1HitGames

Sifu 

Sifu é um jogo eletrônico de ação-aventura e beat ‘em up desenvolvido e publicado pelo estúdio francês Sloclap. Foi lançado em 8 de fevereiro de 2022 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e PlayStation 5. O jogo recebeu avaliações positivas da crítica, e vendeu mais de um milhão de unidades até março de 2022.

Aprenda a se defender primeiro  

Em Sifu, evitar ataques inimigos é tão importante quanto punir você mesmo. Mesmo quando seu personagem está com a saúde completa, alguns golpes bem conectados de um inimigo básico o mandarão para o chão. 

Felizmente, você tem uma habilidade de guarda para absorver alguma punição sem sofrer dano. No entanto, apenas bloquear ataques não é suficiente. Enquanto estiver guardando, se você apertar o analógico esquerdo logo antes de um inimigo atacar, você mudará seu corpo para evitar o golpe. Você pode então seguir com um contra-ataque rápido. 

Uma vez que você tenha diminuído o tempo, isso se tornará um movimento importante em seu arsenal e é particularmente importante durante as lutas contra chefes. Infelizmente, você não pode evitar todos os ataques dessa maneira. Quando um inimigo desencadeia um ataque com uma parte do corpo vermelha brilhante, você precisa sair do caminho para evitar receber dano. 

A prática leva à perfeição 

Isso pode parecer óbvio, mas em Sifu, você realmente precisa praticar como se fosse um verdadeiro estudante de kung fu. Não pense que você pode simplesmente entrar em um confronto com meia dúzia de bandidos corpulentos e sair vitorioso sem estar preparado. 

Em sua base wuguan, há um pequeno posto de treinamento de madeira no canto. Isso o transporta para uma sala vermelha mística, onde você pode treinar indefinidamente contra um oponente de IA. Vale a pena visitar, mesmo antes de tentar o primeiro nível. Aqui, você pode memorizar alguns combos e ficar confortável com o tempo para evitar ataques. 

Você pode até definir seu parceiro de treino para ser passivo ou agressivo. O primeiro permite que você pratique combos específicos sem ter que se preocupar em ser interrompido durante o processo. É particularmente útil quando você acabou de desbloquear um novo movimento e quer ter uma ideia dele.

Concentre-se em desbloqueios permanentes 

Falando em desbloqueios, Sifu lida com atualizações um pouco diferente de outros jogos roguelike. Para desbloquear permanentemente uma atualização, você precisa comprá-la cinco vezes na árvore de habilidades. 

Por causa disso, você deve escolher suas atualizações preferidas desde o início e depois se concentrar em desbloqueá-las permanentemente. Não espalhe seu XP comprando meia dúzia de habilidades diferentes, pois você apenas perderá todas elas quando inevitavelmente chegar aos 70 anos e morrer. 

Mesmo à medida que avança no jogo, vale a pena manter esta dica em mente. Você deve sempre canalizar seu XP para atualizações que deseja permanentemente, em vez de desperdiçá-lo em novos movimentos que você usará apenas para uma única execução. 

Tente isolar os inimigos 

Em Sifu, as probabilidades são muitas vezes contra você. Até mesmo o primeiro nível joga você em um armazém para enfrentar uma dúzia de bandidos de uma só vez. Tentar enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo geralmente é uma receita para o desastre. Afinal, os inimigos em Sifu não ficam parados esperando sua vez de atacar.

Idealmente, você quer enfrentar cada oponente individualmente. A melhor maneira de fazer isso é se mover constantemente pelas arenas em que você luta. Salte sobre obstáculos para colocar distância entre você e seus inimigos. Acerte alguns golpes contra o combatente que o atingir primeiro, depois recue novamente. 

Essa estratégia nem sempre resulta nas lutas mais cinematográficas, e você não se sentirá um especialista em artes marciais ao realizá-la. Mas vai mantê-lo vivo por mais tempo, o que é o mais importante.   

Sempre tenha uma arma (quando possível)  

Embora lutar com as próprias mãos em Sifu seja fantástico, bater nos inimigos em uma polpa com um cajado de madeira é ainda melhor. Sempre que você tiver a chance de empunhar uma arma, pegue-a.

A maioria dos espaços maiores contém armas, então mantenha os olhos abertos. Além disso, certifique-se de sempre lidar com inimigos que empunham instrumentos contundentes primeiro. Eles podem causar muito dano se deixados de pé e, uma vez que eles caírem, você também pode beliscar sua arma. 

Depois de polir uma sala inteira cheia de inimigos, certifique-se de procurar por quaisquer armas que você não viu na primeira vez. Isso pode lhe dar uma vantagem considerável na sua próxima luta, especialmente se for um encontro com um chefe. 

Mesmo as probabilidades contra Fajar 

Aqui está uma dica útil se você estiver lutando para vencer o primeiro chefe do jogo ou quiser passar pela luta rapidamente para preservar sua juventude para os estágios posteriores. 

Em sua segunda fase, Fajar ganha uma faca afiada que pode causar uma quantidade monstruosa de dano em segundos. No entanto, você pode equilibrar as chances pegando uma arma você mesmo. Você encontrará alguns morcegos de madeira no canto de trás da área. Bater em Fajar com uma arma corpo a corpo tira grandes pedaços de sua barra de saúde. A melhor hora para pegar uma arma é quando ele está escondido no bambu, preparando-se para atacar. 

Níveis de repetição para diminuir sua idade 

Repetir os níveis é praticamente um requisito em Sifu. Isso se deve à mecânica de envelhecimento única do jogo. Toda vez que você morre, seu personagem fica um pouco mais velho. Quando você chegar aos 70 anos, sua próxima morte significará luzes apagadas. 

Você começará novos níveis na idade em que completou o anterior, mas você pode realmente repetir os níveis mais antigos para diminuir sua idade. Por causa disso, repetir os níveis mais antigos pode ser altamente benéfico. 

Por exemplo, a primeira vez que completei o nível um, eu estava com 60 e poucos anos. Isso significava que eu tinha que começar o segundo nível a partir dessa idade. No entanto, depois de mais algumas tentativas com uma melhor compreensão do combate do jogo, consegui completar o primeiro nível aos 25 anos. Isso me permitiu pular para o segundo estágio do jogo em muito melhor forma.  

A menos que você seja um mestre Sifu logo de cara, repetir os níveis é extremamente importante para diminuir sua idade e ter uma chance de lutar de ver o jogo até o fim. 

Pesquise minuciosamente por segredos e atalhos 

Felizmente, reproduzir o mesmo conteúdo repetidamente é significativamente menos tedioso do que poderia ser. Você pode desbloquear atalhos que permitem ignorar partes significativas dos níveis concluídos.

Por exemplo, depois de derrotar The Skull Brothers no primeiro nível, você ganhará um conjunto de chaves. Em replays subsequentes, isso permite que você desbloqueie a Avenue Door perto do início do nível. Essa rota alternativa leva direto ao armazém, para que você possa alcançar o chefe depois de apenas uma luta significativa. Existem atalhos desbloqueáveis ​​como este em todos os níveis. 

Certifique-se de explorar cada área completamente para encontrar outros itens secretos como este. No entanto, ignorar pedaços consideráveis ​​de um nível significa que você ganhará menos XP e desbloqueará menos atualizações, o que é algo a ser considerado. 

A varredura de perna é extremamente eficaz

Vou deixar uma dica final: domine a varredura de perna. É extremamente eficaz tanto no controle de multidões quanto em causar danos significativos. 

Quando você tem um inimigo no chão, você pode atacá-lo duas vezes do chão antes de puxá-lo para cima e iniciar um novo combo. Esse movimento é tão eficaz que alguns jogadores já o declaram dominado. Se você estiver em uma situação difícil, a varredura de perna é sua melhor amiga.  

Abuse desses quadros de invulnerabilidade

Existem certos ataques que você pode desencadear que o deixam temporariamente invulnerável a outros oponentes enquanto a animação se desenrola. Estes são conhecidos como frames de invulnerabilidade (i-frames) e você vai querer tirar o máximo proveito deles. Um dos movimentos mais comuns que se enquadram nessa categoria é o finalizador Triângulo + Círculo , que ocorre quando você quebra a Estrutura de um inimigo. Este movimento não apenas elimina instantaneamente seu oponente, mas também é uma maneira eficaz de evitar ser atingido por outra pessoa. Da mesma forma, segurar o botão Círculo em um inimigo abatido também lhe dará temporariamente i-frames.

Aprenda os combos

É fácil querer apertar botões no Sifu, especialmente no início, mas recomendamos entrar no menu de pausa para ver quais combos você tem à sua disposição. Alguns deles, como o Arremesso Direcional Quadrado + X podem ser inestimáveis ​​durante o combate, mas você pode não saber se não verificar a lista de combos. Fique de olho nos combos adicionais que você pode desbloquear na Árvore de Habilidades.

Como funciona o sistema de estrutura

Falando nisso, vamos falar sobre o sistema Structure, porque é algo que pode ser facilmente esquecido. Cada vez que você bloqueia um ataque , uma barra na parte inferior da tela sobe. Esta é a barra de estrutura, e se ela encher ao máximo, você ficará temporariamente atordoado, deixando-o aberto para ataques devastadores. Os inimigos também têm um medidor de estrutura e, mesmo que você bloqueie ou apare seus ataques, ele será preenchido. Use isso a seu favor, especialmente em um inimigo que é difícil de acertar. Com esses oponentes, é melhor bloquear seus ataques, preencher seu medidor de estrutura e depois desferir um ataque mortal.

No tópico de Estrutura, sempre mantenha seu medidor de estrutura o mais baixo possível. Uma coisa que você pode fazer é recuar durante uma luta para que ela abaixe novamente. Contanto que você não corra ou ataque, seu medidor de estrutura diminuirá. Use o ambiente como cobertura para recuperar sua estrutura.

Grind níveis para ganhar XP e habilidades desbloqueáveis ​​permanentes

Falando em habilidades desbloqueáveis, revisite os níveis depois que você estiver confortável com o combate do jogo. Especialmente com os níveis anteriores, você pode avançar enquanto aumenta seu medidor de combo o máximo possível. Faça isso até ter XP suficiente para desbloquear permanentemente uma habilidade da Árvore de Habilidades . Lembre-se, você deve adquirir um movimento um certo número de vezes antes de ser desbloqueado permanentemente. Por exemplo, o movimento Charged Backfist custa 1.000 XP para desbloquear uma vez, mas custa 5.000 XP adicionais (5×1.000 XP) para desbloquear permanentemente.

Não ignore usando ataques Focus

Foco é uma habilidade que permite que você diminua o tempo para desencadear um ataque não bloqueável (o que também lhe dá i-frames). Na parte inferior direita da tela está seu medidor de foco e deve ser preenchido para poder ser usado. Você pode realmente dar a si mesmo mais barras de foco atualizando essa habilidade nos santuários. Durante os chefes, especificamente, os ataques Focus são cruciais, pois causam dano e os deixam atordoados por um momento após o ataque.

Use a nuvem para manipular os salvamentos

Cada vez que você morre, Sifu cria instantaneamente um salvamento, o que significa que você não pode desfazer a morte que acabou de ocorrer. No entanto, há uma solução alternativa que você pode usar e envolve o uso de salvamentos na nuvem. Antes de um chefe ou inimigo complicado, carregue seu save para a nuvem. Então, se você morrer, ou se a luta não correr tão bem quanto você esperava, simplesmente feche o jogo e baixe o save da nuvem, colocando você de volta no início da luta.

Referências:

Toms Guide, Game Spot, Wikipedia.

PC, PS4, PS5 Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑