Star Wars Jedi: Fallen Order

Star Wars Jedi: Fallen Order é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts, sendo ambientado no universo Star Wars logo após Episódio III – A Vingança dos Sith. Foi anunciado durante a E3 2018 e uma revelação mais detalhada aconteceu na Star Wars Celebration em abril de 2019. O jogo foi lançado em 15 de novembro de 2019 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One.

Conheça seus inimigos

Esta dica pode ser aplicada em diversos títulos de aventura no qual o combate é tão decisivo para avançar na história, e em Fallen Order não poderia ser diferente. Quanto mais você entender como o seu inimigo se movimenta e ataca durante o conflito, melhor. Como alguns deles possuem muito mais tamanho e vida que Cal, é sempre uma boa treinar contra inimigos que causam dores de cabeça ao jogador, principalmente para utilizar a próxima dica.

Use ao máximo sua espada para defletir ataques

Seu sabre de luz pode defletir ataques inimigos e, ao fazer isso, você não só causa um bom dano ao inimigo que estiver enfrentando, como não perde nada da sua barra de bloqueio. Lembre-se: é possível defletir não só ataques de garras de monstros gigantes, como blasters vindo em sua direção. Alguns inimigos se paralisam ao serem defletidos, mas outros não – ou seja, eles podem contra-atacar imediatamente. Quanto mais entender seus ataques, melhor será para o jogo.

Mire primeiro em atiradores

Ao enfrentar mais de um inimigo durante uma luta, sempre enfrente primeiro aqueles que possuem armas à distância. Eles geralmente contam com uma defesa mais baixa e não possuem recursos contra corpo-a-corpo, por isso avance em qualquer um que dispare blasters, lança-chamas ou metralhadoras.

Utilize o cenário a seu favor

O cenário sempre é um fator ao seu favor se você sabe utilizá-lo. Por exemplo: o uso da força de Cal pode ser empurrada para jogar inimigos para fora de um penhasco ou plataforma – o que evita maior desgaste em um combate com dois inimigos ou mais.

Use a rolagem para salvar-se de apuros

Ao rolar, o jogador não perde vida nem pontos de força, e pode sempre usar o movimento para sair de situações complicadas. Para exemplificar, imagine que você está em uma batalha acirrada e o seu bloqueio está quebrado. Nesta caso, não é necessário se desesperar: basta rolar em direção oposta ao inimigo, respirar, e iniciar a luta novamente.

Use a morte como aliada

Ao morrer durante uma luta, temos que derrotar o detrator para recuperar os medidores de vida e força, além dos pontos de experiência. Essa é uma mecânica bem conhecida da comunidade que joga a série Souls. É uma oportunidade não só para enfrentar o inimigo de novo, com mais entendimento de seus movimentos, mas também de derrotá-lo antes de enfrentar chefes do jogo, para poder enfrentá-los com o máximo de stats possível.

Priorize a exploração

Lembre-se: SW Jedi: Fallen Order é um jogo de aventura com diversos planetas a serem explorados. É necessário obter melhorias para ir mais afundo e poder voltar a eles para descobrir seus segredos. No entanto, tenha sempre em mente que a exploração vai oferecer inimigos distintos e muito mais experiência. Por isso, vá, volte e certifique-se de verificar cada canto.

Invista em Força e Sobrevivência, inicialmente

Dependendo da dificuldade que você escolher, o jogo poderá apresentar um desafio considerável, principalmente durante o início, em que você ainda estará dominando as mecânicas. A árvore de habilidade divide-se em 3 status: Sabre de Luz, Força e Sobrevivência. Ataques especiais com o sabre de luz requerem Força, por isso, aumentá-la cedo irá te dar mais vantagem em combate e sobrevivência fará com que sua vida máxima aumente, permitindo que você sobreviva por mais tempo.

Você pode trocar a dificuldade quando quiser

Por mais que Jedi: Fallen Order inspire-se em Sekiro em alguns pontos, o jogo não é tão desafiador quanto parece, dependendo da dificuldade escolhida. Ao contrário de muitos jogos, a dificuldade em Fallen Order apenas influencia na velocidade que você terá para defender-se e no nível de agressividade dos inimigos. Além do mais, o jogo não conta com nenhum tipo de conquista/troféu atrelado à dificuldade, então, até mesmo aqueles que gostam de fazer 100% nos jogos não precisam jogá-lo no último nível de dificuldade.

Explore tudo e continue revisitando mapas explorados

Jedi: Fallen Order conta com diversos mapas para serem explorados e dependendo do local que você estiver, irá reparar que há caminhos bloqueados que você não poderá passar.

Por beber da fonte Metroidvania, isso significa que você deverá avançar na história para pegar habilidades novas que irão permitir que esses bloqueios sejam ultrapassados. Então, caso esteja fora da sua rota de história e acabe deparando-se com um caminho que você não consegue passar, não esquente sua cabeça: vá jogar a história até ganhar aquilo que você precisa. Nunca siga pelo caminho óbvio também, já que alguns desvios irão te recompensar com itens úteis ou até mesmo experiência bônus. Tenha calma e aprecie cada locação.

Star Wars Fashion Week

O jogo conta com opções cosméticas para Cal e seus itens, mudando seu visual e até de sua nave. Não perca seu tempo tentando entender qual a melhor roupa para ele ou qual pintura mais adequada para a nave, já que elas apenas irão mudar a aparência das coisas, sem influenciar em nada os status de suas habilidades. Até o sabre de luz de Cal pode ser customizado, mas essas opções também não darão nenhum tipo de bônus ao seu ataque. Então, a regra aqui é usar o que você achar mais legal e continuar sua aventura.

Medite sempre

Durante o jogo, você encontrará locais que irão servir para Cal meditar, funcionando de forma semelhante às fogueiras em Dark Souls. Ao interagir com elas, você irá descansar, recuperar seus status, upar sua árvore de habilidades e mais importante: salvar seu jogo e fazer o checkpoint. Então, sempre que ver um ponto de meditação, interaja com ele imediatamente, já que você voltará para lá assim que morrer.

A vingança nunca é plena…

Morrer não será difícil nesse jogo e a mecânica atrelada e quem jogou os jogos da série Souls estará muito familiar com a mecênica: você perderá toda a sua experiência e os inimigos mortos irão renascer, com você voltando ao último ponto salvo.

O inimigo que te matar ficará dourado, significando que você pode matá-lo e recuperar sua experiência perdida, mas um detalhe novo fará toda a diferença: matar aquele inimigo não dará somente a sua experiência de volta, mas também irá recuperar toda a sua vida e seu medidor de Força.

Em batalhas com chefe e inimigos juntos, é uma boa estratégia deixar um inimigo dourado que te matou na área para quando precisar, já que quando a situação apertar, você poderá se dar ao luxo de ter um recurso de emergência para salvar a sua pele. Então, segure um pouco a sua sede de vingança para matá-lo primeiro e analise o melhor momento para usar a mecânica ao seu favor.

Não lute feito um troglodita

Uma das principais armas de um Jedi é seu sabre de luz e todo cavaleiro que souber utilizá-lo adequadamente, representará uma verdadeira ameaça aos seus oponentes. Jedi: Fallen Order aproxima-se de Sekiro, em suas mecânicas de combate. Isso significa que usar o botão de ataque indiscriminadamente, irá te render um contra-ataque de seu oponente e quanto mais erros você cometer, mais rápido você irá morrer. Ao deparar-se com um inimigo, fique em guarda e analise os movimentos dele, pense antes de fazer qualquer coisa. Esperar o momento certo para desferir seus ataques é a melhor escolha e saber quando recuar também irá te recompensar. Apenas jogando e experienciando os diferentes tipos de inimigos, você irá aprender como movimentar-se em batalha.

BD-1 é seu melhor amigo

O robô que acompanha Cal em sua aventura irá te ajudar de diversas formas, desde abrir portas até dando dicas para eventuais quebra-cabeças ao longo das fases, mostrando itens importantes. Sempre fique atento a tudo que ele te mostrar e interaja com ele constantemente. Uma dica valiosa para situação de aperto: antes de pedir para que ele te cure, segure o botão de defesa para que ele te proteja de eventuais ataques. A cura será interrompida, mas você poderá pedir de novo, sem que Cal fique aberto a um ataque mortal.

Inimigo em vermelho? Desvie ou Ataque!

Caso você se depare com um inimigo brilhando em vermelho, significa que ele irá lançar um ataque pesado que NÃO pode ser bloqueado. A melhor forma de lidar com este tipo de ameaça é DESVIAR, mas devido a necessidade do ataque ser carregado, o oponente ficará aberto a levar um golpe rápido que você poderá tirar vantagem, até desferindo mais de um golpe e cancelar o ataque dele. Caso você queira jogar de forma mais segura, poderá usar a Força também para interromper seu ataque. O segredo é sempre manter a cabeça no lugar e jogar de forma inteligente.

Use a Força

A Força é um elemento primordial a todos os Jedi – e como não poderia ser diferente, ela também faz uma grande diferença nesse jogo. Por ela estar atrelada à uma barra, você poderá ficar com medo de usá-la e acabar ficando sem na hora que precisar, certo? Esqueça isso e não economize! Durante o combate, ela fará total diferença e acertar alguns poucos golpes em seus oponentes já será o suficiente para que ela encha constantemente. Use e abuse deste recurso para triunfar nas batalhas.

Retarde inimigos para recuperar a vida

Seu androide BD-1 conta com vários estimulantes de vida para trazer Cal de volta à ativa, mas pode ser complicado usá-lo em um combate acirrado. Por isso, use a Força ao seu favor e deixe os inimigos mais lentos do que o normal com a habilidade Freio, mantendo espaço para que você recupere sua vida mais facilmente.

Use seus pontos de habilidade com sabedoria

Utilizar seus pontos de habilidade assim que estiverem disponíveis é algo bem óbvio a se dizer. Mas vale a pena construir um personagem mais focado em habilidades de ataque a princípio, deixando embates mais fáceis ao longo do jogo. Dessa forma, as habilidades de resistência e vida podem ser reforçadas mais tarde.

Não se desespere

A regra de ouro para todos os combates de Jedi: Fallen Order. Eu sei, pode ser difícil não ficar com raiva quando você estiver morrendo para um chefe pela décima oitava vez, mas manter a calma e a atenção na hora de observar os ataques do seu inimigo é o melhor conselho para qualquer luta no jogo.

Como qualquer jogo inspirado pelos títulos da FromSoftware, atacar loucamente o inimigo é a pior estratégia possível. Vá com calma, observe seus oponentes e ataque no momento certo, e o caminho da vitória será seu.

O aparo é seu melhor amigo

Quando você aperta o botão de defesa (L1/LB) no momento em que será atacado, Cal apara o ataque do inimigo, desestabilizando sua defesa e abrindo o caminho para um contra-golpe.

Defender é algo obrigatório no jogo, mas aprender a aparar é ainda mais importante, pois pode fazer a diferença na hora de enfrentar inimigos mais resistentes aos poderes jedi, como os Purge Troopers (os soldados de roupa preta) e criaturas selvagens mais difíceis de cada planeta.

Na dificuldade padrão do jogo (Cavaleiro Jedi), a janela de aparo é bastante generosa, o que facilita o aprendizado dessa técnica. Para a dificuldade superior (Mestre Jedi), aparar torna-se fundamental para vencer.

Um bom tipo de inimigo para praticar o aparo são os Stormtroopers com blasters, já que o aparo na hora certa devolve o tiro para o oponente.

Use e abuse da Força

A Força é o seu maior diferencial na hora de combater o Império e criaturas selvagens dos planetas de Jedi: Fallen Order. Não hesite em utilizá-la. Boa parte dos inimigos mais fracos morrem com ao serem puxados com a força para perto de Cal, que desfere um golpe único com o sabre de luz. O poder de paralisar inimigos também é bastante útil para achar brechas nos movimentos de defesa e ataque do oponente.

Apenas tome cuidado com a barra da Força, que é consumida à medida que você utiliza estes poderes. Ela pode ser recarregada ao atacar os inimigos com o sabre de luz ou defender.

Fique de olho nos golpes indefensáveis

Quando um inimigo brilha na cor vermelha, isso significa que ele está perto de desferir um golpe indefensável. A reação natural é desviar ou se afastar, mas essa também pode ser uma oportunidade excelente para desestabilizar o inimigo.

Experimente atacar o oponente um pouco antes de ele desferir o ataque indefensável. A maioria dos inimigos “carrega” o ataque antes de desferí-lo, o que pode ser uma abertura para um ataque. Use o sabre de luz ou, especialmente, a Força para empurrar o inimigo e desestabilizá-lo.

Habilidades obrigatórias

No começo do jogo, Cal não tem muitas habilidades como Jedi – afinal, ele se afastou da Força nos anos posteriores à Ordem 66, que dizimou a Ordem Jedi pela galáxia. Você vai adquirindo novos golpes por meio de habilidades, e aqui escolhemos algumas que você precisa aprender o quanto antes:

Superior Blocking/Bloqueio Superior (1 ponto)

Dash Strike/Ataque de Arremetida (1 ponto)

Agile Deflection/Desvio Ágil (1 ponto)

Grasping Pull/Puxão de Controle (1 ponto)

Leaping Slash/Corte Voador (2 pontos): este golpe dá um hit extra no ataque forte (triângulo/Y), garantindo um ataque devastador.

Revisite cenários já vistos

Como todo bom metroidvania, Star Wars Jedi: Fallen Order tem em suas fases vários caminhos que só podem ser trilhados quando você obtém habilidades mais adiante na história. Normalmente, estes caminhos contém itens extras, então lembre-se de sempre voltar a planetas que já visitou para não perder nenhum colecionável.

Seja estratégico na hora de descansar

Assim como em outros jogos inspirados por Dark Souls, quando você descansa, os inimigos renascem. Portanto, seja estratégico: guarde os descansos apenas para quando você já explorou uma área por completo, e se certificou de que todos os itens daquele local foram obtidos.

Pegue o sabre de luz duplo mais cedo

No começo da história, você pode ir para o planeta Dathomir, terra dos zabrak (que tem em Darth Maul um de seus maiores expoentes). O planeta é bem difícil quando você não tem habilidades, mas há uma bela recompensa: lá, você pode pegar o sabre de luz duplo bem mais cedo. Caso você siga a história, o sabre de luz duplo só vem em Kashyyyk, quase na metade da campanha.

Para ir a Dathomir, você precisa escanear uma pintura em Bogano, na Oficina Abandonada, próximo à câmara onde Eno Cordova guarda sua mensagem escondida. Em Dathomir, o sabre de luz duplo pode ser obtido em uma mesa de aprimoramento que pode ser encontrada após uma rampa entre o Bastião dos Irmãos e a Aproximação Traiçoeira.

Converse com BD-1

Puzzles estão por toda parte em Fallen Order. Embora alguns sejam simples de se resolver, outros demandam um raciocínio lógico. Nem todos estão atrelados à campanha principal, mas para conseguir 100% dos itens coletáveis, quebra-cabeças ficarão no caminho.

Para ajudar em situações difíceis, o BD-1 vem à calhar. Aperte o botão direcional de baixo para chamá-lo. Cal Kestis e o robôzinho começarão a conversar, dando dicas de que habilidade da Força os jogadores devem usar.

Vá para Dathomir o mais cedo possível

Quem assistiu a série “Guerra dos Clones” sabe que Dathomir é um dos planetas mais perigosos no universo de Star Wars. Esta é a terra de Darth Maul, Asajj Ventress e das tribos Zabraks e Nightsisters. Em Fallen Order, Cal pode fazer uma visitinha ao lugar bem cedo no game.

Em Dathomir, os inimigos trabalham juntos para aumentar seus números e assim, cercarem o protagonista. As habilidades de Cal não são boas contra hordas, portanto, o jeito é correr sempre que possível.

Então por que se arriscar no planeta? Lá, pode-se encontrar um upgrade muito interessante para seu sabre de luz. Caso ache-o, o objeto passará a ter duas lâminas, em um design parecido pelo usado por Darth Maul, feito exatamente para lidar com muitos adversários.

Cuidado com as esquinas

A Respawn mostrou que teve um pouco de inspiração em Dark Souls. Não é raro um inimigo te surpreender de pontos invisíveis, principalmente de curvas. Portanto, todo cuidado é pouco ao avançar pelo cenário.

Use a mecânica de perda de XP

Quando o jogador morre em Fallen Order, todos inimigos renascem e sua experiência vai pro ralo. No entanto, o oponente que te matou aparecerá com uma aura dourada e, ao golpeá-lo novamente, todo XP perdido será recuperado.

Acontece que existe uma vantagem aí. Causar dano no seu carrasco também enche suas barras de vida e Força. Em outras palavras, se esse oponente estiver perto de um boss, ele pode servir praticamente como um médico.

Itens importantes no começo

Tem dois recursos bastante importantes escondidos no planeta Bogano (o primeiro que você visita) e que podem ser adquiridos bem cedo. Um deles é o sabre de luz de lâmina dupla e o outro é um baú amarelo (o tipo mais raro), que contém uma melhoria para o BD-1, que permite que ele carregue mais estimulantes, utilizados para recuperar sua vida em batalhas. Para acessá-los, é preciso concluir a primeira parte da história no planeta Zeffo. Evitando os spoilers, ao fazer isso, você irá liberar a habilidade de empurrar coisas utilizando a força – isso serve também para derrubar paredes e abrir passagens.

Após conseguir a habilidade, ainda em Zeffo, você encontrará uma mesa de melhoria derrubando uma parede no Weathered Monument (essa região fica logo depois dos moinhos de vento e das rampas de gelo, para uma melhor localização, veja o vídeo abaixo). Nessa mesa, você poderá consertar o pé do BD-1, permitindo que ele possa hackear fechaduras e conceder acesso a baús e portas antes inacessíveis.

Tendo conseguido a habilidade de empurrar e consertado BD-1, volte a Bogano. Ali, logo à frente de onde a nave Mantis é pousada, há um cômodo subterrâneo com um puzzle (mova a esfera de metal com a força até ela cair sobre o bocal). Isso irá abrir passagem até um baú amarelo, com um upgrade para os estimulantes. Aqui também tem um pet para a sua nave escondido atrás de uma parede, basta derrubá-la e ele irá correr e se abrigar na Mantis (não faz nada, mas é fofo, então tá valendo). O vídeo abaixo mostra onde o animalzinho se esconde, é nesse mesmo cômodo que está o puzzle da bola de metal:

Tendo aumentado o número de estimulantes, agora resta pegar o sabre de luz duplo, ainda em Bogano. Para isso, você precisa ir até a oficina abandonada (veja como chegar lá no vídeo abaixo). Após hackear a entrada com a ajuda do BD-1, você terá acesso a uma mesa de melhoria, que irá liberar essa função em seu sabre de luz. Ela é especialmente útil para lutar contra múltiplos inimigos, mas vale lembrar que causa menos dano do que o sabre convencional, então tenha isso em mente e pondere bem quando usar uma versão ou a outra ao longo do jogo.

Preciso dizer, no entanto, que o método acima é o método “fácil” de conseguir o sabre, mas exige que você avance um pouco mais na história. Mas, se você for impaciente e encarar um bom desafio, dá para conseguir o sabre duplo ainda mais cedo, antes mesmo de explorar Zeffo. Para isso, basta ir direto a Dathomir, passar por alguns inimigos – bem difíceis, devo ressaltar – e chegar até uma mesa de melhoria, que também libera a função do sabre. Cabe a você avaliar qual a melhor opção de acordo com suas habilidades. Abaixo segue mais um vídeo com a localização exata, dessa vez em Dathomir. Preciso dizer, no entanto, que fiz esse percurso específico e, por algum motivo, ao chegar na mesa, meu jogo bugou e não mostrou a animação do Cal fazendo a melhoria, por consequência não liberando o sabre duplo. Só consegui fazendo o método de Bogano, descrito acima (no entanto, acredito que foi apenas azar meu, pois muitos outros jogadores fizeram o método Dathomir e conseguiram sem problemas; e sim, o jogo está com alguns bugs e travamentos em telas de loading desde o lançamento, que a Respawn prometeu corrigir em um patch futuro).

Referências:

Jogazera, Meu PS4, The Enemy, Cromossomo Nerd, wikipedia, techtudo.

Deixe seu comentário: