inicial pode regar somente um bloco de cada vez e pode ser reabastecido usando qualquer fonte de água dentro da sua fazenda.

Seus cultivos podem permanecer um dia sem serem regados. Isso significa que você pode rega-los a cada 2 dias, mas isso implica no crescimento mais lento do cultivo.

O melhor momento para melhorar seu regador é em um dia anterior a um dia chuvoso, assim a chuva irá regar os cultivos e evitar que eles fiquem sem água. O penúltimo dia da estação também é uma boa data para melhorá-lo.

O ferreiro precisará de 2 dias para melhorar qualquer ferramenta, incluindo o regador.

Outra forma de regar seus cultivos é através da utilização de aspersores que precisam ser criados e instalados. Aspersores irão regar automaticamente blocos ao seu redor todas as manhãs e não precisam ser reabastecidos. Existem 3 tipos de aspersores, iniciando com 4 blocos adjacentes ao aspersor, 8 blocos contornando o aspersor em uma área 3×3 e por fim 24 blocos ao redor do aspersor assim formando uma área 5×5.

Energia

A energia limita a produtividade. Uma das melhores maneiras de superar isso é comer alimentos. Comer alimentos é uma ação que por padrão é acionada ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar do mapa ou ao pressionar X estando um alimento selecionado. Um diálogo de confirmação será exibido confirmando a ação de comer tal alimento. A maioria dos cultivos e diversos itens de coleta podem ser comidos a fim de repor a energia.

Dormir ao fim do dia irá restaurar a energia do jogador. Após as 00:00 (12pm) o jogador não terá sua energia restaurada em sua totalidade. Se o jogador estiver exausto quando for dormir ou quando for forçado a dormir após as 2:00 (2am), após acordar, sua energia será restaurada aproximadamente pela metade.

No terceiro dia do verão, um terremoto irá remover as rochas que bloqueiam o caminho para o Spa (ao norte da Carpintaria). O spa possibilita restaurar completamente a energia após um curto período de tempo dentro dele.

Habilidades

Para aumentar suas habilidades, o jogador precisa realizar certas ações relacionadas àquela habilidade. A experiência (XP) em cultivo é obtida ao fazer crescer completamente seus cultivos. A XP em coleta é obtida ao coletar itens ou cortar árvores. A XP em mineração é obtida ao quebrar rochas e depósitos de minérios. Pescar ou utilizar armadilhas covo aumentam a XP obtida em pesca. Conforme o nível das habilidades aumentam, o jogador irá aprender a fabricar novos itens (em todos os níveis exceto níveis 5 e 10) ou escolher profissões (nos níveis 5 e 10).

Profissões (níveis 5 e 10) podem dar ao jogador um impulso ao produzir produtos, aumentar a renda dos produtos assim como suas variedades, utilizando menos do inventários e outros benefícios.

Configure o local de acerto da ferramenta

Antes mesmo de dar o primeiro passo em Stardew Valley, acesse o menu de configurações (tecla “E”) e escolha a aba “Opções”. Em seguida, marque a caixa “Exibir o local de acerto da ferramenta”.

Isso fará com que apareça um pequeno quadrado que demonstra exatamente onde o uso das ferramentas (machado, enxada, pá, etc) será feito, facilitando muito a visualização.

Assistir TV todas as manhãs

No início de cada dia em Stardew Valley, ligue a televisão. Ela fornece algumas informações essenciais que, se bem utilizadas, facilitarão muito seu progresso no jogo.

A televisão em Stardew Valley possui 4 canais:

Previsão do tempo: informa a previsão do tempo do dia seguinte, avisando se o dia estará ensolarado, se irá chover, se haverá tempestade, etc. Essas informações são importantes para vários aspectos do jogo, principalmente com relação a sua plantação.

Vidente: o Vidente informa a sua sorte do dia. Esse atributo também é crucial para várias ações que você desenvolve no jogo, então saber os seus dias de maior sorte pode ditar suas escolhas, como, por exemplo, ir minerar em dias de sorte para encontrar minérios mais valiosos.

Vivendo da terra: dicas sobre plantação, colheita, relacionamentos e também informa a estação do ano em que você está.

Rainha do molho: ensina novas receitas.

Portanto, não deixe de checar a TV todos os dias de manhã, e definir suas ações de acordo com as informações recebidas.

Sempre esteja com uma Enxada no inventário

Sempre esteja como uma Enxada no seu inventário. Com muita frequência você encontrará minhocas pelo caminho em todo o mapa de Stardew Valley. Nessas horas, utilize a Enxada sobre elas para receber um item aleatório. A sua sorte informada pelo Vidente de manhã influencia na qualidade do item encontrado na minhoca.

Fique atento à descrição dos itens encontrados. Alguns podem ser de interesse do Gunther, o gerente do Museu. Nesses casos, entregue o item a ele em vez de vendê-los. Isso fará com que você receba recompensas mais valiosas.

Colete 300 Peças de Madeira o mais rápido possível

Logo no início das suas atividades em Stardew Valley, comece a juntar peças de madeira. Não é necessário focar apenas em farmar madeira. Cuide da fazenda e administre sua energia normalmente, mas evite gastá-las no início.

Assim que você juntar 300 peças, vá até a praia, do lado direito. Você encontrará uma ponte quebrada. Efetue o conserto com a madeira e cruze para o outro lado. Lá você encontrará uma variedade de loots muito bons para o início do jogo. Venda-os para obter uma ótima grana.

Construa baús após consertar a ponte

Após gastar as 300 madeiras consertando a ponte, é hora de craftar baús, já que espaço no inventário é um dos maiores problemas no início do jogo. Cada baú exige 50 madeiras e fornece 36 slots para guardar itens. Além disso, você pode marcar cada baú com uma cor específica para facilitar na hora de encontrar seus loots.

Crie laços com os moradores da vila

Um dos principais aspectos de Stardew Valley é desenvolver seus relacionamentos com os vizinhos. Se você apertar a tecla “E” e escolhas a aba “Social”, verá o nível dos seus relacionamentos com cada morador da vila, medido em corações. Cada coração equivale a 250 pontos de amizade.

Existem várias formas de ganhar pontos de amizade em Stardew Valley. Entre as principais estão:

Conversando; completando missões de entrega; escolhendo as alternativas certas nos seus eventos de coração (eventos específicos que melhoram os relacionamentos; Presenteando.

Sobre os presentes, cada aldeão possui suas preferências sobre itens. É importante descobrir quais itens cada vizinho ama ou odeia. Dessa forma você poderá ganhar mais pontos.

Além disso, você pode checar o aniversário de cada aldeão no calendário na frente do estabelecimento do Pierre. Ao presentear alguém com um item que amam no seu aniversário, você receberá 3 corações (o que é muito). Confira nossa lista completa de presentes e aniversários de Stardew Valley e saiba exatamente o que dar para cada vizinho.

No mesmo calendário você pode checar também as datas de festivais (pelo ícone de bandeirinha). Neles você também pode melhorar seus relacionamentos com os vizinhos.

Aproveite os dias de sorte para coletar e processar geodos

Aproveite os dias em que o Vidente informar que você está com muita sorte para ir minerar. O objetivo é encontrar o máximo de Geodos possível e processá-los no ferreiro Clint. Caso você já tenha um bom número de geodos acumulados, vá direto ao ferreiro e processe o máximo possível.

Os geodos processados com sorte podem fornecer vários loots de alta qualidade e que são difíceis de encontrar de outra forma.

Vasculhe as lixeiras atrás de loots

Você pode vasculhar as lixeiras encontradas ao longo do mapa para obter loots. A principal utilidade disso é encontrar itens que recuperem a energia. No entanto, não deixe que nenhum morador o veja fazendo isso, senão você perderá pontos de amizade com ele. A única exceção é o Linus, que não se importa com essas coisas.

Administre bem o tempo

Outro aspecto que você precisa prestar bastante atenção é o tempo do seu dia em Stardew Valley, que costuma durar quase 15 minutos se você deixar seu personagem acordado até o tempo máximo (2h da madrugada). Isso pode parecer muito para um único dia dentro do jogo, mas acaba passando muito rápido.

Dê prioridade para certas coisas, como o trabalho em sua fazenda e o relacionamento com os moradores da pequena cidade de Stardew Valley.

Compre uma mochila melhor

Não vai demorar muito tempo para você perceber que depender só dos seus baús é algo bem irritante em questão de armazenamento. Por isso, você precisa começar a economizar para comprar uma mochila melhor na loja de Pierre. Ele vende o primeiro upgrade por apenas 2 mil, o que não é muito difícil de conseguir se você vender seus vegetais e outros itens que encontrar por aí.

Depois disso, haverá outros upgrades para sua mochila na mesma loja, só que eles serão bem mais caros. Basta planejar seus gastos e ver quando a segunda melhoria realmente se mostrar necessária.

Visite o traveling cart/carrinho de viagem todas as sextas e domingos

Ele fica nas florestas, acima da torre do mago, e vende uma seleção de sementes, móveis e outros itens raros e/ou fora de estação. Ótimo para completar as missões do community center/centro comunitário, apesar dos itens serem um pouco mais caros.

Fazendo crab pots/covos

Crab pots/covos são colocados na água e coletam itens diariamente, dependendo de seu local (mar ou rios e lagos.) Você pode comprá-los na loja do Willy, o pescador, ou fazê-los quando chegar no nível 3 de pesca, usando madeira (entre 25 e 40) e barras de minerais (ou 3 de ferro, ou 2 de cobre.) Você usa 25 madeiras e 2 barras de cobre se for da profissão trapper ou armadilheiro, escolhida à medida em que você passa de níveis.

Reciclando itens

No nível 4 de pesca você pode fazer uma máquina de reciclagem que processa lixo (jornal, gravetos, cds e óculos quebrados) e pode gerar itens como refined quartz/quartzo refinado, tochas, carvão e tecido. Crab pots/covos podem coletar lixo de vez em quando, então é recomendado usar as máquinas de reciclagem junto com eles.

Doe itens para o museu

Na primeira vez que você achar itens raros nas minas, é melhor doar ao museu do que vender. O Gunther te dá prêmios e desbloqueia coisas novas no jogo à medida em que o museu fica mais completo.

Espantalhos afastam corvos das suas plantações

Corvos podem sumir com algumas das suas colheitas. Espantalhos podem ser feitos com 50 wood/madeira, 20 fiber/fibras e 1 coal/carvão.

Como casar

Chegue em 8 corações de relacionamento com a pessoa e dê um buquê a ela;

Tenha pelo menos um upgrade na sua casa;

Compre o Mermaid’s Pendant do Old Mariner, que aparece apenas em dias chuvosos na área leste da praia, entre as árvores.

Após casado(a), seu parceiro(a) pode ficar com ciúmes caso você presenteie outros personagens romanceáveis com qualquer item.

Referências:

Stardew Valley Wiki Guia, Bichos Geek, Play Replay, Ligados Game, Wikipedia.

Deixe seu comentário: