SoulCalibur VI

SoulCalibur VI é um jogo de luta 3D desenvolvido pela Projeto Soul e publicado pela Bandai Namco Entertainment. Ele foi lançado na Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One em 19 de outubro de 2018. De acordo com o produtor Motohiro Okubo, o jogo é uma comemoração do 20º aniversário da franquia.

Jogabilidade

Seguindo a tradição das versões anteriores, a jogabilidade de SoulCalibur VI envolve dois combatentes empunhando armas lutando entre si em um plano 3D. O jogo apresenta um novo mecanismo conhecido como Reversal Edge, que permite que os jogadores se defendam contra um ataque que se aproxima e rapidamente rebatem, ao lado de um efeito de câmera lenta. O mecânico segue a tendência bastante recente dos jogos de luta, introduzindo mais opções na defesa dos jogadores.

Os recursos ausentes na parcela anterior (a entrada spin-off do FP2 SoulCalibur: Lost Swords) também retornarão. Estes incluem arenas com toques, modo versus (contra outro jogador ou CPU), e modos multiplayer online.

Entenda o conceito de como os ataques funcionam

Quando você pega um game de luta para jogar, a primeira coisa que testa ao iniciar uma partida é, quais botões chutam, quais socam ou como você deve fazer para defender. Pois aí está uma das grandes diferenças da franquia que inclui o último Soul Calibur VI. 

No título você não tem botões de soco ou chute, mas sim, de ataque. Eles são três e não dividem-se dessa forma convencional. Há os ataques horizontais (A), os ataques verticais (B) e os ataques “desarmado’ (K). Para defender, o símbolo é (G). 

Conhecendo essa mecânica, bem como a simbologia de tais comandos, você conseguirá entender como deve proceder para realizar movimentos, como combos e golpes especiais.

Outra boa dica nesse sentido é usar e abusar da ferramenta de treinamento dentro do game. Além de você acostumar com a forma de “atacar” por aqui, você também terá acesso a uma verdadeira biblioteca de informações sobre o Soul Calibur VI.

Para acessar esse enorme compilado de dicas sobre o game, acesse as opções dentro do “modo treino” e vá até as configurações. Ali há uma infinidade de tópicos, como listas de golpes ou lições de combate, incluindo dicas básicas, medianas ou avançadas de cada personagem dentro do jogo.

Soul Calibur VI é dinâmico, não fique paradão!

Uma movimentação eficiente é um dos pontos chave para que você tenha um bom desempenho nos combates dentro do Soul Calibur VI. A importância disso dentro do game pode ser relativizada pelo seu sistema de deslocamento, no qual é possível ir em até oito direções diferentes.

Esse jeito de se mexer dentro das partidas é uma grande forma de manter uma defesa bem postada, pois com os “sidesteps” você consegue evitar a maioria dos ataques verticais que o seu oponente possa disparar.

Além disso, dentro da movimentação, é importante também lançar mão dos pulos de forma correta. Quem pula demais vira um alvo na maioria dos jogos de luta, mas usar os saltos de forma inteligente, pelo menos aqui no  Soul Calibur VI, pode lhe ser de grande ajuda. 

Pule com o botão de defesa pressionado para evitar ataques diretos e/ou abaixe-se logo em seguida para defender-se dos ataques altos. Combinar esses recursos pode ser de grande ajuda para conseguir evitar combos que podem ser decisivos na partida. 

Aprenda e aplique os combos dos personagens

Na primeira dica deste artigo, falamos não só da mecânica de ataques do Soul Calibur VI, mas também como acessar uma biblioteca com praticamente todo o conteúdo do game sobre os personagens e seus combos.

Acredite, para ir bem no Soul Calibur VI você vai ter que estudar um pouco essas combinações. Boa parte do jogo é baseada em combos, de forma que sem dominá-los você dificilmente vai masterizar o título.

Como uma dica para iniciantes, vale lembrar que a maneira mais fácil de começar uma combinação de golpes dentro do Soul Calibur VI é usar diagonal para baixo em direção ao oponente + Ataque Vertical (A).

Essa combinação simples irá desnortear seu adversário, arremessando-o para cima. Parece simples, mas seja rápido: seu oponente irá recobrar o domínio do personagem rápidamente e, no Soul Calibur 6, os jogadores são capazes de controlar o movimento aéreo dos lutadores. Logo, seja rápido, fazendo uma combinação curta, mas que cause bastante dano do seu inimigo. 

Aproveite como ninguém o “Reversal Edge”

Essa dica serve tanto para novatos da franquia, como também para os que já curtiam os outros games da série. Isso porque vamos falar um pouco de um recurso novo introduzido no Soul Calibur 6: o “Reversal Edge”.

A nova mecânica coloca os jogadores em uma “pausa cinemática” dentro das partidas. Para ativar o recurso, você deve pressionar “Ataque Horizontal (A)” + Defesa (K) quando estiver “absorvendo” um ataque do inimigo.

Isso colocará você e o seu adversário em uma espécie de minigame de “Pedra, Papel ou Tesoura”, por exemplo. Essa é a definição que tem sido utilizada em tutoriais pela internet e explica mais ou menos como o recurso funciona. 

Basicamente, você e o oponente escolherão o que fazer ao mesmo tempo, como se estivessem disputando o tradicional joguinho com as mãos. Você pode escolher o que quiser fazer, como apertar para dar um Ataque Vertical (A) ou defender (K) se abaixando, por exemplo. 

Há, também, maneiras de defender-se do recurso, até mesmo evitando-o. Você pode utilizar um “Sidestep” para desviar no momento correto ou, então, aplicar um ataque no momento em que perceber que o adversário vai utilizar o Reversal Edge. Você consegue perceber o momento exato quando a arma do seu inimigo ficar prateada e brilhante.

Dê início, isso parece mais um jogo de roleta em um cassino, mas, aos poucos, ao pegar o jeito, você passará a escolher o melhor momento para utilizar cada recurso do seu personagem, inclusive começando a emendar combos nessas situações únicas do Soul Calibur VI.

Use o Soul Gauge com sabedoria

Dentro do Soul Calibur VI, a medida que você recebe golpes ou detona ataques letais ao seu adversário, uma barra “dupla” chamada de Soul Gauge vai se enchendo. Quando completadas, elas permitem que você lance mão de dois artifícios dentro do jogo: os Soul Charges, que lhe dão um “boost” de energia e os Critical Edges, golpes super fortes que tiram muita energia do inimigo.

Quando a barrinha está cheia, a tentação de utilizar um golpe crítico no seu inimigo fica latente. No entanto, tenha calma e use com sabedoria essa energia. Isso porque o início de um desses ataques especiais pode ser facilmente cortado com um ataque rápido, fazendo você desperdiçar esse ótimo recurso dentro da luta.

Além de controlar a sua ansiedade, outro ponto-chave é conhecer os movimentos de Soul Charge dos personagens. Isso porque essa ferramenta coloca o seu personagem em um estado de poder, ganhando inclusive novos golpes únicos, inclusive com combos que só funcionam com este especial ativado.

Explore o elenco

Soulcalibur VI tem um elenco extenso e diversificado, que abrange toda a série. Cada personagem oferece habilidades únicas e mecânicas que se encaixam em um estilo de jogo. Embora seja possível jogar o elenco da maneira que você quiser, é importante observar que cada lutador tem seus pontos fortes e fracos. Por exemplo, Maxi é um monstro absoluto de perto e seus nunchakus perpetuamente cintilantes permitem algumas combinações complicadas e uma ofensa opressiva. Por outro lado, personagens como Kilik dominam lutas de meia distância, com ataques mais lentos e de alcance maior. Pode levar algum tempo para encontrar o ajuste perfeito, contudo quando você fizer isso, não haverá como ser parado.

Aprenda através da história com as Lições de Combate

Quando você finalmente tiver encontrado personagens dos quais goste, saiba mais sobre os recursos deles e a melhor forma de usá-los. É aqui que entram as Lições de Combate. Dentro do Museu Soulcalibur VI, você pode encontrar Lições de Combate que lhe darão um detalhamento de personagens, com conhecimentos para iniciantes e até os mestres. Como Soulcalibur VI não tem nada no caminho dos tutoriais de personagens individuais, estas lições serão uma dádiva dos deuses para as pessoas que estão por descobrir mais sobre seu personagem favorito.

Aprenda o básico e desenvolva suas habilidades

Não importa qual personagem você escolha, existem algumas opções que estão amplamente disponíveis para a maioria do elenco e compreender as entrelinhas envolve o trabalho de sempre. Usar sua sequência horizontal rápida (AA) sempre desafiará um oponente que esteja tentando contorná-lo e, normalmente, funciona como seu movimento mais rápido para testar se os ataques de um oponente serão ineficazes quando bloqueados.

Você pode impedir que os adversários caminhem para trás e tentem criar espaço com suas strings verticais (BB). Então, você terá os golpes com chute, e por mais que não sejam os mais populares para alguns personagens, alguns fazem um bom uso desses movimentos para evitar rasteiras ou ataques altos. E, finalmente, há ataques de quebra e ataques impossíveis de bloquear. Ambos os ataques superarão os bloqueios de seu oponente ou a margem de reversão. Suas entradas podem variar em todo o elenco, embora todos os personagens tenham um ataque de quebra genérico – realizado pressionando horizontal e vertical ao mesmo tempo (A + B) –, mas seus impressionantes efeitos visuais fogo / relâmpago são inconfundíveis.

Ao desenvolver suas habilidades, você encontrará o momento perfeito para usar esses movimentos e começar a limitar as opções do inimigo, além de colocá-los em situações de jogo arriscadas.

A liberdade de movimento é importante, principalmente online

Diferente do outro jogo de luta 3D da Bandai Namco, Tekken, os jogadores do Soulcalibur VI têm a capacidade de se mover em oito direções. Isso significa que é possível se mover para a frente e para a direita de um lutador, para trás e para a esquerda, e apenas para trás. Há muitas direções que você pode ir e correr para abrir a luta. Com essas opções a mais de movimento, também temos um conjunto complexo de anotações ao navegar um pouco mais o universo online. Isso significa que quando observar partidas online, pode haver uma falta de setas. Em vez delas, você será recebido com uma série de números baseados na anotação do teclado numérico do computador, isto é, cinco significaria que não há entrada direcional, já que esse número corresponde ao centro de um teclado numérico, e assim por diante.

Visite a Sala de Treinos

Como todos os bons jogos de luta, Soulcalibur VI tem uma sala de treinamento aprofundada para você testar suas habilidades. Dentro da sala de treinamento, onde é possível definir opções de oponentes para reagir aos seus ataques quando bloqueados ou quando eles acertarem, por exemplo. Também é uma boa oportunidade para conferir a lista de movimentos para descobrir e experimentar combos. A partir daí, você começará a construir seus próprios combos e configurações, e até ver quanto dano é possível causar.

O Guard Impact pode ser crucial

Uma das mecânicas mais exclusivas do Soulcalibur é o Guard Impact (GI). Os jogadores têm a capacidade de desviar ataques recebidos, pressionando para a frente e o botão de defesa. Alguns movimentos têm até a capacidade de impedir ataques que são representados por um flash verde. Ao obter sucesso com o Guard Impact contra um adversário, ele tem a oportunidade de proteger o impacto de volta, chamado de Reverse Impact (impacto reverso). Com todas essas opções, você descobrirá que há uma série complexa de jogos mentais que giram em torno do seu oponente para tentar fazer você reagir e depois puni-lo por isso. Além disso, há também três variedades diferentes de Guard Impact que dependem do ataque que você executa o GI e permitem diferentes aberturas para movimentos posteriores.

Esteja ciente dos ring outs

Uma coisa pela qual o Soulcalibur VI é famoso é seu ring out. Como no fogo da batalha o espaço aperta e você se aproxima dos limites do estágio, você está sempre à beira da derrota, não importa o quanto você tenha vida. Por isso, sempre esteja ciente do seu posicionamento e dos movimentos do seu oponente. Personagens como Zasalamel têm ataques que podem instantaneamente lhe derrubar da arena. Mesmo algo tão simples como um balão por trás pode ser letal. Então, quando seu inimigo estiver contra a parede, é interessante evitar suas apostas de escapar de um balão por trás, ao pressionar para trás e qualquer botão, mesmo que isso signifique levar um balão de tempos em tempos, desde que esteja ciente dos ataques que seu adversário pode querer lhe aplicar.

Fique de olho nos comandos precisos

De vez em quando, será possível ver você ou seu oponente brilhando em branco. Isso significa que algo foi realizado com um comando preciso (precise timing). Para personagens em ataque, isso significa que as propriedades desse ataque mudaram, devido a entradas muito precisas, e mudará como você deve responder se bloqueado ou adicionará uma carga de dano a um combo se você estiver com Nightmare, Maxi, Kilik, Zasalamel ou o resto do elenco.

Estes movimentos são frequentemente destacados na lista de movimentos com “precise timing”, entretanto nem todos eles deixarão isso claro – o que resulta em alguns movimentos secretos. Por outro lado, se você estiver bloqueando e seu personagem piscar em branco, isso significa que você executou uma Guarda Perfeita (PG). A Guarda Perfeita reduz o dano ao seu medidor de bloqueio e aumenta a quantidade de ganho do medidor ao bloquear um ataque. Enquanto executar uma PG pode ser complicado no início, isso logo se mostrará essencial para compensar dano extra e assegurar que você receba o mínimo de dano nas defesas.

Aprenda a usar seu medidor

Todos os jogos de luta que contam com o medidor têm algum tipo de gerenciamento de medidor como parte de sua meta e o Soulcalibur VI não é diferente. O elenco inteiro pode usar o medidor para executar as Critical Edges, o equivalente a um Ultimate em Soulcalibur VI, para causar dano extra ou para entrar em um estado de Soul Charged e destravar seu potencial máximo. Alguns personagens, como Yoshimitsu, podem até usar o medidor para melhorar seus ataques, semelhante à mecânica de Brave Edge do Soulcalibur V.

Encontrar o momento certo para usar esses ataques é um fator-chave em partidas de alto nível. Coisas como quebrar o padrão de ataque do seu oponente pelo Soul Charge no meio de uma batalha é uma ótima maneira de redefinir a situação e dar a si mesmo algum espaço para respirar. Como um bônus adicional você até recebe um Critical Edge grátis durante o Soul Charge. Alternativamente, é possível usar seu Critical Edge para acumular dano adicional em seus combos ou para punir um ataque incorreto. Há muita diversidade no uso do medidor e saber que você terá uma barra extra quando seu oponente estiver a uma rodada de vitória terá papel importante na maneira como você usa seus recursos.

Preveja os movimentos adversários com o Reversal Edge

Uma das adições mais interessantes no Soulcalibur VI, ao lado do Soul Charge, é o Reversal Edge. Um Reversal Edge bem aplicado absorverá qualquer ataque recebido e servirá de gatilho para um confronto cinematográfico. Nesse confronto, você poderá inserir uma infinidade de opções diferentes. Cada opção tem seus próprios benefícios, como A desferindo ataques laterais, B derrotando o oponente ao recuar, e se abaixando para desviar de A, e assim por diante.

Se você e seu oponente fizerem o mesmo ataque, todos serão lançados em uma segunda rodada, onde tudo acontece novamente, o que favorece o instigador do Reversal Edge. Felizmente, os Reversal Edges são muito lineares e lentos, o que significa que se você pegar um com um ataque rápido, ainda poderá andar ao redor dele. Aprender a melhor abordagem para utilizar os Reversal Edges se resume ao adversário, pois com tantas opções à sua disposição, nunca haverá uma resposta totalmente errada se você for atingido. É questão de antecipar os movimentos do outro jogador.

Quebre a defesa inimiga

Assim como dividimos os fundamentos absolutos do Soulcalibur, você também pode derrubar as defesas. Pouco a pouco, é possível notar que o medidor de vida do seu oponente começa a mudar de cor, capaz de chegar a um estado vermelho intermitente. Com cada erro de Guard Impact e Reversal Edge, é possível notará que o medidor ficará mais fraco. Quando isso acontecer, você poderá pressionar o ataque para quebrar a defesa adversária com uma série de ataques rápidos ou um dos seus muitos ataques de quebra, a partir daí é possível obter um combo massivo.

As armas são mais importantes que os lutadores

SoulCalibur é um jogo no qual os protagonistas são as armas e não os lutadores, e levar isso em conta também pode ajudar a vencer muitas partidas.

Um exemplo disto é a grande distinção entre lutar contra personagens extremamente diferentes como Taki, Siegfried ou o novato Azwel. Uma lâmina grande e pesada como a de Siegfried demora para desferir ataques, mas causa muito estrago. Por outro lado, adagas ninja como a de Taki podem pressionar o adversário com pequenos golpes até que sua barra de vida se esgote.

Bloquear não é a única maneira de se defender

O título da Bandai Namco é um dos games que conta com um botão próprio para defesa, mas apegar-se ao comando pode não ser a maneira mais eficiente de bloquear ou aparar ataques.

O game possui muitas mecânicas defensivas que podem ser exploradas ao mesmo tempo. Algumas são conhecidas pelos jogadores mais antigos, outras estão estreando na franquia.

Presente desde os primórdios, o Guard Impact continua mudando o rumo de muitas partidas, funcionando como uma boa maneira de anular ataques previsíveis do adversário.

Estreando na franquia, o Reversal Edge é uma das mecânicas feitas especialmente para lidar contra as maiores pressões do jogo. A função conta com armadura, que protege o usuário contra ataques ao mesmo tempo que pode mudar o ritmo do combate ou levá-lo de volta ao neutro (parte da luta onde nenhum dos competidores têm vantagem).

“Golpe letal: ele é um golpe e é letal”

Outra mecânica estreante em SoulCalibur VI é o Lethal Hit, ou Golpe Letal em português, uma espécie de contra-ataque que pode levar a um dano expressivo.

Os ataques que funcionam como Golpes Letais são distintos e específicos de cada personagem, sendo que refletem seu estilo de luta.

Saber aproveitar os Golpes Letais é fundamental para abusar dos erros do oponente. Da mesma forma, é importante conhecer o funcionamento destes ataques do personagem inimigo, de forma a evitá-los.

Os golpes que contam com o recurso e suas condições de ativação estão disponíveis nas listas de movimentos dentro do próprio jogo.

“Como ganha?”

Diferente da maioria dos jogos de luta, SoulCalibur não é um título onde os jogadores poderão punir os inimigos por usarem os ataques errados, mas sim uma disputa onde a vitória será de quem aproveitar melhor seus recursos.

Um reflexo disso é o Reversal Edge que, ao ser usado, coloca os jogadores em um duelo de escolhas, no qual cada comando derrtoa o outro. Isto pode ser visto durante todas partidas, de forma que uma série de escolhas certas e adaptações ao oponente são os fatores que mais garantirão vitórias.

Referências:

VS, Red Bull, 2AM Gaming, Wikipedia.

Deixe seu comentário: