Satisfactory

Satisfactory é um jogo de simulação criado pela desenvolvedora sueca de videogames Coffee Stain Studios para PC. É um jogo 3D de exploração de mundo aberto e construção de fábrica em primeira pessoa. Como engenheiro, o jogador é jogado em um planeta alienígena com um punhado de ferramentas e deve colher os recursos naturais do planeta para construir fábricas cada vez mais complexas para automatizar todas as necessidades de recursos. O objetivo inicial é construir o Elevador Espacial e começar a fornecer à empresa para a qual o jogador trabalha (FICSIT Inc.) componentes cada vez mais numerosos e complexos para seus fins desconhecidos.

O aspecto de construção da fábrica de Satisfactory foi descrito como uma versão em primeira pessoa de Factorio. Ao contrário da maioria dos outros jogos sandbox como Factorio , o mundo Satisfactory é pré-gerado, ou seja, o mapa de cada jogador é idêntico no início. Embora o jogo seja ambientado em um planeta alienígena chamado “MASSAGEM-2 (AB) b”, a área jogável do mundo é limitada a 30 km 2.

Gameplay 

O jogador assume o papel de um engenheiro que foi enviado a um planeta por meio de um pod de pouso com ordens de “colonizá-lo”, ou seja, construir um complexo fabril para a FICSIT em um planeta; o jogador pode escolher entre quatro locais de partida: as pradarias, o deserto rochoso, o deserto das dunas ou a floresta do norte; isso afeta a disponibilidade de recursos aos quais o jogador tem fácil acesso e a quantidade de terreno plano para construir fábricas. Na aterrissagem, o jogador começa construindo o Hub a partir das partes do casulo, o local principal de onde se estende a maioria das outras construções que eles vão construir. A partir daí, o jogador trabalha para expandir o Hub de uma camada para a próxima, fornecendo componentes específicos, a maioria dos quais devem ser feitos reunindo recursos locais, como minérios e materiais vegetais com ferramentas manuais, usando equipamento de artesanato no Hub para fazer novas ferramentas ou equipamentos e usando esse equipamento para fazer novos componentes. Uma vez que todos os componentes necessários são fornecidos ao Hub, ele é expandido para o próximo nível, dando ao jogador mais opções de construção e novos objetivos.

Inicialmente, a maior parte dessa construção será feita manualmente, com o jogador percorrendo os recursos diretamente para coletá-los e, em seguida, as estações para fazer o equipamento. No entanto, conforme o jogador desbloqueia novos equipamentos, muitos desses processos podem ser automatizados pela introdução de sistemas de energia, incluindo usinas nucleares, e por meio da automação de coleta de recursos e transporte automatizados como correias transportadoras. O objetivo final do jogo é construir peças suficientes para construir um elevador espaciale fases completas da misteriosa montagem do projeto. Ao longo do caminho, além de construir a automação para construir essas peças, eles também devem sobreviver aos perigos do planeta em que estão, incluindo a flora e a fauna a ele associadas. Um número limitado de armas e veículos pode ser construído junto com o outro equipamento.

Use a barra de atalho e as teclas de atalho

Possui ‘teclas de atalho’ satisfatórias que permitem alternar rapidamente entre diferentes ferramentas e construir equipamentos. Por padrão, as ações das teclas de atalho são as seguintes:

Guia – Abrir estoque

Q – Abra o menu Build

F – Entrar no modo de demolição

V – Ligar ou desligar lanterna

C – Retirar Scanner de Recursos (mantenha C pressionado para selecionar o tipo de recurso)

C (enquanto estiver em um veículo) – Abra o menu Veículo

X – Ver esquemas e caixa de entrada de mensagens

Z – Abrir Mapa

Espaço (durante a criação) – mantenha pressionado para criar continuamente

P – entrar no modo Foto

Além das teclas de atalho, você pode usar a barra de atalho para atribuir certas receitas de construção a diferentes números no teclado. Funciona melhor com edifícios que você está construindo continuamente, permitindo que você os crie sem ter que abrir o menu Construir. 

Cuidado com os animais selvagens

Existem várias faunas perambulando em cada bioma e algumas são mais ameaçadoras do que outras. Embora geralmente você possa dizer se uma criatura é hostil ou não apenas olhando para ela, em algum momento você terá um encontro com caranguejos voadores, então por que não acabar com isso agora?

Cada animal tem comportamentos e padrões de ataque específicos que você terá que aprender a matá-los antes que eles matem você. Porcos, cuspidores e os caranguejos voadores mencionados acima representam as maiores ameaças no início, então fique de olho neles enquanto você explora.

Cure-se com nozes e frutas vermelhas

No caso provável de você ter sofrido danos de qualquer número de perigos, lembre-se de que você pode se curar usando Beryl Nuts e Paleberries. Eles podem ser encontrados crescendo naturalmente em cada bioma e aparecem na forma de pequenos arbustos ou árvores.

Dê a si mesmo espaço suficiente para construir

Ao construir sua primeira base, há algumas coisas que você deve ter em mente. Você pode ficar tentado a construir sua base perto do primeiro recurso que encontrar. Embora não seja uma má ideia de forma alguma, você também deve considerar a área circundante.

Procure por terreno plano, o que tornará o processo de pousar o equipamento muito mais fácil. Além disso, você deve tentar evitar construir muito perto de árvores ou arbustos, pois eles podem ocasionalmente passar por correias transportadoras, dificultar a colocação do equipamento e obscurecer sua visão.

 Uma terceira opção que se torna muito mais fácil de fazer mais tarde é construir uma base vertical no alto do céu usando ladrilhos de fundação. Embora você possa ficar tentado a refazer sua base ao atingir certos marcos, recomendamos manter o original e, em vez disso, construir uma base secundária usando todo o seu conhecimento adquirido.

Atenha-se à coleta de nós de recursos com classificações ‘puras’

Satisfatório atribui uma classificação “impuro”, “normal” ou “puro” para cada nó de recurso. É importante fazer uma distinção entre os três. Os nós impuros produzem a produção mais baixa de materiais, exatamente a metade de um nó normal, enquanto os nós normais produzem a metade da quantidade de nós puros.

Portanto, você deve priorizar o uso de nós puros para manter as coisas o mais eficientes possível. Lembre-se de que cada nó requer que você colete os pedaços de material da superfície antes de construir um minerador em cima deles.

Construa fundições e mineradoras portáteis o mais rápido possível

Falando em mineradores, você deve começar a construir mineradores e fundições portáteis assim que desbloquear o projeto de cada um. Mineiros portáteis podem ser transportados para nós de recursos e ajudam a acelerar a produção no início do jogo. Com isso dito, você deve atualizar para o Miner MK.1 assim que puder.

Para transformar matérias-primas em lingotes e, eventualmente, em itens fabricados, você também precisará de fundições. Recomendamos colocá-los perto de seus mineradores para conectar facilmente as correias transportadoras e começar a automatizar seu fluxo de trabalho.

Planeje e organize com antecedência

Mesmo se você estiver olhando para o solo nu, é sempre bom pensar em como você deseja que sua fábrica seja no futuro e começar a tomar medidas para atingir esse objetivo. Conforme você ganha experiência com diferentes equipamentos e materiais, considere o layout da sua base atual e como ele pode ser melhorado.

Como a eficiência é fundamental em Satisfatório, você desejará manter caminhos e passagens para o seu engenheiro ir de A a B o mais rápido possível. Manter as coisas organizadas desde o início tornará sua vida muito mais fácil, uma vez que você esteja nadando em cabos de energia e espaguete de esteira.

Configurar linhas de automação de biomassa / biocombustível

Embora o consumo de energia não seja um grande problema no início do jogo, é sempre bom manter-se atualizado para evitar dores de cabeça no futuro. Eventualmente, você se encontrará com dezenas de queimadores de biomassa que precisam ser constantemente alimentados para alimentar seu equipamento.

Embora a biomassa possa ser trabalhada facilmente à mão usando folhas, madeira, micélios e órgãos / carapaças estranhos, o processo se torna muito tedioso no momento em que você desbloqueia o biocombustível sólido. Portanto, recomendamos configurar um processo automatizado para produzir as coisas.

Construa você mesmo um contêiner de armazenamento e conecte-o a um construtor que você designou para produzir biomassa ou, mais idealmente, biocombustível. Em seguida, envie a biomassa ou biocombustível produzido para um recipiente de armazenamento para uso futuro.

Com este sistema implementado, você deve apenas preencher a unidade de armazenamento inicial com os materiais relevantes e deixar as máquinas fazerem o resto do trabalho.

Usando o MAM e os Slugs de energia

Depois que sua fábrica estiver configurada com máquinas automatizadas e sua situação de energia estiver classificada, você deve se concentrar em duas áreas: conduzir pesquisas e coletar pacotes de energia. A pesquisa é feita através do MAM, ou Máquina de Análise Molecular.

Alimentar o material com o MAM permitirá que ele seja analisado ao longo do tempo, revelando novas tecnologias na forma de ferramentas ou equipamentos artesanais. Um dos espécimes mais importantes para a pesquisa são as lesmas de energia, que emitem uma tonalidade verde ou amarela e aparecem em todo o mundo.

Pesquisar power slugs concede a você acesso à produção com overclock junto com a capacidade de criar power shards usando material slug. Com ambos desbloqueados, você poderá fazer com que suas máquinas trabalhem mais ou, inversamente, reduzir suas taxas de produção para economizar combustível.

Foco na pesquisa e na conclusão de marcos

A principal maneira de progredir em Satisfatório é concluindo marcos e conduzindo pesquisas. Como já discutimos como funciona a pesquisa com o MAM, vamos mudar nosso foco para o Terminal HUB. É uma das primeiras estações de trabalho que você fará no jogo e atua como uma espécie de ligação entre você e o HQ da FICSIT.

No Terminal HUB, você pode navegar e selecionar entre todos os marcos disponíveis, bem como entregar todos os materiais necessários para cumprir seus requisitos. Dependendo do Milestone que você escolheu, cumprir seus requisitos revelará novos equipamentos, edifícios, ferramentas, ações e muito mais.

Local De Partida Ideal

Bem. Então o jogador assistiu à introdução, pousou no planeta e foi instruído a equipar seu xeno-zapper e usar seu scanner de recursos para localizar depósitos de ferro. O que agora? Bem, em vez de correr para o depósito de ferro mais próximo, o jogador pode querer começar uma pequena exploração.

Mais especificamente, o jogador desejará localizar nós de ferro próximos a:

Um Nó de Cobre: Para Produção de Fio de Cobre

Um nó de pedra calcária: para produção de concreto

Água: Para Uso Futuro de Tubulação

Para jogadores que começam na área de pasto, isso deve ser relativamente fácil de encontrar. Mas jogadores que começam em biomas mais parecidos com desertos podem ter um pouco de dificuldade. Mas construir uma fábrica perto desses recursos tornará realmente conveniente concluir os pedidos de nível 1-2. Essas camadas servem como o ponto principal de progressão do jogo e podem ser concluídas pelos jogadores que depositam certos recursos dentro do terminal do HUB ou elevador espacial (para as camadas 3 e superiores).

Ao tentar localizar um ponto de partida ideal, os jogadores vão querer coletar qualquer paleberries e nozes de berilo que encontrarem ao longo do caminho. Esses itens ajudam a restaurar a saúde do engenheiro e serão especialmente úteis quando o jogador encontrar porcos, que tendem a surgir perto dos nós de recursos. Os jogadores também vão querer coletar todas as folhas que encontrarem ao longo do caminho. Essas folhas podem ser usadas para criar biocombustível, que servirá como principal fonte de combustível da fábrica até que o jogador descubra a tecnologia do carvão.

Construir fundições e mineradoras portáteis

Uma vez que um local de construção foi encontrado e o HUB foi configurado, a primeira coisa que o jogador vai querer fazer no mínimo é configurar algumas fundições. Produzir lingotes pode não parecer muito, mas pode economizar muito tempo, já que o jogador provavelmente será forçado a usar sua bancada de trabalho extensivamente durante as primeiras camadas de progressão.

O player nem mesmo precisa conectar as fundições a recipientes de armazenamento (embora seja recomendado). Eles podem simplesmente usar mineradores portáteis para cavar minério e o jogador pode inseri-lo manualmente nas fundições, já que a própria fundição pode armazenar até 100 lingotes. Mas além de começar a produção de ferro cedo, o principal a se ter em mente nesta fase é que o jogador pode se acostumar a experimentar e se acostumar com a construção. Veja o que se conecta a quê, o quanto as correias transportadoras podem dobrar, etc. A desconstrução é fácil, portanto, não há penalidade por excesso de construção ou reconstrução.

Algumas dicas de organização incluem:

Crie o coletor de recursos Ficsit. Isso leva em itens para uma determinada quantidade de pontos Ficsit, que são então convertidos em bilhetes que podem ser resgatados na loja Ficsit. Esta loja tem vários produtos que podem ser úteis para a organização, como rampas e portas de parede fixáveis. O coletor de recursos pode absorver praticamente qualquer coisa, então o jogador deve fazer com que ele consuma um excesso de recursos que eles não vão usar.

Mantenha todas as fontes de energia na mesma área. Isso torna o reabastecimento da rede elétrica muito mais fácil e torna relativamente fácil solucionar problemas da rede elétrica se os fusíveis explodirem continuamente.

Acumular. Se o jogador mantiver todas as suas linhas de produção no mesmo nível, eles eventualmente chegarão a um ponto onde sua fábrica é um complicado labirinto de esteiras onde saquear qualquer tipo de item pode levar o jogador de um lado a outro da fábrica.

Configure Uma Linha De Biomassa / Biocombustível

Esta não deve ser a primeira prioridade do jogador, mas será incomensuravelmente conveniente mais tarde. Os jogadores perceberão rapidamente que uma boa parte do seu tempo (e eficácia da produção) será gasta garantindo que cada queimador de biomassa seja usado em sua capacidade máxima. Isso significa garantir que cada queimador de biomassa esteja sempre abastecido com material orgânico. Mas, embora cada queimador possa ser enchido com folhas e madeira brutas, um combustível muito mais eficaz e duradouro é a biomassa, que pode ser feita de folhas, madeira, carapaças, micélios e órgãos estranhos. E ainda mais eficaz do que a biomassa é o biocombustível sólido, que é feito de biomassa. Cada um deles pode ser feito em uma bancada de artesanato.

Isso significa que os jogadores serão constantemente incentivados a converter material orgânico no combustível mais eficiente. Portanto, será extremamente conveniente agilizar esse processo. Construir um contêiner de armazenamento e alimentá-lo em um construtor que então alimenta outro contêiner de armazenamento. Este construtor pode ser configurado para criar biomassa (folhas), biomassa (madeira) ou biocombustível sólido. Basta armazenar o material orgânico relevante no recipiente de armazenamento inicial, definir o construtor para criar o tipo de biocombustível relevante e verificar o recipiente de armazenamento de saída posteriormente para coletar o material processado. Este material pode então ser inserido nos queimadores de biomassa ou armazenado para processamento futuro.

Como a configuração do construtor pode ser alterada a qualquer momento, isso significa que o jogador pode criar um ciclo de criação de grandes quantidades de biomassa e biocombustível, desde que visite e forneça a linha de produção de tempos em tempos. E uma vez que a linha de produtos requer combustível apenas para um construtor, provavelmente não será muito oneroso no fornecimento de energia da fábrica.

Junte folhas e madeira

Onde quer que você vá ou viaje, reúna as plantas encontradas. Eles servem como um tipo básico de combustível para seus geradores de eletricidade nos estágios iniciais do jogo. Se você fizer isso durante todas as viagens em busca de recursos ou ao construir sua fábrica, não terá que gastar tempo extra recolhendo folhas e madeira.

Foco na produção de ferro, cobre e pedra e produtos baseados neles

O ferro é a base de muitos produtos e itens. As placas de ferro são usadas para construir esteiras e objetos e itens mais avançados. O cobre também é um recurso muito importante – é usado para produzir cabos que são usados ​​para conectar seus edifícios à rede elétrica. A pedra não é o recurso mais importante, mas é usada para fazer o cimento, necessário para expandir a sua fábrica.

Pesquise as primeiras tecnologias o mais rápido possível

Você terá acesso a minas automáticas e estruturas de produção. Dessa forma, você não gastará a maior parte do seu tempo criando produtos, em vez disso se concentrando na construção e atualização de sua fábrica.

Ao criar itens, você pode manter o LMB e o Espaço.

Além disso, se você pressionar e segurar RMB quando a janela de inventário estiver ativada, você poderá dividir uma pilha de itens pela metade

Se você segurar e mover o mouse para a esquerda e para a direita, poderá decidir como dividir a pilha. Clicar em Shift + LMB moverá todos os itens de um determinado tipo, enquanto Ctrl + LMB permitirá que você marque algumas pilhas e as prepare para uma transferência.

Ao construir ou escolher conquistas, você pode adicionar a lista de itens necessários à tela principal do jogo

Basta pressionar RMB no objeto escolhido no menu de construção. O jogo irá adicionar uma nova janela no canto superior direito. Graças a isso, você não ficará confuso e poderá se concentrar em reunir os recursos e itens necessários.

Referências:

Gaming Scan, Games pressure, Screnrant, Wikipedia.

Deixe seu comentário: