1HitGames

Somerville

Somerville é um videogame de aventura e o título de estreia do estúdio independente Jumpship. O cofundador do estúdio, Dino Patti, cofundou anteriormente a Playdead e trabalhou em Limbo e Inside como produtor executivo de ambos os jogos. O jogo foi lançado para Microsoft Windows, Xbox One e Xbox Series X/S em 15 de novembro de 2022.

Sempre alveje as fontes de energia

Existem muitas mecânicas no jogo, mas o núcleo da jogabilidade e dos quebra-cabeças gira em torno da manipulação da luz. O pai está equipado com um estranho aparelho em seu braço direito que gera energia em cores diferentes. Sozinho, não parece fazer muito, mas quando entra em contato com uma fonte de luz, pode manipular as propriedades de resíduos alienígenas.

O jogo começa deixando você pensar que precisa tocar as luzes diretamente para alterar suas propriedades, mas para algumas das luzes mais complexas, você deve tocar na própria fonte de energia que geralmente é destacada em amarelo.

Procure recipientes de agitação

Além das conquistas que você pode obter em certos pontos do jogo, não há tarefas realmente opcionais. Existem certas áreas fora do caminho comum para encontrar ajuda para construir este mundo, mas não é nada tangível. No entanto, há um aspecto que tem uma sensação de missão secundária e esse é o orbe do olho.

Além do cachorro e das entidades alienígenas, os únicos outros seres vivos que você encontra são pequenos orbes pretos semelhantes a voxels que se parecem com globos oculares. Em algumas partes do jogo, eles são necessários para progredir, mas outras vezes eles estão apenas rolando. Infelizmente, alguns deles ficaram presos em contêineres ou atrás de portas, então preste atenção aos tons frenéticos e procure por objetos trêmulos para libertá-los.

Apontar para a velocidade sobre a precisão

Apesar da presença de uma invasão alienígena em andamento, existem muitas áreas que são bastante pacíficas. Isso significa que muitos quebra-cabeças podem ser resolvidos à medida que a invasão se desenrola em segundo plano. Como resultado, é fácil pensar que devagar e sempre é o melhor caminho para resolver quebra-cabeças, mas você nunca deve se mover muito devagar.

Muitas ferramentas de quebra-cabeça exigem que você as mova rapidamente para que sejam eficazes, e isso não inclui os momentos em que você está sendo caçado. A maioria dos quebra-cabeças é generosa com o local onde você coloca as peças, então não se preocupe em ser 100% preciso.

Nunca olhe para trás

Há muitos momentos tranquilos em Somerville, mas quando a ação começa, ela aumenta rapidamente. Você será perseguido por forças alienígenas com vários tipos assustadores de tecnologia e armamento alienígena. Sua única defesa será correr ou se esconder com poucas oportunidades de revidar.

Como esperado, esses também são momentos em que grandes pontos da trama podem ocorrer, mas não são sugados. Mesmo um atraso de apenas um segundo pode determinar a diferença entre a vida e a morte. Quando o pai começar a acelerar o passo, concentre-se apenas em correr e permanecer no caminho.

Siga o cachorro e a família em busca de pistas

Na sequência de abertura de Somerville , cabe aos jogadores explorar a casa e descobrir o que fazer, como provavelmente se espera de uma experiência cinematográfica de plataforma . No entanto, existem recursos de design bacanas que abrem o caminho para novos jogadores na forma do cachorro e da família do protagonista.

Depois de brincar como bebê, siga o cachorro para fora e puxe a alavanca acima da casinha. O cachorro então corre de volta para dentro com sua tigela para o porão, onde os jogadores devem pegar a comida de cachorro e voltar para a cozinha, onde a ação começa. A mãe da família também aponta objetos com os quais os jogadores podem interagir, como a mochila.

Interagir e mover objetos para progredir

Para progredir em Somerville, os jogadores precisam avaliar seu ambiente imediato e determinar quais objetos são interativos. Pressione X em um controle do Xbox para puxar, empurrar, carregar ou virar, como empurrar um guarda-roupa para escapar da casa que desabou no capítulo 3 ou puxar tábuas de madeira de túneis de minas no capítulo 6.

Apenas alguns objetos no cenário de jogo pós-apocalíptico são móveis, mas geralmente se destacam com luzes piscantes ou uma cor destacada para chamar a atenção dos jogadores, como as alças amarelas dos sistemas de rodas giratórias. Os jogadores geralmente podem superar obstáculos, completar um desafio de quebra-cabeça ou abrir caminhos para novas áreas interagindo com objetos.

Use as luzes

Quando o protagonista adquire a habilidade de manipular a luz, os jogadores podem acender as luzes do mundo para resolver quebra-cabeças e acessar novas áreas. Às vezes, isso envolve o uso do braço do personagem para carregar objetos, como linhas de energia.

Em outras circunstâncias, os jogadores podem pegar fisicamente os mecanismos de luz e arrastá-los para as estranhas paredes alienígenas pixeladas que bloqueiam os caminhos para explodi-los usando o poder da luz. Às vezes, os jogadores devem equilibrar essa habilidade com um bom tempo, como quando os jogadores devem mover a lâmpada ao lado do avião no Capítulo 4, evitando serem esmagados pelos destroços que caem acima.

Corra e se esconda para sobreviver

No Capítulo 4, quando os jogadores se aventuram na floresta, uma luz roxa de cima aponta para o jogador, que deve ultrapassá-la o mais rápido possível. Se os jogadores tentarem escapar escalando a cerca, eles morrerão.

Em vez disso, para sobreviver, os jogadores devem correr e se esconder na pequena tenda à direita da cerca até que a luz misteriosa desapareça, quando eles podem pular a cerca e continuar a jornada. Em outros pontos do jogo, quando correr se torna impossível, os jogadores devem se esconder em objetos ao invés de correr, como tendas e até mesmo um penico, para se manterem vivos.

Encontre a solução simples

Às vezes, a resposta para avançar para a próxima área ou quebra-cabeça é encontrar a solução mais simples para um problema, geralmente com base na física do mundo real.

No Capítulo 5, os jogadores devem resolver um quebra-cabeça de mecanismo de luz usando duas lâmpadas de corda, mas uma das lâmpadas não é longa o suficiente para limpar a área a princípio. Para resolver o problema, os jogadores só precisam desembrulhar a fiação da lâmpada ao redor do palco circular, que é uma solução simples e de bom senso. O jogo geralmente desafia os jogadores com quebra-cabeças que testam a resolução de problemas e o pensamento lógico para encontrar a resposta simples.

Aprenda Padrões de Luz

Freqüentemente, os jogadores devem observar e aprender os padrões de luz para se mover em segurança e sobreviver. Às vezes, isso é direto; por exemplo, os jogadores podem aprender o tempo da luz vermelha que se move da esquerda para a direita e se move quando a luz é fixada em outro lugar dentro da tenda no Capítulo 5.

Outras vezes, as luzes podem levar o jogador a pensar que pode haver um caminho à frente. Por exemplo, no Capítulo 6, ao escapar das minas, os jogadores podem subir uma escada guardada por uma criatura monitorando a área com um simples padrão de luz vermelha, mas eles só precisam manobrar para a esquerda abraçando a parede.

Fique nas Sombras

Por mais que os jogadores precisem observar e aprender os padrões de luz, às vezes eles precisam usar as sombras para sobreviver. No Capítulo 5, os jogadores encontram a luz roxa mortal em um caminho de túnel de vento e devem ficar nas sombras de 2 grandes guarda-chuvas para avançar com segurança. É um quebra-cabeça inteligente que adiciona variedade aos quebra-cabeças do jogo e faz os jogadores pararem e pensarem.

Contanto que os jogadores se escondam atrás de objetos ou fiquem nas sombras que a luz não pode alcançar, a luz não pode destruí-los, como quando os jogadores descem a encosta da rodovia e se movem em torno da luz roxa entre as sombras Capítulo 5.

Faça uso de ajudantes

Novos jogadores podem logo perceber que a estranha tecnologia semelhante a uma bola que às vezes segue o jogador é atraída pelo estranho pixel-goo responsivo à luz que se parece um pouco com água. Os jogadores primeiro encontram essas bolas brilhantes incomuns nos arredores da fazenda no Capítulo 3 e às vezes precisam delas para passar por caminhos bloqueados.

No final do Capítulo 4, depois que os jogadores cruzam o lago, eles pegam um balde de um poço dos desejos e precisam usá-lo para atrair as bolas brilhantes para o caminho bloqueado para limpá-lo. No entanto, embora esses ajudantes tecnológicos estranhos, temporários, mas poderosos, tenham seus usos, às vezes eles não são necessários.

Fique atento às setas e letras

Outra maneira pela qual o jogo ajuda os jogadores a decidir o que fazer ou para onde ir é colocando desenhos de controles em partes do design do nível. Jogadores com olhos de águia podem localizar flechas e letras como A e X pintadas nas paredes das cavernas das minas do Capítulo 6. Isso dá aos jogadores uma pista sobre onde escalar e onde puxar objetos como carrinhos de minas e também os lembra quais botões pressionar.

Às vezes, os jogadores podem encontrar outros tipos de setas cuidadosamente colocadas para ajudar a conduzi-los em direção ao seu objetivo, como a seta verde acesa na área do palco do estádio do Capítulo 5, que indiretamente instrui os jogadores a mover a câmera ao longo da pista para a direita.

Verifique os movimentos da cabeça

Para os jogadores que não sabem para onde ir, outro truque é observar os movimentos da cabeça do protagonista. Freqüentemente, o personagem irá olhar para a direção que os jogadores precisam se aventurar, enquanto às vezes é um simples caso de correr ao redor de um objeto para progredir. É um movimento de cabeça pequeno e sutil, mas pode ajudar quando perdido.

Por exemplo, quando os jogadores estão explorando a floresta no Capítulo 4, a cabeça do herói se volta para caminhos exploráveis ​​que nem sempre são completamente óbvios do ângulo da câmera, como se esconder debaixo de um tronco.

Tempo é tudo

Alguns quebra-cabeças em Somerville são complicados, especialmente no Capítulo 6, onde os jogadores nadam debaixo d’água para se mover entre as áreas. Alguns testam outras habilidades e habilidades em combinação com o uso da mecânica do jogo pelo jogador, como combinar um bom tempo com os estados de troca fluido e sólido dos materiais.

Há uma instância de timing inteligente e design inovador em que o jogador deve usar a habilidade de seu personagem para transformar materiais na substância azul de água em pixel para nadar. No topo, eles devem transformar rapidamente o líquido em sólido e, em seguida, liberá-lo antes de nadar em uma esquina para evitar serem esmagados pelas rochas em colapso, tornando o tempo inteligente especialmente importante.

Referências:

The Gamer, Game Rant, Wikipedia.

PC, Xbox One, Xbox Series Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑