Sniper Elite 4

Videojogo de stealth e tiro táctico em terceira pessoa, Sniper Elite 4 foi desenvolvido e publicado pela Rebellion Developments. Sequela directa de Sniper Elite III, o jogo foi lançado em 14 de fevereiro de 2017 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One.

Sniper Elite 4 decorre em Itália em 1943, logo depois dos eventos ocorridos em Sniper Elite III, mas antes dos de Sniper Elite V2. A história segue Karl Fairburne, que vai lutar com os seus homens da Resistência Italiana para libertar o país do fascismo.

Pesquise todos

Não apenas passeie pelos corpos dos inimigos abatidos. Se você conseguir se prolongar um pouco mais, você pode manter sua munição etc recarregada se você pesquisar o corpo. Se houver algo lá, será indicado com um ícone de mão flutuando acima do corpo. Também vale a pena ficar de olho nos oficiais abatidos que muitas vezes estarão segurando o Duty Roster em uma área do nível. Isso significa que todos os seus soldados são imediatamente marcados por seu prazer de atirar.

Importante, este é um dos lugares que os códigos para cofres de missão vital estão escondendo. Se você não souber o código para isso, terá que usar uma taxa de mochila para abrir as coisas (literalmente) e isso fará com que todos saiam correndo em sua direção. Encontre o código e você estará rindo até as informações preciosas e, muitas vezes, uma coleção de munição reprimida.

Mantenha os olhos abertos para documentos

Quem sabia que os franco-atiradores se importariam tanto com a papelada? Existem documentos espalhados por todos os níveis. Em carteiras, em tendas e em corpos, estes incluem cartas de e para casa e as pungentes últimas cartas de soldados. Você pode ver no final de cada missão quantas colecionáveis ​​você tem e, claro, há troféus em oferta para aqueles com o maior número de itens colecionáveis.

Confira as estatísticas das armas

Sempre que um inimigo morre, ele provavelmente desistirá de sua arma. Embora muitos jogos não lhe dêem nenhuma informação sobre se seria bom ou ruim atualizar, o Sniper Elite mostra as estatísticas completas da arma em questão. Passe o mouse sobre as armas soltas e você verá todas as informações sobre a arma no chão, com barras vermelhas e verdes claras informando se a troca do seu fiel rifle é realmente algo que você quer fazer. Existem algumas grandes pistolas por aí, então fique de olho.

Use a tela de carregamento

Pode parecer uma dica tola, mas use sua tela de carregamento. Karl pode realmente começar um nível com um lote duplo de munição suprimida que vem a sério enquanto você está se acomodando. Você terá que ganhar pelo menos $ 4 para cada lote, mas isso lhe dará uma grande vantagem se você começar em cada uma. área com uma opção silenciosa. Lembre-se de que você também tem munição de pistola suprimida e também rifle. Use o aviso de munição alternativo da roda da arma para carregar para essas balas sujas, da mesma forma que com o rifle. Infelizmente não há opções silenciosas de SMG …

Enquanto no assunto de seu loadout, confira suas opções de atualização de arma e peles. Selecione sua arma e você poderá ver as diferentes maneiras de desbloquear upgrades para o dispositivo de sua escolha de morte. Alguns virão naturalmente e outros você precisará sair do seu caminho para – 20 coração mata alguém?

Mantenha os olhos de águia

Como você deve ter reunido, há mais do que alguns colecionáveis ​​escondidos em cada nível. No topo dos documentos, há várias águias de pedra escondidas em cada mapa. Se você identificar esses Alvos Deadeye pelo seu escopo, atire neles para marcar sua lista, mas lembre-se de usar munição suprimida ou esperar por um ruído ambiental para mascarar sua foto. Você não quer um mísero colecionável dando o jogo fora.

Conheça o seu radar

Fique de olho na cor do seu radar. O círculo ao redor do mapa mostrará seu status. Se a barra estiver amarela e os inimigos se tornarem pontos amarelos, isso significa que eles são suspeitos e pesquisam, mas não sabem sua localização. No entanto, se o mapa estiver vermelho e os inimigos estiverem convergindo, eles saberão exatamente onde você está e é hora de dar o fora da esquiva. Um triângulo aparecerá se você foi ouvido ou visto e indicará seu último local conhecido, então mude rapidamente para uma posição diferente e talvez você possa lançar uma granada enquanto os inimigos investigam seu último ponto conhecido. Além disso, se você tiver tempo, tente equipar os corpos dos inimigos com minas, de modo que, se você estiver deixando para trás um cadáver, os soldados que verifiquem qualquer sinal de vida podem perder seus próprios no processo.

Oculte os sons dos disparos

A principal arma de Sniper Elite 4 também é uma das mais barulhentas do game. Isso significa que, por mais que a precisão e força dos disparos permita que uma missão possa ser resolvida com um único tiro, também significa que todos os inimigos saberão onde você está no momento em que o gatilho for pressionado.

O mundo do jogo possui diversas maneiras de esconder o som. De tempos em tempos, aviões passarão nos céus, enquanto, nas cidades costeiras, barcos estarão o tempo todo navegando. Isso significa que os sons de seus motores poderão ser ouvidos à distância, que servem de camuflagem para o barulho dos disparos. Fique de olho no indicador de ruído, na parte superior da tela, e entre em ação quando ele estiver ativo.

O ideal é ser oportunista e paciente. Encontrou o alvo de uma missão? Mantenha a mira travada e aguarde a passagem de um veículo para realizar o disparo sem ser detectado. É possível, também, usar geradores que estão espalhados pelo cenário, mas fique atento, pois ativá-los fará com que alguns inimigos verifiquem o que está causando tanto barulho.

Use o ambiente a seu favor

Para um franco-atirador, posicionamento é tudo, e em Sniper Elite 4 não poderia ser diferente. O mundo aberto do game traz diferentes possibilidades e caminhos para se completar o mesmo objetivo, que, muitas vezes, podem ser concluídos à distância ou por proximidade. Cabe ao jogador escolher o melhor jeito de fazer isso.

Caso prefira a abordagem sniper, procure por colinas e lugares altos, com ampla vista para o cenário, mas que, ao mesmo tempo, possua coberturas onde se esconder caso o personagem seja visto. Use e abuse de motores espalhados pelo cenário, que farão barulho e permitirão o uso do rifle para limpar as áreas de inimigos ou completar missões de assassinato.

No caso de uma ação de proximidade, escolha áreas estreitas e com muitos arbustos, de onde é possível usar a pistola para matar os soldados sem ser localizado. Utilize os cadáveres dos inimigos como isca para atrair mais deles, e mesmo de perto fique de olho nos indicadores de som, pois também será possível usar o rifle.

Explodir barris vermelhos não é a única opção que “Sniper Elite 4” dá na hora de usar o cenário contra os inimigos. Existem diversas bugigangas e equipamentos dos inimigos que pode ser utilizados para uma abordagem não convencional.

É possível, por exemplo, destruir roldanas e derrubar caixas pesadas quando oficiais estiverem embaixo delas. Dependendo do momento, essa pode ser uma saída para não entregar a sua posição.

Quanto às explosões, além do poder destrutivo, elas também podem ser utilizadas como uma forma de evasão em caso de perigo. Assim que for detectado, exploda barris à distância para confundir os inimigos e troque de posição. Esse é um meio eficiente de se manter intocável.

Saiba usar o kit médico

Apesar de a munição ser abundante no mundo de Sniper Elite 4, os itens de cura não são. Você normalmente começará as fases com dois deles, e poucos poderão ser encontrados nos cenários. Ser visto e alvejado significa morte na certa, já que o protagonista é pouco resistente a balas.

Os kits médicos podem dar uma sobrevida para Karl, mas é importante parar para usá-los, pois isso recuperará a barra de energia completamente. Fazer isso andando diminui a eficácia do item, e deve ser apenas sua última opção para evitar a morte. Muitas vezes, vale mais a pena voltar ao checkpoint, mesmo com o sistema de saves automáticos do game, do que gastar um item de cura.

Programe-se

Uma das novidades de Sniper Elite 4 é um sistema de inteligência artificial adaptativa, o qual o mundo reage às suas ações. Seja visto por soldados algumas vezes, por exemplo, e perceba um movimento maior de guardas ao redor de seu alvo principal em uma missão. Dispare com o rifle sem usar sons para ocultar os tiros e note que o objetivo passará a permanecer sempre em áreas fechadas, dificultando um assassinato a distancia.

Em outros mapas, franco-atiradores inimigos também estarão posicionados, sendo capazes de localizar e alvejar o jogador a distancia, enquanto operadores de rádio poderão chamar mais reforços caso a presença de Karl seja detectada. O ideal é acabar com os inimigos primeiro, seguindo, depois, para as missões de assassinato.

Deixe liberações de postos de controle ou a localização de refúgios rebeldes por último, pois eles normalmente estarão em áreas com mais oponentes, onde será mais fácil ser detectado. Já tendo resolvido os outros objetivos que exigem mais furtividade, você fica livre para agir aqui, e até mesmo cometer alguns deslizes.

Use o binóculo para tomar decisões

Ser um sniper de elite não é para qualquer um: o cara precisa passar horas no ninho, analisando o ambiente e escolhendo os melhores alvos e movimentos para não ser detectado. “Sniper Elite 4” simula esse ambiente arriscado e te obriga a ter paciência.

Para evitar ser detectado e, especialmente, não morrer, é preciso verificar o máximo de abordagens possíveis antes de escolher a melhor opção. O melhor meio para isso é utilizar o binóculo para marcar inimigos, explosivos, caminhões, e até mesmo alvos de missões secundárias.

Com toda informação do ambiente, fica bem mais fácil decidir como agir e quais alvos eliminar primeiro.

Melhore o seu equipamento completando desafios

Antes de cada missão é possível escolher qual equipamento vai ser levado para o combate. São diversos rifles, fuzis, pistolas e outros itens, como bombas e curativos. Nesse momento também é possível comprar novos equipamentos com seus pontos de reconhecimento e também conferir os requisitos para melhorar suas armas.

Cada arma tem aprimoramentos de atributos e também visuais. Para conseguir desbloquear a melhoria é preciso completar desafios específicos da arma, como matar inimigos à distância ou com tiros em partes específicas do corpo.

Sempre que trocar o equipamento, vá até essa parte do menu de preparação para descobrir quais os desafios de melhoria.

Quando no chão, fique sempre em movimento

Toda vez que você disparar ou fizer barulho, o estado dos inimigos vai mudar, podendo ir de patrulha até perseguição, quando descobrirem a sua posição. Muitas vezes eles deduzem a sua posição pelo barulho e vão até onde acham que você está escondido para verificar.

Por conta desses fatores, é importante estar sempre em movimento se você estiver no nível de altura dos inimigos. O primeiro motivo, mais óbvio, é evitar ser encontrado, mas o melhor mesmo é utilizar dessa mecânica para plantar armadilhas.

Assim que os inimigos adivinharem a sua posição, coloque uma armadilha no local e vá para um ponto com boa linha de tiro, e de preferência um arbusto para esconder. Alguns inimigos Alguns inimigos vão morrer na explosão da armadilha, enquanto você finaliza os outros com seu rifle de um local seguro.

O jogo de gato e rato é constante, e você precisa ser mais esperto que os adversários para se dar bem nas missões.

Limpe você mesmo

Pode soar como uma tarefa irritante, mas se você eliminar um inimigo em uma área onde seu cadáver possa ser visto na rota de patrulha de outros, pegue o corpo se puder e o mova para fora da vista para evitar a detecção. Você pode içá-los por cima do ombro e soltá-los onde quiser, mas se quiser uma maneira rápida de despachar inimigos sem a limpeza depois, tente a próxima dica.

Seja um Assassino

É hora de estar em sintonia com a natureza e pular na folhagem para algumas quedas fantasmas. Espreite-se em um arbusto e depois mude da distração da rocha para o apito em sua roda de armas, seguindo o aviso apropriado. Quando um inimigo passar, assobie e ele virá. Melee-los mortos e você vai escondê-los instantaneamente no mato. Bom trabalho, Assassino. Você pode adotar uma abordagem semelhante enquanto estiver pendurado em uma saliência, se um inimigo estiver acima – assobie para atraí-los em sua direção e, em seguida, um rápido ataque corpo a corpo irá despachá-los pela borda. Ezio Auditore ficaria orgulhoso.

Use munição suprimida

Então aqui está a coisa, acontece que tiros de grande volume matam você como um franco-atirador. Munição suprimida, por outro lado, significa que você pode matar com facilidade. Enquanto os inimigos perceberão se um amigo cair morto ao lado deles, sua posição não será doada. Quando você encontrar munição suprimida, traga a roda da arma e selecione munição alternativa para carregá-la em seu rifle. Isso significa que você não precisa esperar que outros sons encobrem seu disparo. Lembre-se, porém, que a munição silenciada ainda pode fazer barulho no impacto, por isso, se você ataca um inimigo com um rifle sniper ou uma pistola silenciada de perto e eles estão usando um capacete, o ruído vai chamar a atenção de inimigos próximos. Você pode evitar isso, indo para mortes de tiro do corpo. Atirou no coração e tudo mais.

Corra em silêncio

Não serão poucos os momentos em que o jogador será visto em Sniper Elite 4. E com uma inteligência artificial apurada, e até um pouco desleal, praticamente todos os inimigos do cenário serão alertados para sua posição no momento exato em que isso acontecer. Mesmo na hora da fuga, entretanto, ainda valem os princípios de furtividade que servem para o restante do jogo.

O título sempre vai marcar sua última localização, e é para lá que os oponentes vão. Por isso, ao ser localizado, mate alguns inimigos para limpar o caminho e saia de lá. Use sempre a pistola, pois ela possui silenciador, e evite ao máximo o rifle e, principalmente, a metralhadora, pois eles gerarão atualizações em seu posicionamento para os soldados inimigos.

Além disso, evite correr em pé e prefira o sprint agachado. Apesar de mais lento, ele gera menos barulho e não vai revelar seu caminho para os soldados. Se esconder nas proximidades, em arbustos ou estruturas próximas ao local de detecção, também não é uma boa ideia, pois após não encontrarem o jogador na área original, os inimigos passarão a busca-lo por perto.

Em alguns casos, fugir para longe pode até criar uma boa oportunidade. Com todos os adversários juntos e em campo aberto, o rifle de franco-atirador pode ajudar, principalmente se uma fonte de barulho também estiver pelos arredores

Ganhe uma medalha de ouro no campo de tiro

Antes de você sair para punir as patrulhas Nazistas, porque não ir ao campo de tiro para praticar? Você não apenas poderá testar qualquer uma das armas disponíveis no jogo, mas terá o desafio de ganhar medalhas, uma por arma.

Granadas

Todos os itens têm funções alternativas e a Stick Grenade não é exceção. Mudar seu uso corriqueiro de “Normal” para “Sticky” a fará grudar no primeiro alvo que encostar! Inimigos poderão correr o quanto quiserem, mas se a granada os acertar primeiro, não há escapatória.

Falando nisso, tente mirar nas granadas saindo das linhas inimigas para obter incrivelmente satisfatórios abates múltiplos. Espere uma patrulha com muitos inimigos se aproximar para maximizar o efeito!

Consiga um “Longshot” de rank máximo

Cada nível tem um alcance máximo para tentar conseguir um abate, com diferentes distâncias para cada nível de dificuldade. Tiros são ranqueados em C, B, A e S, em ordem ascendente — tiros de rank S são alguns dos mais distantes do jogo, talvez da própria série!

Aceite o desafio

Após completar uma missão pela primeira vez, uma lista de cinco novos desafios irá aparecer para futuras partidas. Esteja avisado, eles não foram criados para serem completados em uma única sessão, então eles podem ser bem complicados e exigirão muito planejamento e habilidade.

Dicas Finais

É possível matar com um único tiro em disparos no coração, figado e até rins. Não é necessário mirar sempre na cabeça.

É possível atirar em granadas na roupa dos inimigos para matar mais de um inimigo de uma vez.

É possível atirar nas suas próprias granadas para explodi-las antes do tempo normal

Usar armadilhas em cima dos corpos é mais eficiente e rápido que escondê-los.

Existem poucos silenciadores no jogo, mas há munições que não fazem barulho para serem usadas no lugar deles. Abuse delas para ser um fantasma.

Após matar inimigos, vasculhe seus corpos para ganhar munições e possíveis documentos de missões secundárias e colecionáveis.

Referências:

Playstation Blog, GameMe, Uol, techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: