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Rovio Entertainment Corporation

Rovio Entertainment Corporation, anteriormente conhecida como Relude, Rovio Mobile e Rovio Entertainment Ltd. é uma empresa finlandesa desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos e uma empresa de entretenimento com sede em Espoo na Finlândia. A empresa foi fundada em 2003 com o nome de Relude e foi renomeada para Rovio Mobile em 2005, Rovio Entertainment Ltd. em 2011 e Rovio Entertainment Corporation em 2017. A empresa ficou muito mais conhecida ao criar a série de jogos Angry Birds.

Jogo mais famoso

Entre outros, como Angry Birds Rio, Angry Birds Space…

História

Em 2003, uma competição de desenvolvimento patrocinada pelas empresas Nokia e HP realizada na universidade de tecnologia de Helsinque, teve como vencedores três jovens: Niklas Hed, Jarno Väkeväinen e Kim Dikert. O jogo vencedor foi o multiplayer em tempo real chamado de King Of The Cabbage Mundial. Após a vitória, os jovens criaram a empresa Relude. O jogo vencedor foi vendido e renomeado para: Mole War pela empresa Sumea.

Já em 2005, a empresa Relude recebeu seu primeiro investimento. Kaj Hed, um empreendedor conceituado na Finlândia, resolveu apostar na ideia de seu filho Mikael: investir em um estúdio de games. Uma ideia bastante inovadora para o ano de 2005. Após o investimento, a empresa Relude passou a se chamar Rovio Mobile.

Jogos para dispositivos moveis ainda eram uma novidade a nível mundial, e o mercado de celulares era dominado por dispositivos como o Motorola V3. No Brasil, nesta mesma época, o mercado era dominado pelo modelo 1110, da fabricante finlandesa Nokia. Este modelo tinha como principal atrativo uma lanterna, além do jogo Snake, conhecido no Brasil como: “Jogo da cobrinha”.

No mesmo ano, os celulares da gigantesca Apple ainda não haviam sido lançados, nem mesmo a Apple Store, responsáveis pela popularização dos jogos e aplicativos para celular. A visão de negócio dos fundadores da Rovio foi um destaque, proporcionou um cenário de mar azul, mesmo com as incertezas de um mercado ainda em expansão.

Mas, como empreender nunca é um caminho fácil de ser trilhado, não demorou muito para que a marca Rovio passasse por um grandes dificuldades para firmar a própria marca. Mesmo com a produção de 51 jogos, a falta de recursos fez com que a empresa vendesse a maioria de seus títulos para grandes do mercado como EA e Nanco. Após um suposto desentendimento com seu pai, Mikael saiu do negócio ainda no ano de 2005.

No ano de 2007 a Rovio estava prestes a afundar. Uma redução no quadro de funcionários de 50 para 12 fez com que Niklas planejasse e solicitasse incansavelmente a volta de Mikael. Com a chegada da Apple Store os sócios da Rovio enxergaram a oportunidade que faltava para ingressar de vez no mercado. Com pouco tempo e poucos recursos o desenvolvimento do jogo era realizado apenas nos tempos livres. Mesmo com o lançamento do jogo na Apple Store a Rovio ainda encontrou dificuldades para realizar a distribuição do título Angry Birds no mercado europeu. Até que em meados de 2011, a Apple colocou o título na primeira página da Apple Store no Reino Unido.

A franquia Angry Birds havia faturado US$ 72 milhões em 2012, sendo o aplicativo mais pago em 68 países. Expansões, desenhos animados e parques temáticos levaram a Rovio para uma queda gigantesca em seu faturamento. Em 2013 o faturamento da franquia era de US$ 37 milhões.

Após o lançamento do filme Angry Birds, a Rovio viu seu faturamento crescer mais de quatro vezes. O faturamento do filme chegou ao valor de US$ 180 milhões no primeiro semestre de 2017. Com os números favoráveis a abertura de capital deu a empresa um valor de US$ 1,6 bi.

Reviravoltas e incertezas fazem parte do mundo corporativo, mas a Rovio é a prova de que com visão, planejamento e um bocado de persistência é possível se destacar e atingir o sucesso.

Estratégia

Primeiramente sendo vendido a menos de um dólar no sistema iOS (iPhone, iPad, iPod Touch), o título gerou nada menos que 350 milhões de downloads desde a época em que foi lançado. A Rovio, desenvolvedora finlandesa que estava prestes a falir quando lançou o jogo é agora uma das principais empresas do ramo no setor. O sucesso levou Angry Birds para 25 plataformas diferentes (consoles, portáteis), incluindo Facebook e Chrome.

É preciso ter em mente que a Rovio não se tornou a companhia que é hoje do dia pra noite. A empresa chegou a ter 50 funcionários, e acabou cortando para 12 pouco antes de lançarem Angry Birds – além disso, outros 51 jogos desenvolvidos não foram muito bem de vendas.

Mas neste último projeto a dedicação foi extrema para criar um jogo que apresentasse uma mecânica simples, atrativa, e que deveria agradar tanto jogadores experientes como novatos. Bastava o jogador segurar o pássaro no estilingue e mandá-lo para um lugar do cenário e destruir objetos que caíssem em cima dos porquinhos.

É possível perceber a preocupação com a produção sonora, os sons de cada um dos animais, a música de fundo, além da parte gráfica, que conta com animação dos personagens, detalhes de cada cenário e toda a mecânica que envolve jogar um pássaro de um lado pro outro até atingir seus objetivos.

Com uma cara um tanto infantil e uma jogabilidade que requer certa prática, Angry Birds é um jogo que agrada a todas a gerações. Mesmo assim, o lançamento não foi um mar de rosas. O número de downloads na App Store foi desanimador nos três primeiros meses.

A desenvolvedora investiu em campanhas para que o jogo fosse sucesso em lojas menores. E logo chegou em primeiro lugar nas App Store da Finlândia (seu país de origem), Suécia, Dinamarca, seguida pela Grécia e República Tcheca. Assim, o jogo já era vendido com certa cara de “sucesso” quando chegou aos servidores da Store norte-americana.

O fato de ter se tornado número um em outros países chamou a atenção da Chillingo, distribuidora do mercado digital, que adquiriu os direitos de Angry Birds e que levou o título para o mercado do Reino Unido com um marketing pesado. Um vídeo de divulgação foi criado para o YouTube, e gerou mais de 42 milhões de visualizações.

A partir daí já podemos imaginar o resto. Os downloads se multiplicaram, e a Rovio passou a assinar contratos com estúdios de Hollywood para fazer spins-offs do jogo com filmes, como Angry Birds Rio, que trazia os pássaros em conjunto com o filme de animação Rio, do brasileiro Carlos Saldanha.

Angry Birds Rio foi uma estratégia e tanto de marketing que colocou o jogo novamente no topo dos downloads tanto da App Store quanto do Android Market. Enquanto todo mundo falava do jogo e do filme (antes deste entrar em circuito), os capítulos do jogo eram lançados mensalmente, e mesmo após a estreia, muita gente continuou jogando Angry Birds Rio por meses a fio.

A primeira versão de Angry Birds ganhou versões para outras plataformas, como o Nintendo Wii, o PlayStation 3 e o PSP (PlayStation Portable), além de ser disponibilizada para navegadores e a maioria dos sistemas operacionais do mercado mobile. A empresa até licenciou seus produtos para brinquedos, além de camisetas e bonecos de pelúcia.

Hoje eles vendem mais de 1 milhão de produtos licenciados por mês, setor do qual a Rovio tira cerca de 40% da sua renda total. Segundo dados oficiais, as pessoas costumam gastar, em média, 300 milhões de minutos por dia para jogar Angry Birds. Agora, o estúdio estuda até propostas para transformar o jogo em uma adaptação para os cinemas.

Referências:

Administradores, Canal Tech, Wikipedia.

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