Spelunky 2

Spelunky 2 é um jogo independente de ação e aventura desenvolvido por Derek Yu e co-desenvolvido pela BlitWorks. O jogo é a continuação de Spelunky, e foi anunciado pela primeira vez no dia 30 de outubro de 2017, durante a transmissão ao vivo de PlayStation Paris Games Week, na qual também foi anunciada sua exclusividade para o PlayStation 4. Em agosto de 2018, um novo trailer do jogo foi publicado, junto de uma data de lançamento para o ano de 2019, porém, devido “à densidade e detalhes do jogo”, o mesmo teve sua data de lançamento adiada. Em 6 de agosto de 2020, durante uma transmissão ao vivo da Sony, a nova data de lançamento de Spelunky 2 foi confirmada para o dia 15 de setembro do mesmo ano. Derek Yu também confirmou que o jogo seria lançado para o PC um pouco depois do lançamento para o PS4.

Cada vida é uma experiência

Não espere fazer nenhum progresso significativo durante as primeiras rodadas de Spelunky 2. Em vez disso, trate cada vida como um experimento.

Se você encontrar uma nova armadilha ou inimigo, aproxime-se com cautela. Você pode tentar evitar novos obstáculos ou fazer essa corrida para entender essa nova ameaça. Se for uma armadilha, chegue perto para ver o que ela faz. Atraia um inimigo para a armadilha e veja se ela dispara. Melhor ainda, jogue algo nele e veja o que acontece.

Quando você encontrar um novo inimigo, veja o quão perto você pode chegar antes que ele perceba você. Então, quando isso acontecer, preste atenção em como ele ataca. Que ângulo de abordagem é necessário? Você pode descartá-lo com segurança com seu ataque de chicote, pular sobre ele para derrotá-lo ou deveria jogar algo nele? Arrisque terminar sua corrida para encontrar as respostas, de modo que da próxima vez que as encontrar, você saberá o que fazer.

Cada corrida deve ser menos uma corrida para o fundo e mais uma sessão de coleta de informações. Quanto você pode aprender sobre armadilhas e inimigos desta vez? Quanto mais você sabe, mais seguro – e mais inteligente – você viajará na próxima vez. Quando você se sentir confiante de que entende os caprichos de todas as ameaças ao seu redor, só então você deve se aventurar seriamente no jogo.

Não deixe o animal de estimação para trás

Em cada corrida de Spelunky 2, você começa com quatro pontos de vida e pouca oportunidade de recuperar a saúde perdida. Você também pode encontrar um animal de estimação que revitaliza você. (Por padrão é um cachorro, mas você pode alterá-lo para um gato ou chinchila nas configurações do jogo.) Se você chegar à saída com seu amigo intacto, ele lhe dará um beijinho antes da próxima fase, aumentando sua saúde por um ponto.

Encontrar o animal de estimação nem sempre é fácil, mas ele faz o possível para ajudá-lo. Conforme você avança em cada zona, pode eventualmente ouvi-lo fazer barulho – seja um latido, miado ou guincho. Siga o som e você o encontrará escondido naquele nível. Se você tiver sorte, poderá caminhar com segurança até ele e agarrá-lo como faria com qualquer outro objeto. Outras vezes, pode ser necessário usar uma bomba ou corda.

Assim que começar a carregar seu amigo, leve-o com segurança até a saída. Assim como você, o pet tem vários pontos de vida. Ele pode morrer se receber golpes suficientes ou cair em um perigo de morte instantânea, como picos.

Um novo amigo aparecerá na próxima área, independentemente de você salvar o último ou não, o que significa que você terá mais de uma oportunidade por corrida para ganhar saúde. Um animal de estimação pode até mesmo reabastecer seu HP além dos quatro pontos de vida básicos com os quais você começou.

Existem outras maneiras de obter saúde em Spelunky 2 – veja o que acontece quando você bombardeia um peru, por exemplo – mas os animais de estimação são os mais simples.

Sempre há um caminho lógico

Cada vez que você inicia uma nova corrida de Spelunky 2 , todo o layout de cada masmorra é gerado automaticamente com base em algumas regras.

Cada nível sempre obtém o mesmo estoque de perigos, inimigos e condições especiais. Sempre haverá um caminho definitivo e direto da entrada até a saída de cada sala também. Isso significa que você pode (tecnicamente) chegar ao final de cada estágio sem ter que usar cordas ou bombas para fazer um caminho criativo para baixo.

Se você chegar a um beco sem saída no caminho para o fundo, tente voltar pelo caminho de onde veio e procure um caminho livre. Sempre haverá um. Claro, o caminho a seguir pode estar cheio de monstros e armadilhas, mas contanto que você saiba como lidar com eles, você pode encontrar um caminho lógico para baixo.

Em caso de dúvida, você sempre pode usar uma de sua quantidade finita de bombas e cordas para criar seu próprio caminho (potencialmente mais seguro).

Quando usar bombas e cordas

Você começa cada corrida com quatro bombas e quatro cordas. Seja criativo com essas ferramentas e faça seus próprios caminhos.

Como os suprimentos de ambos são limitados, é melhor entender quando usá-los. Você também pode encontrá-los à venda em lojas que aparecem aleatoriamente em cada andar, mas não espere que isso aconteça.

As bombas explodem, destruindo quase tudo ao seu redor e matando qualquer coisa em seu raio de explosão. As bombas são uma ótima ferramenta para criar atalhos, liberar moedas escondidas presas no solo e eliminar inimigos incômodos.

Eles explodem após um curto período de tempo, portanto, obter o posicionamento correto é fundamental. Se você se agachar e acertar o botão da bomba, fará um arremesso curto e o jogará perto de onde está. Pressionar uma direção e o botão da bomba o lançará nessa direção.

Você deve ter cuidado ao usar bombas, mas deve ter cuidado extra ao usá-las para fazer um caminho para chegar a um animal de estimação. As bombas matam animais de estimação.

As cordas são lançadas para cima de onde você está e permitem que você as escale.

Use cordas para sair de um beco sem saída, que pode aparecer se você estiver usando bombas.

As cordas também são úteis se você estiver tentando alcançar um ponto de vantagem melhor e evitar uma armadilha passando por cima dela. Você também pode colocar uma corda acima de uma queda longa para fazer um caminho seguro para baixo (como fazemos no vídeo acima).

Depois de lançar uma corda, leva um momento para ela se prender e se desenrolar. Você não pode se salvar instantaneamente jogando um enquanto cai. No entanto, se você configurar um ao pular por uma lacuna, poderá usá-lo para descer (como também fazemos acima).

Sempre segure algo

Em Spelunky 2 , há muito pouca resistência entre você e a morte. No ataque, seu chicote é lento e tem alcance terrível. No entanto, cada nível está cheio de objetos – até mesmo cadáveres de inimigos – dos quais você pode tirar vantagem.

Quer você escolha usar objetos que podem ser arremessados ​​defensivamente ou ofensivamente, sempre segure em algo que você possa jogar.

Para pegar qualquer item, agache-se e pressione o botão de interação. Você pode segurar pequenos objetos como pedras, crânios e vasos indefinidamente.

Você pode pular ou acertar alguns inimigos com seu chicote e derrubá-los temporariamente. Quando eles estão incapacitados, eles terão pintinhos girando sobre suas cabeças. Nesse estado, você pode pegá-los e jogá-los. Se eles acordarem, você sofrerá danos. Se um inimigo sofrer muito dano, ele será nocauteado permanentemente e você pode segurá-lo pelo tempo que quiser.

Um item que você está segurando também serve como escudo. Por exemplo, se você estiver segurando um inimigo e uma armadilha de flechas atirar em você, ela atingirá o que você está segurando em vez de você.

Os lançáveis ​​são ótimos para disparar armadilhas propositalmente e eliminar inimigos à distância. Você não tem muitas opções defensivas ou ofensivas em Spelunky 2 , mas ter um objeto para atirar aumenta muito suas chances de sobrevivência.

Sempre olhe para frente (ou para baixo)

Uma das maneiras mais fáceis de encerrar uma corrida é pular em um buraco sem ser visto e fazer ricochete em vários inimigos e perigos. Imagine ir para um nível inferior sem tomar precauções e terminar instantaneamente uma corrida caindo em um poço de espinhos.

Para evitar essa dor de cabeça, sempre olhe antes de pular. Nunca avance ou salte para uma área inferior sem saber o que está à sua frente. Esteja sempre atento a armadilhas e inimigos.

Quando estiver pronto para pular para um nível inferior, agache-se para olhar para a frente. Faça isso por tempo suficiente e sua câmera irá descer e dar uma prévia do que está abaixo de você. A partir daí, você pode fazer um plano seguro para o que vem por aí.

Abra o primeiro atalho

Você terá que sobreviver a muitos níveis para chegar ao final de Spelunky 2 . No entanto, você não precisa fazer tudo de uma vez. Se você completar os primeiros quatro estágios da primeira área, terá a chance de criar um atalho.

Para criar atalhos, chegue ao último andar de um determinado nível várias vezes e, ao mesmo tempo, atenda a vários requisitos, como trazer uma certa quantia de dinheiro ou bombas. Depois de atender a cada requisito, uma opção de viagem rápida será aberta na área inicial, permitindo que você vá diretamente para o último atalho desbloqueado.

Para desbloquear o primeiro atalho, é necessário chegar ao final do nível 1-4 três vezes. A primeira vez que você chegar lá, precisará trazer $ 2.000. Na próxima vez, você precisará trazer uma única bomba. Para completar o atalho, você precisará de incríveis $ 10.000 em sua última visita.

Existem três atalhos para desbloquear no Spelunky 2 , com um aparecendo no final da primeira área, a terceira área e a quinta área.

Tente cooperativo

O Spelunky original suportava co-op, mas a sequência suporta co-op online , o que torna a formação de equipes muito mais fácil. Embora jogar em co-op exija um pouco de coordenação, na verdade torna o jogo muito mais fácil por causa da maneira como lida com a morte.

Quando um dos jogadores cooperativos morre, eles se tornam um fantasma que pode flutuar e soprar rajadas de vento para derrubar objetos das bordas. Eles também podem carregar um ataque de vento para liberar uma rajada de raio de gelo, o que pode ser extremamente útil para o jogador que ainda vive.

Você também pode reviver jogadores fantasmas se encontrar um caixão. Embora isso os traga de volta, eles terão muito pouco em termos de equipamento, então às vezes é melhor apenas deixar alguém como um fantasma prestativo.

Não caia sem saber onde você está caindo

Este é um conselho muito simples e honesto que já usamos na vida real. Mas nem todos os videogames de plataforma permitem que você olhe para baixo, por isso pode não ser óbvio que, segurando o botão para baixo por um segundo em Spelunky 2, você terá uma visão melhor do que está acontecendo abaixo de você. Spelunky tem tudo a ver com cair e não morrer no processo, então você vai querer olhar muito para baixo. 

Essa é uma regra geral em Spelunky 2: o que ajuda você também pode atrapalhar. Uau, você tem uma espingarda! Observe que o recuo não o empurra de volta para uma armadilha de espinhos. 

Sempre resgate animais de estimação, mas doma as montarias por sua própria conta e risco

Os cães, gatos ou hamsters em cada nível concederão a você uma unidade de vida se você conseguir carregá-los até a saída. O animal de estimação padrão é um cachorro, mas você pode alterá-lo para um gato ou hamster no menu de opções (eu recomendo alterá-lo para um gato, porque os gatos são os melhores). Estes não são os únicos animais amigáveis ​​em Spelunky 2: os novos na série são perus, axolotls e, uh, cães do rock. Eles podem ser montados, mas há risco envolvido: eles correrão como uma galinha sem cabeça por alguns segundos antes de domar.

Mas geralmente vale a pena: os perus dão um salto duplo. Os cães da rocha também dão um salto duplo e também disparam fogo pela boca . Ambos irão absorver a maior parte do dano que você receber até morrer. Se você não é fã deles (não precisa usá-los), basta bombardeá-los por um pedaço de carne que lhe dará uma unidade de saúde. Tenha cuidado, porém, os cães do rock irão atirar em você até que você os domine com sucesso. É por isso que os gatos são os melhores.

Esmague potes e urnas alegremente, mas com cuidado

A destruição intencional de recipientes ornamentados é um clichê amado dos videogames e geralmente é o mais simples dos prazeres. Mas não em Spelunky 2. Sim, frascos em Spelunky 2 têm ouro ou jóias neles, mas você só vai tão frequentemente encontrar uma aranha ou cobra em um, ou se você é realmente azarado, um escorpião venenoso. Pior ainda, há um Jar de maldição (veja a imagem abaixo) em cada nível que invoca o fantasma. Esta é uma bênção para jogadores avançados que realizam corridas de alta pontuação, mas é uma maldição para todos os outros. Deixe essas coisas de lado. De modo geral, geralmente é mais seguro pegar um jarro ou urna e arremessá-lo para longe de você, em algum lugar onde possa acessá-lo com segurança, para que não haja saque lá dentro.

Cuidado com o fantasma

Spelunky 2 é um jogo que recompensa a paciência e a observação, mas isso não significa que você possa ficar vagando pelos níveis explorando cada canto e fenda. Depois de dois minutos e meio gastos em um nível, um fantasma gigante aparecerá: o contato com ele significa morte instantânea. Você também pode fazer com que eles apareçam mais cedo quebrando um Jar de Maldição (veja acima). Uma vez que o fantasma transforma todas as joias que toca em joias mais lucrativas, os jogadores com pontuação elevada receberão a capacidade de acelerar a chegada do fantasma. Você provavelmente não vai, pelo menos não no início.

A selva é bem ruim

Após o primeiro mundo você terá a opção de visitar a Selva ou a Volcânia. Para jogadores de Spelunky que retornam, o Jungle parece a escolha sensata: era o segundo mundo no jogo original, afinal. Mas a selva é na verdade muito mais difícil que o Volcania, o que não faz sentido porque o Volcania contém lava e lava = duro. Para ser honesto, Volcania é mais fácil do que o mundo da abertura, Habitação, também.

As armadilhas Tiki agora são armadilhas para ursos e também sugam

Às vezes, no Spelunky original, você precisaria bombardear uma armadilha tiki em pedacinhos para prosseguir com segurança. Normalmente você se agacha, posiciona uma bomba, fica para trás e detona. O equivalente em Spelunky 2 é a armadilha para ursos: em vez de espancá-lo até a morte, ela dá um soco, que o derruba e o atordoa. Felizmente, não é instantâneo. Com menos misericórdia, se você tentar colocar uma bomba ao lado dos bastardos, espere ter essa bomba perfurada de volta em sua direção. 

A melhor maneira de lidar com eles é pular em cima deles (eles não podem te machucar lá) ou provocá-los, esperar enquanto eles atacam e então pular durante o breve momento em que estão retraídos novamente.

As armadilhas são as que mais sugam

Essas são adições especialmente brutais ao Spelunky 2. Eu só os encontrei na área da Selva, e eles são uma das armadilhas menos visíveis do jogo. Você pode apenas ver os dentes nestas coisas brotando do chão, e conhecimento de sua existência vai ensiná-lo a tomar nesta área lentamente. Mas também há boas notícias: você pode usá-los a seu favor. Simplesmente avance em direção a uma armadilha preparada, coloque uma pedra ou outra coisa nela e pegue-a assim que for atacada. Você pode então levá-lo no seu caminho alegre, a fim de plantá-lo na frente de outros inimigos: eles matarão com um tiro a maioria dos inimigos que requerem alguns golpes. 

Não se preocupe com suas mãos que ajudam 

A IA mão amiga em Spelunky 2 é hilariante ruim. Embora descobrir novos personagens jogáveis ​​em todo o mundo seja divertido (especialmente porque eles passam a se divertir em sua área central), depois de morrerem uma vez na batalha, eles serão substituídos por IA genérica no estilo homem das cavernas em todas as corridas subsequentes. Esses caras são idiotas. Eles vão disparar armadilhas perigosas, vão pegar itens que você prefere levar para um lugar seguro e, na maioria das vezes, atrapalham. Seu cenário está enferrujado em ‘psicótico’, então eles geralmente derrubam alguns inimigos antes que morram. Dito isso, se você estiver em águas perigosas desconhecidas, geralmente é melhor se livrar delas. Pegue-os e jogue-os em uma armadilha, ou melhor ainda, em um poço de lava. Deixe-os morrer. Um atalho requer o acompanhamento de uma mão amiga durante todo o caminho em um mundo especialmente perigoso, 

Experimente muito

Você provavelmente não vai terminar Spelunky 2 em sua centésima corrida, muito menos sua primeira. Jogue como se não tivesse nada a perder: você se divertirá mais e aprenderá os caminhos do mundo mais rápido. Tem dinheiro para comprar um item misterioso que o lojista está vendendo? Compre e veja o que faz. O que é um pacote de energia? Se você nunca o encontrou antes, apenas agarre-o (ele lhe dá chicotes de fogo e bombas gigantes, fyi). O que acontece se eu rolar os dados dessa morsa gigante? Você provavelmente vai morrer em 30 segundos para um demônio empunhando um caldeirão de lava: apenas role os dados sangrentos da morsa. Aprender o que as coisas fazem e como funcionam é o objetivo do jogo.

Montagens

Uma das novas adições mais interessantes são as montagens. Iremos direcioná-lo para uma página dedicada a montagens se você quiser se aprofundar mais para que possamos ser leves sobre spoilers aqui, mas eles são uma ferramenta útil para explorar mais rápido, saltar mais alto e como uma segunda camada de defesa contra armadilhas . Os perus, uma montaria que povoa a maioria dos mundos, também podem ser “cozidos” com fogo ou explosões para lhe dar saúde. Você pode obter uma tocha acesa acendendo as fogueiras no primeiro mundo (talvez seja necessário explorar a camada posterior para encontrá-la) ou cozinhá-las posicionando os perus perto dos muitos riscos de incêndio em Volcana.

Itens

Você pode atrasar o fantasma lutando contra o novo duende inimigo e coletando o trevo de quatro folhas que cai. Você também pode encontrar um arco-íris em algum lugar no nível, onde há um pote de ouro que você pode danificar para ganhar algum dinheiro.

O escudo de metal nas mãos certas (ou erradas) é uma arma muito poderosa, esmagando tudo em seu caminho.

Jetpacks, um item muito poderoso do primeiro jogo que permite que você voe pelos níveis, agora são inflamáveis ​​- então boa sorte com isso. Da mesma forma, a maioria dos objetos nas lojas – incluindo bombas – agora são explosivos, tornando o roubo um pouco mais complicado e qualquer inimigo de fogo que apareça muito mais emocionante de assistir.

As espingardas – outro item que subiu ao topo da meta no primeiro jogo – também têm um raio de recuo e de explosão diferente. Junte isso a potes de maldição quebrando acidentalmente, seja cauteloso ao usá-los descontroladamente até que você coloque em prática.

Usar luvas de escalada – assim como escalar árvores na selva – agora exige que você empurre a parede para “grudar”.

Se você estiver explorando a selva, ter as botas com cravos ou botas de mola anulará os novos blocos de cravos da armadilha tiki se você ficar sobre eles.

Referências:

Polygon, Eurogamer, PC Gamer, wikipedia.

Deixe seu comentário: