Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela FromSoftware e publicado pela Activision. Foi lançado em 22 de março de 2019 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. O jogo se passa em uma versão mágica e fictícia do período Sengoku no Japão, e segue um shinobi que tenta se vingar de um clã samurai que o atacou e sequestrou seu lorde.

A jogabilidade é focada em furtividade, exploração e combate, com ênfase especial em batalhas contra chefes. Embora a maior parte do jogo ocorra em áreas fictícias, algumas áreas são fortemente inspiradas em edifícios e locais do mundo real no Japão. O jogo também faz fortes referências à mitologia e filosofia budista. Enquanto criava o jogo, o diretor Hidetaka Miyazaki queria criar uma nova propriedade intelectual (IP) que marcasse um ponto de partida da série de jogos Souls, também feita pela FromSoftware, e buscou inspiração em séries como Tenchu.

Sekiro foi aclamado pela crítica, que comumente compararam e contrastaram com os jogos da série Souls. Enquanto seu alto nível de dificuldade recebeu algumas críticas, os elogios foram direcionados para sua jogabilidade, história e cenário. Dentro de dez dias de seu lançamento, o jogo vendeu mais de dois milhões de cópias em todo o mundo.

Jogabilidade

Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo eletrônico de ação-aventura jogado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa. Embora comparado com a série Souls, da FromSoftware, o jogo não apresenta elementos de RPG, como criação de personagens, classes e upgrades de equipamentos, além de não ter elementos multiplayer. Em vez de atacar para reduzir os pontos de vida de um inimigo, o combate em Sekiro gira em torno de uma katana para atacar seu equilíbrio, o que eventualmente leva a uma abertura que permite um único golpe mortal. O jogo também possui elementos furtivos, permitindo que os jogadores eliminem imediatamente inimigos se eles puderem ficar no alcance sem serem detectados. Além disso, o personagem do jogador tem a habilidade de usar várias ferramentas para ajudar no combate e exploração, como um gancho e uma tocha. Se o personagem jogador morrer, ele terá a opção de ser revivido no local sob certas condições, em vez de reaparecer em pontos de checkpoint anteriores.

Treine muito no início

Sekiro tem como base uma das mecânicas que geralmente é reservada para os jogadores mais veteranos e hardcore, o chamado “Parry” ou aparar. Essa técnica consiste em pressionar o botão de defesa no exato momento em que o golpe do inimigo acerta o seu personagem. Em Sekiro, aparar quebra a postura dos inimigos e permite um golpe mortal.

Não bastando a dificuldade de dominar essa técnica, o jogo ainda conta com diversas melhorias para seu braço shinobi, dezenas de habilidades escondidas e várias outras técnicas fundamentais como desviar e pular. Dominar tudo isso direto no campo de batalha seria muito frustrante e é por isso que a From Sofware colocou pela primeira vez uma espécie de modo treino dentro do jogo.

Logo no início da aventura você será apresentado ao Hanbei, o Imortal, um NPC que como o nome diz não pode ser morto. Ele fornece lições sobre cada uma das técnicas apresentadas no início do jogo e adiciona outras assim que seu personagem for aprendendo novas habilidades no decorrer do jogo. A qualquer momento você pode desafiá-lo para um combate ou repassar as lições. Como o jogo pode ser muito frustrante em alguns momentos, treinar para melhorar suas habilidades é o melhor caminho para superar os desafios.

Guarde suas moedas em bolsas

Em “Dark Souls”, sempre que o seu personagem morre as almas são perdidas. Em Sekiro isso acontece com seus pontos de habilidade e moedas. Os pontos de habilidade não têm como serem protegidos e dependem da sorte para serem preservados, já as moedas podem e só exigem uma pequena porcentagem do seu montante.

Moedas guardadas em bolsas não são perdidas após morrer. A forma de fazer isso é comprando as bolsas de moedas dos vendedores pelo caminho. A bolsa pequena guarda 100 moedas, já a grande guarda 500 moedas e uma maior ainda guarda até mil moedas. O custo da bolsa pequena é 10 moedas, da média 50 e da grande 100 moedas, já a grande guarda 500 moedas e uma maior ainda guarda até mil moedas. O custo da bolsa pequena é 10 moedas, da média 50 e da grande 100.

Ao usar a bolsa no seu menu ou vendendo para um comerciante as moedas voltam para você e a bolsa se perde, portanto só use-as no momento em que for comprar algo importante.

Use a furtividade e a verticalidade

Uma das grandes novidades de Sekiro é a mecânica de furtividade, que permite executar os inimigos mais fracos com um único golpe desde que o Lobo não tenha sido notado. Esse abate pode ser feito por trás, pelos lados e também pelo alto, bastando pular na direção do inimigo e pressionar R1/RB no momento em que um círculo vermelho aparecer nele.

Isso é especialmente importante para conseguir vencer os inimigos mais fortes, chamados de “mini boss”, que exigem dois golpes mortais para serem finalizados. Quase sempre existe um caminho que leva até as costas deles e garantem que um golpe mortal seja executado antes mesmo da luta começar, facilitando muito a sua vida difícil pelo Japão Feudal.

Outro uso da furtividade é para passar por áreas inteiras sem ter de lutar com ninguém. Principalmente quando se faz uso da verticalidade. O seu personagem é equipado com um gancho que garante acesso aos telhados das casas e construções, fazendo a travessia pelos cenários rápidas e seguras, além de oferecer uma gama de locais propícios para abates silenciosos.

Lembre-se de coletar as moedas e itens

Uma das grandes pegadinhas de Sekiro é precisar pressionar quadrado no PS4 ou X no Xbox para coletar as moedas e itens deixados pelos inimigos depois de vencê-los. Ao limpar uma área, lembre-se sempre de passar perto dos corpos pressionando o botão para coletar tudo.

Use o Pause

Finalmente podemos pausar a ação em um jogo recente da From Software e isso tem muito significado em Sekiro. É possível trocar as melhorias do seu braço Shinobi, alterar os itens de seleção rápida e claro, dar uma respirada no meio de um combate tenso.

Como a estratégia para cada adversário é diferente e exige trocas de equipamentos, lembre sempre de usar o botão de pause para fazer o preparo ideal antes e durante as lutas, inclusive para alterar qualquer estratégia que tenha dado errado e experimentar novas ideias.

Repita áreas para coletar experiência

Embora não exista um sistema de nível parecido com “Bloodborne “ou “Dark Souls’, Sekiro fornece diversas árvores de habilidades para melhorar o seu combate. As habilidades passivas, por exemplo, podem melhorar a sua guarda contra inimigos com espada ou causar mais dano a guarda dos adversários quando você executar um “parry” e ainda melhorar sua furtividade, evitando que inimigos te ouçam quando agachado.

Para liberar as habilidades é preciso comprá-las com pontos de habilidade nos santuários. Esses pontos são ganhos sempre que a barra azul no canto superior direito da sua tela é preenchida, que por sua vez precisa que você elimine inimigos para ser completada. Nada melhor então do que repetir algumas áreas para comprar aquela habilidade necessária, especialmente porque após atingir um nível na barra, ele não volta mais atrás até ser gasto, mesmo morrendo.

Lembre-se de orar nos santuários

Os santuários não ficam salvos para viajar e repousar quando você os vê pela primeira vez, é preciso sentar e orar neles. Eles são também responsáveis pelo checkpoint, garantindo que você volte ali no caso de morrer. Portanto nada de passar reto por eles.

Compre Cabaças

A Cabaça Curativa não é a única do jogo. Os vendedores têm diversas outras que podem ser utilizadas para curar e se fortalecer contra efeitos negativos como terror, veneno e fogo. Elas custam 1800 moedas e podem ser conseguidas em diferentes vendedores pelo mundo.

Com a cabaça púrpura por exemplo, você conseguirá finalmente enfrentar os chefes decapitados ou espectrais. O mais legal é que assim como a cabaça de cura, essas outras são reabastecidas ao repousar em um santuário.

Explore os cenários e enfrente os mini chefes

Os itens disponíveis no jogo, de açúcares dos monges à cinzas, podem decidir a sua batalha. Embora vários deles possam ser encontrados ao derrotar inimigos, muitos estão espalhados pelo mapa, esperando somente você chegar para pegá-los. Além desses itens mais comuns, também é possível encontrar as sementes de cabaça escondidas por aí, que garantem mais uma cura para usar durante o jogo.

A importância de explorar não para por aí, diversos vendedores e NPCs com quests estão te esperando em locais escondidos e o contato com eles pode render melhorias essenciais para enfrentar os chefes do jogo.

No meio do caminho também estão os mini chefes, que são difíceis de derrotar mas garantem duas coisas. A primeira é um bom desafio que serve como treinamento para melhorar no jogo, a segunda são os colares de conta, que servem para melhorar a sua vitalidade e postura. Embora seja tentador deixá-los para trás, tente sempre vencer os que encontrar no caminho para não passar dificuldade nos chefes mais avançados do jogo.

Observa e Ataca

Se já és um jogador veterano de Dark Souls, pode ser tentador aproximares-te de cada situação a pé à medida que as encontras. Desta feita, uma vez que Sekiro apresenta ambientes mais abertos, é bom saberes que existe mais do que uma opção de abordares uma determinada situação. Por exemplo, se te deparares com três inimigos numa área relativamente pequena, podes sempre procurar por um local mais alto, ter uma melhor noção do território e ver se existem outras tácticas que te permitam separar os inimigos.

Em Sekiro, vais descobrir que os níveis possuem uma certa verticalidade e ela existe por uma razão. Usa os telhados e bermas com o teu gancho para teres acesso a áreas secretas, descobrir bordas que te permitem executar ataques silenciosos, entre outros. Isto funciona especialmente bem quando estás a defrontar oponentes com capacidades de longo alcance: desde que investigues os teus arredores, poderás facilmente encontrar uma estratégia que te permite eliminá-los de forma silenciosa e regressa às sombras.

Itens são significativamente mais importantes agora

Durante as tuas aventuras em Sekiro: Shadows Die Twice, vais frequentemente encontrar itens específicos ou candies que irão melhorar certos atributos, desde aumentar o teu potencial ofensivo que permite que os teus passos sejam mais silenciosos. Isto não é nada particularmente novo – especialmente quando comparados com outros títulos da From Software – contudo, a potência destes itens é aumentada.

Como resultado, se tiveres a oportunidade de enfrentares um miniboss equipado com alguns upgrades, fá-lo! Os itens estão no jogo para serem usados, e não armazenados. Nos termos mais simples: se o item for útil para determinada situação, usa-lo. O aumento da eficácia dos itens significa que definitivamente terás uma melhoria durante um pequeno período de tempo e frequentemente serão a diferença entre a vida e morte.

Descida

Durante a maioria do tempo, irá usar esta mecânica para investigar o território, usando o gancho para subir para andares mais altos e investigares os teus arredores – mas serás também capaz de desferir um golpe poderoso quando saltares e aterrares em cima de um inimigo.

Isto pode ser um pouco difícil de perceber, mas torna-se mais fácil assim que assimilares o timing. Quando fizeres lock a um inimigo e saltares de uma borda acima deles, a retícula deles ficará vermelha – nesta fase, deverás premir o botão de ataque para lançares um ataque de execução devastador que eliminará a maioria dos inimigos de baixo nível. Irás também tirar um bom pedaço de saúde a Bosses e Minibosses. Só terás uma oportunidade para o fazeres e, se fores mal-sucedido, ficarás à mercê da lâmina do teu inimigo.

Mantém-te escondido o máximo de tempo possível

Apesar de ser furtivo poder parecer uma táctica óbvia num jogo onde estás a jogar como um Shinobi, pode ser fácil cair de volta nos velhos hábitos Soulsborne. Evita mergulhar em combates abruptamente com a espada erguida, com todos os itens e a pensares que és invencível. Descobrirás frequentemente que os inimigos gostam de se aglomerar à tua volta, e que eles podem surpreender-te se se encontrarem em esconderijos do nível enquanto exploras. Portanto, é melhor dividi-los um pouco. Utiliza a mecânica de agachamento, encontra locais de cobertura na erva alta ou solta-te das bordas para derrubá-los.

Isto permite-te matar muitos inimigos de baixo nível com um ataque stealth bem cronometrado (novamente, quando a retícula do alvo ficar vermelha), e também permitirá que, lentamente, reduzas o número de inimigos para um valor um pouco mais agradável. Se conseguires manter esta estratégia, podes até ser capaz de passar por um nível inteiro sem ser visto. As sombras podem morrer duas vezes, mas os teus inimigos só morrem uma.

Seja cuidadoso quando ressuscitar

Ressurreição é uma nova mecânica em Sekiro que permite-te reavivares a tua personagem depois de seres abatido por um inimigo, e será particularmente útil quando derrubares bosses ou minibosses difíceis. Só podes usá-la uma vez depois de teres descansado, no entanto, o que significa que não deverás premir simplesmente o botão de ressuscitar imediatamente depois dele aparecer.

É melhor esperar. Imediatamente após caíres, os inimigos vão-se dispersar um pouco, permitindo que tenhas um pouco mais de espaço antes do teu contra-ataque. Se planeaste o teu ataque antes de morreres, então serás capaz de atacar o inimigo já com pouca energia novamente e ter a vantagem; ou, escolhe uma abordagem diferente e tenta recuar depois de seres abatido a primeira vez. Ele também permite-te usar um Idol de regresso a casa para levar-te para a área de descanso mais próxima, se estás realmente a ter dificuldades. Se o usares precipitadamente, no entanto, podes muito bem estar a caminhar em direcção à tua “morte” – e perder tudo.

Procure outros caminhos

Se estás a ter dificuldades numa determinada área ou boss, tenta verificar os outros caminhos disponíveis que podes seguir, pois isso pode levar-te a uma área diferente um pouco mais direccionada para as tuas habilidades. Encontra um local mais adequado para derrotares inimigos de níveis mais baixos e poderás voltar com alguns equipamentos novos e brilhantes para derrubares aquele inimigo particularmente problemático.

Além disso, outros caminhos podem conter NPCs ou itens que poderás trazer de volta ao Dilapidated Temple, permitindo-te desbloquear um pouco mais da história e dos segredos obscuros do jogo. Por outras palavras, vale sempre a pena conferir outras opções em Sekiro antes de seguires a toda a velocidade. Lembra-te de fazer uma pausa e verificar os teus arredores.

Não tenha medo de correr

Sim, sabemos que dissemos anteriormente que o devias evitar mas, inevitavelmente, vais-te sentir sobrecarregado e, nesse ponto, manter a pressão sobre os teus inimigos não é uma opção sensata. Uma vez que Sekiro é muito mais rápido que os seus precursores Soulsborne, terás muitas mais oportunidades de recuar quando precisares – e o teu maior trunfo quando se trata de fuga será o Gancho. Se conseguires chegar perto de um ponto que podes agarrar, é provável que também haja outro que te permitirá fugir com rapidez e segurança.

Há também uma penalidade bastante alta pela morte em Sekiro, incluindo um mecânico que, sem estragar nada, tornará a tua vida ainda mais difícil quantas mais vezes morreres. Se quiseres manter todas as tuas coisas, o melhor mesmo é correres – pode ser difícil para o teu orgulho mas certamente irá ajudar-te a longo prazo.

Domina os básicos de Posture

Posture é uma das mecânicas mais importantes para assimilares no que diz respeito ao combate em Sekiro. É representada pela barra abaixo da barra de saúde de um inimigo, ou a grande barra no topo de um boss, sendo que a tua se encontra na parte inferior do ecrã. Basicamente, ela diz quantos mais confrontos com espada um inimigo pode aguentar quando ambos estão presos num duelo.

Ela vai também ajudar-te a perceber quando deves atacar, esquivar, saltar e recuar. Desviar um ataque inimigo também vai ajudar a quebrar o impasse do duelo. Assim que um inimigo tenha o seu medidor de postura totalmente preenchido, poderás fazer um ataque crítico e matá-lo num único golpe. Muito do combate de Sekiro depende de uma compreensão do sistema de postura e dos ataques críticos, por isso, certifica-te que praticas durante as primeiras fases do jogo – domina as habilidades logo no início, mesmo quando achares que não vais precisar delas no futuro.

Parry e Ripostar

Como explicado acima, a postura tem um impacto significativo no fluxo do combate: pressionando o botão de defesa antes do ataque do teu inimigo vai permitir que te desvies e, imediatamente, dar-te a oportunidade de ripostares. O contra-ataque causará algum dano, mas tem cuidado caso o teu inimigo tenha outro ataque, já que poderás ficar preso no meio de um combo.

Os inimigos vão levar as tuas defesas em conta e, com bastante frequência, encontrarás uma sequência de ataques da qual terás de te desviar perfeitamente para conseguires fazer um contra-ataque. Felizmente, a janela para te defenderes é bastante misericordiosa, e rapidamente estarás a desviar ataques em rápida sucessão. Não te esqueças de praticar esta técnica no Dilapidated Temple contra Hanbei the Undying e, assim que perceberes o timing, estarás pronto para enfrentar o resto do jogo.

Visita o templo

Se fizeres questão de verificar todas as áreas que exploras, encontrarás muitos NPCs espalhados pelo mundo, que frequentemente concedem itens úteis que podes usar durante o resto do jogo. Alguns deles são incrivelmente eficazes, como um Mysterious Bell que poderás oferecer ao santuário.

Não há nenhum mal em fazer uma pequena pausa também – ou lutar contra Hanbei, que te deixar-se-á ser golpeado até à morte para poderes praticar as tuas habilidades de Shinobi ou Próteses à medida que as obtiveres. Em geral, também é útil esgotar todos os diálogos dos NPC antes de progredires, pois encontrarás muitas dicas úteis que podem levar a uma descoberta ao explorares áreas do jogo.

Domina o combate

Com alguns inimigos em Sekiro: Shadows Die Twice, encontrarás um Red Kanji que aparece acima das sua cabeças durante os ataques. Isso indica que o inimigo em breve fará um ataque que não pode ser bloqueado, então terás apenas uma fracção de segundo quando se trata da forma como terás de o abordar. Felizmente, é apenas um caso de pedra, papel e tesoura.

Se o inimigo estiver a aproximar-se de ti, terás de cronometrar um desvio e um contra-ataque. Se o inimigo tentar capturar-te, deverás esquivar-te para a esquerda ou para a direita e saíres do caminho. Se o inimigo estiver prestes a fazer um ataque de varredura, deves saltar para trás e para fora do caminho do perigo. Felizmente, descobrimos que esses ataques geralmente são bem telegrafados, e só precisas de seguir as acções do inimigo e reagir de acordo. Simples o suficiente – em teoria, pelo menos!

Pegue o loot dos corpos

Mesmo com o game lembrando de fazer isso logo no começo, você acaba esquecendo. Diferentemente de outros jogos da From, alguns itens não vão automaticamente para o seu inventário. Para coletar itens, dinheiro e mais, você precisa pressionar e segurar o botão de interação (Quadrado no PS4 e X no Xbox One) para “sugar eles para você. Ao limpar uma área, não se esqueça de fazer isso.

Conte com os pedaços de cerâmica para distração

Embora você colete muitos deles, eles são eficientes, mas podem ser complicados de usar. Por mais que dê para acartar na cara deles para distraí-los e conseguir passar sem um combate seja relativamente fácil, os inimigos vão lentamente tentar procurar você e, na posição certa, você consegue dar um golpe fatal. É bom para separar uma dupla de adversários.

Cuidado com o gancho

O gancho é muito útil para ir de ponto a ponto, principalmente no alto. Inimigos não podem acartar você, embora eles possam jogar coisas. Não fique no mesmo ponto, vá mudando para despistá-los ou se prepare antes de voltar ao combate, como consumir uma cabaça antes. Lembre-se que você pode ser visto durante os seus pulos.

Use os Ídolos do Escultor para comprar itens

Eles são parecidos com a fogueira de Dark Souls, já que salvam o game e recuperam sua vida, além de permitir viagem rápida. Mas você pode comprar certos itens para ajudar na jornada. Você pode comprar emblemas para usar habilidades do braço prostético. Mesmo que você receba esses itens ao eliminar alguns inimigos, nunca é demais comprar esses itens.

Itens extras não são perdidos

Você pode carregar um número limitado de itens. Os que você pegar acima desse limite são enviados aos Ídolos do Escultor. Caso no meio do caminho você se veja sem itens, vale a pena voltar par a pequena estátua para reabastecer

Há mais de uma árvore de habilidades

No começo, você pode ficar desapontado quando o Escultor dá a Árvore de Artes Shinobi pois parece que só vamos ter aquilo. Mas outras árvores de habilidades podem ser encontradas ao usar os textos exotéricos. Alguns são dados ao ajudar outros personagens, mas algumas estão em locais secretos.

Ataques perigosos nem sempre são bloqueáveis

Alguns inimigos quando atacam, mostram um kanji vermelho sobre a cabeça, indicando um ataque forte. Eles são de três jeitos: horizontais, para a frente e agarrões. Você precisa entender qual será e qual o melhor modo de evitá-los. Defender não é possível, mas você pode Refletir no momento certo. Ainda dá para esquivar ou pular sobre os inimigos.. Desbloqueando o contra-ataque Mikiri, você usa o botão de esquiva para parar os ataques. Cuidado com os agarrões, pois não há nenhum contra-ataque indicado para eles.

Regeneração de postura

A postura de Lobo volta mais rápido depois de um ataque quando ele está com a vida cheia do que quando ele está machucado. Essa barra aparece abaixo do personagem e se enche na cor amarela. E o mesmo vale para os inimigos. Chefes, por exemplo, podem precisar ter a postura quebrada para serem eliminados, mas se sua vida estiver baixa, eles vão levar mais tempo para isso, o que é uma vantagem. Caso você precise recuperar a sua postura, lembre-se que ela se recupera mais rápido se você estiver se defendendo. Só não fique segurando o botão de defesa enquanto estiver sendo atacado ou a postura será quebrada.

Golpes mortais podem recarregar a ressurreição

Como você bem sabe, Lobo pode ressuscitar no game. No começo, você pode fazer isso uma só vez, mas há uma segunda chance se você matar inimigos. O modo mais fácil é fazendo execuções, inclusive execuções furtivas. Há. também a estátua Bundled Jizo, que permite voltar à vida mais uma vez.

Você pode deixar o game mais difícil

Mesmo sendo um game difícil, você pode deixar mais difícil — quem assim quiser, claro. Logo cedo no game, ao vencer o Ogre Acorrentado nos arredores de Ashina, você pode deixar de enfrentar o samurai e ir para a direita para encontrar um templo amaldiçoado. Usando o ganho, você pode chegar até uma caverna. Lá, você pode pegar o Sino Demoníaco, que está no Templo Senpou, no Monte Kongo. Ao tocar o sino, você obtém este item que faz os inimigos causarem mais dano em você, ao mesmo tempo que vão dar loot melhor.

Nem todos sub-chefes bloqueiam o progresso

Este é simples. Você sabe que não é obrigado a eliminar os inimigos em Sekiro. Você pode passar por eles, até mesmo por sub-chefes. Alguns bloqueiam o caminho com uma “neblina” nas portas e você precisa vencê-los. Mas outros não exigem isso e basta passar por eles. Lembre-se apenas que fazer isso evita o ganho de XP e de outros itens.

Sub-chefes têm fragilidades

Sim, e as mesmas que inimigos normais. Então, use a furtividade e pegue eles pelas costas para tirar uma barra inteira de vida. Só que você só vai poder fazer isso uma vez.

Reconheça o ambiente ao seu redor

Um dos fatores inovadores nos games Souls Like foi a introdução da jogabilidade stealth. Como a maioria dos jogos furtivos, vale a pena passar algum tempo para escanear a área, para descobrir rotas alternativas e saber com quantos inimigos o jogador está lidando. Depois de analisar o terreno, é possível traçar estratégias de ataque, ou até de fuga. Por ter elementos stealth, o jogador pode também alcançar inimigos pelas costas, o que garante morte instantânea de certos inimigos, e a perda de uma das vidas do boss (que exigem duas para serem derrotados).

Diminuir a vitalidade do inimigo

Parece meio óbvio, mas ao contrário do que se imagina, diminuir o life do inimigo não é a única maneira de derrotá-lo. Um elemento essencial que está presente na jogabilidade, tanto nos inimigos quanto no personagem controlado pelo jogador, é a postura. Quando a postura de alguém é quebrada, o mesmo fica vulnerável a sofrer um golpe letal. A postura é diminuída quando se defende, ou quando sofre um ataque (neste caso, diminuída em maior quantidade).

Porém não é fácil abalar a postura do oponente. E isso exige que o jogador esteja a todo momento atacando o adversário, pois, se parar de sofrer ataques, a postura do inimigo volta a se estabilizar.

Pensando nisso, utilizar a velha tática de acabar com a vida do oponente pode ser o mais indicado. Inevitavelmente, é uma tática de batalha mais segura, pois não é preciso estar não perto do oponente por tanto tempo. É possível trabalhar a batalha para soltar um ou dois ataques antes de se defender ou se afastar. Gradativamente, os ataques irão reduzir a vitalidade do adversário até a morte.

Farmar nunca é demais

A árvore de habilidades em Sekiro: Shadows Die Twice é bastante peculiar nos jogos Souls Like. Em Sekiro, pontos de experiência obtidos podem ser gastos em uma variedade de habilidades, desde diferentes tipos de defesa a diferentes movimentos baseados em próteses (ferramenta de ataque do personagem principal).

E a melhor maneira de ganhar experiência e melhorar seu personagem é voltando até aquela área com poucos inimigos, onde o jogador consegue matá-los com facilidade. É de bastante utilidade passar determinado tempo matando um grupo fácil de cinco ou seis inimigos na mesma área. Assim, o jogador obtém o xp necessário para ganhar um ponto de experiência e upar as habilidades do personagem.

Não tenha vergonha de fugir

Em Sekiro, pode acontecer de o melhor ataque ser fugir (momentaneamente) de uma luta. Quando o jogador deixa uma área de batalha, ou até se esconde em um ponto cego para os inimigos, eles vão parar de persegui-lo e voltar para as suas posições originais. Essa tática é bastante útil para áreas que possuam algum mini-boss ou boss junto a outros inimigos.

Com isso, a melhor maneira de atacar é limpando um ou dois inimigos por vez, esperar que o restante perca o jogador de vista, e matar mais um ou dois, até que o mini-chefe ou chefe seja o último oponente na área de combate. Essa tática é bem mais efetiva se praticada com certo nível de furtividade.

Às vezes, o bloqueio é a melhor opção

Se o combate direto for a única opção, e não der para fugir como citado na dica acima, o bloqueio é uma importante arma de ataque. Isso mesmo, de ataque! No início do game, o jogador é instruído a aprender os elementos básicos de combate, e o bloqueio (ou parry, em inglês) é de extrema importância para a jogabilidade em Sekiro.

Três opções são muito eficazes ao bloquear ataques inimigos. A primeira e mais básica delas é somente segurar o botão de bloqueio (LB), para resistir a uma série de ataques e deixar seu inimigo cansar, para então partir para o ataque. Mas cuidado, que defender demais tira a postura do jogador, abrindo a possibilidade de o rival lançar um ataque poderoso.

A segunda é aprender a, a partir do bloqueio, desviar a ofensiva inimiga, o que dá uma abertura ampla para um contra-ataque fácil e potente. E por último, habilidades de defesa podem ser adquiridas pelos pontos de experiência, e uma delas é extremamente útil contra oponentes que atacam de lanças com investidas. A habilidade é o contra-ataque Mikiri, que permite que jogador pise na lança inimiga, gerando assim uma oportunidade de realizar um contra-ataque mortal e matar o oponente, ou tirar uma vida do boss.

O jogo tem uma área de treinamento onde é possível treinar todas as táticas de defesa e ataque, initerruptamente.

O que você perde ao morrer e como amenizar essa perda

Morrer em Dark Souls é um pesadelo. Você perde seus itens e suas almas (que são os pontos de experiência para subir de nível), sendo que é possível recuperar tudo voltando até onde você morreu e coletando a chama que fica no local onde estaria seu corpo. Em Sekiro as regras são diferentes, basicamente menos tensas.

Em Dark Souls, voltar ao local onde você morreu nem sempre é moleza. É preciso enfrentar o mesmo percurso novamente, e não pode morrer antes de chegar lá, caso contrário você perde tudo que deixou para trás. Isso cria uma tensão terrível as vezes, especialmente quando morre muito distante de um ponto de renascimento, ou em algum chefe. Em Sekiro não tem essa de voltar para recuperar os itens do corpo. Morreu, já era.

A diferença em Sekiro é que nem tudo se perde ao morrer. Morrer lhe faz perder metade da barra de experiência e metade de seu dinheiro. Não é tanto quanto pode parecer. E existem algumas dicas para contornar essa penalidade da morte. Primeiro é que existe uma mecânica que sempre lhe dá uma segunda chance: ao morrer você sempre pode renascer no mesmo local uma vez. A morte só é permanente se você morrer após já ter ressuscitado.

Morreu em um percurso até um chefe? Você pode voltar ao Ídolo do Escultor (que são como as Fogueiras de Dark Souls) e reiniciar área. Isso trará os inimigos mortos de volta a vida, mas também irá recuperar toda sua vitalidade e sua habilidade de ressuscitar. Essa segunda chance é uma flexibilidade gigantesca em relação ao que não se pode fazer em Dark Souls.

Voltar ao Ídolo só é impossível em alguns casos, como nas batalhas contra certos chefes. Aí nesse caso não tem jeito: morrer faz parte do processo para aprender seus movimentos e golpes. Para poder ver os momentos de atacar e se defender. E em situações assim você pode se precaver de perder seus pontos de experiência e o dinheiro ao tomar alguns cuidados.

Primeiro o dinheiro: é possível comprar bolsas de dinheiro que não são perdidas ao morrer. Dá para trocar 110 moedas por um saco de 100 moedas. Você perde um pouco de dinheiro nesse processo, mas ganha a garantia que esse dinheiro não será perdido ao morrer. Vendedores espalhados pelo jogo podem lhe vender estas bolsas, que são limitadas, mas o suficiente para que você sempre tenha uma reserva necessária de dinheiro. Além disso, sempre use o dinheiro para comprar itens essenciais que estes vendedores possuam. Não fique andando por aí com quantias significativas de dinheiro. Compre bolsas ou gaste a grana com coisas úteis.

Quanto a experiência, é preciso entender que não se perde experiência quando a barra da mesma se encher e se tornar um ponto de habilidade. Exatamente! Chegou perto de uma área que você acha que é um chefe e sua barra de experiência está mais de 70% cheia? Retorne a uma área mais inicial, gaste uns 10 minutos matando inimigos mais fracos e garanta esse ponto de experiência. Aí vá para o chefe com essa barra vazia. Assim você não perde nada.

Pronto, dinheiro em bolsas ou parcialmente gasto, barra de experiência vazia. Vá para o chefe e morra quantas vezes for necessário. Sem uma perda significativa. Sim, morrer demais infecta as pessoas do jogo e lhe prejudica o Auxílio Oculto – a qual não explicarei aqui -, mas depois de vencido o chefe você pode comprar um item que cura essa praga de todo mundo. Moleza.

Aumentando sua Vitalidade, Postura e Ataque

Essa dica é mais uma explicação do que uma ajuda em si. Mas nas primeiras horas de Sekiro é normal o jogador querer entender isso logo e o jogo só lhe explicar um pouco mais adiante. A experiência ganha batalhando não lhe garante mais vitalidade, postura ou melhor ataque. A experiência serve para ganhar pontos que são gastos em uma árvore de habilidades. Esta árvore contém novos movimentos, habilidade passivas e melhorias de combate, mas não lhe dá mais status nos atributos mencionados aqui.

Vitalidade e postura se consegue aumentar ao derrotar os mini chefes do jogo. Cada chefe lhe dará uma conta de oração. Ao se juntar quatro destas contas um colar é criado e isso lhe permite ir até um Ídolo e aumentar ambos os atributos. Por isso é importante batalhar contra estes mini chefes. Eles detém um item essencial para ficar mais resistente contra os inimigos mais à frente da jornada.

Nas horas iniciais de Sekiro o jogo irá lhe dar uma área inicial e uma memória do passado para explorar. Intercale sua jornada entre ambos os lugares, tentando bater ambos os mini chefes desse lugares. Isso lhe dará mais contas de oração para quando chegar aos chefes finais das respectivas áreas. E não se assuste: a área da memória é muito mais difícil que a área inicial. Não é impossível, mas é complicada.

Quanto ao poder de ataque. Este só é adquirido ao vencer os chefes de cada área do jogo. Então não é algo que você deve entrar em desespero por não estar melhorando seu ataque. Nesse sentido o jogo até que é bem balanceado. Quebrar a postura acaba sendo mais importantes do que o dano que seu ataque causa a barra de saúde dos adversários. Uma boa dica contra os chefes é adquirir o contra ataque Mikiri e depois seu upgrade da mesma árvore a qual o movimento se encontra.

Mais importante ainda, talvez sejam as sementes da Cabaça curativa. Procure encontrá-las. Assim como as próteses para seu braço. A área da memória detém algumas próteses importantes. Então não deixe para explorar essa área muito tarde no game. Vou dizer que não me envergonho de ter pesquisado no YouTube as localizações das sementes e das próteses. Perder estes itens, por não enxergá-los ao passar por tais áreas, pode realmente deixar o game mais difícil conforme for progredindo na aventura. Fora que a diversão está realmente em usar os recursos do braço e nas estratégias para quebrar a postura dos mais diferentes inimigos.

E é isso. Espero que estas dicas sejam úteis para aqueles que estão iniciando no jogo, ou até mesmo naqueles pensando em adquirir o mesmo. Sekiro: Shadows Die Twice não é tão punitivo quanto Dark Souls. Mas, não se engane, o título ainda é bem difícil e tem todo esse estilo que a FromSoftware se orgulha tanto de ter. Entretanto sua porta de entrada é bem acessível. É um jogo que qualquer um – que se dedicar – consegue progredir e se sentir recompensado após desafios que realmente testam sua agilidade e destreza.

Referências:

Portallos, Arena Xbox, Br Ing, Uol, Eurogamer, Wikipedia.

Deixe seu comentário: