Rules of Survival

Rules of Survival ( RoS ) é um free-to-play, multijogador on-line, jogo de batalha royale desenvolvido e publicado pela NetEase Games, lançado pela primeira vez através do acesso beta em novembro de 2017. Em outubro de 2018, o jogo tinha atingido 230 milhões de jogadores em todo o mundo. 

Em 30 de maio de 2018, o jogo foi lançado no Steam. Ao contrário da versão gratuita não-Steam, no entanto, o jogo foi lançado com um preço, oferecendo “presentes especiais” na compra.  Mais tarde, o jogo foi retirado do Steam em 13 de junho de 2018, e restabelecido em 28 de junho de 2018. 

Jogabilidade

Rules of Survival segue a forma padrão do gênero battle royale, onde os jogadores lutam para ser a última pessoa (ou equipe) viva. Os jogadores podem optar por entrar na partida em diferentes modos: Solo, Duo, Esquadrão (quatro jogadores) ou Fireteam (cinco jogadores). Em ambos os casos, a última pessoa ou equipe que saiu viva vence a partida. Existem dois mapas jogáveis ​​no jogo: Ghillie Island (120 jogadores, 4,8 km × 4,8 km) e Fearless Fiord (300 jogadores, 8 km × 8 km). Existem também diferentes modos de jogo, como o Modo Ouro, no qual o jogador pode ganhar ouro, ou o Modo Diamante, no qual os jogadores podem ganhar diamantes durante a partida. A introdução do mapa do jogo Fearless Fiord introduz um novo tipo de partida, a Blitzkrieg, na qual os jogadores pousam apenas em uma determinada parte do mapa equipada com pistola, mochila e armadura básica. Blitzkrieg é feito para fazer com que os jogadores entrem em confronto frontal.

A rodada começa com todos os jogadores contidos em um local em uma ilha. Quando a contagem regressiva termina, os jogadores saltam de para-quedas de um avião para uma ilha, com itens processualmente distribuídos , como armas, armaduras e kits médicos disponíveis para serem saqueados e veículos para serem montados. Os jogadores também podem saquear jogadores mortos por seus equipamentos. No modo de terceira pessoa, os jogadores podem alternar entre a perspectiva de terceira e primeira pessoa. O jogo também oferece o modo de primeira pessoa que força os jogadores a entrar na perspectiva de primeira pessoa. À medida que o tempo do jogo avança, a zona segura do jogo diminui gradualmente de tamanho, onde os jogadores capturados fora da zona sofrem danos. Isso aumenta a chance de encontro e, portanto, confronto entre jogadores. Quedas aleatórias de suprimentos também ocorrerão durante a partida, fornecendo itens aleatórios que, de outra forma, não poderão ser encontrados durante o jogo normal.

No final de cada rodada, os jogadores receberão moedas no jogo com base na duração da sobrevivência, no número de jogadores mortos pelo jogador e no nível dos jogadores. As moedas podem ser usadas para comprar uma caixa de suprimentos contendo itens cosméticos para personalização de personagem ou arma.

Use carros para se dar bem

Assim como em PlayerUnknown’s Battlegrounds, Rules of Survival tem diversos modelos de veículos espalhados pelo seu mapa. Esses carros podem ser usados tanto para se locomover com mais agilidade, como também caçar e atropelar inimigos.

Fique de olho no mapa

O mapa de Rules of Survival fica cada vez menor com o avanço da partida, e para sobreviver é preciso se manter atento à movimentação da área restrita. Uma boa ideia é buscar sempre ficar nos limites da área, para se proteger de outros jogadores e ter uma visão privilegiada do campo de batalha.

Descarte itens para ter espaço

Com o decorrer das partidas de Rules of Survival você coletará dezenas de itens, mas nem todos eles serão úteis durante o jogo. Lembre-se de descartar equipamentos e armas que não pretende usar, para liberar espaço para novas e valiosas coletas.

Use a mira em primeira pessoa

Acertar tiros em inimigos muito distantes pode ser uma tarefa ingrata em Rules of Survival, especialmente com os comandos de toque. Felizmente, o game conta com uma opção de mira aproximada, que simula a visão de jogos em primeira pessoa. Assim será mais fácil encontrar e acertar os seus alvos.

Sobreviva para ganhar mais moedas

O objetivo de Rules of Survival é ser o último sobrevivente da partida, mas os jogadores que chegarem perto dessa tarefa também são recompensados com ótimos pacotes de moedas. Tente se posicionar bem para sobreviver pelo maior tempo possível. Assim você acumulará mais dinheiro para investir em itens.

Personalize mira e gráficos do game

Rules of Survival é um jogo relativamente pesado, mas conta com opções de configurações gráficas, que podem ajudar a rodar o título em smartphones mais antigos. Os comandos de toque da tela também podem ser movidos e alterados de acordo com o gosto pessoal do jogador.

Colete itens de jogadores caídos

Sempre que eliminar um jogador, não deixe de conferir os itens que ele carregava e pegar os que podem ser úteis para você. Basta se aproximar do cubo azul e tocar nos itens para coletá-los. Também é possível pegar itens de jogadores portos em combate com outros usuários.

Conheça o mapa

Atualmente, existem dois mapas em ROS: a ilha Ghillie e o Fiorde Fearless. Cada um dos mapas é diferente, com zonas como cidades, montanhas, minas e rios. Tente conhecer cada mapa e escolher locais onde poderá pular com relativa segurança.

Perito em Paraquedismo

Escolha um local e pule. Aprenda a dominar o seu paraquedas para passar o mínimo de tempo possível no ar. Lembre de mudar a posição do corpo enquanto está em queda livre e assim que o paraquedas abrir, mantenha a posição certa para aumentar a sua velocidade. Aterrisse sempre que puder no telhado de um edifício. Assim terá sempre melhor visão e poderá saquear os cômodos de cima para baixo.

Pegue Loot

Mal os seus pés toquem no chão, comece a pegar loot. Nos primeiros segundos, o importante é assegurar que consegue uma arma. Se outros jogadores aterrissarem perto de você, quem tiver a melhor arma (ou mais munições) vive para lutar outro dia. Logo que encontrar armas ou equipamentos melhores do que os que você tem, jogue os antigos no chão. O espaço da sua mochila é limitado.

Aprenda a usar cada tipo de arma

Em ROS, nada é ganho com conversa. Tudo é conquistado com tiros. Existem diferentes tipos de arma, desde snipers sofisticadas até escopetas de caça. Aprenda os truques e técnicas de cada arma, bem como as suas vantagens e defeitos, pois nem sempre poderá encontrar a sua espingarda favorita. Sempre que puder, pegue extras para melhorar o seu armamento. Os extras certos podem diminuir o recoil, facilitar a pontaria e aumentar a quantidade de munição por carregador.

Atire para matar

Elimine inimigos se isso trouxer vantagem. Não denuncie a sua posição por apenas mais uma kill. Se decidir atirar, tente sempre eliminar o inimigo rapidamente. Se ele estiver longe, mantenha a sua arma em semi-automático, aponte e atire. Além de menor recoil, poupará muito mais munição.

Movimente-se em segurança

Sempre que possível, mova-se de abrigo em abrigo, usando o cenário para se proteger. Sobretudo, esteja sempre atento, usando a visão de terceira pessoa para observar bem o que acontece à sua volta. Em ROS, rastejar quase não produz som. Use esse truque para se mover furtivamente entre locais ou para se aproximar de inimigos sem ser notado. Lembre que rastejar é mais lento que correr.

Seja Paciente

Paciência não é um item para juntar ao seu loot, por isso, você precisa ter alguma antes de entrar na partida. Jogos do estilo Battle Royale são jogos de tática e estratégia. Se já conseguiu pegar armamento, proteção, mochila e curativos, mantenha-se protegido, vigiando. Não tente entrar em todos os tiroteios. Lembre que o objetivo é chegar ao final da partida.

Time unido jamais será vencido

Se decidiu jogar em modo de Dupla ou Squad, mantenha as comunicações por microfone simples e curtas, mas vá dando dicas aos seus companheiros de time. Avise da proximidade de inimigos, do loot disponível, do tipo de terreno e de outros detalhes importantes. Se preferir, você pode usar mensagens escritas.

Desça primeiro

O lugar onde você cai e o tempo vai determinar, embora não de uma forma consistente, o desempenho do seu jogo. Desça rapidamente e pegue os melhores itens antes que os outros. Se você for azarado e não obter bons itens, se esconda. Enquanto você está escondido tente pegar o maior número de armas possível e tentar surpreender o inimigo para trás.

Não Pare

Não fique parado por muito tempo, qualquer um, porque você corre o risco de se tornar alvo dos outros, mas também porque você deve sempre ficar dentro do círculo de gás, criado especificamente para manter os jogadores todos na mesma área. Não fique de fora do círculo, ou você vai morrer. Além disso, você tem que tentar entrar no círculo primeiro, para ser capaz de preparar para a próxima batalha, mesmo se isso não é possível.

Controles

Dentro dos controles que você pode definir o estilo de comando de sua escolha. O conselho defina a opção ‘toque duas vezes para ativar’, como ele faz você se salve de um monte de tempo.

Decidir bem onde sair

Conselho para sair em lugares cheios de coisas, como casas ou áreas militares. São as áreas onde os melhores itens (mas também inimigos) tendem a ser menores e, claro, maior a maior a extensão do confronto.

Feche as portas atrás de você

Quando você entra em uma casa, feche sempre a porta atrás de você. Não se trata de boa educação, mas sim de manter os seus inimigos na dúvida. Se alguém vir uma porta aberta esperará que alguém saia desse edifício. Ou pior, alguém pode entrar pela porta convenientemente aberta, atirando para matar. Não menospreze esse detalhe.

Sobre o Jogo

O estouro de jogos battle royale gerou uma série de títulos “inspirados” nesta experiência com foco na sobrevivência. Rules of Survival não esconde que está de carona na onda de clones de H1Z1 e PUBG, entretanto, explora um meio menos saturado que o PC. Nos celulares, o game impressiona com seus gráficos e mantém uma jogabilidade equilibrada, na medida do possível.

O jogo começa na com a escolha de um servidor e possui um menu simples, com personagem, ícones para a loja, customização e as partidas ranqueadas. A interface é agradável, mas os botões de tiro, salto e movimento não funcionam bem em celulares com tela pequena.

Os modos estão divididos em solo, dupla ou equipes. As partidas iniciam-se rapidamente e todos são arremessados de paraquedas e um mapa deserto, com algumas construções. Os jogadores têm alguns segundos antes do combate para recolher armas e itens. O resto da partida segue no mesmo ritmo, em que o jogador deve procurar por armamentos e adversários.

O primeiro detalhe que chama a atenção são os gráficos no celular. Há um nível de detalhe extra que capricha nos efeitos de luz e traz texturas de qualidade em objetos e personagens. Na jogabilidade, por outro lado, é fácil achar mais erros que acertos em termos de movimentação.

O ponto positivo é que o game insere algumas mecânicas mais táticas para que não vire um simples mata-mata. A tela do personagem traz uma variedade de ícones para movimento, permitindo agachar para se camuflar ou atirar de rifle, saltar de obstáculos, correr e atirar. O botão de corrida também tem um modo automático que funciona a pé ou se o jogador estiver dirigindo um veículo.

As ideias são boas, mas o problema está na execução. Por mais que ele tente se aproximar de outros jogos do gênero, a jogabilidade não mostra o mesmo nível de polimento. O personagem é um pouco “duro” na hora de andar e saltar e não é possível reagir com agilidade por conta da mira adaptada para o touch. Pegar objetos do chão também não é tão simples como deveria ser.

A morte é uma constante, o que deixa o ranque online ainda mais competitivo. Rules of Survival ainda tem muito o que melhorar, em especial na otimização, para evitar telas travadas e bugs, mas captura bem a essência dos jogos de arena. O título pode não ser a melhor alternativa para um PUBG de celular, mas é divertido e traz bastante interação com bate-papo de voz.

Como jogar Rules of Survival no PC

O Rules of Survival é um game estilo Battle Royale de grande sucesso nos smartphones que ganhou uma adaptação para o PC. A NetEase, a empresa responsável pelo título, não criou uma nova versão para os computadores, mas sim, fez uma portabilidade do jogo para mobile para o desktop.

Desta forma, os gráficos e a jogabilidade são os mesmos da versão para Android e iOS, mas você poderá joga-lo em uma tela maior, pelo menos. Ao entrar na página oficial do jogo (cuidado para não clicar em links suspeitos por aí), você vai se deparar com três caminhos para download, Android, iOS e PC. Clique onde estiver escrito “Try the PC version”. O download tem 1.2 GB.

Assim que o download terminar, clique duas vezes no arquivo baixado para começar a instalação e siga com as instruções que vão aparecer na tela. No final, o instalador vai abrir a tela inicial do game, onde são apresentadas notícias sobre o jogo e atualizações. Nesta tela, é possível fazer login no game usando conta do Facebook ou Google. Quem já joga no celular, poderá abrir a sua conta por meio do QR Code, como na imagem abaixo.

Em seguida, o jogo vai começar uma atualização de rotina de Rules of Survival. Espere terminar e clique em “Play” para começar a jogar. Em seguida, basta colocar o seu apelido, cliar em “Criar” e, na tela seguinte, clicar no botão “Start” para iniciar uma partida.

Após um curto período na sala de espera, você estará naquele avião característico neste tipo de game. Aperte “F” para saltar e “F” novamente quando quiser abrir o paraquedas. Você vai usar o teclado para se movimentar e mouse para mirar, atirar e pegar itens, assim como em qualquer jogo para PC do gênero.

Referências:

Apocanow, LigadosGame, Wikipedia, Techtudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.