Smite

Smite é um jogo eletrônico do gênero multiplayer online battle arena (MOBA) em terceira pessoa desenvolvido e publicado por Hi-Rez Studios para Microsoft WindowsPlayStation 4Xbox One e Nintendo Switch. Em Smite, os jogadores controlam um deus, deusa ou outra figura mitológica e participam em combate baseado em equipe, usando habilidades e táticas contra outros deuses controlados por jogadores ou por bots.

Jogabilidade

Os jogadores são formados em duas equipes, com 5 jogadores para cada equipe no modo principal (conquista). As equipes começam em lados opostos do mapa.

Neste modo de jogo, existem 3 rotas contínuas que funcionam a partir de um lado do mapa para o outro. Cada rota é defendida por uma “Fênix”, que é acompanhada por um par de torres defensivas. Fênix e torres dão uma grande quantidade de dano a todos os inimigos que chegam perto delas. O objetivo de cada jogo é destruir a Fênix da equipe adversária e o Titã, um guerreiro gigante que deve ser derrotado para ganhar o jogo.

Os jogadores são acompanhados por ‘minions’, pequenos soldados com um ataque fraco; estes minions nascem na Fênix a cada trinta segundos e correm ao longo de sua pista até se depararem com seu inimigo e o atacarem. Minions vão atacar não só os jogadores e outros minions, mas também torres, fênix e o Titan; na verdade, a sua presença é necessária para que os jogadores causam dano completo a estes objectivos. Os jogadores podem atacar as torres adversárias, no entanto, as torres irão disparar contra eles, se não houver minions próximos ou se o jogador ataca um jogador inimigo sob sua torre. Se um jogo está indo mal para uma determinada equipe pode decidir se entregar, mas isso requer uma maioria da equipe (4 jogadores para 1) a concordar.

Como todos os jogos, os jogadores têm de escolher um deus para jogar. Deuses são semelhantes aos campeões em League of Legends ou heróis em Heroes of Newerth e DotA . Atualmente, os jogadores podem escolher mais de 114 deuses e imortais de nove mitologias diferentes: chinesa, egípcia, grega, hindu, romano, maia, japonês, nórdica e celta. Dois jogadores da mesma equipe não podem escolher o mesmo deus (com exceção de partidas especiais, como a partida do dia),

O jogador controla o deus numa visão de terceira pessoa, que é uma característica exclusiva deste MOBA, como outros jogos do gênero são normalmente jogado a partir de uma visão de cima. Cada deus tem um ataque básico e quatro magias com efeitos variados, como a área de danos efeito , controle de multidões, buffs e muitos mais. Essas magias são adquiridas e atualizado quando o deus de um jogador sobe de nível , ganhando experiência derrubando torres ou fênix e matando jogadores inimigos. O nível máximo é 20 e cada nível sucessivo é mais difícil de alcançar.

O ouro é usado para comprar itens que melhoram o seu personagem. Esses itens concedem basicamente: dano, defesa e vida.(alguns itens também concedem roubo de vida, penetração, crítico, etc)

Entre as rotas, está localizado a selva, popularmente chamada de “jungle” donde monstros controlados por computador periodicamente nascem em locais específicos distribuídos simetricamente através do mapa. Matando certos monstros na referida jungler, o jogador pode pegar “buffs”(mana, dano e velocidade).

Há dois monstros neutros especiais que geram menos frequentemente, o gigante de fogo e a erínia dourada. Quando mortos, eles concedem toda a equipe que matou um poderoso “buff” de danos por um período médio de tempo ou uma quantidade de ouro, respectivamente. Também existem monstros que não oferecem um “buff”, apenas experiência e ouro.

Um Moba diferente

Smite é jogado de forma bem diferente dos demais Mobas. Por ser em terceira pessoa, sua jogabilidade se assemelha bastante a World of Warcraft, popular MMO da Blizzard. Com isso, você precisa mover seu personagem pelas teclas A, W, S, D do teclado, dispensado o clique do mouse no mapa para movimentar o herói.

Além disso, os atalhos de magias e habilidades foram transferidos para as teclas 1, 2, 3 e 4, representando os três ataques básicos e o “Ultimate”, o golpe mais forte de cada personagem. Tenha em mente que Smite veio para te trazer uma experiência totalmente nova em termos de Moba, e isso começa se acostumando com seus controles, bem diferentes, mas ao mesmo tempo tão familiares.

Conheça o seu deus

O elenco de Smite não é formado exclusivamente por deuses, mas também possui algumas “entidades menores” de cada mitologia. Porém, todas possuem características únicas e fazem parte de classes que podem ter alguma ligação com seu estilo de jogo ou não. O segredo é entender como cada um funciona.

Cada personagem faz parte de, pelo menos, uma das classes presentes no game, entre elas mago, assassino, caçador, guardião e guerreiro. Saber jogar com elas e, principalmente, dominar pelo menos uma delas é um requisito que vai te levar à vitória em quase todas as partidas.

Saiba trabalhar em equipe

Essa dica é voltada para praticamente todos os jogos no estilo Moba, não tem jeito. Trata-se de um game de arena, multiplayer cooperativo, onde lutamos contra outra equipe. É preciso saber não apenas o seu papel, mas também como trabalhar em sintonia com o time – e para isso, é preciso não brigar ou discutir.

Se um amigo de equipe estiver jogando mal, dê uma dica para ele. Se ele insistir, não perca a paciência, pois pode ser um “troll” disfarçado de jogador. Apenas espere a partida acabar e reporte-o para a administração do game. Contudo, e acima de tudo, faça sua parte e não se preocupe com problemas, apenas saiba colaborar.

Sinergia dos deuses

Outro ponto importante que é parecido com outro dito acima é a sinergia da equipe. Há deuses com vários papéis durante a partida, então seria bom saber qual vai ser sua posição e combinar com o time, antes da partida começar.

Isso pode ocorrer na tela de seleção de deuses, que conta com um sistema de chat que vai ajudar novatos de montão. Não se acanhe em perguntar em que posição você poderia jogar sem problemas e, se for o caso, decida amigavelmente se alguém escolher uma posição que você já tenha escolhido. Isso se chama metagame, ou “o jogo dentro do jogo”, em termos de qual posição funciona melhor para cada personagem.

A loja é sua amiga

Outro segredo para se dar bem em Smite é comprar bons itens na loja da sua base. Mas não se preocupe, pois você não vai gastar nem um centavo com o que encontrar ali. Trata-se de uma compra que dura apenas nesta partida que vai jogar, com o dinheiro que obter derrotando os adversários.

O ideal é que você mesmo saiba qual a melhor combinação de itens para sua própria estratégia, mas você também pode simplesmente utilizar a aba de “Recomendados” para comprar o que o jogo te sugerir e não fazer feio frente a uma grande luta.

Junte ouro!

E por falar em loja, falemos de dinheiro. Ele é obtido ao vencer os inimigos, mas a tática principal é obter de forma rápida, atacando os bots, que nada mais são que as pequenas tropas controladas pelo computador, e não pelos jogadores adversários.

Eliminando estas tropas rapidamente, por serem realmente fracas, você vai conseguir algum ouro de forma rápida e sempre ter cada vez mais para comprar itens na sua base. Claro que eliminar outros jogadores também vai render dinheiro, mas o foco está nas tropas.

Encontre um deus favorito

Você deve escolher um deus do qual a jogabilidade lhe agrade para treinar as suas habilidades. Como ao início vai ter muito para aprender no game, ao menos não tem de se preocupar em aprender várias habilidades e estilos de jogo diferentes.

Confira as diferentes classes:

Assassinos: normalmente são deuses que atacam corpo a corpo e usam o seu poder físico nos seus ataques básicos e habilidades divinas. Eles são bastante ágeis e causam grande dano, mas podem ser um pouco vulneráveis.

Guardiões: esses são os tanques do game, usam o seu poder físico e mágico para controlar a batalha.

Guerreiros: essa classe é uma mistura entre Assassinos e Guardiões. Eles são lutadores de corpo a corpo que conseguem suportar algum dano e também causar uma quantidade de dano moderada.

Magos: normalmente esses deuses atacam ao longe, usando poder mágico para aumentar a sua força de ataque base e habilidades. Porém, eles são bastante frágeis se forem pegos.

Conheça as diferentes funções

Em todos os games MOBA, existem cinco funções básicas que você pode pegar na equipe: Mid Lane, Solo Lane, Jungler, Carry e Suporte. Independentemente da classe do seu deus, cada jogador tem uma dessas funções durante a partida.

Mid Lane: normalmente tem uma habilidade forte capaz de causar uma quantidade massiva de dano. Você tem de pressionar o seu caminho e o proteger, atacando sempre que possível a torre inimiga. Essa é a função ideal para Magos, pois os feitiços de dano em área são especialmente úteis para a função.

Solo Lane: essa função é para os jogadores que gostam de ser mais individualistas, mas também gostam de ajudar a equipe quando é preciso. Já que você fica sozinho em um caminho, é necessário escolher as suas batalhas com precaução ou quando é melhor aguardar que o jungler da sua equipe o venha ajudar. Para essa função, você quer um deus robusto, com muita vida e resistências, como um Guerreiro.

Carry: essa é uma posição muito importante na equipe. Você vai causar o maior número de mortes e, para atingir o seu poder máximo, precisa se fortalecer com a ajuda dos seus aliados. O objetivo é ficar forte o suficiente para levar o time à vitória na fase final do game. Os melhores deuses para começar experimentando essa função são os Caçadores.

Suporte: nessa função você vai ajudar a sua equipe no geral, mas o mais importante é ajudar o seu carry com as mortes que ele precisa para se tornar mais forte. Um bom deus para começar nessa função é Ymir, pois tem grande defesa e bom controle de multidões para ajudar a sua equipe durante as batalhas de grupo.

Jungler: essa é a função mais difícil do game, pois você vai pegar as suas mortes e a sua XP na jungle e não nos caminhos. Além disso, você precisa também ajudar os caminhos que estão sendo pressionados. Essa não é a posição ideal para quem está começando, pois você precisa de alguns conhecimentos da mecânica do game e de como os deuses funcionam. Os melhores junglers são, sem dúvida, os Assassinos.

Existem vários Modos no game

Antes de se aventurar no game, você deve saber que modos existem e em que consistem.

Conquista: esse é o modo tradicional. Consiste em duas equipes de cinco jogadores em um mapa com três caminhos e uma jungle entre eles. Cada equipe tem de tentar pressionar a outra, eliminando lacaios e torres até conseguir eliminar o Titã do oponente.

Justa: esse é um modo em que você joga em um contra um ou três contra três, com apenas um caminho e uma jungle. Essas batalhas são boas para você aprender o básico do game e as mecânicas de cada deus.

Assalto: aqui você só tem um caminho, não existe jungle e você pertence a uma das duas equipes com cinco jogadores. Porém, você não escolhe o seu deus, mas é atribuído um aleatório a você.

Arena: esse é o modo com mais ação. Não existem caminhos, nem torres, nem jungle, apenas uma grande arena aberta com um portal em cada ponta. O objetivo é assegurar que os seus lacaios cheguem ao portal do inimigo e prevenir que os lacaios adversários cheguem ao seu.

Siege: uma batalha em dois caminhos, onde duas equipes com quatro deuses tentam destruir as estruturas de cada uma, tentando chegar ao Titã inimigo com a ajuda de um Siege Juggernaut. As equipes ganham pontos ao limpar campos na jungle e matando deuses e lacaios inimigos. Quando uma equipe chegar nos 100 pontos, o seu Siege Juggernaut aparece para ajudar na batalha.

Comunique com a sua equipe

Uma das possibilidades deste tipo de games cooperativos é a comunicação entre os jogadores. Por isso, se você vir um deus adversário sair do seu caminho, se vir algum escondido na jungle ou se notar qualquer outra coisa importante, você deve compartilhar essa informação com o resto da equipe.

Faça isso e evite que seus aliados sofram ganks desnecessariamente.

Uma das piores coisas que você pode fazer em um game cooperativo é sair sozinho para o ataque. SMITE é feito para trabalhar em equipe, por isso, não adianta querer ser o herói e tentar alcançar os louros da vitória sozinho. O mais provável é acabar estragando toda a estratégia do seu time, alimentando os seus oponentes com mortes fáceis.

Seja um comprador inteligente

Na sua base, você pode comprar itens com o ouro que vai ganhando durante a batalha. Esses itens são essenciais, pois aumentam o seu poder e os seus atributos.

A maior parte deles está dividido em três categorias, sendo a primeira relativa aos mais baratos e, por consequência, mais fracos. Quais itens comprar e por qual ordem vai depender do deus que você está jogando e da sua função dentro da equipe.

A importância dos Wards

Esses itens o protegem ao permitir que você veja os jogadores inimigos que se encontrem ao seu redor. Isso é uma função essencial para evitar ganks e outro tipo de emboscadas. Além disso, você pode destruir o ward dos seus inimigos para tentar pegá-los de surpresa.

Só não se esqueça de que os deuses com habilidades de invisibilidade não são detectados pelos wards, por isso, nunca baixe a sua guarda.

Evite o dano causado pelas Torres

As torres são fundamentais em games MOBA. Elas tanto podem ajudar o seu time a proteger um caminho, como podem impedir que você dê o golpe final em um adversário, fazendo com que perca a morte.

As torres são feitas essencialmente para atacar ondas de lacaios, mas se entrar em batalha com deuses perto das torres, o foco fica em você. Logo, é boa ideia evitar o risco de o fazer, a não ser que tenha a certeza de que vai matar mesmo o seu inimigo.

Deuses para Iniciantes:

A lista serve como referência para você conhecer os Deuses do Smite que possuem pontos fortes em determinadas funções, mas saiba que existem outros que também são ótimas opções.

Neith (A Melhor para iniciantes)

MELHORES DEUSES DO SMITE – NEITH: Você começou a jogar Smite agora? Então a melhor escolha é a Neith, dos Deuses do Smite ela é a mais fácil de aprender e jogar.

Você pode se sair muito bem com a Neith se souber se posicionar e escolher uma Build adequada, mas conforme você for se aprofundando no jogo, recomenda-se jogar com personagens mais avançados.

Apesar de ser um personagem bom para iniciantes, a Neith pode surpreender caso uma atualização favoreça ela em alguma situação, mesmo em ambientes mais competitivos do jogo, então sempre fique ligado.

Bellona (A mais flexível)

BELLONA DE SMITE: Considerada um dos Deuses do Smite mais fortes, a Bellona é uma das melhores escolhas se você gosta de jogar com estilos e estratégias diferentes.

Gosta de jogar solo na lane? A Bellona é a escolha certa, mas se você quiser “brincar” na floresta ou até agir como suporte, a Bellona também cumpre muito bem o papel.

Ela é um dos poucos Deuses do Smite que pode ser escolhido para praticamente qualquer posição em um time, uma boa escolha para diversas ocasiões.

Fenrir (Um dos melhores Assassinos)

A FERA FENRIR: O Fenrir é uma escolha popular e não é à toa, ele tem uma boa velocidade sendo muito bom para escapar de situações de perigo e ele também é utilizável em várias outras funções.

No papel de assassino ele é realmente uma ameaça, assim como todos os deuses do Smite, ele possui suas vantagens e desvantagens, mas se você aprender a jogar bem com ele, o estrago será grande para os adversários.

Seus ataques são de curto alcance, ele tem habilidade para roubar vida e se sustentar, sua habilidade Ragnarok o deixa monstruoso, imune a controle, mais rápido e mais forte.

Ullr (O Melhor caçador)

O INCRÍVEL ULLR: O Ullr pode até ser um dos Deuses do Smite mais difíceis de dominar, mas quem consegue jogar bem com ele vira realmente o Deus da partida.

Esse Deus causa um bom dano e pode ser muito flexível, ele pode atacar com arco ou com machados, dando a ele vantagens para situações diferentes.

Com ele você sempre terá uma habilidade para usar e isso é muito vantajoso nas batalhas.

Cu chulainn (O Melhor dos guerreiros)

O CAÇADOR CU CHULAINN: Cu Chulainn é um guerreiro esplêndido e um dos melhores deuses do Smite, sua capacidade de usar habilidades sem mana é uma boa vantagem.

Se você quer dominar a lane sozinho, o Cu Chulainn vai lhe ajudar muito nessa tarefa, é difícil aprender a usar ele bem, mas quem sabe jogar com ele pode mudar a partida a seu favor.

Cu Chulainn usa golpes com lança, os adversários dele precisam evitar que ele forme seu Berserk que lhe dá poder extra e um escudo de vitalidade, antes que seja tarde demais.

Chronos (O Melhor mago)

O TEMÍVEL CHRONOS: Se existe um mago que pode carregar uma partida, o Chronos é ele, um oponente muito poderoso no final de uma partida que pode significar a vitória ou derrota de seu time.

O Chronos é muito poderoso a partir do meio e final da partida, mas também consegue se sustentar bem no início até ele atingir o seu potencial mais tarde.

Esse deus é muito versátil, então se você virar um mestre com esse personagem, poderá atuar de várias formas na equipe e aumentar mais suas chances de vitória.

Athena (O Melhor guardião)

A DEUSA ATENA: Dos deuses de Smite, a Athena é normalmente o melhor suporte que sua equipe pode receber na partida.

O legal é que você pode usar ela também em outros papéis além do suporte de acordo com o que a temporada mais precisar.

A sua habilidade de confundir os adversários e fazê-los lutar entre si é excepcional em uma batalha de times e faz a diferença.

Referências:

Ligados Games, Tec8, Techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: