Solasta: Crown of the Magister

Solasta: Crown of the Magister é um RPG baseado em turnos tático desenvolvido e publicado pela Tactical Adventures, para Mac OS, Microsoft Windows. Role para a iniciativa, aproveite os ataques de oportunidade, gerencie a localização do jogador e a verticalidade do campo de batalha em um jogo baseado no conjunto de regras SRD 5.1. Solasta: Crown of the Magister traz de volta a emoção, as táticas e a narrativa profunda dos jogos de mesa. Conforme joga, você se sentirá pegando seus dados e miniaturas. É hora de mergulhar no mundo de Solasta. 

Gameplay

Role para a iniciativa, aproveite os ataques de oportunidade, gerencie a localização do jogador e a verticalidade do campo de batalha. Prepare-se para o golpe final e possivelmente obtenha um resultado natural de 20 naquele momento-chave da batalha. Em Solasta, você assume o controle de quatro heróis, cada um com habilidades únicas que se complementam. Cada herói se expressa na aventura, tornando cada ação e escolha de diálogo uma parte dinâmica da história. Os jogadores criarão seus heróis da mesma forma que fariam em um jogo de caneta e papel, escolhendo sua raça, classe, personalidade e rolando para suas estatísticas.Você faz as escolhas, os dados decidem seu destino.

Saiba quais equipamentos estão vendendo

Existem seis facções disponíveis, que são representadas por pelo menos um NPC em Caer Cyflen . Seu objetivo é determinar as facções mais essenciais para o seu grupo. A razão é que cada um deles vende Equipamentos únicos e poderosos que podem melhorar a sua festa. Por exemplo, você pode comprar o Belt of Giant Strength (Hill) de Halman Summer of the Antiquarians, enquanto você pode comprar Shield +2 de Joriel Foxeye do Circle of Danantar.

A fim de melhorar seu relacionamento ou reputação com eles, você terá que dar artefatos como tomos e diários nos quais eles estão interessados. Quanto maior a reputação, melhor, porque isso não apenas concede a você acesso às melhores armas e armaduras lá fora, mas você também ganha descontos. Ouro não pode ser ganho facilmente no jogo, então este é definitivamente um prazer.

Familiarize-se com o artesanato

Crafting é um aspecto importante em Solasta porque permite que você prepare consumíveis úteispara prepará-lo para o combate . Isso compreende três etapas principais. Primeiro, você precisará determinar quais entre as várias Opções de Crafting estão acessíveis com base em sua proficiência. Essa proficiência é baseada na classe e no histórico que você selecionou na criação de personagem . Uma vez determinado, você terá que obter seus itens equivalentes, como o Poisoner’s Kit e o Scroll Kit , por meio de mercadores. Em segundo lugar, você precisará adquirir e ler receitas para fabricar os consumíveis nos quais está interessado. E em terceiro lugar, você terá que coletar os ingredientes necessáriospara começar a elaborá-los.

É melhor ativar essa atividade quando você estiver prestes a viajar ou realizar um Descanso Curto ou Longo, já que leva várias horas de jogadas de dados bem-sucedidas para terminar um consumível e você só pode criar um item de cada vez. Observe que durante a viagem, você pode interromper a viagem para criar consumíveis adicionais.

Sempre interaja com objetos em destaque

Quer você esteja explorando o Posto Avançado de Caer Lem ou a Torre em Ruína de Manacalon, você encontrará objetos com os quais poderá interagir. Para identificar aqueles que são pertinentes, simplesmente mantenha pressionada a tecla ALT o tempo todo e, em seguida, aproxime-se dos objetos destacados em questão. Eles fornecem melhores Equipmen ou consumíveis, como Thieves ‘Tools, para desarmar armadilhas e desbloquear baús. Você pode então vender versões menores das armas e armaduras que você tem para ganhar ouro.

Identificar itens com propriedades mágicas

Durante suas explorações, você também encontrará objetos que parecem comuns. Você pode até ficar tentado a vendê-los porque não parecem tão úteis quanto deveriam ser. Para classificar os itens relevantes, você precisará de Detectar Magia e Identificar Feitiços Rituais . Feitiços Rituais podem ser lançados fora do combate para descobrir as propriedades ocultas de um objeto. De todas as classes, apenas o Mago e o Clérigo têm um “Botão Ritual” dedicado, que os impede de usar seus slots de feitiço toda vez que lançam esses tipos de feitiços.

Detectar magia determina qualquer objeto mágico em seu inventário e geralmente é indicado com um ponto de interrogação no lado superior esquerdo do item. Como alternativa, você pode reconhecer facilmente itens mágicos porque eles têm palavras-chave como Não Identificado e Magnífico. Isso permite que você escolha outros feitiços que são essenciais em combate ao invés de investir em Detectar Magia. Enquanto isso, o Identify verifica as propriedades especiais desses itens e revela o que eles podem fazer. Quase sempre, esses equipamentos são versões superiores do que você está usando atualmente, portanto, fique de olho neles e não os venda acidentalmente.

Saiba quando lutar ou quando negociar

Em Solasta, alguns encontros fornecem a opção de lutar ou negociar com NPCs hostis, e o XP que você ganha com qualquer uma dessas opções é o mesmo. De vez em quando, se você deseja se poupar do trabalho de se envolver em encontros de combate demorados por causa de como os chefes podem ser desafiadores, faça isso por todos os meios.

Identificar feitiços com componentes M, S, V

Existem seis classes disponíveis e, na maioria das vezes, dependendo da subclasse que você escolher nos níveis mais altos, você lançará feitiços para ganhar vantagem, para eliminar inimigos ou para fortalecer o grupo. Alguns feitiços exigem que você use um “M” ou componentes materiais, como um símbolo sagrado (amuleto) , varinha ou bolsa de componentes para ativá-los.

Exemplos destes incluem Dancing Lights , Color Spray e Shield of Faith . Se ainda não o tiver, você terá que comprar um no Gorim Ironsoot em Caer Cyflen. Observe que, por padrão, apenas as classes Wizard, Paladin e Cleric começam com Acessórios Spell Focus.

Enquanto isso, outros feitiços têm a marca “S” ou componente somático. Por causa disso, é necessário que você tenha uma mão livre disponível para lançá-los. Exemplos são feitiços ofensivos como Chill Touch , Ray of Frost e Magic Missile.

Para identificar feitiços com diferentes requisitos, passe o mouse sobre seus respectivos ícones e pressione e segure a tecla ALT. Em Componentes, você notará três letras, a saber, V, S e M, que correspondem ao que discutimos. Para “V” ou Componente Verbal, você terá que evitar ser silenciado, caso contrário não será capaz de proferir o encantamento do Feitiço. Você terá que se certificar de que satisfaz todos esses componentes para lançar feitiços.

Planeje sua posição com cuidado

Quando se trata de combate, há várias maneiras de planejar estrategicamente os movimentos e as posições do seu grupo para dominar. O primeiro é a iniciativa.

Iniciativa: O teste de Iniciativa determina quem, entre os personagens, seja do seu grupo ou do inimigo, vai atacar primeiro em combate. Normalmente, eles são os Rogues e Rangers que possuem alta Destreza. Dependendo de suas construções, você pode posicioná-los em lugares mais altos ou movê-los furtivamente perto do inimigo, prontos para atacar. Também é importante examinar a fila de Iniciativa porque isso determina quem atacará em seguida. Você também pode identificar seus concorrentes mais ferozes para eliminá-los ou desestabilizá-los o mais rápido possível.

Ataques surpresa: Ataques surpresa são causados ​​por ataques repentinos a inimigos desavisados. Como resultado, eles não entram em combate até o segundo turno, dando um turno completo para o seu grupo. Isso o beneficia muito porque você pode pegá-los facilmente. Inimigos surpreendentes incluíam estar no “Modo Cauteloso” para mover-se furtivamente ou para que outro membro do grupo os distraísse antes de atacar por trás. Contanto que eles não o vejam primeiro, você os surpreenderá com sucesso. Lembre-se de que os inimigos também podem surpreendê-lo, especialmente quando você está viajando de um local para outro.

Observe que os ataques surpresa são diferentes dos ataques furtivos. O primeiro não concede dano extra per se, enquanto o último o faz. Falarei mais sobre ataques furtivos na próxima seção.

Espalhando: Antes de correr para um encontro, você deve espalhar sua festa. Por exemplo, o Rogue pode realizar ataques furtivos, que permitem que eles causem dano extra. Isso acontece quando eles ganham Vantagem em sua Rolagem de Ataque permanecendo sem serem detectados e usando uma Arma de Combate à Distância ou Arma Corpo a Corpo com a Propriedade Finesse.

Além disso, espalhar também diminui as chances de ser atingido por ações de AoE ou feitiços como Burning Hands e Lightning Bolt, que são prejudiciais ao seu grupo.

Terreno elevado: Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é situar seu grupo em um terreno mais alto, pois isso automaticamente fornece Vantagem nas Rolagens de Ataque, aumentando assim as chances de acertar os inimigos com sucesso. A razão é que você pode vê-los claramente, dando-lhe total visibilidade de onde atacar melhor. Classes que empunham Armas de Combate à Distância ou lançam Feitiços de Combate à Distância se beneficiam muito com isso, porque não só ganham Vantagem, mas também impõem Desvantagem em Ataques de Combate à Distância de inimigos em solo inferior. Se, por exemplo, um inimigo se mover ao seu lado, você pode simplesmente usar Shove para empurrá-lo para longe de onde você está. Provavelmente, se a elevação for alta, você os matará instantaneamente.

Sempre tenha fontes de luz estáveis

Como os encontros ocorrem frequentemente no escuro, você precisará ter fontes estáveis ​​de luz para evitar levar Desvantagem em suas Rolagens de Ataque. Se você não fizer isso, será mais difícil para seus ataques acertar porque você não pode ver os inimigos corretamente. Você pode lançar o Cantrip Luzes Dançantes ou equipar a Tocha. Entre os dois, entretanto, o Cantrip é melhor porque você pode controlar seu movimento e não precisa se preocupar em mudar de um Conjunto de Equipamentos para outro para lançar Feitiços com o Componente Somático.

Utilize todas as ações por turno

Em combate, você executa três ações, a saber, uma ação principal, uma ação bônus e um movimento. Tanto quanto possível, use tudo isso em um único turno para que possa maximizar o potencial do seu grupo e matar os inimigos de forma eficiente. As ações principais são geralmente ataques corpo a corpo e à distância ou feitiços, enquanto as ações bônus podem ser recursos específicos de classe que permitem que você se esquive ou recupere HP. Algumas classes recebem vários ataques por turno em níveis posteriores, então preste atenção e certifique-se de que eles executem ambos os ataques.

Faça uso de descanso curto e longo

Existem apenas duas maneiras de restaurar HP, Spell Slots e Recursos específicos de classe, e essas são por meio de um descanso curto ou longo. Para ativar o descanso curto, clique no ícone Sentar ao lado de Pausa no canto inferior direito da tela. Isso só pode ser feito se a área em que você está for segura. Para ativar o Long Rest, você precisará alugar um quarto, encontrar uma fogueira ou viajar para outro local. Como em D&D 5E, a comida é importante para se recuperar totalmente e recuperar suas forças, então lembre-se de estocar muito disso, especialmente antes de viajar.

Além disso, ao realizar qualquer uma das atividades, você pode sintonizar uma peça de equipamento em qualquer um dos membros do seu grupo para que eles possam obter suas vantagens. Observe que você está limitado a sintonizar um total de três peças de Equipamento por personagem.

Criando seus personagens e construindo seu partido

Solasta: Crown of the Magister requer que você tenha um grupo de quatro personagens. Você pode escolher os personagens pré-gerados ou pré-fabricados que já estão no sistema ou pode criar seus próprios guerreiros do zero. O ideal é que você tenha pelo menos um personagem que possa tankar os ataques, outro que possa fornecer cura e um casal que seja causador de danos confiável. Da mesma forma, você vai querer peeps que sejam bons com lockpicking e crafting.

No meu caso, meu grupo era composto por um Paladino Humano (Juramento de Tirmar), um Clérigo Anão da Colina (Lei), um Mago Elfo Supremo (Arcanista de Choque) e um Ranger Elfo Sylvan (Caçador). Os dois elfos e o anão foram na verdade muito instrumentais, já que eles têm Visão no escuro (explicarei um pouco mais em nosso guia de combate).

Além de magias, proficiências, classes e coisas do gênero, você também pode selecionar o tipo de personalidade de um personagem. Eles não o classificam necessariamente em um alinhamento particular (isto é, Neutro Legal), e você não experimentará algo semelhante a companheiros partindo se eles não gostarem de suas ações. Simplificando, as personalidades governarão apenas a disposição de um personagem ao falar ou durante uma brincadeira ociosa.

Por último, tome nota das estatísticas / atributos como força, destreza, constituição e assim por diante. O jogo irá até informá-lo sobre quais estatísticas são as melhores para uma determinada classe. Você pode usar lançamentos de dados ou atribuir pontos manualmente. Há até uma pequena caixa que você pode marcar se desejar maximizar toda a linha de estatísticas.

Gerenciando seu espaço de estoque

Seus personagens em Solasta: Crown of the Magister podem carregar uma tonelada de itens. No entanto, se você selecionou a dificuldade Autêntica, a variante de ônus Solasta se aplica. Simplificando, o peso de transporte é determinado por suas estatísticas de força. Os personagens ficarão levemente sobrecarregados quando estiverem carregando um peso total que é cinco vezes sua estatística de força e pesadamente sobrecarregados em 10 vezes esse valor. Estar pesadamente sobrecarregado reduz seu alcance de movimento e você sofre penalidades nos testes de força, destreza e constituição.

Se quiser evitar problemas, você pode usar os três baús em seu centro / cidade principal, Caer Cyflen, para esconder algumas das coisas que deseja manter por perto. Os baús estão perto dos NPCs Scavenger e vendor. Tente vender o que você não precisa, como peças extras de armas e armaduras genéricas. No entanto, leia a descrição de um item, pois você não quer vender itens preparados e materiais de fabricação. Mais tarde, você poderá encontrar ou comprar mochilas melhores, como a Handy Haversack ou Bag of Holding, tornando o transporte de peso discutível.

Identificando itens e propriedades mágicas

É muito provável que você receba incontáveis ​​itens de saque à medida que explora o mundo de Solasta: Crown of the Magister . Alguns desses itens podem ter propriedades mágicas ou são desconhecidos para você (eles têm um ícone de ponto de interrogação).

Você pode usar feitiços como “Detectar Magia” ou “Identificar” para ajudá-lo a determinar se uma peça de engrenagem é valiosa. Alternativamente, você pode falar com o vendedor de magia em Caer Cyflen que fará essas coisas por um preço (como a versão do próprio jogo de Deckard Cain).

Sintonização

Falando em itens especiais, existem alguns achados extremamente raros que você encontrará conforme progride no jogo. Esses itens podem exigir sintonização (notada por uma dica) antes que você possa obter seus buffs.

Para sintonizar um item, basta fazer um descanso longo ou curto e, em seguida, selecionar um personagem que terá um item sintonizado com ele. Cada personagem é limitado a três itens sintonizados no total, e você só pode sintonizar um item por período de descanso. Da mesma forma, você pode sintonizar livremente um item para que um personagem diferente possa usá-lo.

Por que meu personagem tem barba?

Digamos que você criou um cara bem barbeado, ou talvez um dudette. Você pode se surpreender quando eles de repente deixarem crescer uma barba. Bem, não se preocupe porque isso não é um bug.

Na verdade, é um efeito de um item chamado Cinto dos Anões. Há 50% de chance de que um personagem equipado e sintonizado deixe crescer a barba. Caso não goste do visual, basta desequipar o item e fazer um longo descanso para retirar o efeito.

Pausas longas e pausas curtas

Você pode fazer um longo descanso em tavernas / pousadas, acampamentos ou enquanto viaja rapidamente no mapa-múndi. Longos descansos requerem comida, como rações compradas de vendedores ou obtidas em gotas. Alternativamente, você pode lançar feitiços que criam refeições como Conjure Food (Paladins and Clerics) ou Goodberry (Ranger).

Baseado nas missões principais de Solasta: Crown of the Magister , você não tem nenhuma restrição de tempo. Como tal, você pode abusar da ação de descanso prolongado quantas vezes quiser para obter estes benefícios:

Reabasteça totalmente sua saúde.

Atualize seus slots de feitiço gastos.

Suba de nível e prepare feitiços (ou seja, selecione aqueles que estão ativos).

Deixe horas / dias passarem caso você precise terminar de fabricar um item ou porque isso é exigido por uma etapa da missão.

Nota: Um breve descanso, ativado ao clicar em um botão no canto inferior direito do HUD, permite que uma hora de tempo do jogo passe. Você precisará de uma jogada de dados para curar e a maioria dos slots de feitiço não são reabastecidos automaticamente (a menos que você seja um Mago com Recuperação Arcana). Ainda assim, você será capaz de sintonizar itens semelhantes a um longo descanso.

Viagem rápida

Depois de deixar Caer Cyflen (ou qualquer destino), você verá o mapa mundial de Solasta: Crown of the Magister . Se você clicar em um destino, poderá viajar para lá. Você também notará várias configurações no painel de viagem rápida, bem como aquelas no menu de configurações do jogo. Essas opções envolvem acelerar o processo, remover encontros aleatórios, interromper a ação quando algo foi criado e assim por diante.

Viajar rapidamente no mapa-múndi pode levar vários dias, o que significa vários longos períodos de descanso que requerem alimentação. Ainda assim, os personagens podem procurar comida automaticamente enquanto você está viajando.

Nota 1: Se encontros aleatórios estiverem habilitados, você pode acabar lutando contra vários mobs. Há momentos em que sua festa está preparada para eles e ocasiões em que você fica surpreso. Se você estiver lutando antes de um longo descanso terminar, apenas derrame todo o dano que puder, pois terminar o longo descanso irá atualizar suas habilidades.

Nota 2: a viagem rápida também é possível quando você está em masmorras ou cidades, desde que tenha descoberto um ponto de passagem. Por último, você pode tropeçar nos “portões principais” que permitem que você se teletransporte de volta para Caer Cyflen.

Economizando com frequência e no ponto sem volta

Lembre-se de salvar o mais rápido possível. Você pode até salvar (ou usar o atalho de teclado quicksave) durante as batalhas.

Por último, gostaria de falar sobre o final de Solasta: Crown of the Magister . Sem estragar muito, esta missão é chamada de “Sem Caminho de Volta!” e a descrição da missão até avisa que isso iniciará o capítulo final do jogo. Você está encarregado do seguinte:

Falando ao Conselho.

Falando com um NPC específico.

Falando ao Conselho mais uma vez.

Certifique-se de salvar antes de falar com o Conselho pela primeira vez, pois este é o ponto real sem retorno. Embora a segunda vez que você falar com o Conselho tenha uma descrição / dica semelhante, você já estará travado até terminar a campanha.

Referências:

Solasta Wiki, Fextralife, PC Invasion.

Deixe seu comentário: